Grupo Maiara Rocha 6NA

Técnicas da divisão

O que é divisão?

Divisão parte do conceito de repartir (dividir) em partes iguais e medir ou quanto cabe em.

Termos da Divisão

Dividendo 79   2   Divisor
                 19  39  Quociente
     Resto  01

·       Dividendo é o todo o qual se quer distribuir em partes iguais.
·       Divisor é a quantidade de partes ao qual será distribuído o todo.
·       Quociente é a quantidade correspondente a cada uma das partes em que distribuiu.
·       Resto é o que sobrou por não ser suficiente para mais uma rodada de distribuição.

Dificuldades na Divisão
o      A divisão é um processo realizado da esquerda para a direita;
o      A divisão não envolve só seus fatos básicos, mas também aqueles relativos à multiplicação e à subtração.
Entendendo operação e algoritmo
§      Promover ações mentais.
§      Algoritmo – processo de cálculo, técnica de operação descrita, sequência de etapas para resolver determinado problema.

Processos da Divisão
§        A distribuição é feita sem uma ordem.estabelecida;
§        É uma técnica flexível;
§        Registra as ações realizadas ao dividir;
§        Permite através de tentativas e erros chegar ao quociente
Processo por estimativa ou americano
   52       4
 - 40      10
 12           +
-   8        2
4            +
-   4        1
0       13

  Processo Algorítmico Euclidiano Longo
§          O algoritmo de Euclides ou algoritmo da divisão, surgiu na obra Elementos por volta de 300 a. C..
§          No processo longo a subtração é indicada no algoritmo, aparecendo o produto do quociente pelo divisor.
596 /   4
-4        149
19
-16
36
-36
00
Processo Algorítmico Euclidiano Breve ou Curto

§            No processo breve ou curto só é representado o resultado da subtração entre o dividendo e o produto do quociente pelo divisor.
596     4
19       149
36
00
Processo por decomposição
246:2=
246= 200+40+6

200:2= 100
40:2= 20                      100+20+3= 123
6:2= 3

246:2= 123
Divisão Exata
§               Divisão exata é aquela em que o resto é zero, ou seja, não sobra nada.

876    4
07      219
36
0

não há sobra



Divisão Não-Exata
É aquela onde o resto é diferente de zero, ou seja, sempre sobra algo.
O resto será sempre menor que o dividendo.
Divisão é o processo inverso da Multiplicação
0   1  2  3  4  5  6  7  8  9  10  =

X 2                                            2 :

=   0 2 4 6 8 10 12 14 16 18 20

o Quando divido o divisor pelo dividendo, automaticamente multiplico o quociente pelo divisor para ver se corresponde ao dividendo.
divido

57  3        multiplico
27  19
0

resolva os exercícios utilizando o Processo Algorítmico Euclidiano Longo.

A) 72/3

   72      3
- 6         24 
  12
 -12
    0

B)342/2

   342      2
-  2         171
   14
-  14
    02
-   02
     0

Maiara Rocha de Macedo  RA: 240000882

Edilene Caldeira Ribeiro RA: 1299310545




O Sistema de Numeração Decimal

PLT- Capitulo 2

  1. O que é o sistema de numeração decimal?
  2. O que é material dourado e para que serve?
  3. Quais são as ideias de Maria Montessori em relação ao Material Durado?
  4. Como você Aprendeu dezena ,centena e milhar?
  5. Descreva sua aula para ensinar para as crianças de 6 anos no 1º ano do ensino fundamental.
Respostas:
  1. É a linguagem matemática que usamos no dia a dia ,é uma linguagem estruturada ,organizada e formalizada para expressar quantidades,posições, medidas, espaços, formas, relações e etc.
  2. O material dourado faz parte de um conjunto de materiais pedagógicos ,é constituído por cubinhos, barras, placas e cubão ,que representam respectivamente ,unidade , dezena,centena e milhar.Destina-se a atividades que auxiliam o ensino e a aprendizagem do sistema de numeração decimal posicional e dos métodos para efetuar as operações fundamentais ou seja os algoritmos.
  3. Maria Montessori pensava que com materiais concretos as crianças assimilariam melhor do que  no ensino tradicional que era através de treinos cansativos.
  4. Eu aprendi através de uma tabela que começa com unidade ,depois dezena,depois centena etc. 
 5.



