Grupo Andrea Martucheli 5 NA



Técnicas Operatórias da Adição
  • A técnica do “vai um” (Adição com reserva)
Esta técnica é utilizada com o objetivo de facilitar a interpretação e resolução do algoritmo da adição pelos nossos alunos.
Vamos exemplificar esta técnica utilizando a soma das parcelas 3456 e 1795.
 1     1    1               11 = 10 + 1,  fica uma unidade vai uma dezena
3   4    5   6           150 = 100 + 50,  ficam cinco dezenas e vai um centena
+    1   7    9   5  .1200 = 1000 + 200, ficam duzentas centenas e vai uma milhar
4    2   5   1                                                               
A compreensão desta técnica usual de fazer adição exige a compreensão do sistema de numeração decimal. Sem compreender o que significa os símbolos 3456 e 1795 é impossível entender o processo do "vai um". Ele se apóia na idéia de agrupamento.
É comum na adição com reserva (ou transporte) dizermos “vai um”. Na verdade, o transporte é de uma dezena, uma centena, etc. ... Para compreender melhor a técnica do “vai um”, vamos efetuar a adição de 1345 + 1487.









       Algoritmo                                 Operações realizadas
        1    1                                       1000 + 300 + 40  +   5
1   3   4   5                                               1000 + 400 + 80  +   7
 +  1   4   8   7                                               2000 + 700 + 120 + 12      
2   8   3   2
                                                                                           10 + 2

                                                                              100 + 20

                                                             2 000 + 700 + 100 + 20 + 10 + 2

800                30

                                                                        2 000 + 800 + 30 + 2
2 8 3 2





Grupo: 5NA e 6NA


Andréa Martucheli Teixeira RA: 5812161679
Katia Rodrigues Martins Roseira RA: 4222833088
Maria Francinete Ferreira Lopes RA: 4655816200
Patricia Pereira de Sousa RA: 3737692615
Vanessa Henrique da Silva RA: 5645110257



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Trabalho P2 – Grupo
Enigma de Matemática




Pense em um número:_______________________
Multiplique esse número por dois:_______________
Some dez ao resultado:_______________________           
Multiplique por quatro:_________________________
Divida por dois:_______________________________
Divida o resultado por quatro e você voltará no número pensado anteriormente:
_______________________________________________________________




Grupo: 5 NA e 6 NA
Andréa Martucheli Teixeira RA: 5812161679
Katia Rodrigues Martins Roseira RA: 4222833088
Maria Francinete Ferreira Lopes RA: 4655816200
Patricia Pereira de Sousa RA: 3737692615
Vanessa Henrique da Silva RA: 5645110257 



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Atividade P2   -   Individual

1 - Invente um problema que possa ser resolvido com a operação 20x12=240.
R. Maria foi no mercado comprar 20 Caixa de morango, cada uma tem 12 morangos. Quantos morangos tinham ao todo? 

    20
 x 12
 -------
  240


2 - Invente outro problema com os seguintes dados: 20 bolas / 12 reais.
R. João vai fazer um campeonato  e precisa de 20 bolas de futebol, ele tem 12 reais  quanto custa cada bola? R$ 12,00: 20 = R$ 0,60  -  Cada bola poderá custar até R$ 0,60

  12,00
  x   20
  --------
    0,60


3 - Leia o problema e verifique quais poderiam ser as perguntas para estes problemas.

a)    Em uma caixa contém 10 bombons.

  R. Comprei 100 caixas de bombons, dividirei com 10 crianças, de forma que todos receberão uma caixa, e não sobrará nenhuma. Quantos bombons contêm em uma caixa?

    100
    : 10
   -------
      10

b) Sandra pagou R$ 24,00 reais por 4 pacotes de meias.

   R. Sandra comprou 4 pacotes de meia, cada uma custou R$ 6,00 reais. Quantos Sandra pagou nos 4 pacotes de meias?

    6,00
  x     4
 ---------
  24,00


c)    Em um auditório há 10 fileiras com 10 poltronas em cada fileira.

