Grupo Andrea Cicera

Atividades Individuais






Nome: Andrea Cicera dos Santos  RA:  3708602149  Turma : 6NA

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Indicação de Livro Infantil para trabalhar matemática em sala de aula





Com este livro o professor(a) pode trabalhar números decimais, as quatro operações, tabuada, fração dentre outras coisas.  Além de estimular a leitura e a imaginação.

Lobato Monteiro. Aritmetica da Emilia. 1º Ed. São Paulo.Globo:2009.


Faixa etária: 6 anos



Nome: Andrea Cicera dos Santos  RA:  3708602149  Turma : 6NA


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Atividade em Grupo



O sistema de Numeração Decimal


O que é sistema de numeração decimal?
É uma linguagem estruturada, organizada e formalizada para expressar quantidades, posições, medidas, espaços, formas, relações etc.

O que é o material dourado e pra que serve?
É um material estruturado composto por cubinhos, barras, placas e um cubo grande feito de madeira ou EVA, cujas trocas ocorrem de 10 em 10.
O material dourado serve para representar os números.

Quais são as ideias de Maria Montessori em relação ao material dourado?
Montessori acreditava que as crianças com deficiência mentais, precisavam muito mais de um método pedagógico, que da medicina. Pois, as crianças precisavam de estímulos para desenvolver suas potencialidades.
A autora costumava dizer ainda que é agindo que a criança adquire conhecimentos, porque o intelecto passa pelas mãos, e é pelo toque que as crianças pequenas exploram e decodificam o mundo; que cada criança tem seu ritmo próprio; e que, se a escola deixasse, as crianças pediriam para agir por si mesmas.

Como você aprendeu Dezena, Centena e Milhar?
A professora desenhava o jogo da velha na lousa e classificava cada coluna, começando da direita para esquerda com dezena, no meio centena e na última milhar.

Descreva sua aula para ensinar dezena para as crianças de 6 anos no 1ºano do ensino fundamental.
Material
Bexigas coloridas

Desenvolvimento
Colocar as bexigas no meio da sala e pedir que cada aluno escolha uma bexiga e formem grupos os que estão com a mesma cor, depois fazer a contagem para saber quantidade de cada bexiga por grupo.
Perguntar qual a quantidade de balões para formar a dezena e se a quantidade de cada grupo forma uma dezena. Após essa dinâmica passar uma atividade pedindo para pintar os balões( com os números dentro) que correspondem a dezena.


Referência Bibliográfica 
Ramos, Luzia Faraco.Conversas sobre números, ações e operações: Uma proposta criativa para o ensino da matemática nos primeiros anos. São Paulo: Ática, 2009.


Grupo:
Andrea Cicera dos Santos  RA: 3708602149
Eliana Soares H. Davi          RA: 3775765074
Gilcely G. Chaia Passere    RA: 4200059336
Gisella da Cruz Freitas       RA: 3712804258
Nivalda P. do Nascimento  RA: 4211794944
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Atividade individual


Atividade de Classificação










Atividade de Seriação






  Fonte: http://pt.slideshare.net/SilvileneOliveira/matemtica-25823930   Acesso em: 13/09/2014 às 19:03

 
Livro: "O Menino, o Dinheiro e os três Cofrinhos"





 




Introduz a criança no universo das relações com o dinheiro por um caminho lúdico e poético, semeando desde cedo a importância do hábito de poupar, tendo como metas principais:

Desenvolver hábitos de consumo consciente.
Planejar sonhos de curto, médio e longo prazo.
Desenvolver o hábito de poupar.
Refletir sobre o que o dinheiro pode comprar ou não.


Faixa etária: a partir de 4 anos.

DOMINGOS, Reinaldo. O Menino, o Dinheiro e os Três Cofrinhos. Editora DSOP. São Paulo - 2011.

Nome: Eliana Soares H. Davi RA 3775765074 6NA

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Atividade de Classificação














 






Atividade de Seriação






Fonte www.ensinareaprender.com.br  Acesso 14-09-14 as 18:00



Livro Chá das dez






SISTO, Celso. Chá das dez, Ilustrações de Duke. Belo Horizonte. Ed. Aletria, 2009



Indicado para educação infantil pois ensina as crianças a contarem de 1 a 10.


Nivalda Pereira do Nascimento RA 4211794944 6NA


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Atividade de Classificação

Fonte www.ensinar-aprender.com.br acesso em 15/09/2014 às 23:37

Atividade de Seriação


Numere a ordem correta

Fonte http://especialpedagogia.blogspot.com.br/2011/02/seriacao.html acesso em14/09/2014



O macaco que calculava




FLORA, Anna, O macaco que calculava, Ilustrações de Cláudio Martins, Coleção “Macaco
Disse”, Editora Formato.
Indicado para a educação infantil.
É um livro simples, lúdico que ajuda a criança a se envolverem com a matemática.

