Grupo Marcio Messias Motta 5NA - 6NA

Indicação de livro que trabalhe com conteúdos matemáticos

Talyta C G Palmeira RA: 4200059331

Livro dos números - Tamanho real

Autora: Aurea Kanashiro
Editora: Atica
Ano de publicação: 1995
Público: Educação Infantil 4 a 6 anos

Sinopse

Um encontro delicioso entre a criança que ainda não sabe contar e os números. As fotos em tamanho natural se transformam em um jogo muito divertido. Edição em capa dura. Considerado altamente recomendável pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil em 1996.

Conteúdos a serem trabalhados

Números, contagem crescente e decrescente.

Referências

<http://www.ebalivros.com.br/produto/id:82211> Acesso em 12 de Set. de 2014



Atividades de Seriação e Classificação desenvolvidas

Talyta C G Palmeira RA: 4200059331




Indicação de livro que trabalhe com conteúdos matemáticos


Kelly Ramos de Sousa Neris   RA: 3708623740

Livro dos números - E o dente ainda doía




Autora: Ana Terra
Editora: DCL
Ano de publicação: 2012
Público: Educação Infantil 4 a 6 anos



Sinopse

Jacaré gosta de tomar banho de sol, folgado e largado. Mas este não conseguia descansar com uma tremenda dor de dente que lhe deu...
Ah, coitado do jacaré! 
Vieram coelho, sapos, ratos, tatus, toupeiras, patinhos e outros bichos para ajudar... Mas, e o dente?
O dente ainda doía!
Descubra como essa história vai acabar, com este livro que Ana Terra escreveu e ilustrou, brincando com os números, em ritmo de lengalenga e bastante diversão!

Conteúdos a serem trabalhados

Números, contagem crescente.

Referências
Terra, Ana
E o dente ainda doía/ escrito e ilustrado por
Ana Terra.- São Paulo: Editora DCL, 2012.

Atividades de Seriação e Classificação desenvolvidas


Kelly Ramos de Sousa Neris   RA: 3708623740



Referências
http://brincandocomcores.blogspot.com.br


Referências
http://escolafazgrande2.blogspot.com.br/

15 comentários:

  1. Atividades

    Marcio Messias Motta RA 5654114717
    Camila Pereira Messias Motta RA 42780546
    Kelly Ramos Neris RA 3708623740
    Talyta C. G. Palmeira RA 4200059331
    Juliana Casseta RA 5212 959875

    1- O que é numero operatório?

    Números operatórios são: Os números que representam uma atividade que poderá sofrer uma ação de adição ou subtração, uma ação que poderá ser desfeita, assim o aluno sera capaz de resolver problemas.

    2- Seriação:

    E organizada pela diferença de forma crescente ou decrescente, por tamanho, peso, largura, comprimento.

    3- Classificação:

    É o ato de criar uma classe formada por elementos com alguns atributos comuns a todos eles, organizar e agrupar pela semelhança.

    ResponderExcluir
  2. 1- O que é sistema de numeração decimal?

    É a linguagem matemática que usamos no dia dia é uma linguagem estruturada, organizada, e formalizada para expressar quantidade, posições, medidas, espaços, formas, relações, etc.

    2- O que é material dourado e para que serve?

    Este material e composto por cubinhos, barras, placas, em um cubo grande e feito de madeira ou EVA.
    É chamado de estruturada quando apresenta as relações entre as peças que o compõem.

    É usado pedagogicamente e estruturado em base de 10 suas trocas são fixas e proporcionais, e obedece a estrutura do sistema de numeração decimal, ou seja, é um material cujas as trocas ocorrem de 10 em 10.

    3- Quando o material dourado foi criado, imaginou-o com uma forma geométrica de representar os números MM costumava dizer que agindo que a criança adquire conhecimentos, e é pelo toque que as crianças pequenas exploram e decodificam o mundo, as crianças pediram para agir por si mesmas. Ela dizia que era apenas uma interprete das crianças.

    4- Aprendemos que uma unidade vale um algarismo de 0 a 9, e uma dezena 10 a 99, e uma centena de 100 a 999, e uma milhar de 1000 a 9999 e assim por diante.

    5- usando a sigla MCDU trabalhamos a seguinte ordem na letra referente a.
    "U" colocamos os algarismos de uma unidade ou seja de 0 a 9.
    "D" colocamos os algarismos de uma unidade ou seja de 10 a 99.
    "C" colocamos os algarismos de uma unidade ou seja de 100 a 999.
    "M" colocamos os algarismos de uma unidade ou seja de 1000 a 9999.

    ResponderExcluir
  3. INDICAÇÃO DE LIVRO QUE TRABALHE COM CONTEÚDOS MATEMÁTICOS
    Marcio m motta RA: 5645114717

    As centopeias e seus sapatinhos

    Literatura e Matemática
    As centopeias e seus sapatinhos
    Milton Camargo, Editora Ática, 1992

    O livro conta a história de uma Centopeinha que sai com sua mãe para comprar sapatos.
    Chegando à loja elas são recebidas pela vendedora Joaninha.

    A Centopeinha pede um sapato vermelho. Joaninha sobe e desce as escadas várias vezes para trazer os pares de sapatos à Centopeinha. Depois de colocados todos os sapatos a Centopeinha percebe que eles estão apertados.

