Grupo Josiene Rocha Lima 5 NA

   ATIVIDADE P2

  TRABALHANDO COM ENIGMAS MATEMÁTICOS






 1) Em um ônibus cabem 35 pessoas sentadas e 20 pessoas em pé. Quantas pessoas cabem dentro deste ônibus? 
4) Gabriel comprou um saco com 20 balas. Ele deu 14 balas pra sua prima. Com quantas balas Gabriel ficou?
3) Um prédio tem 5 andares, cada andar tem 4 apartamentos. Quantos apartamentos têm neste prédio? 
2)  Maria tem 15 balas e quer dividir igualmente essas balas em 3 pessoas. Quantas balas cada pessoa irá  ficar? 


GRUPO:

JOSIENE  ROCHA LIMA           RA: 5811147081  5NA
IZABEL CRISTINA                     RA: 5814976271  5NA 



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ATIVIDADE INDIVIDUAL



ATIVIDADE DE SERIAÇÃO





ATIVIDADE DE CLASSIFICAÇÃO


http://www.ensinar-aprender.com.br/2011/04/atividades-de-seriacao-e-classificacao.html
http://tersolbsm65.pbworks.com/w/page/20593392/Classifica%C3%A7%C3%A3o%20e%20Seria%C3%A7%C3%A3o

JOSIENE C. ROCHA LIMA   RA: 5811147081  5NA



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ATIVIDADE INDIVIDUAL


ATIVIDADE DE SERIAÇÃO





ATIVIDADE DE CLASSIFICAÇÃO



IZABEL CRISTINA  RA: 5814976271  5NA 

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ATIVIDADE EM GRUPO:

                                         O sistema de Numeração Decimal

O que é sistema de numeração decimal.
É um conjunto de numeração de posição que utiliza a base dez (10) É uma linguagem matemática que usamos no dia-dia, é uma linguagem estruturada, organizada e formalizada para  expressar quantidades, posições, medidas, espaços formas, relações etc.

O que é o material dourado e pra que serve.                                                             
Destina-se atividade que auxiliam o ensino e a aprendizagem do sistema, de números, unidade, dezena, centena, unidade de milhar.

Quais são as ideias de Maria Montessori em relação ao material dourado.
A ideia Maria Montessori foi representar os números adquirir conhecimentos de contato manual, desenvolver o intelecto através da exploração do material e ela pode decodificar o mundo.

 Como você aprendeu Dezena, Centena e Milhar.
 Aprendi que:
10 unidades= 1 dezena=10
10 dezenas =1 centena=100
10 centenas =1 unidade de milhar=1000

Descreva sua aula para ensinar dezena para as crianças de 6 anos no  1º Ano do ensino fundamental.
Jogo de contagem onde pode  usar os números de um a dez. Dê aos alunos até 20 palitos de dentes e peça que todos eles adicionem um de cada vez à mesa enquanto dizem o número de palitos. Lembre-se de que eles só podem usar os números de um a dez. Por exemplo, quando chegarem a 11, eles devem dizer "dez mais um", a 12, "dez mais dois", e assim sucessivamente. Amarre cada grupo de dez palitos com elásticos de borracha.


Referência Bibliográfica 
Ramos, Luzia Faraco.Conversas sobre números, ações e operações: Uma proposta criativa para o ensino da matemática nos primeiros anos. São Paulo: Ática, 2009.

GRUPO:

JOSIENE C. ROCHA LIMA  RA: 5811147081 5NA

IZABEL CRISTINA               RA: 5814976271 5NA

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ATIVIDADE INDIVIDUAL:




INDICAÇÃO DE UM LIVRO INFANTIL QUE TRABALHE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS 






A proposta é oferecer a integração entre pais, educadores e crianças menores, na pré-alfabetização. Elas aprendem a reconhecer os números, a contar e a quantificar, ouvindo frases curtas, lidas pelos adultos enquanto observam as ilustrações.


Autor: FINZETTO, MARIA ANGELA

Assunto: LITERATURA INFANTO JUVENIL

Coleção: BRINCANDO COM A MATEMATICA

Faixa etária: 3 a 5 anos

Páginas: 16

Formato: 20x27 cm

Acabamento: BROCHURA (LOMBADA CANOA)

ISBN: 8573898119

EAN: 9788573898118


http://www.bebetoys.com.br/produto-1364/tudo-para-bebe/livro-infantil-brincando-com-a-matematica:-aprendendo-a-contar-todolivro

JOSIENE C.ROCHA LIMA  RA: 5811147081 5NA

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ATIVIDADE INDIVIDUAL:




INDICAÇÃO DE UM LIVRO INFANTIL QUE TRABALHE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS 




Este livro enfoca a subtração, usando números de 1 a 20 e construindo os conhecimentos numéricos gradualmente
ANO: Acima de 5 anos de idade.

Gênero
INFANTIL
Editora
CIRANDA CULTURAL
Número de Páginas
27
Formato de Foto
CIRANDA CULTURAL







IZABEL CRISTINA   RA: 5814976271  5NA

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Atividade P2   -   Individual


1 - Invente um problema que possa ser resolvido com a operação 20 x 12=240.
Caio comprou 20 pacotes de bolachas, com 12 bolachas em cada pacote.
Quantas Bolachas ha nos 20 pacotes?
 20 X 12 = 240
Ha nos 20 pacotes 240 bolachas.

