sábado, 30 de agosto de 2014

BRINCADEIRA COM MATEMÁTICA

BRINCADEIRAS COM MATEMÁTICA

1. ARGOLAS
Consiga 6(seis) argolas e dez (10) garrafas de refrigerante. Escreva em cada garrafa a seguinte numeração: 12, 13, 20, 23, 25, 29, 34, 45, 50 e 73. Cada jogador deverá arremessar as argolas, uma por uma, com o objetivo de acertar as garrafas. Ganha o jogo quem somar o maior número de pontos. Uma dica para deixar a brincadeira mais interessante: organize as garrafas de modo que as que têm pontuações maiores fiquem mais distantes dos jogadores, tornando o encaixe mais difícil de ser realizado.
2. BOLICHE
Caso já tenha cansado de brincar com as argolas, você pode transformar as garrafas em pinos de boliche. Pinte cada garrafa com uma cor diferente: amarela (3 pontos),azuis (4), verdes (5) e vermelhas (6). Depois, coloque as garrafas com o valor mais baixo à frente das demais. Cada jogador deverá jogar uma bola (pode ser de futebol) com o objetivo de derrubar o maior número de garrafas. Ganha quem fizer mais pontos.
3. DADOS
Consiga dois dados. Cada jogador deverá arremessá-los ao mesmo tempo a cada rodada. Ganha quem, em dez rodadas, conquistar 10 pontos mais vezes. Se o resultado for maior que 10, indique quantos pontos fez a mais. Caso ao contrário, quantos faltaram.
4. DADOS E BALÕES
Você pode aproveitar os dados da brincadeira anterior para criar outra ainda mais divertida. Pegue alguns balões de aniversário e dê um para cada participante. O escolhido para iniciar a brincadeira deverá lançar os dois dados ao mesmo tempo e contar os pontos obtidos, quicando o balão no ar o número de vezes resultantes da soma entre os dois dados. Ganha o jogo quem quicar o maior número de vezes sem errar. Se essa brincadeira for realizada ao ar livre, é recomendável ter algumas bexigas extras.

5-BRINCADEIRA DE AMARELINHA
Brincadeira não só de meninas, a Amarelinha, também conhecida como "Pular amarelinha", é uma brincadeira que estimula a criança a ter noções dos números, trabalhando a ordem das casas numéricas do número um ao número dez, além de estimular à habilidade do equilíbrio, pois as crianças nas áreas que não existem associações de casas, ou seja nos quadrados 1 - 4 -7-10, as crianças apenas podem colocar um pé, e nas demais com casas juntas 2 e 3 -5 e 6-8 e 9 e Céu podem e devem colocar os dois pés. 
Para brincar de Amarelinha é preciso riscar o chão com um giz.

REFERÊNCIA: WWW.NOSSOCLUBINHO.COM.BR
 ANDREA DE PAULA BATISTA - 6ºNA - RA4422875205
FERNANDA DA SILVA- 5ºNA- RA5645929559

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