Grupo Camila Dias da Silva 6 NA

TÉCNICAS OPERATÓRIAS DA DIVISÃO P2



O que é divisão?


Divisão parte do conceito de repartir (dividir) em partes iguais e medir ou quanto cabe em.
Termos da Divisão

Dividendo 79 2 Divisor
19 39 Quociente
Resto 01



Dividendo é o todo o qual se quer distribuir em partes iguais.
Divisor é a quantidade de partes ao qual será distribuído o todo.
Quociente é a quantidade correspondente a cada uma das partes em que distribuiu.
Resto é o que sobrou por não ser suficiente para mais uma rodada de distribuição.


Dificuldades na Divisão

A divisão é um processo realizado da esquerda para a direita;

A divisão não envolve só seus fatos básicos, mas também aqueles relativos à multiplicação e à subtração.
Entendendo operação e algoritmo

promover ações mentais.

Algoritmo – processo de cálculo, técnica de operação descrita, sequência de etapas para resolver determinado problema.
Processos da Divisão

A distribuição é feita sem uma ordem.estabelecida;
É uma técnica flexível;
Registra as ações realizadas ao dividir;

Permite através de tentativas e erros chegar ao quociente
Processo por estimativa ou americano

52 4
- 40 10
12 +
- 8 2
4 +
- 4 1
0 13
Processo Algorítmico Euclidiano Longo

O algoritmo de Euclides ou algoritmo da divisão, surgiu na obra Elementos por volta de 300 a. C..

No processo longo a subtração é indicada no algoritmo, aparecendo o produto do quociente pelo divisor.

596 / 4
-4 149
19
-16
36
-36
00
Processo Algorítmico Euclidiano Breve ou Curto


No processo breve ou curto só é representado o resultado da subtração entre o dividendo e o produto do quociente pelo divisor.

596 4
19 149
36
00
Processo por decomposição

246:2=
246= 200+40+6


200:2= 100
40:2= 20 100+20+3= 123
6:2= 3


246:2= 123
Divisão Exata

Divisão exata é aquela em que o resto é zero, ou seja, não sobra nada.


876 4
07 219
36
00


não há sobra


Divisão Não-Exata

É aquela onde o resto é diferente de zero, ou seja, sempre sobra algo.
O resto será sempre menor que o dividendo.
Divisão é o processo inverso da Multiplicação

0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 =


X 2 2 :


= 0 2 4 6 8 10 12 14 16 18 20


Quando divido o divisor pelo dividendo, automaticamente multiplico o quociente pelo divisor para ver se corresponde ao dividendo.
divido

57 3     multiplico
27 19
0


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ENIGMAS MATEMÁTICOS P2( GRUPO )



 1) NOME DO SINAL QUE USA NA SUBTRAÇÃO ?

2) QUANTIDADE DE MESES NO ANO ?

3) ANO BISSEXTO TEM QUANTOS DIAS?

4) QUANTIDADE HORAS EM UMA DIA ?

5) O MESMO QUE MEIA DÚZIA?




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ATIVIDADE PARA P2 (INDIVIDUAL)


1 - Invente um problema que possa ser resolvido com a operação 20x12=240.

Na excursão da escola foram 20 crianças e cada criança levou 12 lanches. Quantos lanches tem na excursão?
 R: 20x12= 240

2 - Invente outro problema com os seguintes dados: 20 bolas / 12 reais.


Fui na papelaria e comprei 20 canetas, minha conta deu 12 reais.Quanto custou cada caneta?
R: R$ 12 : 20 = R$ 0,60. Cada caneta custa 0,60 centavos.

3 - Leia o problema e verifique quais poderiam ser as perguntas para estes problemas.


a) Em uma caixa contém 10 bombons.

 Em uma caixa contém 10 bombons eu e minha irmã comerão 7. Quantos bombons restarão na caixa?

b) Sandra pagou R$ 24,00 reais por 4 pacotes de meias.

