Grupo Ana Carolina Muto Fiori 5 NA


O que são Técnicas operatórias e fundamentos


Mesmo antes da escola já temos um contato direto com os números, aprendendo a contar a idade, em músicas que contém números ou contando seus brinquedos. Posteriormente já inseridos na vida escolar, aprendemos várias formas de utilização e aplicação desses números, seja no dia-a-dia ou em aplicações específicas. Nas séries iniciais somos apresentados às 4 operações básicas da matemática, adição, subtração, multiplicação e divisão.
Para ensinar essas operações aos alunos cada professor apresenta uma ou mais “técnicas operatórias”, de modo a facilitar o aprendizado. Nem sempre uma mesma técnica, fará com que todos os alunos consigam compreender o conteúdo apresentado. A utilização de materiais de apoio como, ábacos, tangran, material dourado e jogos como xadrez, por exemplo, além de auxiliar no processo de assimilação das crianças, torna o aprendizado mais lúdico e prazeroso. Cabe ao professor selecionar a forma ou as formas de ensinar que atendam as necessidades dos alunos, seja utilizando-se de uma técnica pré-estabelecida ou criando outras possibilidades com seus alunos, desenvolvendo novas técnicas.
Constance Kazuko Kamii, mestra em educação e doutora em educação e psicologia, foi aluna e colaboradora de Jean Piaget, escreveu dentre outros livros a obra: “A criança e o número”. Defendendo a ideia principal de Piaget sobre a construção do conhecimento pela criança. Em um trecho de seu livro observamos essa questão sobre o desenvolvimento de uma técnica que resulta na aprendizagem:

“Quando ensinamos número e aritmética como se nós, adultos, fôssemos a única fonte válida de retroalimentação, sem querer ensinamos também que a verdade só pode sair de nós. Então a criança aprende a ler no rosto do professor sinais de aprovação ou desaprovação. Tal instrução reforça a heteronomia da criança e resulta numa aprendizagem que se conforma com a autoridade  do adulto. Não é dessa forma que as crianças desenvolverão o conhecimento do número, a autonomia, ou a confiança em sua habilidade matemática. (...) Embora a fonte definitiva de retroalimentação esteja dentro da criança, o desacordo com outras crianças pode estimulá-la a reexaminar suas próprias ideias. Quando a criança discute  que 2+4 = 5, por exemplo, ela tem a oportunidade de pensar sobre a correção de seu próprio pensamento se quiser convencer a alguém mais. É por isso que a confrontação social entre colegas é indispensável (...)”

  
BIBLIOGRAFIA


RAMOS, Luzia Faraco. Conversas sobre Números, ações e operações: uma proposta criativa para o ensino da Matemática nos primeiros anos, Luzia Faraco Ramos.- São Paulo: Ática, 2009.


KAMII, Constance. A criança e o número. Campinas: Editora papirus, 2000.


http://revistaescola.abril.com.br/matematica/fundamentos/pensar-matematico-428559.shtml - acesso em 14 de novembro de 2014.



ALUNAS


Ana Carolina Muto Fiori – 5813151104 – 5º NA
Denise de Fátima Spulveda - 3756638257 - 6º NA
Gisele Cristina dos Santos Mak - 3730698709 - 6º NA
Marina Godinho - 5812151110 - 5º NA
Rosangela Aparecida Russo - 4423868195 – 6º NA
Roseli Buttini - 5645987687 – 5º NA  



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Atividade P2-individual

Marina Godinho-RA 5812151110   5°NA

1-Invente um problema que possa ser resolvido com a operação 20x12=240

Júlia tirou várias fotos nas suas férias .Ela quer colocar 12 fotos em cada página de seu albúm .O albúm contém 20 páginas.Quantas fotos ela tirou ao todo?

20x12=240

R:Tirou ao todo 240 fotos.

2-Invente outro problema com os seguintes dados :20 bolinhas /12 reais.

Ricardo quer comprar 20 bolinhas de gude .Economizou em seu cofre 12 reais.Quanto poderá custar cada bolinha?

12,00:20=0,60

R:Poderá custar 0,60 cada bolinha.

3-Leia o problema e verifique quais poderiam ser as perguntas para estes problemas:

a)Em uma caixa contém 10 bombons.

R:Não há resolução

b)Sandra pagou 24 reais por 4 pacotes de meia.

Quanto custou cada pacote de meia?
24:4=6 reais
Se ela comprasse só dois pacotes ,quanto gastaria?
24:2=12 reais

c)Em um auditório há 10 fileiras com 10 poltronas em cada fileira.

Quantas poltronas há ao todo no auditório?
10x10=100

Ao todo no auditório há 100 poltronas.













