Grupo Regiane Reche Villa 6NA

Atividade em grupo
Angelita Miguel da Silva  RA 5812148580     5na
Angelica Aparecida de Oliveira   RA 4491797702  6na
Adjalbas Tenorio da Silva  RA 4200059333  6na
Carla Siqueira  RA 4447873379   6na
Kelly Nascimento Setta  RA 4429877307   6na
Regiane Reche Villa  RA 4250830678     6na



Multiplicando com as mãos

Tobias Dantzig, no interessante livro que já lhe recomendamos, relata um curioso processo para fazer multiplicações com os dedos das mãos. Este método era usado, até pouco tempo, por camponeses de uma região da França. Eles sabiam de cor a tabuada até a do 5 e, para multiplicar números compreendidos entre 5 e 10, como por exemplo, 6 x 9 ou 7 x 8, usavam seus dedos. Vejamos como faziam para obter, por exemplo, 6 x 8.
Numas das mãos, abaixamos tantos dedos quantas unidades o 6 passa de 5; portanto abaixamos 1 dedo.
Na outra mão, abaixamos tantos dedos quantas unidades o 8 passa de 5; portanto abaixamos 3 dedos.
Somamos o número de dedos abaixados, exprimindo a soma em dezenas. No nosso caso temos 1 + 3 = 4 dezenas, isto é, 40 unidades.
A seguir multiplicamos os números de dedos levantados: 4 x 2 = 8 unidades.
Para obter o resultado final, somamos os valores encontrados: 40 + 8 = 48
De fato: 6 x 8 = 48!
Embora, para nós, este procedimento possa não ser prático, ele é, sem dúvida, curioso.
Use-o para obter, por exemplo, 7 x 8, 6 x 7, 7 x 9 e 6 x 9. Verifique que o método também vale para os fatores 5 e 10, que são os extremos do intervalo em que o processo pode ser usado.
A tabuada dos nove e os dedos das mãos

Há um modo interessante para se obter a tabuada do nove usando os dedos das mãos. Coloque as mãos abertas sobre a mesa.
Vamos obter, por exemplo, 3 x 9. Dobre o 3° dedo, a contar da esquerda para a direita.
Veja que, á esquerda do dedo dobrado, ficaram dois dedos e, á sua direita, 7 dedos.
Eis o resultado: 3 x 9 = 27!
Veja como se obtém 6 x 9:
Não é curioso? Experimente obter as outras multiplicações da tabuada do nove.

Métodos de Multiplicação e Divisão dos Egípcios

Período: 3100 a.C.
Assuntos matemáticos envolvidos:
 Fundamentos: multiplicação e divisão de números inteiros;
A multiplicação e a divisão dos egípcios eram efetuadas por uma sucessão de duplicações.
Como exemplo de multiplicação achemos o produto de 12 por 27. A multiplicação é efetuada duplicando 12 até que a soma das duplicações exceda 27.
Escolhemos, na coluna da esquerda, números que somados dêem 27:
Tomamos, na coluna da direita, os valores correspondentes e também os somamos:
Este número é o resultado da multiplicação:
Para efetuar a divisão de 184 por 8 procedemos assim,
Dobramos sucessivamente o divisor 8 até que o número de duplicações exceda o dividendo 184.
Escolhemos, na coluna da direita, números que somados dêem 184:
Tomamos, na coluna da esquerda, os valores correspondentes e somando-os, temos:
Este é o resultado da divisão:

http://www.matematica.br/historia/multdiveg.html
http://blogfundamentosdamatematica.blogspot.com.br/

Enigma de multiplicação 

Aos antigos camponeses russos atribuem alguns matemáticos um processo especial de multiplicação, processo que nada tem de simples mas que não deixa de apresentar uma face curiosa.    Vamos supor que, movidos por uma desmedida excentricidade, resolvemos aplicar o sistema russo para obter o produto do número 36, pelo número 13.
   Escrevemos os dois fatores (36 e 13), um ao lado do outro, e um pouco afastados:

36   13

   Determinemos a metade do primeiro e o dobro do segundo, escrevendo os resultados em baixo dos fatores correspondentes:

36    13
18    26


   Procedamos do mesmo modo com os resultados obtidos; isto é, tomemos a metade do primeiro e o dobro do segundo:

36   13
18   26
9   52


   Vamos repetir a mesma operação: calcular a metade do número à esquerda e o dobro do número à direita. Como chegamos a um número ímpar (que no nosso caso é 9), devemos subtrair uma unidade e tomar a metade do resultado. De 9, tirando 1 fica 8, cuja metade é 4. E assim procedamos até chegarmos ao termo igual a 1 na coluna à esquerda.
Temos, portanto:

36   13
18   26
9   52 ( x )
4   104
2   208
1   416 (x)
   Somemos os números da coluna à direita que correspondem aos números ímpares da coluna à esquerda. (Esses números estão marcados com o sinal ( x ) . ) Essa soma será:

52 + 416 = 468

   O resultado assim obtido (468) será o produto do número 36 por 13.

