Grupo Erika Magalhães 5 e 6 NA

ADIÇÃO é uma propriedade onde juntamos os elementos de dois ou mais conjuntos formando um novo conjunto. As propriedades da adição são fechamento comutatividade associação e elemento neutro.

TÉCNICA OPERATÓRIA DA ADIÇÃO são diferentes estratégias de resoluções como: adição sem agrupamento, sem reserva ou agrupamento com reserva.  Podemos trabalhar a adição com vários materiais para que a criança consiga concretizar o abstrato, por exemplo, o material dourado, o ábaco, o palito de sorvete, dedos e outros.
Vejamos alguns exemplos de técnicas de adição:


Técnica do “vai um”

Nessa técnica, o primeiro passo é somar as unidades.

                                                           265
                                                        + 167
                                                             12


12 = 10 + 2
Observe que "vai um", é, na verdade, "vai uma dezena", pois 5 + 7 = 12, ou seja, 10 + 2.
Vamos agora somar as dezenas:
                                                           1 1
                                                           265
                                                        + 167
                                                             32

Observe que este "vai um" é, na verdade, "vai uma centena", pois 60 + 60 + 10 = 130, ou seja, 100 + 30.
Agora somamos as centenas:

                                                           1 1
                                                           265
                                                        + 167
                                                            432

200 + 100 + 100 = 400

                                            Portanto, 265 + 167 = 432.

A compreensão desta técnica usual de fazer adição exige a compreensão do sistema de numeração decimal. Sem compreender o que significa os símbolos 265 e 167 é impossível entender o processo do "vai um". Ele se apoia na ideia de agrupamento: 
                      
               10 unidades valem 1 dezena, 
                 10 dezenas valem 1 centena,  
                 10 centenas velem 1 milhar, assim por diante...


Vamos colocar em pratica o que aprendemos?
Resolvam as questões:



1 – Arme e efetue as seguintes adições

a) 112 + 105 =

b) 252 + 298 =

c) 154 + 629 =

d) 898 + 129 = 



2- Resolva as situações problemas:

a) Chapeuzinho Vermelho tinha 123 brigadeiros, a vovó fez mais 237, quantos brigadeiros Chapeuzinho tem par sua festa de aniversário?


 b) Bob Esponja tem 347 figurinhas e Lula Molusco tem 159. Quantas figurinhas Bob Esponja e Lula Molusco tem juntos?




ATIVIDADE APLICADA AO ALUNO


Nosso grupo, escolheu três crianças de nove anos para realizarem uma atividade preparada por nós contendo os seguintes problemas:


1. Erika comprou 3 presentes, que custavam R$70,00 cada, para presentear seus 3 sobrinhos. Quanto Erika gastou com suas compras?


2. Cida tem R$100,00; Aline tem R$70,00; Moisana tem R$80,00 e Lourdes tem R$25,00. Quantos Reais Cida, Aline,Moisana e Lourdes tem juntas? E quanto falta para comprarem um sapato para Erika que custa R$310,00 Reais?



Acompanhamos de perto essa tarefa, veja:



A) Ana: 
Realizou rapidamente a tarefa, preocupando-se com com a ortografia também. Não tendo dificuldades em realizar. 




B) Júlia:
Realizou rápido o primeiro problema, o segundo leu duas vezes e efetuou as contas contando nos dedos terminado no mesmo tento da Ana. Porém não atentou-se para a ortografia. 





B) Flávia:
Realizou rapidamente o primeiro problemas, porém o segundo problema, ela teve dificuldades na hora de subtrair. Apagou por varias vezes a conta...

















ATIVIDADE INDIVIDUAL (P2)


Preparamos individualmente problemas para serem trabalhados com aos alunos, confiram:





 ü Enviado por Aline Lourenço  RA: 3704597531


1 - Invente um problema que possa ser resolvido com a operação 20 x 12 = 240.

R: Em um almoço de família, minha avó estava falando o quanto o avô dela era engraçado, e o quanto ela sentia falta dele. Perguntei quantos anos ele teria se fosse vivo. Todos deram risada e minha mãe respondeu: Filha faça 20x12 assim irá descobrir a idade certa. Todos continuaram sorrindo muito. Qual a idade do avô da minha avó ?

2 - Invente outro problema com os seguintes dados: 20 bolas / 12 reais

R: Em meu aniversário mamãe deu de lembrancinha para os meninos bolas. Lembro-me que no total havia 20 meninos e minha mãe disse que saiu barato, pois saíram 12 reais as 20 bolas. Quanto custou cada bola ?