R. No auditório tem 100 poltronas, e 10 fileiras para coloca-las. Quantas poltronas serão colocadas em cada fileira?

100
: 10
------
  10
.


Maria Francinete Ferreira Lopes RA: 4655816200 6º NA

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ATIVIDADE INDIVIDUAL DE SERIAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO



ATIVIDADE DE CLASSIFICAÇÃO








NOME:  Patrícia Pereira de Sousa     RA: 3737692615              6º NA

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atividade em grupo


O sistema de Numeração Decimal




1 –O que é o sistema de numeração decimal?
O sistema decimal é um sistema de numeração de posição que utiliza a base dez. Um sistema de numeração é um conjunto de princípios constituindo o artificio lógico de classificação em grupo e subgrupo das unidades que formam os números.

2- O que é material dourado e para que serve?
O material dourado baseia-se nas regras do sistema de numeração, inclusive para o trabalho com múltiplos, sendo confeccionado em madeira, composto por cubos, placa, barras e cubinhos. O cubo é formado por dez placas, a placa por dez barras e a barra por dez cubinhos. Esse material é de grande importância na numeração, e facilitar a aprendizagem da adição, da subtração, da multiplicação e da divisão.
Tendo como importância de despertar no aluno a concentração, o interesse, além de desenvolver sua inteligência e imaginação criadora o aluno, esta sempre disposta ao jogo permitindo o estabelecimento de graduação e proporções, comparações estimulando a contar e calcular.

3- Quais são as ideias de Maria Montessori em relação ao material dourado?
As ideias de Maria Montessori foi criar o material dourado foi para contribuir nas atividades que auxiliassem o ensino e a aprendizagem do sistema de numeração decimal posicional e dos métodos par a efetuar as operações fundamentais ou seja os algoritmos.

4  - Como você aprendeu Dezena, Centena e Milhar?
Primeiro Momento: Dividiria os alunos em pequenos grupos de 4 integrantes em cada grupo em seguida entregaria para cada grupo uma caixa com o material dourado e deixa –se que os alunos explorassem o material livremente após a exploração, apresentava as peças que formam o material dourado e o nome de cada uma delas.
Segundo Momento: Entregaria a cada um do grupo uma folha xerocada com a atividade relacionada à seguinte questão desenhar a peça do material dourado de acordo com o número indicado.

5- Descreva sua aula para ensinar dezena para as crianças de 6 anos no 1º ano do ensino fundamental.
Vamos apresentar o calendário

Quantos domingos têm no mês?

Em que dia da semana é o primeiro dia do mês

Em qual dia da semana é o ultimo dia do mês
Há alguém na sala que faz aniversario neste mês
Quantas letras tem seu nome
Quantos anos você tem
Qual e o dia do seu aniversario
O telefone da sua casa
O numero da sua casa.

Referência Bibliográfica


                     Nomes:

Andréa Martucheli Teixeira          RA:5812161679
Maria Francinete Ferreira Lopes  RA:4655816200
Katia Rodrigues Martins Roseira  RA:4222833088
Patricia Pereira de Sousa             RA:3737692615
Vanessa Henrique da Silva           RA:5645110257
5 e 6 NA

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Atividade Individual

Indicação de livro infantil para trabalhar com matemática.



Nome do livro: O livro de números do Marcelo
Autora: Ruth Rocha
Conteúdo: Matemática
Ano: 1º serie

O livro de números de Marcelo ensina a criança a reconhecer e contar os números de 1 a 10, de uma forma alegre e divertida um importante recursos que possibilita a criança a aprender sozinha. Os números são apresentados à criança de uma forma lúdica e prazerosa com clareza.

Referência Bibliografica:


Katia Rodrigues Martins Roseira

RA: 4222833088   6NA
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Atividade Individual


Indicação de livro infantil para trabalhar com matemática.


