domingo, 31 de agosto de 2014

Músicas, jogos e brincadeiras

Músicas Infantis
A Barata Diz Que Tem
 
A Barata diz que tem sete saias de filó
É mentira da barata, ela tem é uma só
Ah ra ra, iá ro ró, ela tem é uma só !
A Barata diz que tem um sapato de veludo
É mentira da barata, o pé dela é peludo
Ah ra ra, Iu ru ru, o pé dela é peludo !
A Barata diz que tem um sapato de fivela
É mentira da barata, o sapato é da mãe dela
ah rá rá, oh ró ró, o sapato é da mãe dela
A Barata diz que tem uma cama de marfim
É mentira da barata, ela tem é de capim
Ah ra ra, rim rim rim, ela tem é de capim
A Barata diz que tem um anel de formatura
É mentira da barata, ela tem é casca dura
Ah ra ra , iu ru ru, ela tem é casca dura
A Barata diz que tem o cabelo cacheado
É mentira da barata, ela tem coco raspado
Ah ra ra, ia ro ró, ela tem coco raspado.
 
Sete Mergulhos No Jordão    
    
Sete mergulhos no Jordão
Naamã teve que dar
Sete mergulhos no Jordão
Para curado da lepra ele ficar
Eliseu o ordenou
Ele então obedeceu
No Jordão mergulhou
E o milagre aconteceu
1, 2, 3, 4, 5, 6, 7
Sete mergulhos no Jordão
Naamã teve que dar
Sete mergulhos no Jordão
Para curado da lepra ele ficar
Deus opera como quer
Seu poder é sem igual
É somente obedecer
Para te libertar do mal
Sete mergulhos no Jordão ...
Nosso Deus é poderoso
É o mesmo de Eliseu
Ele está sempre conosco
Pois assim nos prometeu


Os Números
Numero um
Numero um
Vamos começar assim
Faz tumtumtata
Faz tatatumum
É mais falta alguem aqui
Hahihahi
Numero 2
Numero 2
Ele vem depois do 1
Faz tumtumtata
Faz tatatumum
É mais falta alguem aqui
Hahihahi
Numero 3
Numero 3
Ele vem depois do 2
Faz tumtumtata
Faz tatatumum
É mais falta alguem aqui
Hahihahi
Numero 4
Numero 4
Ele vem depois do 3
Faz tumtumtata
Faz tatatumum
É mais falta alguem aqui
Hahihahi
Numero 5
Numero 5
Ele vem depois do 4
Faz tumtumtata
Faz tatatumum
Já é hora de partir
hahihahi


Bibliografia: http://letras.mus.br/xuxa/454527/      
    TEREZINHA DE JESUS 

    TEREZINHA DE JESUS
    DE UMA QUEDA FOI AO CHÃO.
    ACUDIRAM TRÊS CAVALEIROS
    TODOS CHAPÉU NA MÃO.

    O PRIMEIRO FOI SEU PAI.
    O SEGUNDO SEU IRMÃO.
    O TERCEIRO FOI AQUELE
    QUE A TEREZA DEU A MÃO.
1,2,3 indiozinhos

1,2,3, indiozinhos.
4,5,6, indiozinhos.
7,8,9, indiozinhos.
10, num pequeno bote.

Iam navegando pelo rio abaixo
quando o jacaré se aproximou
e o pequeno bote dos indiozinhos
quase, quase, virou!
 
Mariana Conta
Mariana conta um
Mariana conta um
É um, é um, é um, é Ana
Viva Mariana
Viva Mariana

Mariana conta dois
Mariana conta dois
É dois, é um, é dois, é Ana
Viva Mariana
Viva Mariana

Mariana conta três
Mariana conta três
É três, é dois, é um, é dois, é três, é Ana
Viva Mariana
Viva Mariana

Mariana conta quatro
Mariana conta quatro
É quatro, é três, é dois, é um, é dois, é três, é quatro, é Ana
Viva Mariana
Viva Mariana

Mariana conta cinco
Mariana conta cinco
É cinco, é quatro, é três, é dois, é um, é dois, é três, é quatro, é cinco, é Ana
Viva Mariana
Viva Mariana

Mariana conta seis
Mariana conta seis
É seis, é cinco, é quatro, é três, é dois, é um, é dois, é três, é quatro, é cinco, é seis, é Ana
Viva Mariana
Viva Mariana