Trabalhando com o Material Dourado.



Objetivos: Que o aluno seja capaz de:

• Construir o conhecimento de unidade, dezena, através do Material Dourado;

• Desenvolver o princípio do agrupamento e reagrupamento do sistema de numeração decimal;;
Conteúdo: Sistema de numeração decimal, valor posicional: unidade e dezena; Adição e subtração com material dourado.

Material necessário: material dourado, folha, lápis, quadro, fita adesiva.
Desenvolvimento:
1º Momento: Dividir os alunos em grupos de 4 integrantes cada. Distribuir a cada grupo uma caixa contendo o material dourado. Deixar que os alunos explorem o material livremente. Após a exploração, apresentar as peças que formam o material dourado e o nome de cada uma delas:mostrar o cubinho e dizer: este é o cubinho, a barra: esta é barra. Pedir aos alunos que cubram totalmente uma barra usando somente cubinhos. Em seguida questionar: Quantos cubinhos são necessários para cobrir uma barra? Explicar:
CUBINHO= 1 UNIDADE
Juntando 10 cubinhos, podemos trocar por uma barrinha.
2º Momento: Pedir aos alunos que representem os números através do material, conforme apresentado no quadro branco, as peças correspondentes a ele, utilizando a menor quantidade delas. Por exemplo: escrever no quadro o número 30, eles deverão apresentar três barras.

Pegar fichas contendo números exemplo: 10, 22, 40, 35, 20  representados por cubinhos


Dar para os grupos pedir que eles representem em barras e depois coloquem em números.  


                                                                     

Atividade individual:Livro

Atividade individual:Livro

Edilene Caldeira Ribeiro RA: 1299310545


                                                                     

Nenhum comentário:                                                                                                                        
Atividade de Seriação

Nome: Edilene Caldeira Ribeiro RA: 1299310545

Desembaralhe os números abaixo e coloque-os  na ordem crescente.


     















Atividade de Classificação

Nome: Edilene Caldeira Ribeiro RA: 1299310545




Atividade Individual:Livro


                         Alice no País dos Números

               Maiara Rocha de Macedo RA: 2400008823


 

Alice no País dos números


Aplicação


 - Literatura Infantil
Faixa etária/Ano: 10/11 anos / 5º e 6º anos, 12 anos
Carlo Frabetti

Alice é uma jovem dos dias de hoje que odeia matemática: acha que não serve para nada. Porém, numa viagem fabulosa, ela encontra personagens da história de uma outra Alice, a do País das Maravilhas, e aí tudo muda: a matemática passa a ser a matemágica!


