Grupo Maria de Fatima Lima Almeida 5e 6 NA

Atividade em Grupo

Método de  Multiplicação


             1- A tabuada dos nove e os dedos das mãos

Há um modo interessante para se obter a tabuada do nove usando os dedos das mãos. Coloque as mãos abertas sobre a mesa.
Vamos obter, por exemplo, 3 x 9. Dobre o 3° dedo, a contar da esquerda para a direita.
Veja que, á esquerda do dedo dobrado, ficaram dois dedos e, á sua direita, 7 dedos.
Eis o resultado: 3 x 9 = 27!                                                                                                     
Veja como se obtém 6 x 9:  Não é curioso? Experimente obter as outras multiplicações da tabuada do nove.   
                 
              2- É assim que costumamos multiplicar:

235
x 17
__________
1645
235  
__________

 3995

Mas nem sempre as multiplicações foram realizadas dessa maneira. Ao longo dos tempos, diferentes povos, em diferentes lugares, desenvolveram variadas técnicas para multiplicar. Os egípcios da Antiguidade, por exemplo, criaram um interessante processo usando duplicações sucessivas. Duplicar é dobrar, isto é, multiplicar por dois. Para expor o processo começaremos com alguns exemplos simples. Antes, porém, uma observação: você já sabe como é que os egípcios escreviam os números (módulo 1), mas, nos exemplos a seguir, vamos escrevê-los usando o nosso sistema de numeração. Isto facilitará a compreensão. Vamos aos exemplos.
·         Multiplicar um número por quatro é dobrar o seu dobro, pois 4 = 2 x 2. Por exemplo, para obter 4 x 17 fazemos assim:
dobro de 17 = 34
dobro de 34 = 68
Deste modo: 4 x 17 = 68
·         Multiplicar um número por 8 é dobrar o dobro de seu dobro, uma vez que 8 = 2 x 2 x 2. Assim, para obter 8 x 21 fazemos:
dobro de 21 = 42
dobro de 42 = 84
dobro de 84 = 168
Portanto: 8 x 21 = 168
·         Veja mais este exemplo: 32 x 13 = ?
dobro de 13 = 2 x 13 = 26
dobro de 26 = 2 x 26 = 4 x 13 = 52
dobro de 52 = 2 x 52 = 8 x 13 = 104
dobro de 104 = 2 x 104 = 16 x 13 = 208
dobro de 208 = 2 x 208 = 32 x 13 = 416
Portanto: 32 x 13 = 416

Maria de Fátima L. Almeida - RA 3880696328 - 6 º NA
Maria de Fátima O. de Sousa - RA 4426853431 - 6 º NA
Maria Alcione Lopes Silva - RA 3733687305 - 6º NA
Vânia Maria M. Ribeiro - RA:5262960390 - 5º NA
Núzia Maria F. de Souza - RA:5262960397 - 5 º NA
Carmen Lucia V.B. Batista - RA:2400008067 - 5º NA
Rosany  Benvindo  Martins - RA:8618259606 - 5º NA

http://educar.sc.usp.br/matematica/m3l1.htm


Atividade em Grupo

1 – Crie uma situação problema utilizando o dinheiro e envolvendo a unidade, dezena e centena, para uma criança de anos.

A escola de João precisava de alguns materiais e ele foi comprar. Quando chegou na loja, comprou 7 dezenas de cadernos, 8 unidades de cestos de lixo e 5 centenas de lápis de escrever. Sabendo que cada caderno custa R$ 4,00, cada cesto custa R$ 15,00 e cada lápis custa R$ 1,00, quanto João gastou nas compras?

2 – Verificar quanto comprou de cada material (quantidade).

7 dezenas de cadernos= 70 cadernos;
8 unidades de cestos de lixo= 8 cestos de lixo;
5 centenas de lápis= 500 lápis.

3 – Verificar quanto custou cada material

Cadernos: 70 x 4 = 280;
Cestos de lixo: 8 x 15 = 120
Lápis: 500 x 1 = 500

4 – Somar todos os valores.

