domingo, 31 de agosto de 2014

Jogos, brincadeiras e músicas


Jogos

  1. Relacione o número a quantidade
Objetivos:
·         Trabalhar adição simples, com resultados até 10;
·         Relacionar o número à quantidade de agrupamento;
·         Trabalhar a contagem de 1 a 10.
Materiais:
·         Plaquinhas de números de 1 a 10
·         55 bananas em E.V.A.
·         Dupla face
·         Papéis color set para o quadro
·          Uma figura de macaco para decoração.

Procedimento: Disponha aos alunos figuras de bananas. Chame um aluno de cada vez e dramatize a atividade em que o macaquinho receberá mais uma banana. Conforme fazem a colocação de mais uma banana, peça que o aluno conte e fixe o número correspondente à quantidade. Pergunte, a partir da sequência exposta, se a contagem está crescendo ou diminuindo. Informá-los, então, que chamamos essa contagem de "ordem crescente".

  1. Bola ao Cesto
Faixa etária: 5 a 6 anos
Finalidade: adição, contagem, anotação em placar, agrupamento
Material: 3 cestos ou baldes, 6 bolas (ex.: 3 azuis e 3 vermelhas). Colocar a marcação dos pontos nos cestos (3, 4 e 5 pontos). Um componente de cada equipe Ficará responsável pela marcação dos pontos na tabela.
Número de jogadores: 6 crianças
Regras do Jogo:
Dividir as turmas em 2 times, a uma distância de 1 metro dos cestos três crianças da mesma equipe arremessão, ao mesmo tempo as bolas aos cestos/baldes. O marcador deve junto com os colegas, somar os pontos feitos e marcar na tabela. BOLA FORA VALE 1 PONTO. Em seguida, a outra equipe faz o mesmo, até que todos participem. Após duas rodadas, ou a quantidade estipulada pelo mediador, as equipe devem contar os seus pontos. Para fazer os cálculos usaremos materiais concretos como palitos ou tampinhas, e marcarão na tabela o resultado total de todas as rodadas. Vence a equipe que fizer o maior número de pontos.

  1. Bingo de Contas
Faixa etária: a partir de 07 anos
Número de participantes: de 04 a 05
Finalidade: ajudar a criança a associar o numeral à quantidade, a realizar cálculos mentais e a perceber que operações deferentes podem levar a um mesmo resultado.
Materiais: Placas de papel cartão com as operações (adição e subtração) e 45 cartões menores com números de 0 a 18.
REGRAS DO JOGO:
 Distribuir as cartelas maiores entre as crianças;
Arrumar os cartões menores no centro da mesa com a face para baixo;
Um jogador escolhe um dos cartões menores e lê em voz alta;
Os outros participantes devem procurar em sua cartela a operação que corresponde aquele resultado; O primeiro que encontrar, marca um ponto, colocando o cartão menor sobre a operação;
Vence aquele que completar a cartela maior primeiro.
Abaixo a figura para entender melhor o jogo:


  1. Jogo de Bingo

Providencie uma cartela de bingo contendo 15 números para cada aluno.
       
Em seguida, escreva uma operação de cada vez no quadro, se preferir fale as operações para as crianças.   
  Os alunos deverão fazer os cálculos mentais e quando encontrarem o valor deverão marcá-lo na cartela, se preferirem, os alunos poderão anotar as operações no caderno, resolvê-las e depois marcarem na cartela.  

  1. Jogo das Cartas – Multiplicação
Finalidade: Treinar a multiplicação através do jogo de cartas
Material: 1/4 de cartolina ou o material que se deseja trabalhar, canetinhas ou impresso (Professor(a) ou os próprios alunos poderão confeccionar cartas de 1 a 10 duas vezes)
Número de jogadores: 2 jogadores para cada 2 jogos de cartas de 1 a 10
Faixa etária: 7 a 10 anos
REGRAS DO JOGO:
Dividir a turma em duplas.
Para cada dupla entregar dois jogos de cartas de 1 a 10;
Cada dupla deve embaralhar as cartas.
Cada jogador deverá pegar uma carta ao mesmo tempo, o número que der na carta do jogador nº 1 deve-se multiplicar pela carta do jogador nº 2.
Exemplo:  jogador nº 1 tirou a carta número 6 e o jogador nº 2 tirou a carta 7 (7 x 6=42), quem falar 42 primeiro ganha ponto.
Outra estratégia:
Pode-se dividir a sala em dois grupos grandes, e escolher um representante de cada grupo a cada rodada, quem responder corretamente ganha ponto para o grupo, e assim por diante.
http://educarepreciso.wordpress.com/2009/06/26/jogo-das-cartas-multiplicacao/