    Ela pede à Joaninha para lhe trazer um número maior e lá vai a Joaninha, sobe desce, sobe desce... E quando traz o último par de sapatos não tem mais forças nem para se levantar.

    Dona Centopeia paga os sapatos e diz à Joaninha que ela está muito cansada e que outro dia voltará para comprar mais sapatos. Joaninha depois de tantos esforços, desmaia.



    http://www.contandohistoria.com/centopeiassapatinhos.htm



    |O que pode ser trabalhado com esta história

    Correspondência um a um.
    Numeração
    Sucessor e antecessor
    Ordem crescente e decrescente
    Valor posicional
    Agrupamento na base 10
    Par e ímpar
    As quatro operações
    Formas geométricas - plana e espacial
    Resolução de problemas
    Sugestões de atividades

    Depois que a professora leu a história, pedir para que os alunos desenhem a parte que mais gostaram.Depois do desenho problematizar: Alguém já viu uma centopeia? Como ela é? Quantos pés tem uma centopeia?
    Quantos bolinhos você acha que tinha na mesa de café? Desenhe
    Quantos chapéus e sombrinhas pegaram a Centopeia e sua filha?
    Quantas vezes você acha que a Joaninha subiu e desceu a escada para pegar os sapatos?
    Quantos pares de sapato a Centopeinha experimentou?

    ResponderExcluir
  4. INDICAÇÃO DE LIVRO QUE TRABALHE COM CONTEÚDOS MATEMÁTICOS
    Camila Pereira Motta RA 4211780546

    O não gostar de Matemática é comum. Habitualmente temos “medo” do que não conhecemos. Com vistas a superação dessa problemática, para essa aula, escolhemos a leitura do “O Diabo do Números”.




    O Diabo do Números

    Autor: Hans Henzensberger/ Sérgio Tellaroli

    Editora: Companhia das Letras

    Resumo: Robert, um menino de 11 anos, é constantemente assombrado por pesadelos. Certa noite, inesperadamente, começa com uma seqüência de sonhos nos quais o vai conviver com um demônio chamado Teplotaxl, que faz todo o tipo de bruxarias com números. De sonho em sonho, Teplotaxl consegue seduzir Robert com contas, cálculos, triângulos, expoentes, etc.

    ResponderExcluir
  5. ATIVIDADES DE SERIAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DESENVOLVIDAS
    Camila pereira motta RA: 4211780546

    ResponderExcluir
  6. GENTE NÃO SEI SE ERA PARA COMENTAR NESTE TRABALHO POR CAUSA DA DATA MAIS SEI LÁ MUITO INTERESSANTE .....(ANDREA E FERNANDA 5 E 6 NA)

    ResponderExcluir
  7. Rosangela - RA 4423868195 - 6NA22 de novembro de 2014 às 13:55

    Bem legal a indicação dos livros, gostei.

    ResponderExcluir
  8. Esta página está bem interessante, clara e objetiva.


    Grupo 6NA
    Andrea Cicera dos Santos
    Eliana Soares H. Davi
    Gilcely G. Chaia Passere
    Gisella da Cruz Freitas
    Nivalda P. do Nascimento

    ResponderExcluir
  9. Parabéns Meninas
    O blog esta bem objetivo e interessante.
    Kelly Nascimento Setta RA 4429877307 6na
    Regiane Reche Villa RA 4250830678 6na

    ResponderExcluir
  10. O blog esta muito bom e as explicações estão bem claras, Gostamos muito das atividades.
    Grupo: 5NA e 6NA


    Andréa Martucheli Teixeira RA: 5812161679
    Katia Rodrigues Martins Roseira RA: 4222833088
    Maria Francinete Ferreira Lopes RA: 4655816200
    Patricia Pereira de Sousa RA: 3737692615
    Vanessa Henrique da Silva RA: 5645110257

    ResponderExcluir



  11. Ótimas as postagens ,claras e objetivas . Parabéns!
    Nome: Maria de Fátima Lima Almeida RA: 3880696328 6º NA
    Maria de Fátima Oliveira de Sousa RA: 4426853431 6º NA

    ResponderExcluir
  12. A indicação de livros e atividades diferentes apresentam boas formas de material para as crianças, parabéns.
    Nome: Maria Alcione Lopes Silva RA 3733687305 6º NA
    Núzia Maria Ferreira de Souza RA 5262960397 5º NA
    Vânia Maria Magalhães Ribeiro RA 5262960390 5º NA

    ResponderExcluir
  13. Legal as indicações de livros....

    Participantes da Pagina Grupo da Érika:
    Aline Lourenço de Souza Santos RA: 3704597531
    Erika Dias Martins de Magalhães RA: 4260841949
    Lourdes Aparecida dos Reis Vieira RA: 4424844899
    Maria Aparecida N. Rodrigues de Souza RA: 5812122966
    Maria Aparecida De Queiroz Santos RA: 4345850514
    Moizana Ribeiro dos Santos RA: 3729704711

    ResponderExcluir
  14. Boas indicações dos livros,vocês poderiam.É um bom material para ser utilizado em sala de aula,parabéns.
    Angela Lopes do Carmo RA:5605185576
    Fernanda Marques de França RA:5645109863
    Talita Maria da Silva RA:5817153954

    ResponderExcluir