1. Possibilidades Pedagógicas
- O prazer do jogo matemático: descobrir a matemática como possibilidade de se "olhar para uma coisa ordenadamente" (p. 46), perceber que "na matemática as coisas se relacionam entre si, decorrendo umas das outras de forma lógica" (p. 9) é o objetivo de todos os desafios e truques envolvendo números que aparecem na história dessa Alice adolescente e contestadora.
- A matemática e a interdisciplinaridade: contestar as rotinas e os métodos impostos pelo mundo adulto é marca da adolescência: "Matemática não serve para nada" (p. 7), "Não sei, nem quero saber de matemática" (p. 8) são comentários comuns entre os jovens estudantes. Descobrir a matemágica, o prazer de aprender matemática pelo jogo entre a hipótese e sua comprovação e pelodiálogo entre as várias áreas do conhecimento - Literatura (p. 7), História (p. 42), Ciências (p. 45 a 47), Filosofia (p. 33) - é o lucro maior da leitura de Alice no País dos números.
- Motivação e aprendizagem matemática: o professor sabe que "É muito difícil ensinar matemática" (p. 37), porque significa, principalmente, levar o aluno a "identificar os conhecimentos matemáticos como meios para compreender e transformar o mundo à sua volta e perceber o caráter de jogo intelectual, característico da matemática, como aspecto que estimula o interesse, a curiosidade, o espírito de investigação e o desenvolvimento da capacidade para resolver problemas" (PCN Matemática, 5ª a 8ª série, p. 47). A leitura das aventuras de Alice no País dos números pode motivar o leitor a participar do jogo intelectual característico da matemática.
2. Abordagens Interdisciplinares
Matemática - Aprendizagem significativa: a resolução de problemas é o eixo estruturador do enredo da história do livro, ponto de partida dos diálogos e das ações narradas. Como o conhecimento matemático está implícito em todas as situações desafiadoras apresentadas, os leitores são estimulados a buscarem e a desenvolverem estratégias de resolução de problema.
- Conteúdos conceituais: os conceitos específicos de matemática trabalhados na narrativa de ficção estão relacionados no Roteiro do Professor, parte integrante do exemplar do professor.
- Conteúdos procedimentais e atitudinais: os jogos, como estratégia de proposição de problemas, além de exercitarem procedimentos, contribuem também para a formação de atitudes: enfrentamento de desafios, busca de soluções, exercício da criticidade e da intuição, criação e mudança de estratégias.
Língua Portuguesa- Processos de formação de palavras: tabuleiros, tabuadas, estábulos, tabulações e entabulações (p. 43).
- Substantivo (conceito): "dar nome às coisas e usar esses nomes é muito mais prático e eficaz do que descrevê-las cada vez que nos referirmos a elas" (p. 61).
- Intertextualidade com o conto maravilhoso "Era uma vez..." (p. 11 e p. 50), com histórias da mitologia - O minotauro (p. 38 e 39), com a literatura oriental - O livro das mutações (p. 77), com a obra de Charles Dickens (p. 7) e com o livro Alice no País das Maravilhas (conferir atividade de pré-leitura no Roteiro do Professor).
História, Filosofia e Sociologia- Para contextualizar o conhecimento matemático (origem, processo, culturas, teorias e teóricos), o apêndice histórico cultural que acompanha a narrativa ficcional traz o conhecimento de várias áreas.
Arte- Além dos conhecimentos registrados no apêndice como os relativos à obra de Dürer, a arte visual faz parte da linguagem do livro, tanto a arte como arte (ilustrações, p. 28) quanto a arte como ferramenta pedagógica para a produção de imagens que permitam a concretização de uma relação, de uma regularidade ou de uma propriedade matemática.
3. Temas Transversais
Ética – Os valores pessoais - como a honestidade - são destacados: "desafio honesto é aquele que tem possibilidade de resolução" (p. 54); é honesto "o homem que paga a dívida" (p. 54). O abuso do poder e da autoridade da posição na hierarquia social é desprezado pela demonstração do ridículo: exemplo da "neurose" pela lei e pela ordem da rainha de copas (p. 23 e 27).
Saúde e Educação Sexual
- A questão de gênero está presente nas falas e atitudes de Alice (p. 51 e 58).
- A desconfiança e o repúdio à possibilidade de molestamento sexual demonstram a preocupação com a existência do problema de tal desvio de conduta (p. 7).
 http://www.aticaeducacional.com.br/htdocs/secoes/ficha.aspx?cod=166


QUARTA-FEIRA, 3 DE SETEMBRO DE 2014


Musicas
Boneca de lata
Músicas Infantis 
      
Minha boneca de lata bateu a cabeça no chão 
Levou mais de uma hora pra fazer a arrumação 
Desamassa aqui pra ficar boa 

Minha boneca de lata bateu o nariz no chão 
Levou umas duas horas pra fazer a arrumação 
Desamassa aqui 
Desamassa ali pra ficar boa 

Minha boneca de lata bateu a barriga no chão 
Levou umas três horas pra fazer a arrumação 
Desamassa aqui 
Desamassa ali 
Desamassa aqui pra ficar boa 

Minha boneca de lata bateu o bumbum no chão 
Levou umas quatro horas pra fazer a arrumação 
Desamassa aqui 
Desamassa ali 
Desamassa aqui 
Desamassa ali pra ficar boa 

Minha boneca de lata bateu o joelho no chão 
Levou umas cinco horas pra fazer a arrumação 
Desamassa aqui 
Desamassa ali 
Desamassa aqui 
Desamassa ali 
Desamassa aqui pra ficar boa 

Minha boneca de lata bateu o pé no chão 
Levou umas seis horas pra fazer a arrumação 
Desamassa aqui 
Desamassa ali 
Desamassa aqui 
Desamassa ali 
Desamassa aqui 
Desamassa ali pra ficar boa.
A Bruxinha 
Músicas Infantis 

