sábado, 30 de agosto de 2014

Brincadeiras que desenvolvem o aprendizado da matemática

 BRINCAR COM NÚMEROS 


Objetivos: Agilidade, atenção, prontidão 
Faixa etária sugerida: a partir de 7 anos
Material: nenhum
Conteúdo indicado: numerais

Em fileira, na linha central da quadra, dois ou mais educandos destacados à frente. Os educandos da fileira combinam um numero qualquer de 1 a 10, por exemplo 4, em seguida os dois à frente perguntam em sequencia: 
_ É um? É dois? É três? É quatro? 
Quando acertarem o número combinado, saem em perseguição aos educandos da fileira, que tentam livrar-se, passando pela linha de fundo da quadra. Aqueles que forem pegos, passarão a auxiliar na perseguição.



 CAÇA AOS NÚMEROS 


Objetivos: raciocínio matemático, agilidade, observação, espírito de equipe
Faixa etária sugerida: a partir de sete anos
Material: cartões numerados de 01 a 50 (vários) 
Conteúdos indicados: números naturais e soma.

Dividir as crianças em equipes e, ao sinal do educador, elas irão procurar os cartões antecipadamente escondidos.
Ganha o grupo que somar mais pontos com os cartões encontrados.



MAMÃE POSSO IR ?


Escolher uma criança para ser a mãe, posicionando-a a uma certa distância das outras crianças. 

As crianças perguntam "Mamãe posso ir?" A criança que está no papel da mãe responde que sim e as outras perguntam: "Quantos passos?" A mãe decide o número de passos que cada criança vai dar. Ganha aquela que alcançar primeiro a mãe.



CORRER E PEGAR:

O professor prepara várias cartelas com quantidades de objetos diferentes. Os alunos devem andar livremente pelo pátio, em determinado momento o professor fala um número e os alunos devem encontrar quais cartelas tem a quantidade solicitada.

CORRIDA NUMÉRICA:

Os alunos devem andar livremente pelo pátio, ao sinal do professor formar grupos de acordo com a quantidade solicitada.


Bibliografia



GRUPO:  5ºNA

JOSIENE C. DA ROCHA LIMA   RA: 5811147081
IZABEL CRISTINA                        RA: 5814976271

Nenhum comentário:

Postar um comentário