Atividade P2 – Individual



Rosangela Aparecida Russo – RA 44238681-95 – 6º NA



1-Invente um problema que possa ser resolvido com a operação 20x12=240.

Pedro guarda todo mês 20 bolinhas de gude. Quantas bolinhas de gude ele terá guardado ao final de 12 meses?

R= 20x12= 240 – Ele terá guardado 240 bolinhas.



2-Invente outro problema com os seguintes dados: 20 bolas/12 reais.

Mônica comprou 20 pulseiras por 12 reais. Quanto ela pagou por cada pulseira?

R=12÷20= 0,60 – Mônica pagou 0,60 cada pulseira.



3-Leia o problema e verifique quais poderiam ser as perguntas para estes problemas:

a-Em uma caixa contém 10 bombons.

Enigma sem solução – não há dados suficientes para a resolução.



b-Sandra pagou 24 reais por 4 pacotes de meias.

Quanto custou cada pacote de meias?

R= 24÷4=6 – Custou 6 reais.



c-Em um auditório há 10 fileiras com 10 poltronas em cada fileira.

Quantas poltronas há no auditório?

R= 10x10=100 – Há no auditório 100 poltronas.

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Atividade P2 Individual



1- Invente um problema que possa ser resolvido com a operação 20x12 = 240.

Ana vai dar uma festa e comprou a quantidade exata de convites para seus convidados. Comprou 12 pacotes de convites, contendo 20 unidades em cada pacote. Quantos convites/convidados, Ana terá?

R= 20x12= 240 – Ela terá 240 convidados em sua festa.


2 - Invente outro problema com os seguintes dados: 20 bolas/12 reais.

Maria quer comprar bolas para distribuir aos seus alunos, achou em uma loja um pacote que contém 20 bolas e custa R$ 12,00. Qual o valor de cada bola?

R=12÷20= 0,60 – Cada bola custa R$ 0,60.



3-Leia o problema e verifique quais poderiam ser as perguntas para estes problemas:

a - Em uma caixa contém 10 bombons.

Enigma sem solução – não há dados suficientes para a resolução.


b - Sandra pagou 24 reais por 4 pacotes de meias.

Quanto custou cada pacote de meias?

R= 24÷4=6 – Custou 6 reais.



c - Em um auditório há 10 fileiras com 10 poltronas em cada fileira.

Quantas poltronas há no auditório?

R= 10x10=100 – Há no auditório 100 poltronas.


Ana Carolina Muto Fiori – 5813151104 – 5º NA



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ATIVIDADE INDIVIDUAL  P2                                                         data: 07/10/2014

ROSELI BUTTINI        RA 5645987687

1) Invente um problema que possa ser resolvido com a operação 20 x 12 = 240
Comprei 20 caixas de chocolate, em cada caixa contia 12 unidades.Quantos chocolates
havia ao total? 
20 x 12 = 240 chocolates
Resposta: tenho 240 chocolates ao todo.

2) Invente outro problema com os seguintes dados  20 bolas / R$ 12,00 reais.
Em uma loja de artigos para festas, comprei 20 bolas coloridas e paguei  R$ 12,00 reais no total.
Quanto foi cada unidade de bola?
12,00 : 20 = R$ 0,60 centavos.
Resposta: cada bola colorida custou R$ 0,60 centavos.

3) Leia o problema e verifique quais poderiam ser as perguntas para estes problemas.

a) Em uma caixa contém 10 bombons.
Resposta : enigma sem solução - não há dados suficientes para a resolução.

b) Sandra comprou em uma loja 4 pacotes de meias, ao chegar no caixa, o total foi de
 R$ 24,00 reais.
Quanto custou cada pacote de meia?
24 : 4 = R$ 6,00 
Resposta : cada pacote de meia custou R$ 6,00.

c) No auditório contém 10 fileiras com 10 poltronas em cada fileira.
Quantas poltronas há no auditório?
10 x 10 = 100 poltronas.
Resposta: há 100 poltronas no auditório.

Professora Serjane - Fundamentos e metodologia da Matemática
Roseli Buttini
RA  5645987687
5º NA


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Atividade Cap. 2 PLT - O sistema de numeração decimal


1) O que é o sistema de numeração decimal?

R) O sistema de numeração decimal é uma linguagem matemática que utilizamos no dia-a-dia. É uma linguagem estruturada, organizada e formalizada, para expressar quantidades, posições, medidas, espaços, formas, relações e etc.


2) O que é material dourado e para que serve?

R) O material dourado, é um material composto por sequência de 0 espaços, pode ser feito de cubos, barras e placas. Suas trocas são feitas proporcionalmente de 10 em 10. É utilizado para que as crianças trabalhem agrupamento e reconheçam as dezenas.