   Ainda um exemplo: vamos multiplicar, por esse extravagante processo, o número 45 por 32.

45   32 ( x )
22   64
11   128 ( x )
5   256
2   512
1   1024 ( x )


   Somando os números (x), que correspondem aos termos ímpares da coluna à esquerda, obtemos o resultado 1440, que exprime o produto de 45 por 32. O chamado "processo dos camponeses russos", que acabamos de indicar, não passa de uma simples curiosidade aritmética, pois o processo que aprendemos nas nossas escolas pode ser muito burguês, mas não deixa de ser muitíssimo mais simples e mais prático.



Atividade em grupo
Angelita Miguel da Silva  RA 5812148580     5na
Angelica Aparecida de Oliveira   RA 4491797702  6na
Adjalbas Tenorio da Silva  RA 4200059333  6na
Carla Siqueira  RA 4447873379   6na
Kelly Nascimento Setta  RA 4429877307   6na
Regiane Reche Villa  RA 4250830678     6na


Jogos,Brincadeiras e Musicas



Bricadeiras




Adoleta: Várias pessoas formam uma roda. Juntam-se as mãos e vão batendo na mão de cada membro conforme vai passando a música. A música é: “Adoleta, le peti petecolá, les café com chocolá. Adoleta. Puxa o rabo do tatu, quem saiu foi tu, puxa o rabo da panela, quem saiu foi ela, puxa o rabo do pneu, quem saiu foi eu.”
Bate na mão de sílaba em sílaba, fala uma sílaba e bate na mão do companheiro do lado, fala outra sílaba e o companheiro bate na mão da outra pessoa. Assim por diante. A música vai terminar no “eu”. Quando terminar, a pessoa que recebeu o tapa na mão por último terá que pisar no pé de alguém (cada pessoa do jogo só poderá dar um passo na hora que terminar a música). Se ela conseguir, a pessoa em quem ela pisou é eliminada. Se não conseguir, sai.

Corre cotia: É uma brincadeira de pega-pega em forma de ciranda. As crianças adoram. Até mesmo as pequenas, de 3 ou 4 anos, conseguem brincar. Para começar, vamos precisar de um lenço ou um pedaço de pano. Brinca-se assim:
1. As crianças formam uma roda e sentam no chão, menos uma.
2. A criança que sobrou corre pelo lado de fora da roda com o lenço na mão, ao ritmo da ciranda:
Corre cotia
Na casa da tia
Corre cipó
Na casa da avó
Lencinho na mão
Caiu no chão
Moça(o) bonita(o) do meu coração
Criança: Posso jogar?
Roda: Pode!
Criança: Ninguém vai olhar?
Roda: Não!
3. Neste momento, as crianças da roda abaixam a cabeça e tapam os olhos com as mãos. A criança que está fora da roda deixa cair o lencinho atrás de alguma outra que esteja sentada. Quando esta perceber, começa o pega-pega entre as duas. Quem está com o lenço é o pegador. O lugar vazio da roda é o pique.
4. Quem perder, fica fora da roda (ou dentro) e a brincadeira recomeça.
Corre cotia é uma brincadeira que praticamente todo mundo conhece ou já brincou um dia. Naturalmente, em cada lugar, as crianças cantam a ciranda de um modo diferente. Um jeito mais bonito que o outro:Corre cotia, de noite e de dia
Debaixo da cama, da sua tia…

Forca
O enforcador escolhe uma palavra e, em uma folha de papel, coloca-se a inicial da mesma e tantos tracinhos quantas foram às letras que compõem a palavra. O que vai jogar irá dizendo letras. Se elas constarem na palavra escolhida, serão registradas nos lugares correspondentes. Se a letra não constar na palavra, será ponto perdido que representará uma parte do corpo a ser pendurado na forca, se depois do corpo feito (resultado das letras erradas) ainda não estiver solucionado o enigma, o próximo erro corresponderá ao enforcamento. Para tal, faz-se um laço no pescoço do boneco. O enforcado perde o jogo. Quando o enforcador erra a ortografia da palavra escolhida, o jogo é anulado e ele paga uma prenda imposta pelo adversário.

