Grupo Paula Elias 5 NA e 6 NA

Músicas para aprender a contar

 

Dez degraus

 

São dez degraus para subir até a minha casa
E todo dia é assim
Eu conto e não erro nada
Eu conto
1,2,3,4,5,6,7,8,9,10
Contamos
1,2,3,4,5,6,7,8,9,10
E quando eu chego no final,desço e conto de novo
Eu conto
10,9,8,7,6,5,4,3,2,1
Contamos
10,9,8,7,6,5,4,3,2,1
Contar degraus não é difícil,
É muito bom...

Aprendendo a Contar


Eu aprendi um jeitinho de ensinar
A contar todos os dedinhos com vocês
Eu vou contando, vocês vão escutando
Depois a gente conta tudo outra vez.
Eu conto 1,2,3
Conto 4,5,6
7,8,9 deixo o dez para vocês
Eu conto 1,2,3
Conto 4,5,6
Quero ver qual de vocês vai decorar

Coelhinho da Páscoa

Coelhinho da Páscoa, que trazes pra mim?
Um ovo, dois ovos, três ovos assim
Um ovo, dois ovos, três ovos assim.
Coelhinho da Páscoa, que cor eles têm?
Azul, amarelo e vermelho também
Azul, amarelo e vermelho também.
Coelhinho da Páscoa, com quem vais dançar?
Com esta menina que sabe cantar
Com esta menina que sabe cantar.
Coelhinho maroto, porque vais fugir?
Em todas as casas eu tenho que ir
Em todas as casas eu tenho que ir.

Somar é legal

 

Dois mais um: três
Somar é muito fácil
Eu vou mostrar pra vocês
Somar, contar, saber quanto vai dar
Juntar e botar tudo no mesmo lugar
Três mais dois: cinco
Com a mão eu brinco de somar
Somar é legal!!!
Dois usam peruca
Cinco usam topete
Somando essa turma nós teremos sete
Sete mais um: oito
Oito mais dois: dez
Então seremos vinte se contar os dedos dos pés
Eu tinha seis amigos e agora conheci mais três
(Ao todo nove amigos)
Serei um dedo tão feliz ao lado de vocês
(Seremos dez)
Seis mais três: nove
Nove mais um: dez
Três mais quatro: sete
Somar é uma delícia, a gente se diverte
Somar, contar, saber quanto vai dar
Juntar e botar: tudo no mesmo lugar
Somar é tão fácil
Você vai se deliciar
Somar é legal!!!

Um, Dois, Feijão Com Arroz

Um, dois,
Feijão com arroz;
Três, quatro,
Feijão no prato;
Cinco, seis,
Feijão inglês;
Sete, oito,
Comer biscoito;
Nove, dez,
Comer pastéis.
Onze, doze
Fazer uma Pose.

Referencias:


Ana. Somar é legal . Disponível em: <http://letras.mus.br/castelo-ra-tim-bum/1127539/>. Acesso em: 30 ago. 2014.
Vanessa. Dez degraus .
Disponível em: <http://letras.mus.br/xuxa/760204/>. Acesso em: 30 ago. 2014.
Aprenda cinco cantigas infantis de Páscoa e divirta-se.
Disponível em: <http://musica.terra.com.br/aprenda-cinco-cantigas-infantis-de-pascoa-e-divirta-se,90edab702ad1d310VgnVCM5000009ccceb0aRCRD.html>. Acesso em: 30 ago. 2014.
Daniela. Aprendendo a Contar .
Disponível em: <http://letras.mus.br/eliana/615959/>. Acesso em: 30 ago. 2014

Brincadeiras

Boliche dos Números

Disciplina: Matemática
Faixa etária: 3º ao 5º ano do Ensino  Fundamental
Materiais utilizados para a confecção do brinquedo
·                     9 garrafas de 2 litros (dar preferência para a mesma cor e tamanho)
·                     EVA
·                     BOLA
Regras do jogo:
·                     Jogar a bola somente uma vez por rodada
·                     A distancia da bola  para as garrafas devem de ser de no mínimo 2 metros
·                      Somar os pontos das garrafas derrubadas ( a criança soma )
·                     Quem obtiver o maior numero de pontos no final de 3 ou 5 rodadas, vence o jogo.
·                     Podem jogar de 3 a 30 crianças.
 Dicas: 
·                     Dar preferência por virar a imagem do numero para trás, para que na hora de jogar não haja escolha e que seja de modo aleatório, inclusive na disposição dos pinos no chão.

