sábado, 30 de agosto de 2014

Jogos envolvendo a matemática

 OH, NÃO, 99!!!

Objetivos: não chegar, nem ultrapassar o total de 99 pontos
Faixa etária sugerida: a partir de 10 anos
Material: um baralho completo (sem os coringas)
Números de jogadores: duas a cinco pessoas
Conteúdos indicados: números naturais, classificação de números, operações matemáticas, grandezas.

Valores das cartas: ÁS = 99 pontos; 2 a 10 de espadas= pontos negativos de acordo com o numero da carta; 2 a 10 de ouros, paus e copas = pontos positivos; figuras de espada = 10 pontos; figuras de ouros , paus e copas = 10 pontos.
São distribuídas quatro cartas para cada jogador. O baralho restante deve ficar num monte, no centro da mesa para compra.
O primeiro jogador desce uma carta cantando o seu valor ( “dez”, por exemplo), e pega outra do monte, de forma a ter sempre quatro na mão. O próximo escolhe uma de suas cartas e a coloca sobre a primeira, anunciando o novo total, ou seja, se o jogador colocar sobre a carta dez um cinco de ouros, efetua a somo mentalmente e diz: quinze, pegando uma outra do monte para si. Os jogadores seguintes repetem este procedimento, cantando o novo total, adicionando ou subtraindo, conforme a carta abaixada, até que alguém chegue aos 99 ou estoure.
O próximo a jogar reinicia a contagem do inicio. Terminadas as cartas do monte para compra embaralham-se as cartas da mesa, dando prosseguimento à partida.
Aquele que perder três rodadas ( ou seja, estourar três vezes) sai do jogo. O último que ficar é vencedor.
Obs: este jogo é bastante dinâmico, sobretudo para aqueles que calculam mentalmente com rapidez. Para tornar o jogo mais desafiante, pode-se atribuir novos valores.



 JOGO TIRANDO DO PRATO

Material: pratos de papelão ou isopor (um para cada criança), material de contagem (ex.: 20 para cada criança), dado.- Aplicação: os jogadores começam com 20 objetos dentro do prato e revezam-se jogando o dado, retirando as peças, quantas indicadas pela quantidade que nele aparece. Vence quem esvaziar seu prato primeiro.

 DEZ COLORIDOS

 Material: canudos coloridos, copos de plástico e cartões com as cores dos canudinhos disponíveis.- Aplicação: as crianças formam grupos e cada uma retira de uma caixa maior um número determinado de canudinhos coloridos (ex.: pegue 10 canudinhos coloridos) e coloca em seu copo. Quando a professora sortear uma COR, os componentes colocam seus canudinhos da cor sorteada no centro da mesa. Solicitar que contem o total de canudinhos. Registrar os valores de cada grupo e recolher os canudinhos do grupo.- Variação: o jogo pode ser individual (cada criança retira os canudos) e contam quem tirou mais / menos / mesma quantidade, etc.

TABULEIRO

 Organização da Classe: Duplas. Material: Um tabuleiro (um papel cartão retângular qaudriculado em 4 linhas e 6 colunas) para cada jogador ou dupla. Regras-Um dado e fichas ( tampinhas, botões, grãos ) para cada jogador -Cada jogador na sua vez joga o dado e coloca no tabuleiro o número de tampinhas indicado no dado. -Vence o jogador que encher seu tabuleiro primeiro.

JOGO DO 1 OU 2

 Material: dado com apenas os números 1 e 2, ou fichas em uma sacola (números 1 e 2).- Aplicação: Cada jogador, na sua vez, joga o dado, ou retira uma ficha. O jogador lê o número e procura identificar em seu corpo partes que sejam únicas (ex.: nariz, boca, cabeça, etc) ou duplas (olhos, orelhas, braços, etc). Não pode repetir o que o outro já disse. Caso não lembre, a criança passa a vez. Jogar até esgotar as partes.


Bibliografia 



GRUPO:       5ºNA

JOSIENE C. DA ROCHA LIMA   RA: 5811147081
IZABEL CRISTINA                        RA: 5814976271

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