domingo, 31 de agosto de 2014

Brincadeiras divertidas de matemática




Brincadeiras para o ensino infantil


Ciranda cirandinha

Esta brincadeira, ciranda cirandinha, é uma maneira de os professores associarem a contagem a uma atividade divertida. As crianças ficam em círculo, de mãos dados e cantando uma música. Ao final desta, todos se abaixam e não levantam até terminar a contagem. O professor pode escolher contar até dez antes de todos se levantarem ou pode pedir para contarem de dois em dois ou de cinco em cinco, se as crianças já souberem fazer isso.

Forminhas

Use a atividade das forminhas com os alunos da educação infantil para eles aprenderem a reconhecer números, classificar e contar. O professor escreve os números de um a dez com um pincel atômico sobre as forminhas de papel para cupcake, que ficarão sobre uma mesa ou dentro de uma forma maior para assar os cupcakes. As crianças recebem itens variados como bolas de gude, fichas ou moedas e depois colocam o número apropriado de itens em cada forminha. O professor pede para as crianças colocarem oito bolas de gude na forminha marcada com o número "8" e cinco fichas na que estiver escrito "5".

Caça ao tesouro

Faça uma caça ao tesouro na sala de aula com os alunos da educação infantil. Peça para eles contarem itens específicos, como o número de janelas. A lista pode ter várias coisas para eles contarem: sapatos, caixas de lenços de papel, lixeiras, relógios e portas.

Brincadeira com tampas e potes

Faça uma brincadeira com alguns potes e tampas para que os alunos aprendam a contar. Desenhe certa quantidade de pontos em várias latas grandes, eles representam o número de cada lata. Depois pegue uma tigela cheia de tampas de garrafa ou alguns objetos pequenos e peça para as crianças os arremessarem para dentro das latas, conforme a quantidade de pontos desenhados nelas; ou seja, se a lata tiver quatro pontos, as crianças devem jogar quatro tampas dentro dela.


Alimente o Cão

Desenhe um cachorro e plastifique-o para aumentar sua durabilidade. Desenhe e recorte pelo menos dez ossos. Eles serão usados na contagem, então faça tantos quantos forem suficientes para ensinar o maior número que as crianças estejam aprendendo. Por exemplo, para ensinar as crianças a contarem até 20, recorte pelo menos 20 ossos. Fale um número e peça que o aluno alimente  o cão, colocando na sua frente esta mesma quantidade de ossos. Outra opção é usar um cachorro de pelúcia, colocando uma tigela na sua frente para coletar os ossos. Biscoitos em forma de palitos podem ser usados como ossos e também servem como lanche ao final.



Contagem de Bolinhos

Escreva os números que você quer ensinar em forminhas de bolinhos, com um número em cada forminha. Coloque as forminhas nos buracos de um tabuleiro para bolinhos. Use miçangas, moedas ou outros objetos pequenos, pedindo às crianças que coloquem o número correspondente de objetos em cada forminha. Conte os objetos junto com eles para verificar o exercício. Este jogo permite que você facilmente modifique os números ensinados trocando as forminhas.

Corrida das Compras

Monte uma lojinha com muitos recipientes para comidas vazios, de brinquedo ou de verdade. Divida os alunos em dois times. Forneça a cada time uma sacola ou cesta de compras. Diga um número. Uma das crianças de cada time deverá correr até a loja, colocar em sua sacola este número de itens e voltar. Em grupo, conte os itens trazidos por cada aluno para ver se acertaram. Uma opção semelhante é fazer com que os alunos corram para construir torres de blocos com um determinado número de blocos. Se a torre cair antes de chegar ao número correto, a criança deverá recomeçar.

Relacionar os Números

Crie pares de cartas. Uma carta em cada par possui um número, e a sua correspondente apresenta este mesmo número em forma de pontinhos. Crie ao menos dez pares de diferentes números. Misture o baralho. Peça às crianças que encontrem os pares, colocando-os lado a lado. Você também pode virar as cartas com a face numerada para baixo e jogar um jogo da memória. O primeiro jogador vira duas cartas. Se as cartas formarem um par, o jogador deve guarda-las consigo até o final da partida. Se não, elas devem ser viradas de volta, e é a vez do próximo jogador. Continue a jogar até que todos os pares sejam encontrados.



http://www.ehow.com.br/brincadeiras-ensinar-criancas-contar-estrategia_190481/

 Turma: 6NA

Aparecida Silva Rodrigues Carraro                    RA 4446612928

Cristiana Rezende Ruela Rodrigues                   RA 4435869304

Fátima Aparecida Miranda                                  RA 4200059319

Glaucia Cassaguera Brandi                                RA 4430873925

Marcia Eliana da Conceição                               RA 4200059323

Roberta da Silva                                                 RA  3723681805


                                                                                                                                                                                       

Nenhum comentário:

Postar um comentário