Gisella da Cruz Freitas - RA: 3712804258 - 6º NA
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Livro infantil que trabalhe conteúdos matemáticos




O livro leva a criança ao mundo encantado do tempo, mostrando a importância dos 

minutos, dos segundos,das horas, dos anos, dos séculos...aborda conteúdos como 

medidas do tempo, como calcular o tempo , conceito de grandezas e medidas.




Autora : Ana Vicente

Ilustrações : Madalena Matoso

Coleção : Mundo de Histórias

Indicação : À partir de 7 anos


Nome: Gilcely Graciano Chaia Passere   RA: 4200059336 - 6NA

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                                                  Atividade Individual - P2

1.) Invente um problema que possa ser resolvido com a operação: 20 x 12 = 240
Princesa Ariel comprou 12 mamadeiras por R$ 20,00 cada uma. Quanto ela gastou?
R. 12 x R$ 20,00 = R$ 240,00
Ela gastou R$ 240,00 reais.

2.) Príncipe Eric tem R$ 12,00 e quer comprar 20 bolas para seus sobrinhos, se cada bola custa R$ 2,00, o dinheiro que ele possui é suficiente?
R. 20 x 2 = 40
40 - 12 = 28
O dinheiro que possui não é suficiente, faltam R$ 28,00 para ele conseguir fazer sua compra.

3.) Leia o problema e verifique quais poderiam ser as perguntas para esses problemas:
a.) Em uma caixa contém 10 bombos.
R. Problema sem solução, não há dados suficientes para resolvê-los, apenas uma informação.
As crianças dirão: - Professora não dá pra fazer essa conta, não.

b.) Sandra pagou 24 reais por 4 pacotes de meia.
R. Quanto custou cada pacote de meia? 
Quantas meias havia em cada pacote?
24 dividido por 4 = 6
R. As crianças dirão: - Tem que dividir né professora? outras dirão: - Dividir não, tem que multiplicar.

c.) Em uma auditório há 100 fileiras com 10 poltronas em cada fileira.
R. 10 x 10 = 100
R. Quantas pessoas cabem no auditório?
As crianças calcularão mentalmente.

Eliana Soares H. Davi RA. 3775765074 6NA
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 Atividade P2   -   Individual

1 - Invente um problema que possa ser resolvido com a operação 20x12=240.

R. Na escola de Renata foi realizado um baile de primavera.Das 20 salas de aula,compareceram apenas 12 alunos de cada sala.Quantos alunos foram ao baile?
(20x12=240 - Foram ao baile de primavera da escola de Renata 240 alunos)

2 - Invente outro problema com os seguintes dados: 20 bolas / 12 reais.

R. Jorge pratica tênis.Com o campeonato se aproximando Jorge precisa de 20 bolinhas para treinar,porem só possui R$12,00.Quanto deve custar cada bolinha para que Jorge consiga comprar a quantidade necessária?  
(R$12,00 : 20= R$0,60 - Cada bolinha de tênis que Jorge ira usar custara R$0,60)

3 - Leia o problema e verifique quais poderiam ser as perguntas para estes problemas.

a) Em uma caixa contém 10 bombons.

R. Não existe uma solução possível, já que não há dados suficientes para resolvê-los, apenas uma informação.

b) Sandra pagou R$ 24,00 reais por 4 pacotes de meias.

R. Quanto custou cada pacote de meia? 
(R$24,00 : 4=R$6,00 - Cada pacote de meia custou R$6,00).
c) Em um auditório há 10 fileiras com 10 poltronas em cada fileira.

R. Quantas cadeiras há no auditório? 
(10x10=100 - No auditório ha  100 cadeiras)

NOME: Nivalda Pereira do Nascimento - RA: 4211794944 - 6NA
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Atividade Individual

1 - Invente um problema que possa ser resolvido com a operação 20x12=240.


Fui ao mercado e comprei 20 pacotes de bala.Cada pacote tem 12 unidades. Quantas balas têm ao todo?

R.     20
      x12 
        40
      20+
     240 
Têm 240 balas ao todo.

2 - Invente outro problema com os seguintes dados: 20 bolas / 12 reais.

Papai foi na loja de brinquedos e comprou 20 bolas para presentear seus filhos e sobrinhos. Ele pagou 12 reais ao todo. Quanto papai pagou em cada bola?