Passa Anel
As crianças são colocadas em roda e uma delas segura um anel nas mãos. As mnaos estáo fechadas em forma de concha de modo que as outras não possam ver o anel, nem quando e para quem este sera passado. Ganha quem descobrir “com que está o anel”.



Queimada
São traçadas três linhas paralelas, distantes mais ou menos 10 metros uma da outra. A linha do meio representa a fronteira entre os grupos. Dois grupos de igual número de crianças colocam-se de frente para linha central, ligeiramente à frente das linhas do fundo. Por um critério estabelecido pelos participantes, é definido o grupo que inicia o jogo. Este grupo seleciona um de seus componentes, o qual deve, de posse da bola, correr até a linha central e arremessá-la contra inimigo. Violentamente, procurando atingir seus componentes e ao queimar seus adversários. Se algum elemento do grupo inimigo pegar a bola no ar ou após ter tocado no chão, deve correr até a linha central e arremessá-la com o mesmo objetivo. Quando algum elemento é queimado, deve passar imediatamente para trás da terceira linha no campo inimigo, entregando a bola ao grupo contrário, e só retorna ao seu campo de origem se conseguir queimar um de seus adversários. Vencerá o jogo o grupo que conseguir trazer o maior número de jogadores para o fundo de seu próprio campo. Observações: Os jogadores não devem pisar nas linhas enquanto a bola estiver em jogo. Se isto acontecer, perdem o direito à posse de bola, caso tenham.
http://brasileirinhos.wordpress.com/brincadeiras/


Musicas

Primavera

Desperta no bosque, gentil primavera 
Com ela chegou o canto 
gorjeio dos sabiás? 
trá-lá-lá? 

Com lindos trinados, 
suaves e belos, 
gentis vão os passarinhos, 
saudando a primavera? 
trá-lá-lá? 


Parece que há festa, 
é em toda a floresta, 
o bosque está perfumado 
com flores de manacá 
trá-lá-lá? 

alguem tem alguma gravaçao? 

A Bruxa

Anda de vassoura (vrum vrum vrum) 
Mexe o caldeirão (Mexe mexe)
É má e feiosa

Asa de morcego,

Pata de Aranha,
Pitada de formiga,
Dente de Piranha!

É a bruxa

Muito malvada
Que quer pegar
A criançada!

Mas a bruxa

Tem um segredo
Se gritar com ela (AAAAAAH!)
Ela morre de medo! 

A Janelinha

A janelinha fecha 
Quando está chovendo 
A janelinha abre 
Se o sol está aparecendo 

Fechou, abriu 

Fechou, abriu, fechou 

Abriu, fechou 

Abriu, fechou, abriu

Corpo Humano

Cabeça,ombros,perna e pé 
Perna e pé 
Cabeça,ombros,perna e pé 
Perna e pé 
Olhos,orelhas,boca e nariz 
Todo mundo é feliz 
Bem feliz!



Ba, Be, Bi, Bo, Bu


Bis : 
O ba, be, bi, bo, bu 
Vamos todos aprender: 

Bis : 

Soletrando o b-a-ba 
Na cartilha do A, B, C. 

Bis : 

O (inicial do nome da pessoa) é uma letra 
Que se escreve no A, B, C. 

Bis : 

O (nome da pessoa) você não sabe 
Quanto eu gosto de você ! 

http://www.letras.com.br/#!musicas-infantis



Jogos

Amarelinha

Como jogar


Uma das versões do riscado daAmarelinha
jogo consiste em pular sobre um desenho riscado com giz no chão, que também pode ter inúmeras variações. Em uma delas, exemplificada na figura ao lado, o desenho apresenta quadrados ou retângulos numerados de 1 a 10 e no topo o céu, em formatooval.
Tira-se na sorte quem vai começar. Cada jogador, então, joga uma pedrinha, inicialmente na casa de número 1, devendo acertá-la em seus limites. Em seguida pula, em um  só nas casas isoladas e com os dois pés nas casas duplas, evitando a que contém a pedrinha.