·                     A bola não precisa ser muito grande.



Jogo da Queimada 
Queimada é um jogo esportivo muito usado como brincadeira infantil. O material utilizado é uma bola de vôlei ou de borracha, de tamanho médio. O local é um terreno plano, de forma retangular, demarcado por linhas que deve ter mais ou menos 16 m de comprimento por 8 m de largura, sendo dividido em dois campos iguais, por uma linha reta e bem visível traçada no solo. O tamanho do terreno pode variar conforme o número de jogadores.
O jogo pode conter vinte ou mais jogadores. As qualidades desenvolvidas são movimento, destreza, domínio e cooperação. O objetivo do jogo é fazer o maior número possível de prisioneiros em cada campo. O grupo vencedor será aquele que fizer o maior número de prisioneiros dentro de um tempo pré-estabelecido, ou então, aquele que aprisionar todos os jogadores adversários.
Cada time fica situado em um campo e um dos jogadores de cada lado deverá ser colocado atrás da linha de fundo do campo adversário.
A partida do jogo é iniciada com o apito do instrutor, assim um jogador do partido a quem coube a bola arremessa-a ao campo adversário com o objetivo de atingir, “queimar”, algum jogador adversário.
O jogo de queimada também pode ser conhecido por outras denominações, como: Barra Bola; Bola Queimada; Cemitério; Mata-mata; Mata-soldado; Queimado; Caçador no estado do Paraná e Rio Grande do Sul; Carimba no estado do Ceará; Baleado no estado da Bahia.
A brincadeira do jogo de queimada não existe número estabelecido de participantes, as regras não são muito rígidas, porém o objetivo é o mesmo: Eliminar a equipe oposta.

Ovos da galinha do vizinho

Trabalha o raciocínio matemático por meio de parlendas

Cada ovo em seu lugar

Materiais:
Caixa de papelão encapado nas cores: amarelo, verde e azul, decorado com uma galinha.
Bolinhas (piscina de bolinha), nas cores: Amarela, verde e azul, representando os ovos.


Para essa brincadeira, formar um grupo de Três ou quatro crianças, fazendo várias rodadas para que todos participem.

Procedimento:
1.            Colocar as caixas decoradas uma ao lado da outra.
2.            Espalhar as bolinhas próximas às caixas.
3.            A professora cantará a parlenda da Galinha do Vizinho. Quando a professora fala “... Bota ovo amarelinho...”,os alunos terão que guardar as bolinhas amarelas relacionadas às cores dos ovos – dentro da caixa amarela, e ela continuará a parlenda” ... bota um, bota dois...” que será o tempo estipulado (...”borá dez”) para guardarem as bolinhas.
4.            O grupo da próxima rodada deverá ficar atento para a solicitação na parlenda, pois a professora irá trocar a cor dos ovos: “A galinha do vizinho bota ovo bem verdinho...”, então o grupo deverá guardar as bolinhas verdes na caixa verde. Assim, a professora fará o mesmo procedimento na outra rodada, trocando a cor do ovo na parlenda.
Boca do palhaço 