Nome do livro: Rapunzel
Autores: Irmãos Grimm
Conteúdo: Observação e Calculo
ANO: 2º  ano
Contexto: Dentro da história é possível elaborar as atividades que podem ser trabalhada observação e calculo.
Ao usar elementos da cenas é bem viável no momento de elaborar as atividades por exemplo, a bruxa tem um pomar de maçã e o professor pode explorar o pomar ao máximo.
 Cada fileira de macieiras tem cinco arvores.
A bruxa tem três fileiras, então quantas macieiras ela tem em seu pomar?

Nome: Andrea Martucheli Teixeira
RA: 5812161679 5NA


Referencia Bibliografica: http://revistaguiainfantil.uol.com.br/professores-atividades/108/imprime255323.asp
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Trabalho individual

Indicação de livro infantil para trabalhar com Matemática


Conteúdo: Páginas cheias de observações e orientações para os professores, conceitos contextualizados, aproximando-os da vivência dos alunos e estimulando o aprendizado, ajuda a desenvolver o raciocínio lógico-matemático por meio de problemas não convencionais e incorporar os avanços da Educação Matemática e equilibradamente.328 paginas

Titulo: aventura do saber (matemática)
Ano: 4º série
Maria Francinete Ferreira Lopes  RA:4655816200  6ºNA

https://www.google.com.br/search?q=a+aventura+do+saber+matematica:
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ATIVIDADE INDIVIDUAL





propostas didáticas e sugestões de livros. - Aprendizagem prazerosa de Matemática: histórias, músicas, adivinhas, atividades de pintura, recorte e colagem. Os adotantes do Marcha Criança poderão acessar o site Uma Cidade Interativa e divertir-se com os jogos educativos existentes no ambiente. Conforme o Acordo Ortografia.

titulo: marcha criança- Matemática - Educação Infantil - Volume 2
Autor:   Armando Coelho de Carvalho Neto; Maria Teresa Marsico
ano escolar: de 4 a 5 anos.
http://www.extra.com.br/livros/Didaticos/EducacaoInfantilPre-Escola/Marcha-Crianca-Matematica-Educacao-Infantil-Volume-2-292499.html

NOME:  Patrícia Pereira de Sousa     RA: 3737692615          
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Trabalho Individual

1-Invente um problema que possa ser resolvido com a operação 20x12 = 240.

R- Vinicius tem 20 caixas de bombons com 12 bombons em cada caixa. Quantos bombons Vinicius têm ao todo?
20 x 12 = 240
Vinicius tem 240 bombons ao todo.

2 – Invente outro problema com os seguintes dados 20/12 reis.

R – Em uma loja cada bola de futebol custa 12 reais, quanto custariam 20 bolas.
12 x 20 = 240
Custariam 240 reais 20 bolas.

3 – Leia o problema e verifique quais poderiam ser as perguntas para estes problemas.
a-    Em uma caixa contém 10 bombons.

R - Maria tem 2 caixas de bombons com 20 bombons ao todo. Quantos bombons têm em cada caixa?
20 : 2 = 10
Em cada caixa tem 10 bombons.

b-    Sandra pagou 24 reais por 4 pacotes de meias.

R - Sandra pagou 24 reais em 4 pacotes de meias. Quanto Sandra pagou em cada pacote de meia?
R$24,00: 4 = R$6,00
Sandra pagou R$6,00 em cada pacote.

c-    Em um auditório há 10 fileiras com 10 poltronas em cada fileira.

R – Em um auditório tem 100 pessoas quantas fileiras e poltronas tem neste auditório?
 10 x 10 = 100

Nome: Katia Rodrigues Martins Roseira RA = 4222833088
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Atividade P2 Individual



 1-Invente um problema que possa ser resolvido com a operação 20X12= 240

R: Gyovanna comprou 20 saco de pirulito em cada saco havia 12 pirulitos. Quantos pirulitos havia no total?
20 x 12 = 240
No total haviam   240 pirulitos

 2-Invente outro problema com os seguintes dados.20 bolas/12

 R:Manuela precisava compra 20 bolas porem só tinha 12 reais. Quanto custou cada bola?