Chegando ao céu, pisa com os dois pés e retorna pulando da mesma forma até as casas 2-3, de onde o jogador precisa apanhar a pedrinha do chão, sem perder o equilíbrio, e pular de volta ao ponto de partida. Não cometendo erros, joga a pedrinha na casa 2 e sucessivas, repetindo todo processo.
Se perder o equilíbrio, colocando a mão no chão ou pisando fora dos limites das casas, o jogador passa a vez para o próximo, retornando a jogar do ponto em que errou ao chegar a sua vez novamente.
Ganha o jogo quem primeiro alcançar o céu.
Em uma outra versão, mais complexa, o jogo não termina aí. Quem consegue chegar ao céu vira de costas e atira a pedrinha de lá. A casa onde ela cair passa a ser sua e lá é escrito o seu nome (caso não acerte nenhuma, passa a vez ao próximo jogador). Nestas casas com "proprietário", nenhum outro jogador pode pisar, apenas o dono, que pode pisar inclusive com os dois pés.
Nesta versão, ganha o jogo quem conseguir ser dono da maioria das casas.

CINCO MARIAS OU JOGO DAS PEDRINHAS

O jogo da bugalha é um jogo em que o objectivo consiste em pegar pedrinhas no ar. Ganha quem passar cinco fases. Na primeira fase é necessário pegar uma pedrinha de cada vez. Na segunda é necessário pegar duas de cada vez, e assim sucessivamente. Quem deixar cair, perde. Esse jogo também é conhecido, em algumas regiões, como 5 Marias, 7 Marias ou ainda como Aleija Mão
No interior de São Paulo e em algumas outras regiões do país o jogo é constituído pelas fases:
1º - joga-se todas as peças para cima e tenta-se aparar o Maximo delas com as costas da mão. Cada peça que fica nas costas da mão vale dez pontos.
2º - joga-se uma das peças (à escolha de um dos adversários) para cima, e antes que esta caia, pega-se outra do chão (neste momento fica-se com as duas na mão) e em seguida separa esta uma que foi pega ao lado. Este movimento (jogar, pegar, separar) é chamado de jogada e repete-se até que acabem as peças.
3º - igual a fase dois, mas nas jogadas pega-se duas peças por vez.
4º - igual a fase dois, com uma jogada pegando uma, e outra pegando três.
5º - com as cinco na mão, joga-se uma para cima e coloca-se as outras quatro no chão. Joga-se esta uma pra cima de novo e pega-se as quatro.
6º - faz-se um gol com uma mão (polegar e indicador no chão), e enquanto se joga uma peça para cima, da uma palmadinha numa das peças do chão para que estas passem por dentro do gol. a ultima deve ser empurrada para o gol com uma única palmadinha. as demais, com duas.
Cada vez que a pessoa termina esta seqüência, volta ao inicio, somando-se os pontos da jogada anterior.
Se um jogador errar, ele passa a vez para o adversário e quando voltar a ser sua vez, ele pode continuar do inicio da fase em que tinha parado. Para iniciar as jogadas 2, 3 e 4 as peças devem ser jogadas no chão (e não colocadas).
As peças podem ser, alem de pedras, saquinhos (mais ou menos 3x4 cm) de tecido cheios de arroz, sementes, e tudo mais que a imaginação permitir.


jogo de Queimada

Jogo de Queimada
Jogo de Queimada
Queimada é um jogo esportivo muito usado como brincadeira infantil. O material utilizado é uma bola de vôlei ou de borracha, de tamanho médio. O local é um terreno plano, de forma retangular, demarcado por linhas que deve ter mais ou menos 16 m de comprimento por 8 m de largura, sendo dividido em dois campos iguais, por uma linha reta e bem visível traçada no solo. O tamanho do terreno pode variar conforme o número de jogadores.

O jogo pode conter vinte ou mais jogadores. As qualidades desenvolvidas são movimento, destreza, domínio e cooperação. O objetivo do jogo é fazer o maior número possível de prisioneiros em cada campo. O grupo vencedor será aquele que fizer o maior número de prisioneiros dentro de um tempo pré-estabelecido, ou então, aquele que aprisionar todos os jogadores adversários.

Cada time fica situado em um campo e um dos jogadores de cada lado deverá ser colocado atrás da linha de fundo do campo adversário.

A partida do jogo é iniciada com o apito do instrutor, assim um jogador do partido a quem coube a bola arremessa-a ao campo adversário com o objetivo de atingir, “queimar”, algum jogador adversário.

O jogo de queimada também pode ser conhecido por outras denominações, como: Barra Bola; Bola Queimada; Cemitério; Mata-mata; Mata-soldado; Queimado; Caçador no estado do Paraná e Rio Grande do Sul; Carimba no estado do Ceará; Baleado no estado da Bahia.

A brincadeira do jogo de queimada não existe número estabelecido de participantes, as regras não são muito rígidas, porém o objetivo é o mesmo: Eliminar a equipe oposta.