Sandra pagou 24 reais por 4 pacotes de meias , e comprou mais dois pacotes de meia fina por 25 reais . Quanto Sandra gastou?


c) Em um auditório há 10 fileiras com 10 poltronas em cada fileira.


Em um auditório há 10 fileiras com 10 poltronas e em cada fileira. Na minha classe existem 50 alunos. Quantas poltronas vai faltar ?

NOME : CAMILA DIAS DA SILVA   6NA   RA : 3730695424
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1-INVENTE UM PROBLEMA QUE POSSA SER RESOLVIDO COM A OPERAÇÃO 20 X 12 =240.

Resposta : 1- Na escola do Luan existem 20 alas de aula, em cada sala existem 12 cadeiras. Quantas cadeiras existem na escola do Luan .




2- INVETE OUTRO PROBLEMA COM OS SEGUINTE DADOS 20 BALAS \ 12 REAIS .


Resposta : Felipe foi a casa de doce e comprou 20 balas com uma nota de R$ 20,00 recebeu de troco R$ 12, 00, quanto ele gastou.



3- LEIA O PROBLEMA E VERIFIQUE QUAIS PODERIAM SER AS PERGUNTAS PARA ESTES PROBLEMAS.

A- Em uma caixa contém 10 bombons , Miguel comeu 3, quantos bombons restaram.

B- Sandra pagou 24 reais por 4 pacotes de meia, ela vendeu 2 pacotes por R$ 15, 00, quanto ela ganhou de lucro .

C- Em um auditório há 10 fileiras com 10 poltronas em cada fileira, quantas poltronas existem no auditório.




 NOME : LETÍCIA GUIMARÃES COSTA – RA 4426855945 6NA 
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Atividade Individual de Seriação e Classificação 







http://www.ensinar-aprender.com.br/2011/04/atividades-de-seriacao-e-classificacao.html

Nome: Camila Dias da Silva    6NA   R.A: 3730695424                 __________________________________________________





http://centrodeatividades.blogspot.com.br/2010/04/texto-jogo-da-memoria-domino-seriacao.html

NOME: LETÍCIA GUIMARÃES                          RA: 4426855945      6NA
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NOME : NOME: THAYNÁ CRISTINE                              RA: 3714656967     6NA

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NOME: ADRIANA AMORIM                                RA: 4222779877     6NA
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NOME : PRISCILA MORARI                               RA: 3746730659     6NA
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ATIVIDADE EM GRUPO 

CAPÍTULO 2 PLT


1) O que é sistema de numeração decimal?

R: É um sistema de numeração de posição que utiliza a base dez, possui ao todo dez símbolos distintos, através dos quais e utilizarmos apenas um digito, podemos representar quantidade de zero a nove.      

2) O QUE É MATERIAL DOURADO PARA QUE SERVE?

R:  É  constituído por cubinhos, barras, placas, e cubão é um material confeccionado em madeira, o material destina- se a atividade que auxiliam o ensino da unidade, dezena, centena e milhar.
Este material é indicado para as crianças que estão na fase concreta de aprendizagem, na qual precisam manusear objetos, vê- los para conseguir aprender determinados conteúdo, em especial,os matemáticos.

3) Quais são as ideias de Maria Montessori em relação ao material dourado?

R: O material criado por Montessori tem papel educativo pois pressupõem a compreensão das coisas a partir delas mesmas, tendo como função a estimular e desenvolver na criança, um impulso interior que se manifesta no trabalho.
O material desperta no aluno a concentração, o interesse além de desenvolver sua inteligência , e imaginação criadora, pois a criança está sempre predisposta ao jogo. Além disso, permite o estabelecimento de relações de graduação e de proporções finalmente ajudar as contas e a calcular.[O aluno usa individualmente os materiais a medida de sua necessidade e por ser autocorretivo faz sua autoavaliação.

4) Como você aprendeu DEZENA, CENTENA e MILHAR?