2 - Invente outro problema com os seguintes dados: 20 bolas / 12 reais.
Pedro gostaria de comprar 20 bolas, mas ele só tem 12 reais, quanto deve
custar cada bola para ele conseguir comprar com o dinheiro que ele tem.


12 : 20 = 0.60
Cada bola deve custar 0.60 centavos


3 - Leia o problema e verifique quais poderiam ser as perguntas para estes problemas.



a) Em uma caixa contém 10 bombons.

Problema sem solução.

b) Sandra pagou R$ 24,00 reais por 04 pacotes de meias.


Se em 04 pacotes de meias Sandra pagou 24,00 reais.                    
Sandra pagou Quanto em cada pacote de meia.
24 : 4=6
Sandra pagou 6 reais.


c) Em um auditório há 10 fileiras com 10 poltronas em cada fileira

 Se existe 10 fileiras no auditório com 10 poltronas.
 Quantas poltronas cabe No auditório.

  10 x 10= 100

  cabe no auditório 100 poltronas.


Josiene C. da Rocha Lima   RA: 5811147081 5NA

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Atividade P2   -   Individual

1 - Invente um problema que possa ser resolvido com a operação 20x12=240.

Em uma caixa há 20 garrafas de refrigerantes, cada uma contém 12 garrafas, quantas garrafas há na caixa? 
20x12= 240 garrafas.

2 - Invente outro problema com os seguintes dados: 20 bolas / 12 reais.
Fui na loja comprei 20 bolas, a minha conta deu 12 reais,quanto custou cada bola?
12:20=0,60. cada bola custou 0.60 centavos.

 3 - Leia o problema e verifique quais poderiam ser as perguntas para estes problemas.

a) Em uma caixa contém 10 bombons.

sem solução de problema

b) Sandra pagou R$ 24,00 reais por 4 pacotes de meias.

Quanto custou cada pacote de meia que Sandra pagou.
24:4=6 reais.  cada pacote de meia custou 6 reais.
c) Em um auditório há 10 fileiras com 10 poltronas em cada fileira.
Em um auditório.
 Em uma auditório há 10 fileiras com 10 poltronas em cada fileira.
R. Quantas poltronas cabem no auditório?
10x10=100
100 poltronas

IZABEL CRISTINA   RA: 5814976271  5NA

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                                               SOLUÇÃO PROBLEMA 
Enigma para criança de 9 anos (em grupo)

caio ganhou da sua madrinha 92 reais, e da sua mãe 46 Reais, ele comprou um jogo por 27 reais. Quanto restou do dinheiro do caio?

           92                               138
     +    46                             -   27
    _________                  ________
          138                              111


R= Restou 111 reais.
       
                           
                                 Grupo:


Josiene C. da Rocha Lima    RA: 5811147081 5NA

Izabel cristina                        RA: 5814976271  5NA




9 comentários:

  1. parabéns vocês atenderam as expectativas(Andréa e Fernanda da Silva 5 e 6 NA)

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  2. Como explicado nas aulas, vocês utilizaram uma forma concreta de trabalhar as operações matemáticas, fugindo do arme e efetue e da "decoreba" tabuada.
    Eliana Soares Davi - RA 3775765074

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  3. A atividade quando bem elaborada ajuda e facilita o aprendizado da criança.
    Gostamos dos enigmas, mas faltou ilustração para ficar mais chamativo e atrativo.


    Grupo 6NA
    Andrea Cicera dos Santos
    Gilcely G. Chaia Passere
    Gisella da Cruz Freitas
    Nivalda P. do Nascimento

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  4. Meninas, a pagina de vocês esta bem elaborada, contendo atividades que podem ser utilizadas pelos professores.

    JESSICA MARCANDALLI NEVES 3708610676 6° NA
    NILMA MOREIRA SANTANA 4424701736 6º NA
    PAULA ELIAS AQUINO DA SILVA 5212953458 5° NA
    TUANY RODRIGUES PEREIRA 3731833977 6º NA

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  5. Parabéns Meninas
    O blog esta bem objetivo e interessante.
    Kelly Nascimento Setta RA 4429877307 6na
    Regiane Reche Villa RA 4250830678 6na

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  6. FICOU BEM OBJETIVO LEGAL!!!! ANDREA E FERNANDA.

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  7. Parabéns meninas pela boa elaboração das atividades,ótima ideia para trabalhar dentro da sala de aula.
    Nome: Maria de Fátima Lima Almeida RA: 3880696328 6º NA
    Maria de Fátima Oliveira de Sousa RA: 4426853431 6º NA

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  8. Bem interessante as atividades de vocês ,.parabéns. Grupo: Maria Alcione RA 3733687305
    Vania Maria RA 5262960390
    Núzia Maria RA 5262960397

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  9. Meninas poderia ter sido melhor elaborado,faltou um pouco de criatividade,vocês poderiam ter ousado um pouco mais. Angela Lopes do Carmo RA:5605185576
    Fernanda Marques de França RA:5645109863
    Talita Maria da Silva RA:5817153954.

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