De manha as seis, a bruxinha vem 
de manha as sete o seu vestido veste 
De manha as oito vai ralar biscoito 
De manha as nove vai ver se não chove 
de manha as dez, vai lavar os pés 
De manha as onze põe tudo no forno 
Olho de cobra, e mexe, e mexe 
perninhas de aranha e mexe e mexe 
um sapo gordo e mexe e mexe 
duas lagartixas e mexe e mexe 
um rabo de macaco e mexe e mexe 
um morcego e mexe e mexe 
um vidro de veneno e mexe e mexe e mexe e bum.

Amarelinha 
Músicas Infantis 
      
Preste atenção que agora vou ensinar 
A pular amarelinha e você vai gostar 
Já começa a brincadeira desenhando no chão 
Oito casas bem maneiras siga a numeração 
1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 
Chame a prima, chame o irmão, bate na porta da vizinha 
Chame todo mundo pra brincar de amarelinha 
E agora uma pedrinha você tem que arranjar 
Pra jogar em cada casa, boa sorte vamos lá 
Vai e volta até o começo, siga tudo que eu disser 
Não pode pisar na casa que a pedrinha estiver 
Até chegar ao céu 
Vai pulando num pé só 
Nesse jogo de equilíbrio 
Quero ver quem é melhor 
Amarelinha 
É uma brincadeira fácil pra dedéu 
Amarelinha 
Pulando ,pulando até chegar ao céu 
1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8.

A História da Serpente
Esta é a história da serpente
Que desceu do morro
Para procurar um pedaço do seu rabo
Você também, você também,
Faz parte do seu rabão.
Esta é a história da serpente
Que desceu do morro
Para procurar um pedaço do seu rabo
Você também, você também,
Faz parte do seu rabão.

Trigêmeas
1,2,3 somos trigêmeas sim
3,2,1 gostamos de brincar
Nos estamos sempre atrás de diversão
E o nosso lema é curtição
Nós vivemos bem com as fadas
E não ficamos chateadas
 E é por isso que alegria
Nos contagia sem  cessar
1,2,3 nos rimos sem parar
Com a bruxa a sempre imaginar
Lobos e duendes e fadas também
Aqui nós nos damos muito bem
1,2,3 a bruxa vai chegar
 E assim vamos poder brincar
1,2,3 a mágica no ar
Vamos lá o show vai começar.

Nomes
Maiara Rocha de Macedo RA: 2400008823
Edilene Caldeira Ribeiro RA: 1299310545

Brincadeiras
AMARELINHA


A criançada além de se exercitar e treinar o equilíbrio, conhece os números e e interage com eles na brincadeira!
Aqui temos vários formatos de amarelinha...


Jogo da velha 

Pode ser feita no chão com giz e apagada com um pano.
Faz-se o quadrado, divide-se e dois jogadores vão colocando o símbolo do X e do zero. Quem fechar primeiro a coluna, ganha o jogo. Conteúdos Matemáticos: Raciocínio lógico, retas paralelas, ângulos e sequencias.

Barra Manteiga

Separe a turma em dois times, que devem ficar separados a uns 8 metros de distância, os jogadores ficam um ao lado dos outros, formando uma linha, com as palmas das mãos viradas pra cima. Um jogador vai até o time adversário e bate coma palma da mão direita nas mãos dos jogadores do outro time. Ele vai batendo de leve nas mãos de todo mundo e, de repente, dá um ³tapão´ na mão de alguém e corre de volta para o seu lado do campo. O ³tapão´ é a senha. Quem levá-lo tem que correr atrás do adversário e tentar pegá-lo. Se conseguir, leva o jogador para sua equipe e vai bater nas mãos do outro time. Ganha quem conseguir trazer mais adversários para a sua equipe. Conteúdos Matemáticos: Conjuntos e distância.