Essa dica é super legal para os pequenos, pois, além de eles mesmos construírem o brinquedo, a brincadeira da boca do palhaço é importante na socialização, no desenvolvimento do reflexo e do impulso, do senso de direção, no cálculo de distância e, principalmente, no desenvolvimento da atenção das crianças. E também é um ótimo passatempo para toda a família.
Materiais:
1 caixa de papelão média
Estilete
Tempera Guache
EVA
Cola para E.V.A. e Isopor
Tintas
Cola quente
Tesoura
Marcador Permanente
Bolinha plástica
Como fazer?
1. Corte a boca do palhaço com o estilete.
2. Pinte a caixa por dentro e por fora.
3. Faça dois cortes laterais, encaixe os cabelos do palhaço. Pinte com Tinta.
4. Faça um corte na parte superior da caixa e encaixe o chapéu.
5. Cole as partes dos olhos sobrepostas em EVA.
6. Cole os olhos e o nariz com cola quente na frente da caixa.

Vamos brincar?
Tire par ou ímpar para começar a brincadeira. Cada jogador jogará a bolinha 5 vezes seguidas.
Cada vez que o jogador acertar a bolinha na boca do palhaço, marcará 50 pontos.
Vence o jogo quem conseguir mais pontos.
Jogo das latas 

Finalidade: Trabalhar sequência numérica e reconhecimento dos números.
Faixa etária: 3 a 6 anos
Material: Uma bola e 10 latas
Número de participantes: De 2 a 10 crianças.



REGRAS DO JOGO:
Arrumar as latas  em formato de pirâmide. A base deve ter quatro latas. Em cima dela, mais três.  Depois, duas etc. Faça um risco no chão com cerca de um metro  de distância das latas e lance a bola, que pode ser de plástico ou de meia.
A criança conta quantas latas conseguiu derrubar e anota  no painel do lado do seu nome a quantidade.

Vence quem conseguir derrubar o maior número de latas.

Referencias:
·                     http://ped0286.blogspot.com.br
·                     http://www.brasilescola.com/educacao-fisica/jogo-queimada.htm
·                     http://mundomagicoprofjuliana.blogspot.com.br/2013/01/ovo-da-galinha-do-vizinho.html
·                     http://abelhinhasacrilex.com.br/educadores/lorem-ipsum/
·                     http://educarepreciso.wordpress.com/2009/05/19/jogo-das-latas/

Jogos de Matemática 

Laranja na Cesta

(Desenvolvimento da contagem)

Faixa etária indicada: entre 4 e 5 anos

Objetivos:

·          Estimular a construção dos números de 0 a 10, através da contagem feita pelo esquema um a um;
·         Uso da relação de um objeto associado à soma de pontos apresentados pelo dado;
·         Conceitos de mais e menos e de maior e menos;
·         Conceito de esvaziamento relacionado à operação tirar;
·         Desenvolvimento da atenção e da disciplina;
·         Reconhecimento dos direitos alheios e respeito às regras impostas pelo grupo.

Números de jogadores: Quatro jogadores, sendo indispensável à presença de um adulto participante.

Material: Um campo desenhado sobre a cartolina, com quatro laranjeiras com dez laranjas em cada árvore; uma cesta com dez espaços as lado de cada laranjeira; dez fichas de cor laranja, para marcar as frutas sobre cada árvore no início da partida (40 fichas ao todo); um dado.


Desenvolvimento/Regras: Um dos participantes, escolhido pelo grupo inicia a partida jogando o dado. De acordo com o número apontado pelo dado, o jogador retira as laranjas de sua laranjeira e as coloca sobre a cesta desenhada ao lado. O jogo continua até que um dos participantes consiga encher sua cesta. Vence quem conseguir colher primeira todas as suas laranjas. O jogo pode continuar até saírem o segundo e o terceiro colocado.

Jogo das quantidades

Esse recurso é muito bom para trabalhar a relação entre numerais e quantidades nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O ideal é que o professor(a) dê o direcionamento, deixando a criança manusear.