O cabo de guerra é uma brincadeira muito divertida e rápida de fazer, querer somente uma corda e a brincadeira está garantida. O espírito competitivo é muito grande nessa brincadeira e as crianças adoram. Então não perca tempo, pegue a corda, vá para o pático e começe a brincar!


COMO BRINCAR DE CABO DE GUERRA?

CABO DE GUERRA: - (ATIVO)
Material: 1 corda.
Formação:
(Puxar a corda)
Os partidos alinham-se, com os jogadores uns atrás dos outros, segurando cada lado metade de uma corda dividida igualmente entre ambos. A um
dado sinal, começam a puxar a corda. Ganha o partido que se apossar dela toda, ou que houver conquistado a maior parte da corda ao cabo de um
período de um ou dois minutos.
(Cadeia)
Os partidos alinham-se atrás dos seus respectivos chefes, e cada jogador segura pela cintura o que lhe fica em frente. Os dois chefes, que se
defrontam, seguram uma vara em posição horizontal, perpendicularmente a uma linha traçada no solo. A um sinal os partidos puxam para trás,
tratando cada um de fazer todos os jogadores do lado oposto atravessarem a linha. Para tornar o jogo mais fácil, pode-se marcar uma segunda linha a
1,50 m (ou menos) de cada lado da linha central, ganhando o grupo que obrigar os outros a passarem essa marca.
(Em fileira)
Este interessante jogo de tração pode dispensar a corda. Na sua mais simples forma, os partidos formam fileiras de cada lado de uma linha traçada no
soalho ou no chão. Consiste o jogo em puxar os membros do partido oposto, fazendo-os atravessar a linha. O jogador que for assim arrastado passará
para o partido dos seus capturadores. Usando-se uma corda como linha de divisão entre os partidos, os jogadores colocam-se nos seus respectivos
lados, com as mãos na corda, puxando os outros por meio dela. Uma outra variante estipula o uso de varas para cada par de jogadores contrários.
(Caseiro)
Ata-se, no meio de um longo barbante, uma bala, uma ameixa ou qualquer outra guloseima. Cada um dos dois competidores recebe uma extremidade
do barbante, que deverá fazer desaparecer rapidamente na boca, no esforço de chegar primeiro à presa. O vencedor poderá comê-la.

PETECA

Como jogar:
      O jogo consiste em dois ou mais participantes, utilizando-se as mãos, onde a peteca é arremessada ao ar de um jogador para o outro, evitando que a mesma toque o solo numa área definida. É um esporte praticado em várias regiões doBrasil, e tem como origem o estado de Minas Gerais, proveniente dos índios que habitavam aquela região, que utilizavam tocos de madeira e palha amarrados a penas de aves, arremessando o artefato entre si como forma de diversão.
      Regras:

      Os jogos podem ser de simples ou duplas, nos moldes de uma partida de tênis. A quadra apresenta dimensões de 15,0m x 7,5m para duplas e 15,0m x 4,0m para individual, dividido em duas metades, cada uma para o uso de uma das equipes rivais. A altura da rede é variável e depende da idade e do sexo dos participantes. Para jogos da categoria masculino, a rede deverá apresentar uma altura de 2,43m e 2,24m para o feminino e categoria até 12 anos. Detalhes como as dimensões dos quadrados da malha também são especificados: aproximadamente 4 cm por 4 cm. A peteca é posta em jogo através de um saque, no qual o jogador golpeia com a mão a peteca para que passe por cima da rede. A peteca deve ser jogada para a outra metade da quadra com um único toque, sem que tenha tocado o solo. Atualmente utiliza-se o sistema de vantagens para contagem de pontos. Cada partida é disputada em sets, que chegará ao fim quando uma das equipes alcançar 12 pontos ou após 20 minutos de jogo. O componente que ganhar dois sets primeiro, ganha a partida. Outro detalhe importante é que após o saque, o ponto deverá ser finalizado em 30 segundos, ou senão a vantagem será revertida. As regras completas são muito mais específicas e podem ser encontradas nos sítios das federações de peteca (algumas são listadas na última seção).





http://wata-eh-legal.blogspot.com.br/2008/02/jogos-infantis-cabo-de-guerra.html http://pt.wikipedia.org/wiki/Amarelinha
http://www.jogos.antigos.nom.br/5marias.asp
http://www.brasilescola.com/educacao-fisica/jogo-queimada.htm
https://sites.google.com/site/antigasbrincadeirasinfantis/brincadeiras-antigas/pete




Regiane Reche Villa Ra 4250830678                 6 Na





http://centrodeatividades.blogspot.com.br/2010/04/texto-jogo-da-memoria-domino-seriacao.html

http://colorindodesenhos.wordpress.com/2011/04/05/classificacao-de-objetos-atividades/




Aprender com a Tuca é muito divertido. Cada vez que a página é virada, a cobra se move para a página seguinte, destacando as diferentes formas geométricas! Este livro ensinará as crianças a reconhecerem os formatos geométricos que estão a redor. 