R: Aprendemos pelo modo :
C D U 
1 0 0
1 0 
Uma dezena tem 10 unidades 
1+ 1+ 1+ 1+ 1+1 +1 +1 +1 +1 = 10

Uma centena tem 10 dezenas
 1 centena = 10 dezenas = 100 unidades

Um milhar tem 10 centenas 
1 milhar= 10 centenas = 100 dezenas = 1000 unidades


5) Descreva sua aula para ensinar dezena para as crianças de 6 anos no 1º ano do ensino fundamental.

R: Através do material dourado explicar que uma dezena contém dez cubinhos que significa a unidade.

Fazendo com que ele trabalham com esse material propor atividades como : pintar dezenas.

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INDICAÇÃO DE UM LIVRO INFANTIL QUE TRABALHE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS 




Dividir – Ann Montague Smith – Ed. Girsassol – 28 págs., 19 reais  

Juntamente com Multiplicar, Somar e Subtrair, Dividir é um título da série Clube da Matemática. Ilustrado com personagens como pinguins e outros bichos, diversos cálculos são propostos em tom de brincadeira.

NOME: CAMILA DIAS DA SILVA    RA: 3730695424      6NA
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Imagem

  O que pode ser trabalhado com esta história 

  •  Correspondência um a um. 
  •  Numeração 
  • Sucessor e antecessor 
  •  Ordem crescente e decrescente 
  •  Valor posicional 
  • Agrupamento na base 10 
  • Par e ímpar 
  • As quatro operações 
  • Formas geométricas - plana e espacial 
  • Resolução de problemas 

      Paradidáticos - Literatura Infantil  
       Faixa etária/Ano: 6/7 anos / 1º e 2º anos 

NOME : Thayna Cristine Gonzaga Pereira   RA: 3714656967     6NA 
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livro

As histórias fazem parte do imaginário infantil, neste sentido, devem estar sempre presentes na sala de aula. Assim, a sugestão é que, após o levantamento inicial e ainda em roda, aconteça a leitura de um livro. Uma literatura interessante, para o trabalho com as figuras geométricas, é a história do livro “Clact...Clact...Clact...”, das autoras Liliana Iacocca e Michele Iacocca, Editora Ática. Ele possibilita um trabalho interdisciplinar, permitindo  o diálogo entre os conteúdos de Matemática e Língua Portuguesa, por meio da exploração das formas geométricas e do trabalho com a leitura e a escrita.

Nome; LETÍCIA GUIMARÃES                          RA: 4426855945      6NA
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http://stg2.novoser.com.br/Imagens%20Abril/obra/capa/9788526278059.jpg

Aplicação: Didáticos - Ensino Fundamental I - Matemática - 2º Ano

Parte da coleção Marcha Criança Matemática


Organizada em quatro unidades, a coleção sistematiza e amplia conteúdos matemáticos conhecidos em diferentes graus pelos alunos.

Conteúdos que abrangem números e operações, grandezas e medidas, espaço e forma e tratamento da informação.

O selo Atividade sustentável e a Seção Reciclando ideias são duas novidades que mostram como a Matemática pode estar aliada à sustentabilidade e à cidadania.

NOME: ADRIANA AMORIM                                RA: 4222779877     6NA
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Em Busca dos Números Perdidos

Sinopse

O leitor será o detetive deste mistério: os números estão desaparecendo e é preciso descobrir onde estão e quem é o culpado desse crime. Para isso é preciso resolver problemas matemáticos que determinarão os caminhos a seguir nesta emocionante aventura.