Moldes



PEGA PONTOS:


Objetivo: Agilidade, esperteza, noção espacial, coordenação motora, socialização.
O jogo “Pega Pontos” é confeccionado com copinhos coloridos de aniversário, colados sobre uma caixa de camisa encapada, cada um enfeita do seu gosto. Então pode utilizar uma bolinha de plástico ou mesmo de desodorante rolon. Joga-se entre duplas. Um joga a bolinha para cima e o outro tenta pegar com a caixa para que esta bolinha se encaixe dentro de um dos copinhos. Então atribua valores para os copos, por exemplo: AZUL= 1, VERDE=2, VERMELHO=3, AMARELO=4, e sucessivamente. Vence aquele que no final de tantas rodadas, fizer mais pontos. Lembrando que o professor deve orientar seus alunos no momento de lançar a bolinha de maneira que não prejudique o colega, nem com violência, nem muito alta, nem muito baixa.

 Jogo de latas aprendendo a contar
Este jogo é um instrumento grandioso para o desenvolvimento da matemática na educação infantil. Além de estimular o raciocínio ele encanta as crianças com suas cores. O educador pode trabalhar de diversas formas usando sua criatividade. Elementos com cores, quantidade e números são explorados de forma atrativa e divertidos, facilitando o aprendizado.
 Dominó

O jogo tem quatro participantes, que formam duas duplas, devendo sentar em posições alternadas.
·                     Jogadores - 4.
·                     Peças - 28 peças com lados variando de 0 a 6.
·                     Distribuição - 7 peças para cada participante.
·                     Objetivo - fazer 50 pontos.
Definições
·                     Peça de dominó - é uma peça composta por duas pontas, cada uma com um número (exemplos de peças: 2-5, 6-6, 0-1).
·                     Encaixar peça - quando uma peça é colocada ao lado de outra que tem pelo menos um número em comum (exemplo: 2-5 encaixa com 5-6).
·                     Extremidades do jogo - são as peças livres da ponta, cujos lados estão em aberto para que outras peças sejam encaixadas.
·                     Passar a vez - quando o jogador não tem nenhuma peça que encaixe em qualquer extremidade.
·                     Jogo trancado - quando nenhum jogador possui alguma peça que encaixe em qualquer extremidade.
·                     Trancar o jogo - quando um jogador joga uma peça que cause o trancamento do jogo.
·                     Bater o jogo - quando um dos jogadores consegue ficar sem peças na mão, tendo encaixado todas elas.
O Jogo
As peças são "embaralhadas" na mesa, e cada jogador pega 7 peças para jogar. O jogador que começa a partida é o que tem a peça 6-6. Ele inicia a partida colocando esta peça no centro da mesa. A partir daí, joga-se no sentido anti-horário. Cada jogador deve tentar encaixar alguma peça sua nas peças que estão na extremidade do jogo, uma por vez. Quando um jogador consegue encaixar uma peça, a vez é passada para o próximo jogador. Caso o jogador não tenha nenhuma peça que encaixe em qualquer lado, ele deve passar a vez, sem jogar peça nenhuma. A partida pode terminar em duas circunstâncias: quando um jogador consegue bater o jogo, ou quando o jogo fica trancado. O primeiro jogador desta vez será o jogador à direita do primeiro jogador do jogo anterior

Contagem
Caso algum jogador tenha batido o jogo, sua dupla leva todos os pontos das peças que estão nas mãos dos adversários. Caso o jogo fique trancado, conta-se todos os pontos conseguidos por cada dupla. A dupla que possuir menos pontos é a vencedora, e leva todos os pontos da dupla adversária. Caso haja um empate nesta contagem de pontos, a dupla que trancou o jogo perde, e a dupla vencedora leva todos os pontos desta dupla. Os pontos da dupla vencedora são acumulados, e o jogo termina quando uma das duplas atinge a marca de 50 pontos.

Valor em pontos
O valor em pontos de cada peça corresponde à soma dos valores das duas pontas da peça. Dessa forma, a peça 0-0 vale 0 pontos, a peça 3-4 vale 7 pontos, a peça 6-6 vale 12 pontos e assim por diante.
  