Bola na Parede

Esse jogo é fácil. A criança tem que lançar uma bola contra a parede sem deixá-la cair no chão. A dificuldade esta em cada lançamento, já que o jogador tem de jogar a bola de um determinado jeito, dizendo uma palavra, assim:- Primeiro! (joga a bola e a segura de volta); - Seu lugar! (joga a bola e a segura sem sair do lugar); - Sem rir! (joga a bola e a segura sem rir); - Sem falar! (joga a bola e a segura sem falar); - Uma mão! (joga a bola e a segura com apenas uma mão). Conteúdos Matemáticos: Ângulos, noção de espaço, tempo, direção sentido, identificação e comparação de formas geométricas.

Cinco Marias


Primeiro é preciso encontrar cinco pedras de tamanhos semelhantes ou cinco saquinhos. Para fazer os saquinhos, corte dez pedaços de tecido medindo aproximadamente 4 x 3 centímetros. Costure os três lados, deixando uma abertura para colocar o recheio. Encha cada saquinho com grãos de arroz, feijão ou outro grão pequeno, e costure o ultimo lado. Os saquinhos não devem ficar muito cheios. 1º - jogam-se todas as peças para cima e tenta-se aparar o Maximo delas com as costas da mão. Cada peça que fica nas costas da mão vale dez pontos. 2º - joga-se uma das peças (à escolha de um dos adversários) para cima, e antes que esta caia se pega outra do chão (neste momento fica-se com as duas na mão) e em seguida separa esta uma que foi pega ao lado. Este movimento (jogar, pegar, separar) é chamado de jogada e repete-se até que acabem as peças. 3º - igual a fase dois, mas nas jogadas pega-se duas peças por vez .4º - igual a fase dois, com uma jogada pegando uma, e outra pegando três.
Nomes
Maiara Rocha de Macedo RA: 2400008823
Edilene Caldeira Ribeiro RA: 1299310545


 Jogos

Jogo da memória de Matemática


 Subtração com base no 10.
Você sabe quanto é 10-2? E quanto é 10-8? No baralho, encontre os pares de cartas com as contas e seus respectivos resultados.
Ganha quem fizer o maior numero de pares.



Fecha a caixa



Jogo normando secular, que tem por objetivo fechar o maior número de caixas, perdendo o mínimo de pontos. É uma excelente atividade para estimular o cálculo mental.
Dos seus pontos o valor que faltou, ganha quem fizer mais O aluno deverá jogar os dados e abaixar o numero equivalente a soma dos dois dados até não sobrar nenhum ,se sobrar devera subtrair pontos.



Caça tabuada
Material (para 04 crianças):
. 04 cartelas com 20 números cada;
. 80 fichas contendo multiplicação.

Objetivo:
.Fixação da tabuada.

Desenvolvimento:
        Cada jogador, de posse de uma cartela, na sua vez, pegará uma ficha que estará em uma pilha virada para baixo. Se o resultado da multiplicação estiver em sua cartela, a ficha deverá ser colocada no lugar correspondente. Caso contrário, a ficha deverá ser descartada e o próximo jogador poderá comprá-la se a mesma lhe servir. Caso não lhe sirva, deverá comprar uma ficha da pilha.
Os jogadores seguintes poderão comprar uma ou mais fichas que estão sobre a mesa ou apenas uma das que estão empilhadas. Vencerá o jogo aquele que conseguir cobrir todos os resultados da sua cartela.
Variação:
. O jogo poderá ser modificado utilizando:
. 04 cartelas contendo as multiplicações;
. 80 fichas com os resultados obedecendo as mesmas regras.

Jogo dos dezessete
Material (para grupo de 04 alunos):
·    01 dado comum;
·    Palitos de fósforo;
·    Material para registro.

Objetivos:
·    Desenvolver o raciocínio lógico;
·    Estimular a contagem;
·    Reconhecimento de quantidade;
·    Adição mental.

Desenvolvimento:
        Cada jogador, na sua vez, joga o dado e registra (no papel ou com material de contagem) os pontos obtidos em cada rodada.
        Quem chegar mais próximo de 17 pontos ganha a partida. Quem estiver chegando perto de 17, pode parar de jogar, se quiser. Haverá empate quando os jogadores fizerem pontos cuja diferença para 17 for a mesma.
        Cada vez que um jogador ganha uma partida, pega dois palitos e em caso de empate, cada um pega um palito.
        O jogo termina após 05 partidas e ganha quem tiver mais palitos.