NOME: PRISCILA MORARI                               RA: 3746730659     6NA

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Grupo: 

NOME: ADRIANA AMORIM                                RA: 4222779877     6NA
NOME: camila dias                                         ra: 3730695424     6NA
NOME: letícia guimarães                          ra: 4426855945      6NA
NOME: priscila morari                               ra: 3746730659     6NA
NOME: thayná cristine                              ra: 3714656967     6NA


17 comentários:

  1. parabéns vocês atenderam as expectativas.
    JOSIENE 5NA
    IZABEL 5NA

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  2. Rosangela - RA 4423868195 - 6NA22 de novembro de 2014 às 13:36

    As técnicas da divisão são as mais difíceis, mas o trabalho de vocês ficou bem legal.

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  3. As técnicas da divisão são as mais difíceis, mas o trabalho de vocês ficou bem legal.

    Grupo:
    Ana Carolina Muto Fiori – 5813151104 – 5º NA
    Denise de Fátima Spulveda - 3756638257 - 6º NA
    Gisele Cristina dos Santos Mak - 3730698709 - 6º NA
    Marina Godinho - 5812151110 - 5º NA
    Rosangela Aparecida Russo - 4423868195 – 6º NA
    Roseli Buttini - 5645987687 – 5º NA

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  4. Dar exemplos das técnicas da divisão é uma tarefa difícil.
    Missão cumprida !
    Vocês conseguirão...
    Mas não há nenhum meio lúdico de se fazer?

    Grupo; Camila Alves

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  5. Muito bem! Vocês abordaram o tema de forma coerente.
    Eliana Soares Davi - RA 3775765074 - Grupo Andréa Cícera

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  6. Olá meninas,

    A divisão é realmente muito difícil de ser compreendida e se não for explicada de maneira correta, pode prejudicar o aprendizado do aluno. Com as técnicas apresentadas por vocês acreditamos que os alunos irão aprender com facilidade.

    JESSICA MARCANDALLI NEVES 3708610676 6° NA
    NILMA MOREIRA SANTANA 4424701736 6º NA
    PAULA ELIAS AQUINO DA SILVA 5212953458 5° NA
    TUANY RODRIGUES PEREIRA 3731833977 6º NA

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  7. Parabéns Meninas
    O blog esta bem objetivo e interessante.
    Kelly Nascimento Setta RA 4429877307 6na
    Regiane Reche Villa RA 4250830678 6na

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  8. Muito bem! Vocês abordaram o tema de forma coerente.
    Andrea Cicera dos Santos
    Gilcely G. Chaia Passere
    Gisella da Cruz Freitas
    Nivalda P. do Nascimento

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  9. Parabéns Meninas, o conteúdo de vocês ficou interessante!
    Grupo 5°NA e 6°NA
    Andrea Martucheli
    Katia Rodrigues Martins
    Patricia Pereira de Sousa
    Vanessa Henrique da Silva
    Maria Francinete Ferreira Lopes

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  10. Muito bem meninas, o texto sobre Técnicas Operatórias da divisão está adequado!

    Participantes da Pagina Grupo da Érika:
    Aline Lourenço de Souza Santos RA: 3704597531
    Erika Dias Martins de Magalhães RA: 4260841949
    Lourdes Aparecida dos Reis Vieira RA: 4424844899
    Maria Aparecida N. Rodrigues de Souza RA: 5812122966
    Maria Aparecida De Queiroz Santos RA: 4345850514
    Moizana Ribeiro dos Santos RA: 3729704711

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  11. Muito bom o conteúdos desenvolvidos ,ótimas opções pra trabalhar na sala de aula.
    Nome: Maria de Fátima Lima Almeida RA: 3880696328 6º NA
    Maria de Fátima Oliveira de Sousa RA: 4426853431 6º NA

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  12. Meninas parabèns ,divisão è muito dificìl e vocês deram o melhor.
    Maria Alcione RA 3733687305
    Vania Maria RA 5262960390
    Nùzia Maria RA 5262960397

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  13. Atividades bem elaboradas que podem facilmente ser utilizadas em sala de aula,parabéns pelo esforço.
    Angela Lopes do Carmo RA:5605185576
    Fernanda Marques de França RA:5645109863
    Talita Maria da Silva RA:5817153954

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