Referencias:

·                     http://alfabetizacaocefaproponteselacerda.blogspot.com.br/2014_06_01_archive.html

·                     http://casfeitosaeva.blogspot.com.br

·                     http://ensinarexigealegria1.blogspot.com.br/2009/07/jogos-pedagogicos.html

·                     http://mimosemimosartesanato.blogspot.com.br/2013/02/jogo-de-latas-aprendendo-contar.html

·                     http://www.megajogos.com.br/jogosonline/domino/regras 

NOME
RA
JESSICA MARCANDALLI NEVES
3708610676 6° NA
NILMA MOREIRA SANTANA
4424701736 6º NA
PAULA ELIAS AQUINO DA SILVA
5212953458 5° NA
TUANY RODRIGUES PEREIRA
3731833977 6º NA
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Atividades individuais de Classificação e Seriação

Jessica Marcandalli Neves - RA: 3708610676 - 6°NA

Atividade de Classificação



Atividade de Seriação




Nilma Moreira Santana - RA: 4424701736 - 6°NA

Atividade de Classificação 




Atividade de Seriação




Paula Elias Aquino da Silva - RA: 5212953458 5°NA

Atividade de Classificação



Atividade de Seriação



Tuany Rodrigues Pereira - RA 3731833977 - 6°NA

Atividade de Classificação



Atividade de Seriação



Referencia 

http://www.ensinar-aprender.com.br/2011/04/atividades-de-seriacao-e-classificacao.html

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Cap. 02 – O sistema de numeração

1)                  O que é sistema decimal?
O sistema de numeração decimal é a linguagem matemática que usamos no dia a dia. É uma linguagem estruturada, organizada e formalizada para expressar quantidades, posições, medidas, espaços, formas, relações, etc.

2)                  O que é material dourado e para que serve?
O material dourado é um material estruturado em base 10 e é composto por cubinho, barras, placas e cubo, são feitos de EVA ou madeira e serve para trabalhar unidade, dezena e centena que são os números decimais.

3)                  Quais são as ideias de Maria Montessori em relação ao material dourado?
A ideia da Maria Montessori era representar em forma geométrica os números para facilitar a compreensão. Inicialmente ela utilizava este material para crianças com alguma deficiência.

4)                  Como você aprendeu dezena, centena e milhar?
A professora desenhava um quadro na lousa onde separava os números por ordem de unidade, dezena e centena.

5)                  Descreva sua aula para ensinar dezena para crianças de seis anos no 1° ano do ensino fundamental.
Utilizaria o Material Dourado para trabalhar o concreto. Além de atividades diversas em sites que contemplem o quadro de ordens em unidades, dezenas e centenas. Por meio do lúdico o aprendizado torne-se mais efetivo.


NOME
RA
JESSICA MARCANDALLI NEVES
3708610676 6° NA
NILMA MOREIRA SANTANA
4424701736 6º NA
PAULA ELIAS AQUINO DA SILVA
5212953458 5° NA
TUANY RODRIGUES PEREIRA
3731833977 6º NA

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Atividade Individual - Indicação de um livro

Jessica Marcandalli Neves - RA: 3708610676 - 6°NA



Título: Fazendo e compreendendo: Matemática - 1° Ano
Autor: Manhúcia P. Liberman, LucÍlia Bechara Sanchez, Regina Lúcia da Motta Wey
Conteúdo: Uma coleção atualizada, com precisão conceitual e com atividades ilustradas em CDs, que possibilitam ampliar a aplicação do conhecimento.

Faixa etária: A partir de 6 anos.

Nilma Moreira Santana - RA: 4424701736 - 6°NA



Título: Os Mistérios dos Números
Autor: Marcus du Sautoy
Conteúdo: Podemos trabalhar tamanhos e medidas e também situações do cotidiano.

Faixa etária: a partir de 8 anos.

Referencia: http://www.zahar.com.br/livro/os-mistérios-dos-números

Paula Elias Aquino da Silva - RA: 5212953458 - 5°NA



Título: Incríveis Passatempos Matemáticos

Autor: Ian Stewart
Conteúdo: O autor ensina a matemática através de passatempos divertidos, com resoluções de enigmas e charadas.