3) Quais são as ideias de Maria Montessori em relação ao material dourado?

R) A ideia de Maria Montessori é que as crianças aprendem através do toque, tendo contato com algum objeto (através do tato). A princípio ela desenvolveu o material dourado para trabalhar com crianças que apresentavam algum tipo de dificuldade de aprendizagem. Posteriormente esse material foi se aperfeiçoando para ser utilizado como recurso de aprendizagem por todas as crianças.

4) Como você aprendeu dezena, centena e milhar?

R) Aprendemos através de representação em material concreto, como pro exemplo: palitos de sorvete, botões e tampinhas. Logo após vimos como se trabalha com a representação escrita:     M   |   C   |   D   |   U   

5) Descreva sua aula para ensinar as crianças de 6 anos no 1º ano do ensino fundamental.

R) Trabalharemos de forma lúdica, utilizando jogos como por exemplo o bingo de números, dominó, jogo de trilha, calendário... fazendo com que os alunos percebam que as dezenas estão presentes em seu cotidiano, e mostrando à eles as relações das dezenas com os materiais que estamos utilizando.


ALUNAS

Ana Carolina Muto Fiori – 5813151104 – 5º NA
Denise de Fátima Spulveda - 3756638257 - 6º NA
Marina Godinho - 5812151110 - 5º NA
Rosangela Aparecida Russo - 4423868195 – 6º NA
Roseli Buttini - 5645987687 – 5º NA  




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Atividade individual


Atividade de Classificação




Atividade de Seriação




Ana Carolina Muto Fiori - 5º NA - RA 5813151104



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Atividade individual


Rosangela Aparecida Russo 6º NA RA: 4423868195

Atividade de Classificação




Atividade de Seriação




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Indicação de um livro infantil com conteúdo matemático





Autor: Santos, Suelen Katerine A.
Coleção: Hora de Aprender!
Faixa Etária: De 3 a 5 anos


Resenha do Livro

Aprender brincando é o objetivo da coleção Hora de Aprender! Durante a realização das atividades, a criança conhecerá as letras e as palavras. No livro, a criança encontrará oito páginas de atividades e uma caneta para escrever e apagar quantas vezes for necessário. Além das atividades, o kit traz um quebra-cabeça com figuras e palavras para montar e se divertir. Faça as atividades, brinque com o quebra-cabeça e conheça tudo sobre as letras e as palavras.


Rosangela Aparecida Russo 6º NA RA: 4423868195


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Indicação de livro infantil com conteúdo matemático




Neste livro é possível trabalhar os números de 1 a 10 e a sequencia numérica.


  • Autora: Monique Félix
  • Editora: Melhoramentos
  • Faixa etária: de 4 a 6 anos
Resenha do livro:
Ao recortar o número 1, surgiu um novo companheiro para o ratinho. Ao recortar o número 2, mais um ratinho veio fazer-lhe companhia. E assim o livro foi sendo povoado.


Ana Carolina Muto Fiori - 5º NA - RA 5813151104


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Atividade Individual

Roseli Buttini - 5º NA - RA 5645987687

Atividade de Seriação



Referência Bibliográfica
http://www.ensinar-aprender.com.br/

 Atividade de Classificação




Referência Bibliográfica
http://www.ensinar-aprender.com.br/


Indicação de livro infantil com conteúdo matemático:




Autora: Gislene Latessa
Editora: Ática 
Nível escolar: 1º Estágio - Pré-Escola

Sinopse:

A coleção é composta de três volumes, com as seguintes características:
As noções de cores, posição, grandeza, massa, quantidade, agrupamento, correspondência e geometria são exploradas nos volumes.

O presente volume promove a compreensão, a construção e a assimilação de conceitos 
por meio de atividades que permitem vivenciá-los na prática.

Acompanha: Cartazes das formas geométricas e dos números de 0 a 5 (para o professor); Quebra-cabeças das formas geométricas e Jogo da memória Brincando com números (para o professor e para o aluno).
Conforme novo acordo ortográfico.

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Atividade em grupo

Criar uma situação problema, utilizando o dinheiro, envolvendo unidade dezena e centena para uma criança de nove anos.

1) Ricardo ganha R$ 20,00 de mesada e quer comprar um brinquedo que custa R$ 197,00. Quantos meses terá que juntar sua mesada para comprar o brinquedo que deseja?

R: 20,00+20,00 = 40,00
    20,00+20,00 = 80,00
    20,00+20,00 = 120,00
    20,00+20,00 = 160,00
    20,00+20,00 = 200,00

Ricardo, terá que juntar por 10 meses sua mesada para comprar seu brinquedo.