  1. Jogo de Placas
Faixa etária: 6 anos
Objetivo: Associar a quantidade aos números
Materiais:
Recortar 2 vezes placas com números de 1 a 10;
Estratégia:
Dividir a sala em duas fileiras;
Colocar as placas contendo os números de dispostas no chão ao lado de cada fila;
A professora irá desenhar as quantidades e o 1º da fila irá pegar a placa correspondente a quantidade e mostra-la a professora;
Quem acertou irá para o final da fila;
A fila que chegar novamente no 1º aluno ganha o jogo.
______________________________________________________________________
Músicas
A galinha do vizinho
A galinha do vizinho
A galinha do vizinho
Bota ovo amarelinho.
Bota um, bota dois, bota três,
Bota quatro, bota cinco, bota seis,
Bota sete, bota oito, bota nove,
Bota dez!
Com ela, a turminha vai aprender a contar
 Participantes: No mínimo dois.
 Organização: Em roda.
 Como brincar: As crianças cantam a música e ao chegar ao número dez dão um pulo e se agacham.


A Tabuada
Grupo: Trem da Alegria
Um mais um são dois
E dois e dois são quatro
E quatro e quatro oito
E oito dezesseis
Três e três são seis
E seis e seis são doze
E quinze e quinze trinta dias, que é um mês
O sete é mentiroso
Sete dias da semana
E o treze bate logo na madeira pra isolar
E só faltou o zero, que com zero não é nada
Aprendendo a tabuada vou contar
Um, dois, três, quatro, cinco, mil
Eu tenho a professora mais bonita do Brasil!






Adição – Subtração
Trio Soneca
O que será adição? Adição o que será?
Pois eu lhe digo que adição, não é mais nada que juntar
Por exemplo, você tem um biscoito e eu tenho um biscoito
A gente bota os biscoitos juntinhos, a gente fica com dois biscoito

Um mais um são dois
Um mais um são dois
Um mais um são dois
Um mais um são dois

O que será adição? Adição o que será?
Você já sabe que adição, não é mais nada que juntar
Por exemplo, você tem dois biscoito e eu tenho um biscoito
A gente bota os biscoitos juntinhos, a gente têm três biscoito

Dois mais um são três
Dois mais um são três
Dois mais um são três
O que será subtração? Subtração o que será?
Em vez de se juntar, a gente tem é que tirar
Por exemplo, você tem quatro biscoitos e eu vejo quatro biscoito
E eu tiro os seus quatros biscoitos, você fica sem nenhum biscoito

Quatro menos quatro é zero
Quatro menos quatro é zero
Quatro menos quatro é zero


Vamos Contar Até 10
Celelê E Relalá
Autor: Celise Melo

Eu estou crescendo, estou aprendendo
E já sei contar de 1 até o 10
2 é muito pouco, 7 já aumentou
Mas o que eu quero é chegar até o 10
(2X)
São tantas coisas que dá pra contar
Levantem as mãos, vamos começar
Vamos contar de 1 até 10
1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10!
Agora batendo as mãos
1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10!
Muito bem, batendo os pés
1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10!
Agora as mãos e os pés juntos
1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10!
De trás pra frente com a gente
10, 9, 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2, 1, fogo!
O foguete já partiu, já sumiu e ninguém viu
Foram 3 os astronautas que subiram para o céu
Para conquistar a lua, seu segredo desvendar
Quem será que mora lá? Será que sabe contar?
Acho que não sabe, não: nem conhece adição
Muito menos divisão, nem a multiplicação
O foguete já partiu, já sumiu e ninguém viu
(2X)
Contagem regressiva, de trás pra frente com a gente
10, 9, 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2, 1, fogo!
http://www.radio.uol.com.br/#/letras-e-musicas/celele-e-relala/vamos-contar-ate-10/159678


Matemática
Jacky

A matemática tem que se aprender
Ele tá em todo canto, mesmo quando não se vê (2x)
Lá no galho da mangueira tinham 4 passarinhos
Todos 4 descansando, todo soltos e agarradinhos
De repente, 2 voaram... Quantos ficaram no ninho?
A matemática tem que se aprender
Ele tá em todo canto, mesmo quando não se vê (2x)

Lá na festa do macaco, tava um rato e um leão
Chega o gato, foge o rato, foi aquela confusão
Quantos bichos têm agora, dançando lá no salão?

A matemática tem que se aprender
Ele tá em todo canto, mesmo quando não se vê (2x)

Eram 7 chocolates lá em cima do balcão
Quando olhei, só tinham 4, ninguém sabe onde é que estão
Quantos chocolates foram na barriga do ladrão?

A matemática tem que se aprender
Ele tá em todo canto, mesmo quando não se vê (2x)

Meia dúzia de bananas, 2 maçãs e 1 mamão
Uma dúzia de laranjas, 2 pêras e 1 melão
Junte todas essas frutas e me diga: quantas são?