280 + 120 + 500 = 900

R= João gastou R$ 900,00 nas suas compras.

Maria de Fátima L. Almeida - RA 3880696328 - 6 º NA
Maria de Fátima O. de Sousa - RA 4426853431 - 6 º NA
Maria Alcione Lopes Silva - RA 3733687305 - 6º NA
Vânia Maria M. Ribeiro - RA:5262960390 - 5º NA
Núzia Maria F. de Souza - RA:5262960397 - 5 º NA
Carmen Lucia V.B. Batista - RA:2400008067 - 5º NA
Rosany  Benvindo  Martins - RA:8618259606 - 5º NA



Atividade P2 - Individual


- Invente um problema que possa ser resolvido com a operação 20x12=240.
Na banca do Sr Paulo tinha 12 caixas com 20 laranjas cada. Quantas laranjas possuía o Sr Paulo?


20x12= 240

O Sr Paulo possuía 240 laranjas.

2 - Invente outro problema com os seguintes dados: 20 bolas / 12 reais.

Amélia tinha 20 bolas na sua loja e precisava pagar ao distribuidor R$ 12,00. Por quanto saiu cada bola?

R$12,00 : 20 =   R$ 0,60

Cada bola saiu por R$ 0,60 centavos.

3 - Leia o problema e verifique quais poderiam ser as perguntas para
 Para estes problemas.

a) Em uma caixa contém 10 bombons.
R: Problema sem solução ou sem informação.

b) Sandra pagou R$ 24,00 reais por 4 pacotes de meias.
Sandra saiu para comprar meias e precisava de 4 pacotes para os seus filhos. Cada pacote de meia custa R$ 6,00. Quanto Sandra pagou pelos pacotes de meias?

c) Em um auditório há 10 fileiras com 10 poltronas em cada fileira.
Um auditório contém 100 lugares. Quantas poltronas existem em cada fileira se esse auditório tem apenas 10 fileiras?
100 : 10=10

Nome: Núzia Maria Ferreira de Souza
RA: 5262960397 – 5º NA




Atividade P2 - Individual


- Invente um problema que possa ser resolvido com a operação 20x12=240.
Um feirante possui 20 cachos de banana com uma dúzia cada. Quantas bananas o feirante tem?

20x12= 240

O feirante possui 240 bananas.

2 - Invente outro problema com os seguintes dados: 20 bolas / 12 reais.

Laércio tinha 20 bolas e queria vende-las por que precisa da quantia de R$ 12,00. Qual é o preço que sairia cada bola?

 R$12,00 : 20 =   R$ 0,60

Cada bola sairia por R$ 0,60 centavos.


3 - Leia o problema e verifique quais poderiam ser as perguntas para
 Para estes problemas.

a) Em uma caixa contém 10 bombons.
R: Problema sem solução ou sem informação.

b) Sandra pagou R$ 24,00 reais por 4 pacotes de meias.
Sandra passou numa barraca ambulante que vendia pacotes de meias. Cada pacote custava R$ 6,00. Como ela achou muito barato comprou 4 pacotes. Quanto a Sandra pagou pelos pacotes de meias?
   
c) Em um auditório há 10 fileiras com 10 poltronas em cada fileira.
Se um auditório com 100 lugares possui 10 poltronas em cada fileira que tem, quantas fileiras o auditório possui?

100 : 10=10

Nome: Carmen Lucia V. B. Batista
RA: 2400008067 – 5º NA



Atividade P2 - Individual


- Invente um problema que possa ser resolvido com a operação 20x12=240.
Na farmácia do Kiko tem 20 caixas de algodão e cada caixa tem 12 embalagens. Quantas embalagens de algodão o Kiko tem na farmácia?

20x12= 240

Na farmácia do Kiko tem 240 embalagens de algodão.

2 - Invente outro problema com os seguintes dados: 20 bolas / 12 reais.