Editora Lafonte Edição: 1ª Edição - 2011
Número de Páginas: 20
Autor   Top That Publishing

http://www.martinsfontespaulista.com.br/tuca-a-cobra-403788.aspx/p 


Atividade Individual 
Kelly Nascimento Setta  RA 4429877307   6na


Atividade de classificação e seriação




http://www.ensinar-aprender.com.br/2011/04/atividades-de-seriacao-e-classificacao.html

Livro 








O Sr. e a Sra. Costa resolveram reunir toda a família e vizinhos para um almoço. Convites feitos, cardápio decidido, aluguel de cadeiras e mesas, tudo muito bem planejado. É o grande dia e os convidados vêm chegando... Na confusão em que o enredo se desenvolve, a autora permeia conceitos matemáticos sem deixar a história perder a graça; as demonstrações matemáticas até amarram as situações criadas com muito humor e solidariedade entre os convidados. A ilustração tem um grande papel para a concretização do movimento 'doido' que foi este almoço. Muito divertido.

http://www.casasbahia.com.br/Livro-Espaguete-e-Almondegas-Para-Todos-Uma-Historia-Matematica-Na-Mochila-Marilyn-Burns-e-Debbie-Tilley-213442.html


Atividade individual 

Angelita Miguel da Silva  RA 5812148580     5na




http://www.ensinar-aprender.com.br/2011/04/atividades-de-seriacao-e-classificacao.html


Indicaçao do Livro


 A rica coleção de atividades incentiva a troca de ideias entre os alunos, levando-os ao respeito às diferentes opiniões. - Material complementar: figuras para reconhecimento de formas e cores; figuras diversas — tudo para colagem em atividades do livro-texto. - Em formato maior, o volume 1 está mais atraente, atendendo às necessidades dos alunos de 3 a 4 anos. - A Assessoria Pedagógica, colorida, vem impressa em papel de qualidade especial e tem novo formato, muito mais prático. Traz a reprodução completa do livro do aluno, página a página, propostas didáticas e sugestões de livros. - Aprendizagem prazerosa de Matemática: histórias,músicas,adivinhas, atividades de pintura, recorte e colagem.


http://www.casasbahia.com.br/Marcha-Crianca-Matematica-Educacao-Infantil-Volume-1-292494.html

Atividade Individual

Angelica Aparecida de Oliveira   RA 4491797702  6na
http://www.ensinar-aprender.com.br/2011/04/atividades-de-seriacao-e-classificacao.html


Indicação do Livro 


As noções de cores, posição, grandeza, massa, quantidade, agrupamento, correspondência e geometria são exploradas nos volumes; - o volume 1 promove a compreensão, a construção e a assimilação de conceitos por meio de atividades que permitem vivenciá-Ios na prática; - o volume 2 apresenta exercícios que ajudam o aluno a fazer generalizações e aplicar os conceitos aprendidos; - o volume 3, para Classes de alfabetização, explora situações-problema, que possibilitam as generalizações e a construção de conceitos; - um Suplemento pedagógico acompanha cada ano com sugestões diversificadas para cada disciplina. Material complementar - Volume 1: Cartazes das formas geométricas e dos números de 0 a 5 (para o professor); Quebra-cabeças das formas geométricas e Jogo da memória Brincando com números (para o professor e para o aluno). - Volume 2: Cartazes dos números de 0 a 9 (para o professor); Jogo de cartas Pega monte e de tabuleiro Patinhos na lagoa (para o professor e para o aluno). - Volume 3: Cartazes dos números de 0 a 20 (para o professor); Jogo de fichas Contando carneirinhos e Jogo de dado Papa-tudo (para o professor e para o aluno). 


http://www.extra.com.br/livros/Didaticos/EducacaoInfantilPre-Escola/Circo-dos-Numeros-Iniciacao-a-Matematica-Volume-3-3-Estagio-da-Pre-Escola-293552.htm