A matemática tem que se aprender
Ele tá em todo canto, mesmo quando não se vê (2x)

Uma dúzia e não são 10
Meia dúzia igual a 6
Uma dúzia e uma dezena
Diga aí! Vamos! 22 ou 16?

A matemática tem que se aprender
Ele tá em todo canto, mesmo quando não se vê (8x)
http://musica.com.br/artistas/jacky/m/matematica/letra.html

______________________________________________________________________

BRINCADEIRAS

Brincadeira de amarelinha
Como funciona
Tem como base um caminho dividido em casas numeradas e riscado no chão com giz. Após jogar uma pedrinha em uma casa(1) - em que não poderá pisar-, a criança vai pulando com um pé só até o fim do trajeto. Ao chegar, deve retornar, apanhar a pedrinha e recomeçar, dessa vez, atirando a pedra na segunda casa(2) e depois nas seguintes até passar por todas. O participante que errar o alvo ou perder o equilíbrio passa a vez para outro.
http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/brincadeira-amarelinha-613206.shtml

Boliche

Você pode transformar as garrafas em pinos de boliche. Pinte cada garrafa com uma cor diferente: amarela (3 pontos), azuis (4), verdes (5) e vermelhas (6). Depois, coloque as garrafas com o valor mais baixo à frente das demais. Cada jogador deverá jogar uma bola (pode ser de futebol) com o objetivo de derrubar o maior número de garrafas. Ganha quem fizer mais pontos.
http://www.nossoclubinho.com.br/quatro-brincadeiras-para-aprender-matematica-2/

Jogo das latas


Finalidade: Trabalhar sequência numérica e reconhecimento dos números.
Faixa etária: 3 a 6 anos
Material: Uma bola e 10 latas
Número de participantes: De 2 a 10 crianças.
REGRAS DO JOGO:
Arrumar as latas em formato de pirâmide. A base deve ter quatro latas. Em cima dela, mais três.  Depois, duas etc. Faça um risco no chão com cerca de um metro de distância das latas e lance a bola, que pode ser de plástico ou de meia.
A criança conta quantas latas conseguiu derrubar e anota no painel do lado do seu nome a quantidade.
Vence quem conseguir derrubar o maior número de latas.
http://alfabetizacaocefaproponteselacerda.blogspot.com.br/2014/06/jogos-de-matematica.html

Brincando com bola

Faixa etária: 8 anos
Objetivo: Trabalhar a contagem de 1 a 100
Regras:
Dividir a turma em 3 grupos;
Entregar uma bola para cada grupo;
As crianças irão bater a bola no chão sem segurá-la e ir contando quantas vezes conseguiu bater sem que ela caísse;
A criança que fizer mais pontos dentro de cada grupo irá disputar com a dos demais que venceram;
No final quem obter mais pontuação será o vencedor dos três grupos.





Futebol de pano
Objetivo: atenção, prontidão, agilidade, velocidade e raciocínio rápido.
Materiais: 2 bastões, um pano(tapete) e pátio ou quadra poliesportiva.
Faixa etária: 9 a 12 anos
Descrição da atividade: Dividir os alunos em 2 grupos, colocando-os sentados em fileira, na linha de fundo da quadra de voleibol (cada grupo em uma linha);
Enumerar as fileiras, de modo que haja o mesmo número nos 2 grupos;
No meio da quadra (círculo central), ficará o pano e os 2 bastões(cabo de vassoura);
Ao sinal do educador, este falará bem alto um número, e os alunos correspondentes à eles deverão correr até o centro, pegando cada um seu bastão;
Usando o bastão, deverão arrastar o pano para a linha de fundo onde se encontra seu grupo;
Cada vez que conseguir fazer o pano chegar na sua linha de fundo, seu grupo marcará 1 ponto.
COMENTÁRIOS: Usando em uma aula de Matemática, por exemplo, ao invés do professor falar o número, poderá formular uma operação matemática, de forma que o resultado seja um dos números dados aos alunos, e o grupo ou aluno que primeiro resolver a operação, terá maior chance de chegar no pano e bastão primeiro, consequentemente, com maior chance de fazer o ponto para seu grupo.

jogos, brincadeiras e músicas – Profª Serjane – Série – 6NA
Curso Pedagogia – Anhanguera – São Caetano do Sul
Enviado por:
ELIANE FELIX DE OLIVEIRA
LUZIA DOS REIS DE ALMEIDA AVANCINI



Sites pesquisados:
http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/brincadeira-amarelinha-613206.shtml
http://vidaplenainfantil.blogspot.com.br/2009/07/de-100-brincadeiras.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário