Jogos
- Relacione o número
a quantidade
Objetivos:
·
Trabalhar adição simples, com resultados
até 10;
·
Relacionar o número à quantidade de
agrupamento;
·
Trabalhar a contagem de 1 a 10.
Materiais:
·
Plaquinhas de números de 1 a 10
·
55 bananas em E.V.A.
·
Dupla face
·
Papéis color set para o quadro
·
Uma figura de macaco para decoração.
Procedimento:
Disponha aos alunos figuras de bananas. Chame um aluno de cada vez e dramatize
a atividade em que o macaquinho receberá mais uma banana. Conforme fazem a
colocação de mais uma banana, peça que o aluno conte e fixe o número
correspondente à quantidade. Pergunte, a partir da sequência exposta, se a
contagem está crescendo ou diminuindo. Informá-los, então, que chamamos essa
contagem de "ordem crescente".
- Bola ao Cesto
Faixa
etária: 5 a 6 anos
Finalidade:
adição, contagem, anotação em placar, agrupamento
Material:
3 cestos ou baldes, 6 bolas (ex.: 3 azuis e 3 vermelhas). Colocar a marcação
dos pontos nos cestos (3, 4 e 5 pontos). Um componente de cada equipe Ficará
responsável pela marcação dos pontos na tabela.
Número
de jogadores: 6 crianças
Regras
do Jogo:
Dividir
as turmas em 2 times, a uma distância de 1 metro dos cestos três crianças da
mesma equipe arremessão, ao mesmo tempo as bolas aos cestos/baldes. O marcador
deve junto com os colegas, somar os pontos feitos e marcar na tabela. BOLA FORA
VALE 1 PONTO. Em seguida, a outra equipe faz o mesmo, até que todos participem.
Após duas rodadas, ou a quantidade estipulada pelo mediador, as equipe devem
contar os seus pontos. Para fazer os cálculos usaremos materiais concretos como
palitos ou tampinhas, e marcarão na tabela o resultado total de todas as
rodadas. Vence a equipe que fizer o maior número de pontos.
- Bingo de Contas
Faixa
etária: a partir de 07 anos
Número
de participantes: de 04 a 05
Finalidade:
ajudar a criança a associar o numeral à quantidade, a realizar cálculos mentais
e a perceber que operações deferentes podem levar a um mesmo resultado.
Materiais:
Placas de papel cartão com as operações (adição e subtração) e 45 cartões
menores com números de 0 a 18.
REGRAS
DO JOGO:
Distribuir as cartelas maiores entre as
crianças;
Arrumar
os cartões menores no centro da mesa com a face para baixo;
Um
jogador escolhe um dos cartões menores e lê em voz alta;
Os
outros participantes devem procurar em sua cartela a operação que corresponde
aquele resultado; O primeiro que encontrar, marca um ponto, colocando o cartão
menor sobre a operação;
Vence
aquele que completar a cartela maior primeiro.
Abaixo
a figura para entender melhor o jogo:
http://alfabetizacaocefaproponteselacerda.blogspot.com.br/search/label/Educa%C3%A7%C3%A3o%20Infantil
- Jogo de Bingo
Providencie
uma cartela de bingo contendo 15 números para cada aluno.
Em
seguida, escreva uma operação de cada vez no quadro, se preferir fale as
operações para as crianças.
Os alunos deverão fazer os cálculos mentais e
quando encontrarem o valor deverão marcá-lo na cartela, se preferirem, os
alunos poderão anotar as operações no caderno, resolvê-las e depois marcarem na
cartela.
- Jogo das Cartas –
Multiplicação
Finalidade:
Treinar a multiplicação através do jogo de cartas
Material:
1/4 de cartolina ou o material que se deseja trabalhar, canetinhas ou impresso
(Professor(a) ou os próprios alunos poderão confeccionar cartas de 1 a 10 duas
vezes)
Número
de jogadores: 2 jogadores para cada 2 jogos de cartas de 1 a 10
Faixa
etária: 7 a 10 anos
REGRAS
DO JOGO:
Dividir
a turma em duplas.
Para
cada dupla entregar dois jogos de cartas de 1 a 10;
Cada
dupla deve embaralhar as cartas.
Cada
jogador deverá pegar uma carta ao mesmo tempo, o número que der na carta do
jogador nº 1 deve-se multiplicar pela carta do jogador nº 2.
Exemplo: jogador nº 1 tirou a carta número 6 e o
jogador nº 2 tirou a carta 7 (7 x 6=42), quem falar 42 primeiro ganha ponto.
Outra
estratégia:
Pode-se
dividir a sala em dois grupos grandes, e escolher um representante de cada
grupo a cada rodada, quem responder corretamente ganha ponto para o grupo, e
assim por diante.
http://educarepreciso.wordpress.com/2009/06/26/jogo-das-cartas-multiplicacao/
- Jogo de Placas
Faixa
etária: 6 anos
Objetivo:
Associar a quantidade aos números
Materiais:
Recortar
2 vezes placas com números de 1 a 10;
Estratégia:
Dividir
a sala em duas fileiras;
Colocar
as placas contendo os números de dispostas no chão ao lado de cada fila;
A
professora irá desenhar as quantidades e o 1º da fila irá pegar a placa
correspondente a quantidade e mostra-la a professora;
Quem
acertou irá para o final da fila;
A
fila que chegar novamente no 1º aluno ganha o jogo.
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Músicas
A galinha do vizinho
A
galinha do vizinho
A
galinha do vizinho
Bota
ovo amarelinho.
Bota
um, bota dois, bota três,
Bota
quatro, bota cinco, bota seis,
Bota
sete, bota oito, bota nove,
Bota
dez!
Com
ela, a turminha vai aprender a contar
Participantes: No mínimo dois.
Organização: Em roda.
Como brincar: As crianças cantam a música e ao
chegar ao número dez dão um pulo e se agacham.
A Tabuada
Grupo:
Trem da Alegria
Um mais um são dois
E dois e dois são quatro
E quatro e quatro oito
E oito dezesseis
Três e três são seis
E seis e seis são doze
E quinze e quinze trinta dias, que é um
mês
O sete é mentiroso
Sete dias da semana
E o treze bate logo na madeira pra
isolar
E só faltou o zero, que com zero não é
nada
Aprendendo a tabuada vou contar
Um, dois, três, quatro, cinco, mil
Eu tenho a professora mais bonita do
Brasil!
Adição – Subtração
Trio
Soneca
O que será adição? Adição o que será?
Pois eu lhe digo que adição, não é mais
nada que juntar
Por exemplo, você tem um biscoito e eu
tenho um biscoito
A
gente bota os biscoitos juntinhos, a gente fica com dois biscoito
Um mais um são dois
Um mais um são dois
Um mais um são dois
Um
mais um são dois
O que será adição? Adição o que será?
Você já sabe que adição, não é mais nada
que juntar
Por exemplo, você tem dois biscoito e eu
tenho um biscoito
A gente bota os biscoitos juntinhos, a
gente têm três biscoito
Dois mais um são três
Dois mais um são três
Dois
mais um são três
O que será subtração? Subtração o que
será?
Em vez de se juntar, a gente tem é que
tirar
Por exemplo, você tem quatro biscoitos e
eu vejo quatro biscoito
E eu tiro os seus quatros biscoitos,
você fica sem nenhum biscoito
Quatro
menos quatro é zero
Quatro
menos quatro é zero
Quatro
menos quatro é zero
Vamos Contar Até 10
Celelê
E Relalá
Autor:
Celise Melo
Eu estou crescendo, estou aprendendo
E já sei contar de 1 até o 10
2 é muito pouco, 7 já aumentou
Mas
o que eu quero é chegar até o 10
(2X)
São tantas coisas que dá pra contar
Levantem as mãos, vamos começar
Vamos contar de 1 até 10
1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10!
Agora batendo as mãos
1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10!
Muito bem, batendo os pés
1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10!
Agora as mãos e os pés juntos
1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10!
De trás pra frente com a gente
10, 9, 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2, 1, fogo!
O foguete já partiu, já sumiu e ninguém
viu
Foram 3 os astronautas que subiram para
o céu
Para conquistar a lua, seu segredo
desvendar
Quem será que mora lá? Será que sabe
contar?
Acho que não sabe, não: nem conhece
adição
Muito menos divisão, nem a multiplicação
O foguete já partiu, já sumiu e ninguém
viu
(2X)
Contagem regressiva, de trás pra frente
com a gente
10, 9, 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2, 1, fogo!
http://www.radio.uol.com.br/#/letras-e-musicas/celele-e-relala/vamos-contar-ate-10/159678
Matemática
Jacky
A matemática tem que se aprender
Ele
tá em todo canto, mesmo quando não se vê (2x)
Lá no galho da mangueira tinham 4
passarinhos
Todos 4 descansando, todo soltos e
agarradinhos
De
repente, 2 voaram... Quantos ficaram no ninho?
A matemática tem que se aprender
Ele tá em todo canto, mesmo quando não
se vê (2x)
Lá na festa do macaco, tava um rato e um
leão
Chega o gato, foge o rato, foi aquela
confusão
Quantos bichos têm agora, dançando lá no
salão?
A matemática tem que se aprender
Ele tá em todo canto, mesmo quando não
se vê (2x)
Eram 7 chocolates lá em cima do balcão
Quando olhei, só tinham 4, ninguém sabe
onde é que estão
Quantos chocolates foram na barriga do
ladrão?
A matemática tem que se aprender
Ele
tá em todo canto, mesmo quando não se vê (2x)
Meia dúzia de bananas, 2 maçãs e 1 mamão
Uma dúzia de laranjas, 2 pêras e 1 melão
Junte
todas essas frutas e me diga: quantas são?