Marta queria presentear as crianças da sua família com bolas. Ela precisa de 20 bolas e tinha R$ 12,00. Quanto custou cada bola?

 R$12,00 : 20 =   R$ 0,60

Cada bola custou R$ 0,60 centavos.


3 - Leia o problema e verifique quais poderiam ser as perguntas para
 Para estes problemas.

a) Em uma caixa contém 10 bombons.
R: Problema sem solução ou sem informação.

b) Sandra pagou R$ 24,00 reais por 4 pacotes de meias.
Sandra visitou sua prima que tinha sobrando 4 pacotes de meias. A prima da Sandra vendeu cada pacote a R$ 6,00. Quanto Sandra pagou pelos pacotes de meias?.
   
c) Em um auditório há 10 fileiras com 10 poltronas em cada fileira.
Se um auditório de 100 lugares possui 10 poltronas em cada fileira que tem, quantas fileiras o auditório possui?

100 : 10=10


Nome: Rosany Benvindo Martins
RA: 8618259606 – 5º NA

  

Atividade P2   -   Individual

1 - Invente um problema que possa ser resolvido com a operação 20x12=240.
Jairo queria comprar um vídeo game de R$ 240,00. Ele ganha R$ 20,00 por dia. Em quantos dias Jairo terá condições de comprar o vídeo game?

R$ 20,00 x 12= R$ 240,00

Jairo terá condições de comprar o vídeo game em 12 dias.

2 - Invente outro problema com os seguintes dados: 20 bolas / 12 reais.

Samanta queria fazer uma doação de bolas para uma instituição de caridade. Na instituição tem 20 crianças que precisam de 20 bolas e ela possui R$ 12,00. Quanto custará cada bola?

 R$12,00 : 20 =   R$ 0,60

Cada bola custará R$ 0,60 centavos.



3 - Leia o problema e verifique quais poderiam ser as perguntas para
 Para estes problemas.

a) Em uma caixa contém 10 bombons.
R: Problema sem solução ou sem informação.

b) Sandra pagou R$ 24,00 reais por 4 pacotes de meias.
Sandra saiu para comprar meias e precisava de 4 pacotes para os seus filhos. Cada pacote de meia custa R$ 6,00. Quanto Sandra pagou pelos pacotes de meias?
   
c) Em um auditório há 10 fileiras com 10 poltronas em cada fileira.
Se um auditório de 100 lugares possui 10 poltronas em cada fileira que tem, quantas fileiras o auditório possui?

Nome: Maria Alcione Lopes Silva - 6º NA

RA: 3733687305



Atividade P2   -   Individual

1 - Invente um problema que possa ser resolvido com a operação 20x12=240.
Em uma escola havia 20 salas de aula. Em cada sala tinha 12 cadeiras. Quantas cadeiras havia na escola?

20x12= 240

Na escola havia 240 cadeiras.

2 - Invente outro problema com os seguintes dados: 20 bolas / 12 reais.

Sandra resolveu presentear seus sobrinhos com 20 bolas. Ela tinha R$12,00 para comprar as bolas. Quanto custou cada bola?

R$12,00 : 20 =   R$ 0,60

Cada bola custou R$ 0,60 centavos.


3 - Leia o problema e verifique quais poderiam ser as perguntas para
 Para estes problemas.
a) Em uma caixa contém 10 bombons.
R: Problema sem solução ou sem informação.

b) Sandra pagou R$ 24,00 reais por 4 pacotes de meias.
Elaine tinha 4 pacotes de meias a mais e queria vendê-los a R$ 6,00 para sua amiga Sandra. Quanto Sandra pagou pelos 4 pacotes de meias?  
   
c) Em um auditório há 10 fileiras com 10 poltronas em cada fileira.
Um auditório tem 100 lugares. Quantas poltronas existem em cada fileira se esse auditório tem apenas 10 fileiras?

100 : 10=10

Nome: Vânia Maria Magalhães Ribeiro

RA: 5262960390 - 5º NA

Atividade P2   -   Individual


1 - Invente um problema que possa ser resolvido com a operação 20x12=240.