Faixa etária: a partir de 9 anos

Referencia: http://mbmatematica.blogspot.com.br/2010/09/incriveis-passatempos-matematicos-ian.html

Tuany Rodrigues Pereira - RA: 3731833977 - 6°NA



Título: Matemática Divertida e Curiosa
Autor: Malba Tahan
Conteúdo: ensina a matemática onde nasceu e de uma forma divertida e lúdica.

Faixa etária: de 5 a 7 anos.

Referencia: http://portugues.free-ebooks.net/ebook/Matematica-Divertida-e-Curiosa

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Atividade Individual P2


Nilma Moreira Santana - RA 4424701736 - 6°NA

1 - Invente um problema que possa ser resolvido com a operação 20x12=240.

Tenho 12 caixas e 20 frutas em cada caixa. Quantas frutas eu tenho?

20 x 12 = 240.

R: Tenho 240 frutas.

2 - Invente outro problema com os seguintes dados. 20 bolas / 12 reais.

André Pediu para sua mãe comprar 20 bolas para dar de presente ao seus amigos. Cada bola custa R$12,00 reais. Quanto ela gastou?

20 x 12,00 = 240,00

R: A mãe do André gastou R$ 240,00 reais.

3 - Leia o problema e verifique quais poderiam ser as perguntas para estes problemas:

a) Em uma caixa contem 10 bombons.

Problema sem solução.

b) Sandra pagou R$ 24,00 reais por 10 pacotes de meias. Quanto Sandra pagou por cada pacote de meia?

24 : 4 = 6

R: Sandra pagou R$ 6,00.

c) Em um auditório há 10 fileiras com 10 poltronas em cada fileira. Quantas poltronas cabem no auditório?

10 x 10 = 100.

R: Cabem 100 poltronas.

Paula Elias Aquino da Silva - RA 5212953458 - 5ºNA

1 - Invente um problema que possa ser resolvido com a operação 20x12=240.

Em um cinema, uma fileira cabem 20 pessoas, sabemos que neste cinema tem 12 fileiras, quantas pessoas cabem neste cinema?

20 x 12 = 240.

R: Cabem 240 pessoas no cinema.

2 - Invente outro problema com os seguintes dados. 20 bolas / 12 reais.

Fui a loja de brinquedos para comprar 20 bolas. Cada bola custava R$12,00 reais. Quanto eu gastei nesta compra?

20 x 12,00 = 240,00

R: Eu gastei R$240,00 reais.

3 - Leia o problema e verifique quais poderiam ser as perguntas para estes problemas:

a) Em uma caixa contém 10 bombons.
Sem solução, por falta de informação.

b) Sandra pagou R$24,00 reais por 4 pacotes de meias. Quanto custa cada pacote de meia?

24 : 4 = 6

R: Cada pacote de meia custa R$6,00 reais. 

c) Em um auditório há 10 fileiras com 10 poltronas em cada fileira. Quantas pessoas cabem no auditório?

10 x 10=100

R: Cabem 100 pessoas no auditório.



Tuany Rodrigues Pereira - RA 3731833977 - 6° NA

1 - Invente um problema que possa ser resolvido com a operação 20 x 12 = 240.

Gabriel tinha 12 caixas de carrinhos com 20 carrinhos em cada caixa. Quantos carrinhos Gabriel tem?

2 - Invente outro problema com os seguintes dados. 20 bolas / 12 reais.

O professor de esportes, precisa comprar 20 bolas para dar aula, mas ele só tem R$ 12,00 reais para gastar. Quanto deve custar cada bola?

12 : 20 = 0,60.

R: Cada bola deve custar 0,60 centavos.

3 - Leia o problema e verifique quais poderiam ser as perguntas para estes problemas:

a) Em uma caixa contem 10 bombons.