R.   12  I20   
     - 120  0,6 
       000
Pagou 0,60 centavos em cada bola.

3 - Leia o problema e verifique quais poderiam ser as perguntas para estes problemas. 

a) Em uma caixa contém 10 bombons.
Não tem solução, devido não ter informações suficientes.

b) Sandra pagou R$ 24,00 reais por 4 pacotes de meias. 
Quanto custou cada pacote de meias?
R.  24 I4      
    -24   6
     00
Cada pacote custou 6,00 reais.

c) Em um auditório há 10 fileiras com 10 poltronas em cada fileira.
Qual é a capacidade do teatro?
R.  10
   x10
    00 
  10+
 100

O teatro têm a capacidade de 100 pessoas.


Nome: Andrea Cicera dos Santos  RA:  3708602149   6NA
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Enigma Matemático


A atividade a seguir foi respondida por uma criança de 9 anos. Seu nome é Bruna e estuda na escola EMEF Desembargador Francisco Meireles. 



Fonte: Arquivo pessoal

Fonte: Arquivo pessoal

Leonardo, Maurício e Marcello são amigos e acabaram de ganhar suas mesadas.
Leonardo tem R$ 9,00, Maurício tem o dobro de Leonardo, e Marcello é o que tem mais. Ele tem R$ 103,00.

Qual é o valor da mesada do Maurício?   
R.  9,00 
        x 2 
     18,00

Qual é o valor que eles tem juntos?  R$ 9,00 + R$ 18,00 + R$ 103,00 = R$ 130,00.
R.        9,00 
   +   ²18,00

       103,00 
       130,00

Esse enigma trabalha o dinheiro, a unidade, a dezena e a centena.


Agradecimento

Gostaríamos de agradecer a escola EMEF Desembargador Francisco Meireles, por ter colaborado com o nosso trabalho acadêmico. 


Grupo 6 NA

Andrea Cicera dos Santos  RA: 3708602149
Eliana Soares H. Davi          RA: 3775765074
Gilcely G. Chaia Passere    RA: 4200059336
Gisella da Cruz Freitas       RA: 3712804258
Nivalda P. do Nascimento  RA: 4211794944
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Atividade Individual
1-) Invente um problema que possa ser resolvido com a operação 20 x 12 = 240.
R. Carol pagou R$ 20,00 em 12 bolsas, quanto Carol gastou?
20,00 x 12 = 240
Carol gastou R$ 240,00
2-) Invente outro problema com os seguintes dados: 20 bolas/ 12reais
R. Comprei 20 bolas para dar para as crianças do meu bairro, paguei R$ 12,00 nelas, mas faltaram mais 40 bolas, quanto me custarão essas bolas a mais?
40 / 20 = 2
12 x 2 = 24
Me custarão R$ 24,00
3-) Leia o problema e verifique quais poderiam ser as perguntas para estes problemas.
a) Em 1 caixa contém 10 bombons.
R. Não é possível resolver esse problema, pois faltam informações
b) Sandra pagou 24 reais por 4 pacotes de meias.
R. Quanto ela pagou em cada pacote?
24/4 = 6
Sandra pagou 6 reais em cada pacote.
c) Em 1 auditório há 10 fileiras com 10 poltronas em cada fileira.
R. Quantas pessoas cabem no auditório?
10 x 10 = 100
Cabem 100 pessoas no auditório.


Gisella da Cruz Freitas - RA 3712804258 - 6º NA
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Atividade em Grupo



Adição e Subtração Complexas



Marcos está economizando para comprar uma bicicleta. Ele ganhou R$200,00 de sua tia e R$225,00 de sua madrinha. Em um anúncio de jornal divulgado por uma loja, ele encontrou as seguintes ofertas:

Fonte: http://www.colombo.com.br/produto/Esporte-e-Lazer/Bicicleta-Aro-26-Runner-SX-Masculina-21-Marchas-V-Brake-Fischer;jsessionid=33DBBD40AEF9514A416A6E25379CFB8E.site-4 acesso em: 17 nov.2014.


                       OFERTA 1                                                            OFERTA 2
                   Bicicleta Aro 26                                                     Bicicleta Aro 26
                  Quadro de Aço                                                      Quadro de Alumínio
                   R$ 519,00                                                                R$ 672,00

De acordo com as informações resolva os itens a seguir e calcule:
a)    Quantos reais Marcos possui?
b)    Quantos reais faltam para Marcos comprar a bicicleta da oferta 1?
c)    Quantos reais faltam para Marcos comprar a bicicleta da oferta 2?