Na festa de aniversário da minha amiga foram 20 crianças cada criança comeram 12 salgados. Quantos salgados tinha na festa?
20X12= 240 salgados

2 - Invente outro problema com os seguintes dados: 20 bolas / 12 reais.

Fui ao mercado e comprei 20 balas,minha conta deu 12 reais.Quanto custou cada bala?
R$ 12 : 20 = R$ 0,60 
Cada bala custa 0,60 centavos.

3 - Leia o problema e verifique quais poderiam ser as perguntas para estes problemas.

a) Em uma caixa contém 10 bombons.

Problema sem solução.

b) Sandra pagou R$ 24,00 reais por 4 pacotes de meias.



Quanto custou cada pacote de meia?
R$24,00:4=R$6,00
Cada pacote de meia custou  R$6,00 .

c) Em um auditório há 10 fileiras com 10 poltronas em cada fileira.


Quantas  poltronas tem no auditório?
10x10=100
Tem no auditório 100 poltronas.

Maria de Fátima Lima Almeida RA: 3880696328 6º NA







Atividade P2   -   Individual


1 - Invente um problema que possa ser resolvido com a operação 20x12=240.
Na construção de um prédio havia 20 andares e resolveram fazer 12 salas em cada andar .
Quantas salas  será feita no prédio?
20x12=240         R: Será feita  240 salas.


2 - Invente outro problema com os seguintes dados: 20 bolas / 12 reais.

Ana precisava de 20 bolas amarelas  para enfeitar a festa do seu filho.Foi na lojinha com  apenas  R$12reais para comprar.
Quanto custou cada bolinha?
R$12:20 =   R$ 0,60
Cada bola custou  R$ 0,60  centavos


3 - Leia o problema e verifique quais poderiam ser as perguntas para estes problemas.

a) Em uma caixa contém 10 bombons.
R:  problema sem solução
b) Sandra pagou R$ 24,00 reais por 4 pacotes de meias.
Quanto custou cada pacote de meia?
R$24,00:4=R$6,00
Cada pacote de meia custou  R$6,00 .

  
 c) Em um auditório há 10 fileiras com 10 poltronas em cada fileira.
Quantas  poltronas tem no auditório?
10x10=100
Tem no auditório100 poltronas.




Maria de Fátima Oliveira de Sousa RA:4426853431  6º NA






Classificação   Núzia Maria F. de Souza RA:5262960397 5º NA







Atividade de seriação Núzia Maria F. de Souza RA:5262960397 5º NA




http://geanechagasblogspot.blogspot.com.br/search?q=atividade+de+classifica%C3%A7%C3%A3o+e+seria%C3%A7%C3%A3o



Indicação de livro infantil para trabalhar Matemática

             Neste livro a Professora  trabalha a contagem de 1 a 10                                                                            
  Idioma:Português                                           
Encadernação: Brochura
Altura: 20 cm
Largura: 23 cm
Peso: 0,110 kg
Edição: 3ª
Ano de Lançamento: 2012
Número de páginas: 32
Faixa etária:  de 2 até 5 anos.Livro
 Beleléu e os números autor Patrício Dugnani        Núzia Maria F. de Souza RA:5262960397 5º NA

http://www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem=29995467








Atividade de CLASSIFICAÇÃO - Maria Alcione RA:3733.6873-05




Atividade  de SERIAÇÃO



Indicação de livro infantil para trabalhar Matemática

 Este livro o professor(a) pode trabalhar adição e subtração,                                                 também estimula a linguagem através das figuras.
        
                              Graça Lima- companhia das letrinhas.

Maria Acione RA: 3733.687305 -6NA

ATIVIDADE EM GRUPO

1 ) O QUE É SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL?
É a linguagem matemática que usamos no dia a dia . É uma linguagem estruturada, organizada e formalizada para expressar quantidades, posições, medidas, espaços, formas,relações.