Problema sem solução.

b) Sandra pagou R$ 24,00 reais por quatro pacotes de meias. Quanto custou cada pacote de meia?

24 : 4 = 6

R: Sandra pagou por cada pacote R$ 6,00 reais.

c) Em um auditório há 10 fileiras com 10 poltronas em cada fileira. O dono do auditório quer saber quantas pessoas cabem no auditório?

10 x 10 = 100.

R: Cabem neste auditório 100 pessoas.

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Atividade de P2



Enigma 


O problema do Garçom:

Três jovens entraram em um restaurante para almoçar. Eles dispunham de apenas R$ 15,00 cada um, perfazendo um total de 45,00 ao todo. A conta de cada um deu R$ 14,00. Cada um dos jovens, ao pagar a conta, entregou, então, suas notas de R$ 20,00 ao garçom. Ao chegar ao caixa, o dono do estabelecimento resolveu fazer um desconto de R$ 5,00 sobre a conta total, pois os jovens eram conhecidos seu. O garçom esperto, embolsou dois reais para ele próprio, devolvendo o troco como se não houvesse o tal desconto, entregando normalmente a cada jovem R$ 3,00 de troco, pois que a conta de cada um foi de R$ 14,00.

O dilema é o seguinte:

Três almoços de R$ 14,00. Então quatorze vezes três é igual a quarenta e dois
(14 X 3 = 42), mais dois reais que o garçom embolsou soma quarenta e quatro (42 + 2 = 44).

Mas a quantia inicial era de 45 reais! Onde foi parar o outro um real?

Você seria capaz de desvendar o mistério e dizer onde foi para R$ 1,00? 

NOME
RA
JESSICA MARCANDALLI NEVES
3708610676 6° NA
NILMA MOREIRA SANTANA
4424701736 6º NA
PAULA ELIAS AQUINO DA SILVA
5212953458 5° NA
TUANY RODRIGUES PEREIRA
3731833977 6º NA

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Técnicas de Multiplicação


A multiplicação veio para facilitar e ajudar no cálculo. Existem vários recursos para desenvolver a multiplicação como: papel quadriculado, tábua de Pitágoras, fichas coloridas, entre outros. Podemos começar a explicar a multiplicação a partir do terceiro ano do Ensino Fundamental. 

Aqui mostraremos uma atividade que pode ser aplicada para iniciar a multiplicação:

Trabalharemos com as fichas coloridas

Esta atividade deverá ser realizada em dupla e você precisará de: tesoura, papel colorido (Três cores diferentes), lápis, cola, e dado (Confeccionados pelos alunos).

Molde do dado:

Exemplo de fichas:


Começa quem tirar o número maior.

Cada ficha corresponde a um valor e você poderá escrever dentro da ficha o número correspondente. 


Escolha uma cor para começar a brincadeira. Jogue o dado e retira em fichas a quantidade marcada no dado.

O aluno deverá registrar em seu caderno a quantidade de pontos através de uma tabela 


Ganha a brincadeira quem fizer a maior pontuação.

Esta técnica é usada para que os alunos percebam que podemos multiplicar através da adição. Exemplo: Se o aluno tirar três fichas vermelhas que valem 2 ficaria 2 + 2 + 2 = 6, mas desta forma podemos explicar que a multiplicação nada mais é a soma de parcelas iguais e então ficaria assim 3 x 2 = 6.

Após a explicação, os alunos poderão jogar novamente, porém desta vez usando na tabela a multiplicação.


NOME
RA
JESSICA MARCANDALLI NEVES
3708610676 6° NA
NILMA MOREIRA SANTANA
4424701736 6º NA
PAULA ELIAS AQUINO DA SILVA
5212953458 5° NA
TUANY RODRIGUES PEREIRA
3731833977 6º NA



18 comentários:

  1. Olá Paula e Cia, muito legal a pagina de vocês... Parabéns! bjs.

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  2. Gercina-5812113912
    A técnica de multiplicação,vai ajudar os alunos a calcular de forma simples e divertida,
    mostrando um jeito mas fácil,deles entender.