Atividade Individual


Adjalbas Tenorio da Silva  RA 4200059333  6na








Indicaçao de livro


Livro - Saber e Fazer: Matemática - 4 Anos - Educação Infantil













Livro - Saber e Fazer: Matemática - 4 Anos - Educação Infantil
Esse livro propõe-se a analisar o conteúdo da matemática na educação infantil. De maneira fácil e clara, as autoras tecem comentários sobre os conceitos da disciplina e sobre a prática do professor na escola. O objetivo aqui é pensar um curso estimulante e adequado ao aluno. 



http://www.americanas.com.br/produto/116441369/livro-saber-e-fazer-matematica-4-anos-educacao-infantil

http://www.ensinar-aprender.com.br/2011/04/atividades-de-seriacao-e-classificacao.html

http://colorindodesenhos.wordpress.com/2011/04/05/classificacao-de-objetos-atividades/

Atividade Individual

Carla Siqueira  RA 4447873379   6na





http://www.ensinar-aprender.com.br/2011/04/atividades-de-seriacao-e-classificacao.html

http://colorindodesenhos.wordpress.com/2011/04/05/classificacao-de-objetos-atividades/


Indicaçao de livro





Depois da viagem para o País da Gramática, a turma do Sítio do Picapau Amarelo decide se aventurar pelo universo dos números e das operações matemáticas. Só que agora, ao invés de todos arrumarem suas coisas e partirem rumo à aventura, é o País da Aritmética que desembarca no Sítio e se apresenta num circo organizado pelo sábio sabugo. Entre uma reinação e outra, os artistas da matemática mostram para Emília, Narizinho e toda a turma como essa matéria pode ser bem divertida.


http://www.saraiva.com.br/aritmetica-da-emilia-edicao-comemorativa-2642008.html?PAC_ID=25371

Atividade em grupo

O sistema de Numeração Decimal


O que é sistema de numeração decimal?
E a linguagem matemática que usamos no dia a dia . E uma linguagem estruturada, organizada e formalizada para expressar quantidades , posições ,medidas,espaços,formas,relações etc.

O que é o material dourado e pra que serve?
E um material chamado de estruturado quando apresenta as relações entre as peças que compõem. O material dourado , criado pela educadora italiana Maria Montessori, e usado pedagogicamente e estruturado em base de 10 .Suas trocas são fixas e proporcionais , e obedecem a estrutura do sistema de numeração decimal ;ou seja , e um material cujas trocas ocorrem de 10 em 10 .Ele e composto por cubinhos , barras , placas em cubo grande :e feito de madeira ou eva.
O cubinho menor representa a unidade. A barra representa a dezena  e e formada por 10 cubinhos. Dez cubinhos valem o mesmo que uma barra.
A placa representa a centena e e formada por 10 barras. Dez barras valem o mesmo que uma placa. 
O cubo maior representa 1.000 unidades e e formado por 10 placas.Dez placas valem o mesmo que um cubo grande.
Serve para auxiliar as crianças a diferencia  o que e centena e dezena.

Quais são as ideias de Maria Montessori em relação ao material dourado?
Como psiquiatra, ela especializou-se em crianças com deficiencias mentais, acreditando  que elas precisassem muito mais de um metodo pedagogico que da medicina.Sua teoria nasceu da pratica intensa, dia a dia com cada criança.Para ela , escolas normais nao sabiam estimular as potencialidades naturais das crianças.
Quando criou o material dourado, imaginou-se como uma forma geometrica de representar os numeros. Originalmente, a barra era composta de 10 contas amarradas em um arame, enquanto a placa era uma arrumaçao de 10 barras, composta 100 contas, formando um quadrado .E os 10 quadrados (placas) sobrepostos e ligados formavam um cubo com 1.000 contas.
Maria Montessori costumava dizer  que e agindo que a criança adquire conhecimento, porque o intelecto passa pelas maos , e e pelo toque que as crianças pequenas exploram e decodificam o mundo: que cada criança tem seu ritmo proprio ; e que, se a escola deixasse, as crianças pediriam para agir por si mesmas. Ela dizia que era apenas uma interprete das crianças.

Como você aprendeu Dezena, Centena e Milhar?
A professora utilizada o metodo da Maria Montessori que seria os cubos que ajudavam a representa centena, a dezena e a milhar.