A matemática tem que se aprender
Ele tá em todo canto, mesmo quando não
se vê (2x)
Uma dúzia e não são 10
Meia dúzia igual a 6
Uma dúzia e uma dezena
Diga
aí! Vamos! 22 ou 16?
A matemática tem que se aprender
Ele tá em todo canto, mesmo quando não
se vê (8x)
http://musica.com.br/artistas/jacky/m/matematica/letra.html
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BRINCADEIRAS
Brincadeira de
amarelinha
Como
funciona
Tem
como base um caminho dividido em casas numeradas e riscado no chão com giz.
Após jogar uma pedrinha em uma casa(1) - em que não poderá pisar-, a criança
vai pulando com um pé só até o fim do trajeto. Ao chegar, deve retornar,
apanhar a pedrinha e recomeçar, dessa vez, atirando a pedra na segunda casa(2)
e depois nas seguintes até passar por todas. O participante que errar o alvo ou
perder o equilíbrio passa a vez para outro.
http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/brincadeira-amarelinha-613206.shtml
Boliche
Você
pode transformar as garrafas em pinos de boliche. Pinte cada garrafa com uma
cor diferente: amarela (3 pontos), azuis (4), verdes (5) e vermelhas (6).
Depois, coloque as garrafas com o valor mais baixo à frente das demais. Cada
jogador deverá jogar uma bola (pode ser de futebol) com o objetivo de derrubar
o maior número de garrafas. Ganha quem fizer mais pontos.
http://www.nossoclubinho.com.br/quatro-brincadeiras-para-aprender-matematica-2/
Jogo das latas
Finalidade:
Trabalhar sequência numérica e reconhecimento dos números.
Faixa
etária: 3 a 6 anos
Material:
Uma bola e 10 latas
Número
de participantes: De 2 a 10 crianças.
REGRAS
DO JOGO:
Arrumar
as latas em formato de pirâmide. A base deve ter quatro latas. Em cima dela,
mais três. Depois, duas etc. Faça um
risco no chão com cerca de um metro de distância das latas e lance a bola, que
pode ser de plástico ou de meia.
A
criança conta quantas latas conseguiu derrubar e anota no painel do lado do seu
nome a quantidade.
Vence
quem conseguir derrubar o maior número de latas.
http://alfabetizacaocefaproponteselacerda.blogspot.com.br/2014/06/jogos-de-matematica.html
Brincando com bola
Faixa etária: 8 anos
Objetivo: Trabalhar a
contagem de 1 a 100
Regras:
Dividir a turma em 3
grupos;
Entregar uma bola para
cada grupo;
As crianças irão bater
a bola no chão sem segurá-la e ir contando quantas vezes conseguiu bater sem
que ela caísse;
A criança que fizer
mais pontos dentro de cada grupo irá disputar com a dos demais que venceram;
No final quem obter
mais pontuação será o vencedor dos três grupos.
Futebol de pano
Objetivo:
atenção, prontidão, agilidade, velocidade e raciocínio rápido.
Materiais:
2 bastões, um pano(tapete) e pátio ou quadra poliesportiva.
Faixa
etária: 9 a 12 anos
Descrição
da atividade: Dividir os alunos em 2 grupos, colocando-os sentados em fileira,
na linha de fundo da quadra de voleibol (cada grupo em uma linha);
Enumerar
as fileiras, de modo que haja o mesmo número nos 2 grupos;
No
meio da quadra (círculo central), ficará o pano e os 2 bastões(cabo de
vassoura);
Ao
sinal do educador, este falará bem alto um número, e os alunos correspondentes
à eles deverão correr até o centro, pegando cada um seu bastão;
Usando
o bastão, deverão arrastar o pano para a linha de fundo onde se encontra seu
grupo;
Cada
vez que conseguir fazer o pano chegar na sua linha de fundo, seu grupo marcará
1 ponto.
COMENTÁRIOS:
Usando em uma aula de Matemática, por exemplo, ao invés do professor falar o
número, poderá formular uma operação matemática, de forma que o resultado seja
um dos números dados aos alunos, e o grupo ou aluno que primeiro resolver a
operação, terá maior chance de chegar no pano e bastão primeiro, consequentemente,
com maior chance de fazer o ponto para seu grupo.
jogos, brincadeiras e
músicas – Profª Serjane – Série – 6NA
Curso Pedagogia –
Anhanguera – São Caetano do Sul
Enviado por:
ELIANE FELIX DE OLIVEIRA
LUZIA DOS REIS DE ALMEIDA AVANCINI
Sites
pesquisados:
http://alfabetizacaocefaproponteselacerda.blogspot.com.br/search/label/Educa%C3%A7%C3%A3o%20Infantil
http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/brincadeira-amarelinha-613206.shtml
http://vidaplenainfantil.blogspot.com.br/2009/07/de-100-brincadeiras.html
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