Ciranda cirandinha
Esta brincadeira, ciranda
cirandinha, é uma maneira de os professores associarem a contagem a uma
atividade divertida. As crianças ficam em círculo, de mãos dados e
cantando uma música. Ao final desta, todos se abaixam e não levantam até
terminar a contagem. O professor pode escolher contar até dez antes de
todos se levantarem ou pode pedir para contarem de dois em dois ou de
cinco em cinco, se as crianças já souberem fazer isso.
Forminhas
Use a atividade das forminhas
com os alunos da educação infantil para eles aprenderem a reconhecer
números, classificar e contar. O professor escreve os números de um a
dez com um pincel atômico sobre as forminhas de papel para cupcake, que
ficarão sobre uma mesa ou dentro de uma forma maior para assar os
cupcakes. As crianças recebem itens variados como bolas de gude, fichas
ou moedas e depois colocam o número apropriado de itens em cada
forminha. O professor pede para as crianças colocarem oito bolas de gude
na forminha marcada com o número "8" e cinco fichas na que estiver
escrito "5".
Caça ao tesouro
Faça uma caça ao tesouro na
sala de aula com os alunos da educação infantil. Peça para eles contarem
itens específicos, como o número de janelas. A lista pode ter várias
coisas para eles contarem: sapatos, caixas de lenços de papel, lixeiras,
relógios e portas.
Brincadeira com tampas e potes
Faça uma brincadeira com
alguns potes e tampas para que os alunos aprendam a contar. Desenhe
certa quantidade de pontos em várias latas grandes, eles representam o
número de cada lata. Depois pegue uma tigela cheia de tampas de garrafa
ou alguns objetos pequenos e peça para as crianças os arremessarem para
dentro das latas, conforme a quantidade de pontos desenhados nelas; ou
seja, se a lata tiver quatro pontos, as crianças devem jogar quatro
tampas dentro dela.
Alimente o Cão
Desenhe
um cachorro e plastifique-o para aumentar sua durabilidade. Desenhe e
recorte pelo menos dez ossos. Eles serão usados na contagem, então faça
tantos quantos forem suficientes para ensinar o maior número que as
crianças estejam aprendendo. Por exemplo, para ensinar as crianças a
contarem até 20, recorte pelo menos 20 ossos. Fale um número e peça que o
aluno alimente
o cão, colocando na sua frente esta mesma quantidade de ossos. Outra
opção é usar um cachorro de pelúcia, colocando uma tigela na sua frente
para coletar os ossos. Biscoitos em forma de palitos podem ser usados
como ossos e também servem como lanche ao final.
Contagem de Bolinhos
Escreva
os números que você quer ensinar em forminhas de bolinhos, com um
número em cada forminha. Coloque as forminhas nos buracos de um
tabuleiro para bolinhos. Use miçangas, moedas
ou outros objetos pequenos, pedindo às crianças que coloquem o número
correspondente de objetos em cada forminha. Conte os objetos junto com
eles para verificar o exercício. Este jogo permite que você facilmente
modifique os números ensinados trocando as forminhas.
Corrida das Compras
Monte
uma lojinha com muitos recipientes para comidas vazios, de brinquedo ou
de verdade. Divida os alunos em dois times. Forneça a cada time uma
sacola ou cesta de compras.
Diga um número. Uma das crianças de cada time deverá correr até a loja,
colocar em sua sacola este número de itens e voltar. Em grupo, conte os
itens trazidos por cada aluno para ver se acertaram. Uma opção
semelhante é fazer com que os alunos corram para construir torres de
blocos com um determinado número de blocos. Se a torre cair antes de
chegar ao número correto, a criança deverá recomeçar.
Relacionar os Números
Crie
pares de cartas. Uma carta em cada par possui um número, e a sua
correspondente apresenta este mesmo número em forma de pontinhos. Crie
ao menos dez pares de diferentes números. Misture o baralho. Peça às
crianças que encontrem os pares, colocando-os lado a lado. Você também
pode virar as cartas com a face numerada para baixo e jogar um jogo da
memória. O primeiro jogador vira duas cartas. Se as cartas formarem um
par, o jogador deve guarda-las consigo até o final da partida. Se não,
elas devem ser viradas de volta, e é a vez do próximo jogador. Continue a
jogar até que todos os pares sejam encontrados.
http://www.ehow.com.br/brincadeiras-ensinar-criancas-contar-estrategia_190481/
Turma: 6NA
Nenhum comentário:
Postar um comentário