Grupo 6 NA

Andrea Cicera dos Santos  RA: 3708602149
Eliana Soares H. Davi         RA: 3775765074
Gilcely G. Chaia Passere    RA: 4200059336
Gisella da Cruz Freitas       RA: 3712804258
Nivalda P. do Nascimento  RA: 4211794944

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17 comentários:

  1. Meus alunos amam o livro chá das dez!!!!É das velhinhas é super legal!!!!

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  2. Gercina -RA5812113912
    Essa atividade vai ajudar o aluno a arma e efetua as continhas, subtração e divisão e exercício de raciocínio.

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  3. Eu adorei as atividades e o vídeo do enigma também. Camila Dias 6 NA 3730695424

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  4. Muito boa a atividade de subtração e adição, modelo diferenciado que ajuda bastante no raciocínio dos alunos! Grupo Camila Alves 4430900976

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  5. Gostei da colocação da atividade bem objetiva. A criança vai conseguir interpretar a atividade. Turma: 6NA

    Aparecida Silva Rodrigues Carraro RA 4446612928

    Cristiana Rezende Ruela Rodrigues RA 4435869304
    Fátima Aparecida Miranda RA 4200059319
    Glaucia Cassaguera Brandi RA 4430873925
    Marcia Eliana da Conceição RA 4200059323
    Roberta da Silva RA 3723681805

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  6. Parabéns vocês fizeram uma atividade bem objetiva.
    Josiene 5na
    Izabel 5na

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  7. Rosangela - RA 4423868195 - 6NA22 de novembro de 2014 às 13:20

    Atividade objetiva e clara, o desenho ajuda o raciocínio das crianças.

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  8. Atividade objetiva e clara, o desenho ajuda o raciocínio das crianças.

    Grupo:
    Ana Carolina Muto Fiori – 5813151104 – 5º NA
    Denise de Fátima Spulveda - 3756638257 - 6º NA
    Gisele Cristina dos Santos Mak - 3730698709 - 6º NA
    Marina Godinho - 5812151110 - 5º NA
    Rosangela Aparecida Russo - 4423868195 – 6º NA
    Roseli Buttini - 5645987687 – 5º NA

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  9. Meninas, o blog de vocês esta bem claro e objetivo. Achamos que as atividades vão ajudar os alunos e com as ilustrações também.

    JESSICA MARCANDALLI NEVES 3708610676 6° NA
    NILMA MOREIRA SANTANA 4424701736 6º NA
    PAULA ELIAS AQUINO DA SILVA 5212953458 5° NA
    TUANY RODRIGUES PEREIRA 3731833977 6º NA

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  10. Gostamos principalmente das ótimas indicações de livros,parabéns meninas.
    Maiara Rocha 2400008823
    Edilene Caldeira 1299310545

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  11. Parabéns Meninas
    O blog esta bem objetivo e interessante.
    Kelly Nascimento Setta RA 4429877307 6na
    Regiane Reche Villa RA 4250830678 6na

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  12. Parabéns pela organização do blog, Acreditamos que hoje em dia temos varias formar de ensinar matemática utilizando vários recursos.
    Grupo: 5NA e 6NA


    Andréa Martucheli Teixeira RA: 5812161679
    Katia Rodrigues Martins Roseira RA: 4222833088
    Maria Francinete Ferreira Lopes RA: 4655816200
    Patricia Pereira de Sousa RA: 3737692615
    Vanessa Henrique da Silva RA: 5645110257

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  13. Parabéns pela organização da pagina... As atividades postadas são bem legais!

    Participantes da Pagina Grupo da Érika:
    Aline Lourenço de Souza Santos RA: 3704597531
    Erika Dias Martins de Magalhães RA: 4260841949
    Lourdes Aparecida dos Reis Vieira RA: 4424844899
    Maria Aparecida N. Rodrigues de Souza RA: 5812122966
    Maria Aparecida De Queiroz Santos RA: 4345850514
    Moizana Ribeiro dos Santos RA: 3729704711

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  14. As atividades elaboradas pelo grupo está clara e objetiva,facilitando o entendimento de ambas as partes.
    Maria de Fátima Lima Almeida RA: 3880696328 6 NA
    Maria de Fátima Oliveira de Sousa RA: 4426853431 6º NA

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  15. Parabéns meninas, essa atividade irá ajudar o aluno a desenvolver o seu raciocínio.Grupo : Maria alcione RA 3733687305
    Vania Maria RA 5262960390
    Nùzia Maria RA 5262960397



    Parabéns ,essa atividade irá ajudar o aluno a desenvolver o seu raciocínio.

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  16. Meninas suas atividades estão ótimas. carmen RA; 2400008067.

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  17. Poderiam ter ousado um pouco mais,porém conseguimos entender a proposta.Faltou a atividade dos enigmas matemáticos.
    Angela Lopes do Carmo RA:5605185576
    Fernanda Marques de França RA:5645109863
    Talita Maria da Silva RA:5817153954

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