 2) O QUE É  MATERIAL DOURADO E PARA QUE SERVE ?
O material dourado, é usado pedagogicamente e estruturado em base 10. Suas trocas são fixas e proporcionais, e obedecem  á estrutura do sistema de numeração decimal;ou seja, é um material cujas trocas ocorrem de 10 em 10.Ele é composto por cubinhos,barras,placas e um cubo grande;pode ser de madeira ou EVA.

3 ) QUAIS SÃO AS IDEIAS DE MARIS MONTESSORI EM RELAÇÃO AO MATERIAL DOURADO?
Quando criou o material dourado,imaginou-o como uma forma geométrica de representar os números .Originalmente ,a barra era composta de 10 contas amarradas em um arame,enquanto a placa era uma arrumação de 10 barras,compondo 100 contas,formando um quadrado.E os 10 quadrados placas sobrepostos e ligados formavam um cubo com 1.000 contas.

 4) COMO VOCÊ APRENDEU DEZENAS, CENTENAS E MILHAR?
C D U 
1 0 0 
1 0 

Uma dezena tem 10 unidades 
1+ 1+ 1+ 1+ 1+1 +1 +1 +1 +1 = 10

Uma centena tem 10 dezenas

 1 centena = 10 dezenas = 100 unidades

Um milhar tem 10 centenas 
1 milhar= 10 centenas = 100 dezenas = 1000 unidades

 5) DESCREVA SUA AULA PARA ENSINAR DEZENAS PARA AS CRIANÇAS DE 6 ANOS NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
 .Material utilizado: Ábaco
As crianças tem que colocar o ábaco sobre a carteira e mexer para ter contato com o material , a professora irá explicar que cada unidade alcança ou ultrapassa a dezena,para que possa introduzir a noção de “emprestam um” para que a criança melhore sua agilidade mental.
Objetivo: A utilização do ábaco para fixar conceitos matemáticos e estimular o raciocínio lógico.

Nome: Maria de Fátima Lima Almeida RA: 3880696328 6º NA
Maria de Fátima Oliveira de Sousa RA: 4426853431 6º NA
Maria Alcione M. Lopes Silva RA:3733687305  6º NA
Vânia Maria  M. Ambrosio RA:5262960390 5º NA
Núzia Maria F. de Souza RA:5262960397 5º NA
Carmen Lucia V.B. Batista RA:2400008067 5º NA



Atividade Individual 

Indicação do livro para trabalhar com a matemática 









Nome do livro:  QUANTOS BICHOS?
Conteúdo: Ensinando os números, somas, ordem crescente, as diferenças entre os bichos.
 Ano: 4 a 5 anos
Série: Jardim I e II
www.editoradobrasil.com.br

Maria de Fátima Lima Almeida RA:3880696328 6 º NA

Atividade Individual
Atividade de Matemática Seriação e Classificação 

Escola ______________________________________________________
Turma______________________________________________________
Nome_______________________________________________________
Professora___________________________________________________

VAMOS COMPLETAR A AMARELINHA ?





Formar grupos ,e cada grupo irá derramar diversas bolinhas de varias cores,pedir para os alunos separar por tamanhos ,do maior para o menor ,agrupar por cor respeitando o mesmo tamanhos.






Maria de Fátima Lima Almeida RA: 3880696328 6º NA

https://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&site=imghp&tbm=isch&source=hp&biw=1024&bih=499&q=IMAGEM+DE+AMARELINHA+PARA+COMPLETAR&oq=IMAGEM+DE+AMARELINHA+PARA+COMPLETAR&gs_l=img.3...4143.21760.0.22670.35.6.0.29.0.0.856.1360.2-2j6-

1.3.0....0...1ac.1.53.img..33.2.1112.AtH2ceq6TLohttps://www.google.com.br/search?q=imagem+de+bolinhas+coloridas+de+diversos+tamanhos&rlz=1C1SAVI_enBR530BR530&espv=2&biw=1024&bih=456&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=HqMTVKvoEOXn8gGhw4GQCw&ved=0CBwQsAQ