2) Ricardo foi ao Shopping comprar presente para seus 3 amigos. Levou R$ 500,00. Para João comprou um presente de R$ 150,00, para Pedro comprou um brinquedo de R$ 60,00 e para Gustavo comprou um presente de R$ 30,00. Quanto restou para Ricardo após comprar os presentes?

R:   150                      500
    +  60                    - 240  
      210                      260
    +  30   
      240

Restou para Ricardo após comprar os presentes R$ 260,00



ALUNAS


Ana Carolina Muto Fiori – 5813151104 – 5º NA
Denise de Fátima Spulveda - 3756638257 - 6º NA
Marina Godinho - 5812151110 - 5º NA
Rosangela Aparecida Russo - 4423868195 – 6º NA
Roseli Buttini - 5645987687 – 5º NA  





13 comentários:

  1. FICOU CLARO!!!! PARABÉNS (ANDREA E FERNANDA DA SILVA 5 E 6 NA)

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  2. O texto esta bem sucinto, claro e objetivo.


    Grupo 6NA
    Andrea Cicera dos Santos
    Eliana Soares H. Davi
    Gilcely G. Chaia Passere
    Gisella da Cruz Freitas
    Nivalda P. do Nascimento

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  3. O conteúdo está bem elaborado, simples porém objetivo. urma: 6NA

    Aparecida Silva Rodrigues Carraro RA 4446612928
    Cristiana Rezende Ruela Rodrigues RA 4435869304
    Fátima Aparecida Miranda RA 4200059319
    Glaucia Cassaguera Brandi RA 4430873925
    Marcia Eliana da Conceição RA 4200059323
    Roberta da Silva RA 3723681805

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  4. Olá meninas, o conteúdo está muito bom, claro e objetivo,
    JOSIENE 5NA
    IZABEL 5NA

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  5. Oi meninas... O conteúdo está muito bom, mas acho que falta um pouco de ilustrações,um pouco de cor
    Grupo:
    Camila AlvesRA: 4430900976 6Na
    Diony RA:4416869535 6NA
    Gisele Ap RA:5209949197 5Na
    Marcia Elen RA:179120 6NA
    Pamela Trevisan RA:4655719564

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  6. Meninas,

    O texto esta bem elaborado e objetivo.

    Acreditamos que o professor precisa conhecer as necessidades de cada aluno para utilizar de técnicas especificas e assim facilitar o aprendizado.

    JESSICA MARCANDALLI NEVES 3708610676 6° NA
    NILMA MOREIRA SANTANA 4424701736 6º NA
    PAULA ELIAS AQUINO DA SILVA 5212953458 5° NA
    TUANY RODRIGUES PEREIRA 3731833977 6º NA

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  7. Parabéns Meninas
    O blog esta bem objetivo e interessante.
    Kelly Nascimento Setta RA 4429877307 6na
    Regiane Reche Villa RA 4250830678 6na

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  8. DEU PRA ENTENDER ACHO QUE A COR NÃO FAZ DIFERENÇA....ANDREA E FERNANDA

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  9. Olá meninas,
    Muito bem! O texto de vocês sobre técnicas Op. de fundamento está bem claro e objetivo....
    Participantes da Pagina Grupo da Érika:
    Aline Lourenço de Souza Santos RA: 3704597531
    Erika Dias Martins de Magalhães RA: 4260841949
    Lourdes Aparecida dos Reis Vieira RA: 4424844899
    Maria Aparecida N. Rodrigues de Souza RA: 5812122966
    Maria Aparecida De Queiroz Santos RA: 4345850514
    Moizana Ribeiro dos Santos RA: 3729704711

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  10. Os conteúdos está muito bom,fácil entendimento e clareza as atividades.
    Nome: Maria de Fátima Lima Almeida RA: 3880696328 6º NA
    Maria de Fátima Oliveira de Sousa RA: 4426853431 6º NA

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  11. Olá meninas! Os exercícios estão claros e bem desenvolvidos, parabéns.
    Nome: Maria Alcione Lopes Silva RA 3733687305 6º NA
    Núzia Maria Ferreira de Souza RA 5262960397 5º NA
    Vânia Maria Magalhães Ribeiro RA 5262960390 5º NA

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  12. Muito bem feito! Parabéns! Carmen. RA; 2400008067.

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  13. Meninas muito conteúdo e nenhuma ilustração ou exemplo,ficou claro sobre o que se trata porém necessitava de mais criatividade.
    Angela Lopes do Carmo RA:5605185576
    Fernanda Marques de França RA:5645109863
    Talita Maria da Silva RA:5817153954

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