domingo, 31 de agosto de 2014



 JOGOS MATEMÁTICOS
O cozido

Neste jogo o professor diz que vai fazer uma sopa e que as peças serão os ingredientes. Coloca uma panela (real ou imaginária) sobre a mesa e descreve algumas coisas: preciso de uma cenoura, ela é grande Atividades com jogos para explorar a matemática na educação infantil amarela  e redonda, preciso de algumas cebolas, pequenas e azuis, preciso de alhos  pequenos e amarelos, etc. A cada peça colocada o professor mexe com a  colher (real ou imaginária) prova e faz careta. Quando acha que já esta  bom pergunta  se mais alguém quer provar e brinca de faz de conta que distribui  porções  para as crianças.

 http:/4.bp.blogspot.com/-1VZ4KuwQnZU/T9PTUjZAtLI/AAAAAAAAAFI/2rMwIcFI1cQ/s400/jogos_matematicos.jpg
http://www.centrodeciencias.org.br/pdf/apostila_capacitacao_matematica.pdf

       Dominó das quatro cores
 Como um quebra-cabeça, o desafio do jogo consiste em compor um quadrado  com as peças de modo que cores iguais não sejam vizinhas, nem mesmo  pelos vértices.  Jogado em duplas, cada jogador, à sua vez, escolhe uma peça e a coloca Atividades com jogos para explorar a matemática na educação infantil sobre uma base quadrada (a peça não precisa ser adjacente à última colocada). Perde o jogo aquele que não conseguir, à sua vez, colocar uma peça dentro da área do quadrado, seguindo as regras.  Cada jogador escolhe nove peças ao iniciar a partida. À sua vez, só poderá colocar uma dentre as peças pré-selecionadas. O jogo prossegue até que um dos jogadores não possam mais colocar peças para formar o quadrado. Ganha quem ficar com menos peças ao final da partida.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiPlLKxmOIHXn6nEn2izf4tZiBp1DvPpEGzr-4X-YhDGq7Q3p-nvznFsZE0AnHh2YgMmlW-bdC10z08kGuqkG4NOsntgz_c4iWBF3rXzcaNcD5jKqhKvMywk_J8SaDmSxUmvnvPwFSEvZFH/s1600/DSC02426.JPG

     JOGO DE BOTÃO
O Jogo que consiste em uma tábua (onde são desenhadas linhas de futebol de campo); fichas (representado os jogadores); um botão pequeno (bola); uma palheta (pequena ficha). Os jogadores são representados pelas fichas. A impulsão destes, sob a bola, é feita pelos competidores com auxílio da palheta. As regras do jogo assemelham-se ao futebol de campo. Quando o competidor, imprimindo a palheta sobre o botão-jogador, não conseguir atingir a goleira, a jogada passará ao seu adversário. Apenas dois elementos podem jogar. Um terceiro faz papel de juiz. Estabelece-se um tempo de jogo, ao término do qual será vencedor quem obtiver maior número de gols. Este jogo pode ser obtido em lojas de brinquedos que já possuem os kits com as fichas com logomarcas de times, as goleiras, a bola e a palheta.

ttps://www.google.com.br/?gws_rd=ssl#q=jogo+de+bot%C3%A3o


                  Alfabetização Matemática

Aprender a manipular, contar, ordenar em sequência, perceber e fazer movimentos coordenados, desenvolver a memória, resolver operações matemáticas com as mãos é muito significativo para as crianças. Imagem, corpo e conhecimento envolvendo Matemática.

http://rosangelaprendizagem.blogspot.com.br/p/alfabetizacao-matematica.html





        Jogo do castelo

Neste divertido jogo criado com exclusividade para o site de NOVA ESCOLA, a criança é desafiada a descobrir os números que faltam no quadro numérico. Dessa forma, percebem as regularidades do sistema de numeração decimal.


Nome: Maria de Fátima Lima Almeida RA: 3880696328 6º NA
Maria de Fátima Oliveira de Sousa RA: 4426853431 6º NA
Maria Alcione M. Lopes Silva RA:3733687305  6 ºNA
Vânia Maria  M. Ambrosio RA:5262960390  5º NA
Núzia Maria F. de Souza RA:5262960397  5º NA
Carmen Lucia V.B. Batista RA:2400008067 5º NA
Rosany  Bemvindo  Martins RA:8618259606   5º NA


Nenhum comentário:

Postar um comentário