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  3. A aprendizagem na multiplicação sem focar a tabuada ficou mais fácil. A criança aprende no seu dia a dia. Turma: 6NA

    Aparecida Silva Rodrigues Carraro RA 4446612928

    Cristiana Rezende Ruela Rodrigues RA 4435869304
    Fátima Aparecida Miranda RA 4200059319
    Glaucia Cassaguera Brandi RA 4430873925
    Marcia Eliana da Conceição RA 4200059323
    Roberta da Silva RA 3723681805

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  4. A aprendizagem fica mais fácil, quando se envolve a ludicidade.
    Gostamos do texto. Ficou sucinto, claro e objetivo.

    Andrea Cícera
    Eliana Soares
    Gilcely Passere
    Gisella da Cruz
    Nivalda Pereira

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  5. Parabéns um texto muito claro, envolvendo o lúdico.
    JOSIENE 5NA
    IZABEL 5NA

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  6. Rosangela - RA 4423868195 - 6NA22 de novembro de 2014 às 13:26

    A página de vocês está bem colorida, o jogo deixa claro como é fácil aprender a multiplicação.

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  7. A página de vocês está bem colorida, o jogo deixa claro como é fácil aprender a multiplicação.

    Grupo:
    Ana Carolina Muto Fiori – 5813151104 – 5º NA
    Denise de Fátima Spulveda - 3756638257 - 6º NA
    Gisele Cristina dos Santos Mak - 3730698709 - 6º NA
    Marina Godinho - 5812151110 - 5º NA
    Rosangela Aparecida Russo - 4423868195 – 6º NA
    Roseli Buttini - 5645987687 – 5º NA

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  8. PARABÉNS!!! Tem ludicidade e criatividade na pagina de vcs os materiais propostos são de qualidade.

    Grupo Camila ALves.

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  9. Boa noite meninas, a pagina de vocês esta bem divertida , porem objetiva , gostamos muito!!!!

    Grupo 5NA E 6NA
    Andrea Martucheli
    Katia Rodrigues
    Maria Francinete
    Patricia Pereira
    Vanessa Henrique

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  10. Gostamos bastante do Ovos da galinha do vizinho que trabalha o raciocínio matemático por meio de parlendas.
    Maiara Rocha 2400008823
    Edilene Caldeira 1299310545

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  11. Parabéns Meninas
    O blog esta bem objetivo e interessante.
    Kelly Nascimento Setta RA 4429877307 6na
    Regiane Reche Villa RA 4250830678 6na

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  12. ACREDITO QUE ATENDERAM AS EXPECTATIVAS , PARABENS ANDREA E FERNANDA

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  13. Olá Meninas,
    Parabéns pela pagina, as atividades propostas são legais e adequadas... bjs

    Participantes da Pagina Grupo da Érika:
    Aline Lourenço de Souza Santos RA: 3704597531
    Erika Dias Martins de Magalhães RA: 4260841949
    Lourdes Aparecida dos Reis Vieira RA: 4424844899
    Maria Aparecida N. Rodrigues de Souza RA: 5812122966
    Maria Aparecida De Queiroz Santos RA: 4345850514
    Moizana Ribeiro dos Santos RA: 3729704711

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  14. Parabéns pelas atividades, está ampla e objetiva.
    Maria de Fátima Lima Almeida RA: 3880696328 6º NA
    Maria de Fátima Oliveira de Sousa RA: 4426853431 6º NA

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  15. Gostei muito das atividades de vocês, foram criativas e bem objetivas. Grupo: Maria Alcione RA 3733687305
    Vania Maria RA 5262660390
    Núzia Maria RA 5262960390

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  16. Muito legal a forma de aprender a contar com música,muito envolvente e atrativo gostamos muito ,parabéns!!!
    Angela Lopes do Carmo RA:5605185576
    Fernanda Marques de França RA:5645109863
    Talita Maria da Silva RA:5817153954

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