  12 : 20 = 0,60

  Cada bola custou 0,60 centavos

 3-Leia o problema e verifique quais poderiam ser as perguntas para estes problemas:

 a)Em uma caixa contem 10 bombons.

   R:Problema sem solução

 b)Sandra pagou 24 reais por 4 pacotes de meias.

 R:Sandra pagou em 4 pacotes de meia 24,00 reais. Quanto custou cada pacote de meia?

  24,00 : 4 = 6,00

   Ela pagou 6,00 reais em cada pacote de meia


c)Em um auditório há 10 fileiras com 10 poltronas em cada fileira.

 R:Quantas poltronas haviam em cada fileira no auditório?

   10  x  10  = 100

    Haviam 100 poltronas no auditório.


    Patrícia Pereira de Sousa  RA:3737692615 6NA

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Atividade P2 Individual




1- Invente um problema que possa ser resolvido com a operação 20x12=240.


 Maria comprou vinte sacos de balas, em cada saco haviam 12  balas. Quantas balas haviam no total?


 20x12= 240


No total haviam 240 balas.


 2- Invente outro problema com os seguintes dados. 20 bolas/12 reais.


 Beto precisava comprar 20 bolas, porém só tinha 12 reais. Quanto custou cada bola?


  12 : 20= 0,60


 Cada bola custou 0,60 centavos.


3- Leia o problema e verifique quais poderiam ser as perguntas para estes problemas:


 a) Em uma caixa contém 10 bombons.


      Problema sem solução.


 b) Sandra pagou 24 reais por 4 pacotes de meias.


     Sandra pagou em 4 pacotes de meias 24,00 reais. Quanto custou cada pacote de                meia?


     24,00:4= 6,00

      Ela pagou 6,00 em cada pacote de meia.




c) Em um auditório há 10 fileiras com 10 poltronas em cada fileira.


    Quantas poltronas haviam em cada fileira no auditório?


     10x10=100


     Haviam 100 poltronas no auditório.






Andréa Martucheli Teixeira.   RA: 5812161679 6NA

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Atividade P2 Individual

1. Invente um problema que possa ser resolvido com a operação 20x12=240

Joaõ tem 20 caixas de balas com 12 balas em cada caixa. quantas balas joão tem ao todo
R: 20X12=240
joaõ tem ao todo 240 balas ao todo.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                

2. Invente outro problema com os seguintes dados 20 bolas. 12 reais.              
R: Em uma loja  a bola custa 12 reais. quanto custa cada bola.
12x20=240
custaria 240 reais 20 bolas.

3. Leia o problema e verifique quais poderiam ser as perguntas para estes problemas.

A) Em uma caixa contém 10 bombons.
R: Felipe tem 2 caixa de bombons com 20 bombons ao todo. Quantos bombons Felipe tem em cada caixa.
20:2=10
Felipe tem em cada caixa 10 bombons.

B) Sandra pagou 24,00 reais por 4 pacotes de meia.
R: Sandra comprou 4 pacotes de meia, cada uma custou 6 reais. Quanto Sandra pagou nos 4 pacotes de meia.
6,00x4=24
Sandra pagou 6 reais em cada pacote.

B) Em um auditório há 10 fileiras com 10 poltronas em cada fileira.
R: Em cada auditório tem 100 pessoas . Quantas fileiras tem neste auditório.
10x10=100.


VANESSA HENRIQUE DA SILVA RA: 5645110257 5NA      







15 comentários:

  1. SIMPLES E OBJETIVO GOSTEI!!!!!!!!!!!!! ANDREA E FERNANDA DA SILVA 5 E 6 NA)

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  2. Olá meninas, o conteúdo está muito bom, claro e objetivo, mas, parece que foi postado às pressas, sem muito capricho, olhei as outras atividades da página de vocês e está impecável, muito bonito mesmo, acho que poderia ter algumas ilustrações para ficar mais atrativo, contas de outra cor, para ficar mais chamativo, ok????