Atividade de Seriação - Fonte (www.mobilizandoconhecimentos.blogspot.com)




Nome: Vânia M. M. Ribeiro RA 5262960390

Atividade de Classificação - Fonte (www.ensinar-aprender.com.br)



Nome: Vânia M. M. Ribeiro - RA 5262960390

Indicação de livro para trabalhar com matemática - Fonte (www.todolivro.com.br)



·                                 Autor: Santos, Suelen Katerine A. 
·                                 Coleção: Hora de Aprender!
                        Faixa Etária: De 3 a 5 anos

     Nome: Vânia M. M. Ribeiro - RA 5262960390 

ti                  

  

    Livro que trabalha a matemática de uma maneira diferente e descontraída   




    A idéia de “E o dente ainda doía”, de Ana Terra, que faz parte da coleção Itaú, também nos ajuda a contar e a aprender a memorizar frases. O jacaré estava com dor de dente e veio um montão de bichos amigos darem umas dicas para melhorar desse sofrimento. Tinha de tudo: coelho, sapo, rato, tatu, toupeira e até patinho, com soluções meio estranhas, como morder um pedregulho para passar a dor. E Ana Terra ainda dá umas dicas de como fez para ilustrar o livro.

   Autora e ilustradora: Ana Terra
Editora: DCL
Indicação: A partir dos três anos.
  Ano 2011


                                              Atividade de Classificação e seriação
  
 


  

  Pedir para que os alunos agrupem por tamanho  os lápis de cor  e façam seqüência  de dez do maior para o menor  ou do menor para o maior.

             

Ligue os fatos e escreva o maior resultado ---------------
  
    
   http://www.alegriabrinquedos.com.br/kit-seriacao-e-classificacao-com-5-jogos-em-mdf-p766






10 comentários:

  1. PARABÉNS MUITO LEGAL..... ANDREA E FERNANDA 5 E 6 NA

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  2. Olá meninas, o conteúdo está muito bom, claro e objetivo,
    JOSIENE 5NA
    IZABEL 5NA

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  3. Rosangela - RA 4423868195 - 6NA22 de novembro de 2014 às 14:10

    Gostei desse método da multiplicação da tabuada do 9, não conhecia!!!

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  4. Boa explicação do conteúdo e interessante o método de multiplicação apresentado.

    Grupo:
    Ana Carolina Muto Fiori – 5813151104 – 5º NA
    Denise de Fátima Spulveda - 3756638257 - 6º NA
    Gisele Cristina dos Santos Mak - 3730698709 - 6º NA
    Marina Godinho - 5812151110 - 5º NA
    Rosangela Aparecida Russo - 4423868195 – 6º NA
    Roseli Buttini - 5645987687 – 5º NA

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  5. A explicação está ótima de fácil entendimento


    Grupo 6NA
    Andrea Cicera dos Santos
    Eliana Soares H. Davi
    Gilcely G. Chaia Passere
    Gisella da Cruz Freitas
    Nivalda P. do Nascimento

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  6. Olá meninas,

    Quando a multiplicação é ensinada através da adição o aluno compreende e entende que um depende do outro. Eu não consigo aprender a multiplicação se eu não souber a adição por exemplo.

    JESSICA MARCANDALLI NEVES 3708610676 6° NA
    NILMA MOREIRA SANTANA 4424701736 6º NA
    PAULA ELIAS AQUINO DA SILVA 5212953458 5° NA
    TUANY RODRIGUES PEREIRA 3731833977 6º NA

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  7. Parabéns Meninas
    O blog esta bem objetivo e interessante.
    Kelly Nascimento Setta RA 4429877307 6na
    Regiane Reche Villa RA 4250830678 6na

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  8. Muito bacana a forma de fazer multiplicação com os dedos,adoramos.Parabéns bom trabalho!!!
    Angela Lopes do Carmo RA:5605185576
    Fernanda Marques de França RA:5645109863
    Talita Maria da Silva RA:5817153954

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