Descreva sua aula para ensinar dezena para as crianças de 6 anos no 1ºano do ensino fundamental

Bingo

OBJETIVO:
-desenvolver o raciocínio lógico-matemático;
-reconhecer os sons das palavras;
-reconhecer a ortografia de palavras do seu vocabulário;
-reconhecer numerais
-exercitar as quatro operações.
MATERIAL
-recorte de papel cartão em retângulos de 10 x 7 cm;
-desenhe, nos cartões, seis quadrados com pincel atômico;
-nestes quadrados escreva os números ou palavras que serão trabalhados;
-repita estas mesmas palavras ou números, em pequenos papéis quadriculados;
DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE:
Brinca-se como no jogo de bingo tradicional. De preferência o professor não deve mostrar a ficha ditada (cantada) para que os alunos descubram sozinhos a palavra ou o número em sua cartela. Se necessário o professor pode auxiliá-los.
As cartelas do bingo devem ser feitas conforme o conteúdo a ser desenvolvido. Exemplo:
-       bingo de palavras com dígrafos, ou sílabas estudadas, dando ênfase ao que se quer desenvolver, deixando que o aluno descubra as sílabas das palavras através dos sons produzidos;
-       bingo de operações, onde o aluno efetua a operação ditada, buscando em sua cartela o resultado correspondente.

http://cantinho-priscila.blogspot.com.br/2011/03/sugestao-de-71-jogos.html
E o PLT





Nome do grupo

Angelita Miguel da Silva  RA 5812148580     5na
Angelica Aparecida de Oliveira   RA 4491797702  6na
Adjalbas Tenorio da Silva  RA 4200059333  6na
Carla Siqueira  RA 4447873379   6na
Kelly Nascimento Setta  RA 4429877307   6na
Regiane Reche Villa  RA 4250830678     6na



Atividade Individual

Regiane Reche Villa  RA 4250830678


1- Monica foi ao mercado e comprou um carrinho para seu filho, ao pagar decidiu parcelar 20 vezes  com parcelas de R$12,00.Qual e o valor total do carrinho?


20 x12=240,00



2-Paulo comprou 20 bolinhas de gude por R$ 12,00. Qual e o valor de cada bolinha ?

12/20= 0.60 cada




3-
a-Tenho uma caixa com 10 bombons ,dei 4 bombons para o Joãozinho e 3 Mariazinha. Quantos bombons restaram na caixa ?

10-4= 6
6-3= 3 bombons restaram na caixa



B- Sandra pagou 24 reais por 4 pacotes de meia .Qual e o valor de cada pacote ?

24/4= 6 cada pacote



C- Em um auditório ha 10 fileiras com 10 poltronas em cada fileira , dessas poltronas 60 estão ocupadas.Quantas poltronas ainda estão livres?



10 x 10=100

100 - 60 = 40 poltronas ainda estão livres


Enigma

Num sítio existem 21 bichos, entre patos e cachorros. Sendo 54 o total de pés desses bichos, calcule a diferença entre o número de patos e o número de cachorros.





9 comentários:

  1. até agora esta de parabéns ANDREA E FERNANDA 5 E 6 NA

    ResponderExcluir
  2. Rosangela - RA 4423868195 - 6NA22 de novembro de 2014 às 14:14

    A página de vocês está bem bonita, colorida.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pessoal, esta página está ótima dinâmica, colorida e divertida!!


    Grupo 6NA
    Andrea Cicera dos Santos
    Eliana Soares H. Davi
    Gilcely G. Chaia Passere
    Gisella da Cruz Freitas
    Nivalda P. do Nascimento

    ResponderExcluir
  4. Ola pessoal o conteúdo esta bem elaborado, simples porem objetiva

    Grupo 5NA E 6NA
    Andrea Martucheli
    Katia Rodrigues
    Maria Francinete
    Patricia Pereira
    Vanessa Henrique

    ResponderExcluir
  5. oi meninas a pagina de vocês estar bem objetiva.
    josiene 5na
    izabel 5na

    ResponderExcluir


  6. Conteúdos claros e objetivos .Parabéns!!!!
    Nome: Maria de Fátima Lima Almeida RA: 3880696328 6º NA
    Maria de Fátima Oliveira de Sousa RA: 4426853431 6º NA

    ResponderExcluir
  7. Oi garotas adorei as atividades , está bem coerente.
    Maria Alcione RA 3733687305
    Nùzia Maria RA 5262960397
    Vania Maria RA 5262960390

    ResponderExcluir
  8. Gostamos muito de multiplicação com os dedos pois eles são algo inseparável de todos nós e prático em meio a qualquer situação de urgência.
    Angela Lopes do Carmo RA:5605185576
    Fernanda Marques de França RA:5645109863
    Talita Maria da Silva RA:5817153954

    ResponderExcluir