Jogos infantis

JOGANDO COM OS NÚMEROS
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Aprender a fazer a sequência numérica;
  • Identificar o número cardinal.
Duração das atividades
2 aulas com diferentes momentos de 30 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Fazer leitura de números.
Estratégias e recursos da aula
Atividade 1 - Construir linha numérica com cartelas.
1º Momento: O professor orienta as crianças a construir uma linha numérica com fichas numeradas. Elas recebem fichas contendo números de 0 a 12 (por exemplo) de forma desordenada e com a tarefa de organizá-las na ordem crescente. As crianças depois que ordenam as fichas fazem a leitura da sequência.
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Jogo da velha:

Materiais:
•2 caixas de fósforos grandes (será a base do jogo e também servirá para guardar as peças);
•Eva(para o tabuleiro);
•Tampinhas de garrafa Pet (colocar os adesivos);
•Adesivos ou desenhos de papel fantasia.
Palitos
O quebra-cabeça dos palitos é famoso mundialmente pela sua simplicidade. Basta ter alguns palitos em mãos e um pouco de criatividade para criar novos problemas.
A maioria dos problemas parte do principio de ter uma quantidade de palitos em uma determinada disposição, com o objetivo de retirar ou acrescentar alguns palitos para obter uma nova disposição.
Remova um quadrado 1
Mova 2 palitos para formar apenas 4 quadrados.


Jogo do equilíbrio com garrafa PET reciclada
Este é um jogo antigo, que foi  criado nos anos 80.
 É para jogar em equipe, 2 a 4 jogadores. Estimula a concentração e a observação.


Materiais
- Garrafa pet (2 litros)
- Espetinhos de madeira ou canudinhos feitos com jornal enrolado e fita adesiva.
- Tinta plástica (as cores que você quizer)
- Bolinhas de papel enroladas em fita adesiva ou  pedras de até 1,5cm  (ou bolas de gude pequenas)
- Tesoura
- Ferro de soldar ou prego quente (Atenção! Um adulto deve ajudar com estes materiais)


Como Fazer:
Perfure diversas vezes a garrafa de um lado a outro com ferro de solda ou use um arame grosso aquecido.Cuide para que cada furo tenha um outro do lado oposto da garrafa, na mesma altura. Faça furos em várias alturas.Use a chave philips para aumentar o buraco. Coloque os palitos atravessando a garrafa. Introduza as bolinhas e feche a garrafa.

Como Jogar:
O objetivo do jogo é retirar as varetas sem derrubar as bolinhas.
Seguindo uma ordem estabelecida cada jogador tira uma vareta, cada bolinha derrubada deve ser anotada numa tabela indicando o jogador que a derrubou. No final do jogo contamos as bolinhas que cada jogador derrubou. Aquele que derrubou menos bolinhas, é o vencedor!
  

BRINCADEIRAS INFANTIS
Passa bola
Os jogadores formam uma roda e, quando a música estiver tocando, passarão a bola de mão em mão. A música é "Lá vai a bola, passando na roda, quem ficar com a bola na mão, cai fora!". Quem tiver segurando a bola no "fora", responderá uma pergunta elaborada pelo colega.


Pensa rápido
Os participantes formam uma roda. Quem estiver com a bola deverá dizer o nome de um participante e jogar a bola pra ele, perguntando uma questão matemática. Ex: "10 + 20", "10 x 2"... A pessoa que pegar a bola deverá responder a conta e continuar a brincadeira elaborando outra pergunta para a outra pessoa. Quem errar a questão irá imitar um animal.


Amarelinha
 

Par ou Impar?



A brincadeira do par ou ímpar é muito utilizada para decidir o primeiro a iniciar uma brincadeira ou no caso de desempates.

Os números terminados em 1, 3, 5, 7, 9 são chamados de ímpares. Todo número ímpar, quando dividido por 2, deixa resto igual a 1.

Os números terminados em 0, 2, 4, 6, 8 são chamados de pares. Os números pares, quando divididos por 2, deixam resto 0.

Alunos:
Gercina Batista Silva RA:5812113912
Pedro Reis RA 4654786189
Sebastiao Gomes Albuquerque RA 3736717523
Rosicléia da Silva Santos RA 5554158421 

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