Jogo das quatro cores



Material (Para grupo de 4 crianças):
·    1 tabuleiro com 24 quadrados coloridos, sendo que cada seis quadrados são de uma cor. Por exemplo: verde, azul, amarelo e vermelho;
·    4 cartelas contendo seis quadrados numerais e três com quantidades, ambos de 1 a 12, sem repetição;
·    24 fichas contendo numerais e quantidades de 1 a 12;
·    1 cubo com as faces nas seguintes cores: verde, azul, amarelo, vermelho, branco e preto.

Objetivo:
·    Reconhecimento de quantidades e numerais.

Desenvolvimento:
    Posiciona-se o tabuleiro no centro e distribui sobre ele as 24 fichas, viradas para baixo. Cada criança escolhe uma cartela e na sua vez, joga o dado. Se o dado cair numa das cores: amarelo, vermelho, azul ou verde, escolhe uma das fichas do tabuleiro da mesma cor da face do dado. Se cair na face preta, perde a vez e se cair na face branca escolhe qualquer ficha do tabuleiro;
     Ao virar a ficha, a criança terá que fazer a relação quantidade-numeral, isto é, quando a ficha tiver o número 5, deverá corresponder com a quantidade cinco da cartela e vice-versa;
   Quando a criança pega uma ficha que tem o correspondente em sua cartela, coloca-a sobre ela, e joga novamente; caso contrário, devolve a ficha no tabuleiro e passa a vez;
    Quando o dado cair numa cor e já não houver mais fichas na cartela sobre esta cor, passa a vez;
    O vencedor será aquele que encher primeiro a sua cartela.
Nomes
Maiara Rocha de Macedo RA: 2400008823
Edilene Caldeira Ribeiro RA: 1299310545



                                                                                    


11 comentários:

  1. PARABÉNS MUITO LEGAL ANDREA E FERNANDA 5 E 6 NA

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  2. Olá meninas, o conteúdo está muito bom.
    JOSIENE 5NA
    IZABEL 5NA

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  3. Rosangela - RA 4423868195 - 6NA22 de novembro de 2014 às 14:06

    A explicação ficou muito boa.

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  4. A explicação ficou muito boa.

    Grupo:
    Ana Carolina Muto Fiori – 5813151104 – 5º NA
    Denise de Fátima Spulveda - 3756638257 - 6º NA
    Gisele Cristina dos Santos Mak - 3730698709 - 6º NA
    Marina Godinho - 5812151110 - 5º NA
    Rosangela Aparecida Russo - 4423868195 – 6º NA
    Roseli Buttini - 5645987687 – 5º NA

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  5. Parabéns meninas, o conteúdo está ótimo as indicações de livros também, parabéns novamente!!

    Grupo 6NA
    Andrea Cicera dos Santos
    Eliana Soares H. Davi
    Gilcely G. Chaia Passere
    Gisella da Cruz Freitas
    Nivalda P. do Nascimento

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  6. Parabéns
    JESSICA MARCANDALLI NEVES 3708610676 6° NA
    NILMA MOREIRA SANTANA 4424701736 6º NA
    PAULA ELIAS AQUINO DA SILVA 5212953458 5° NA
    TUANY RODRIGUES PEREIRA 3731833977 6º NA

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  7. Parabéns Meninas
    O blog esta bem objetivo e interessante.
    Kelly Nascimento Setta RA 4429877307 6na
    Regiane Reche Villa RA 4250830678 6na

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  8. Meninas tudo muito bom parabéns !!!!
    Nome: Maria de Fátima Lima Almeida RA: 3880696328 6º NA
    Maria de Fátima Oliveira de Sousa RA: 4426853431 6º NA

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  9. Bastante conteúdo, boas imagens e bons exercícios, parabéns!
    Nome: Maria Alcione Lopes Silva RA 3733687305 6º NA
    Núzia Maria Ferreira de Souza RA 5262960397 5º NA
    Vânia Maria Magalhães Ribeiro RA 5262960390 5º NA

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  10. Trabalhar com divisão não muito fácil e vocês conseguiram passar um boa forma de explica-la parabéns.

    Angela Lopes do Carmo RA:5605185576
    Fernanda Marques de França RA:5645109863
    Talita Maria da Silva RA:5817153954

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