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  3. O comentário acima é do 6NA
    Andrea Cícera
    Eliana Soares
    Gilcely Passere
    Gisella da Cruz
    Nivalda Pereira

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  4. Meninas vocês poderiam ter colocado cor no texto. Para nós dependendo da criança o conteúdo está cansativo. Entendemos o método de aprendizagem de vocês e para nós está bom. Achamos confuso se for para crianças. Turma: 6NA

    Aparecida Silva Rodrigues Carraro RA 4446612928
    Cristiana Rezende Ruela Rodrigues RA 4435869304
    Fátima Aparecida Miranda RA 4200059319
    Glaucia Cassaguera Brandi RA 4430873925
    Marcia Eliana da Conceição RA 4200059323
    Roberta da Silva RA 3723681805

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  5. Olá meninas, o conteúdo está muito bom, claro e objetivo.
    josiene 5na
    izabel 5na

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  6. Rosangela - RA 4423868195 - 6NA22 de novembro de 2014 às 13:44

    A explicação está boa, faltou cor.

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  7. A explicação está boa, faltou cor

    Grupo:
    Ana Carolina Muto Fiori – 5813151104 – 5º NA
    Denise de Fátima Spulveda - 3756638257 - 6º NA
    Gisele Cristina dos Santos Mak - 3730698709 - 6º NA
    Marina Godinho - 5812151110 - 5º NA
    Rosangela Aparecida Russo - 4423868195 – 6º NA
    Roseli Buttini - 5645987687 – 5º NA

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  8. Ola meninas, o conteúdo está muito bom, bem explicativo ..mas acho que poderia ter algumas Ilustrações e um pouco de cor para destacar e ficar mais Atrativo.....
    Grupo:
    Camila Alves:RA 4430900976 -6NA
    Diony:RA:4416869435- 6NA-
    Gisele :Ap RA:5209949197- 5NA
    Marcia Elen RA:179120 -6NA
    Pamela Trevisan: RA:465557195664- 6NA

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  9. Meninas,

    Adoramos a página de vocês.

    Sobre a técnica de adição, fica mais fácil aprender assim.

    Texto claro e objetivo.

    JESSICA MARCANDALLI NEVES 3708610676 6° NA
    NILMA MOREIRA SANTANA 4424701736 6º NA
    PAULA ELIAS AQUINO DA SILVA 5212953458 5° NA
    TUANY RODRIGUES PEREIRA 3731833977 6º NA

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  10. Parabéns Meninas
    O blog esta bem objetivo e interessante.
    Kelly Nascimento Setta RA 4429877307 6na
    Regiane Reche Villa RA 4250830678 6na

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  11. PARECE SER MAIS FÁCIL ASSIM... ANDREA E FERNANDA

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  12. Legal a pagina de vocês, mas acho que ficamos com o mesmo tema: Técnicas Operatórias da Adição e nós também abordamos a técnica do vai um.
    Participantes da Pagina Grupo da Érika:
    Aline Lourenço de Souza Santos RA: 3704597531
    Erika Dias Martins de Magalhães RA: 4260841949
    Lourdes Aparecida dos Reis Vieira RA: 4424844899
    Maria Aparecida N. Rodrigues de Souza RA: 5812122966
    Maria Aparecida De Queiroz Santos RA: 4345850514
    Moizana Ribeiro dos Santos RA: 3729704711

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  13. Meninas,as atividades estão boas,porém, seria interessante usar ilustrações e cores pra ficar atrativo.
    Nome: Maria de Fátima Lima Almeida RA: 3880696328 6º NA
    Maria de Fátima Oliveira de Sousa RA: 4426853431 6º NA

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  14. Parabéns! Ficou ótimo. Carmen. Ra; 2400008067.

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  15. Simples e objetivo,gostamos pois ficou bem clara a proposta,apenas faltou um pouco mais de ilustração pois se tratando de crianças o visual conta muito.
    Angela Lopes do Carmo RA:5605185576
    Fernanda Marques de França RA:5645109863
    Talita Maria da Silva RA:5817153954

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