3 - Leia o problema e verifique quais poderiam ser as perguntas para estes problemas.

a) Em uma Caixa contém 10 bombons.
*Em uma caixa de bombom contém 10 bombons. Quantos bombons temos em 5 caixas de bombons, sendo que uma esta vazia ?
R: 10x5= 50  50-10=40
40 Bombons.

b) Ana Pegou em uma loja 4 pacotes de meias, ao chegar no caixa o total foi de 24,00 reais.
*Ana entra em uma loja onde varias mulheres saiam falando que as meias estavam em promoção. Ao chegar aonde estavam as meias, Ana não encontra quanto custa cada meia, porém pegou os 4 pacotes que mais gostou. No caixa o total foi de 24,00 reais. Quanto custou cada pacote de meias ?
R: 24 : 4= 6
Ana pagou em cada pacote de meias 6,00 reais.


c) No auditório contém 10 fileiras com 10 poltronas em cada fileira.
*Quantas pessoas podem se acomodar no auditório, sendo que cada uma estará sentada em uma poltrona ?
10 x 10=100

100 pessoas.






  ü Enviado por Erika Magalhães RA 4260841949

1 - Invente um problema que possa ser resolvido com a operação
20 x 12 = 240.
R: O arquiteto Junior tinha um grande projeto para concluir, pediu para que seus pedreiros levantassem 12 muros baixos contendo cada 20 tijolos para separar a área de lazer das demais. Quantos tijolos foram utilizados ao todo?

2 - Invente outro problema com os seguintes dados: 20 bolas / 12 reais
R: Erika gastou R$12,00 reais ao comprar 20 bolas para distribuir às crianças de um orfanato de São Paulo. Quanto custou cada bola para Erika?

3 - Leia o problema e verifique quais poderiam ser as perguntas para estes problemas.

a   a)  Em uma Caixa contém 10 bombons.
*Sabendo que em uma caixa contém 10 bombons, Bia comprou 10 caixas para dividir com 10 crianças. Quantos bombons cada criança ganharam? E quantos bombons Bia tinha antes de dividir com as crianças?

10 x 10 = 100
100 ÷ 10 =10
R: Bia tinha 100 bombons antes de dividir e cada criança ganhou 10 bombons.

b) Ana Pegou em uma loja 4 pacotes de meias, ao chegar no caixa o total foi de 24,00 reais.
*Ana pegou em uma loja 4 pacotes de meias, ao chegar no caixa o total foi de R$24,00. Porém dois pacotes, Ana comprou para sua amiga Erika que ficou de lhe dar o dinheiro. Qual o valor de cada meia e qual o valor que Erika tem que pagar para Ana?

24 ÷ 4=6
6 x 2= 12
R: Ana pagou em cada pacote de meias R$6,00 reais e Erika tem que pagar R$12,00 para Ana.


c) No auditório contém 10 fileiras com 10 poltronas em cada fileira.
* No auditório contém 10 fileiras com 10 poltronas em cada fileira. Quantas poltronas tem no auditório?

10 x 10=100
R: O auditório tem 100 poltronas.






  ü Enviado por Lourdes Vieira RA 4424844899


1 - Invente um problema que possa ser resolvido com a operação 20x12=240.
 Em um pomar ,há 20 fileiras de 12 laranjeiras cada uma. Quantas laranjeira há nesse pomar?

20x12= 240

R No pomar há 240  ´pés de laranjeira.

2 - Invente outro problema com os seguintes dados: 20 bolas / 12 reais.
Leonardo  tem 12 reais ,e comprou 20 bolas.Quanto custou cada bola?

R$ 12 : 20 = R$ 0,60 

R Cada bola custou 0,60 centavos.
3 - Leia o problema e verifique quais poderiam ser as perguntas para estes problemas.

a) Em uma caixa contém 10 bombons.
Comprei 6 caixa de bombons,cada caixa tem 10 bombons.Quantos bombons vou ter ao total?

10x6=60

R No total vou ter 60 bombons.

b) Sandra pagou R$ 24,00 reais por 4 pacotes de meias.
Stefani comprou 4 pacotes de meias por 24 reais.Quanto Stefani pagou por cada pacote ?
  
24 :4= R$ 6,00

 R Stefani pagou R$  6,oo reais  por cada pacote de meia.

c) Em um auditório há 10 fileiras com 10 poltronas em cada file
Em um auditório tem 10 fileira com 10 poltronas. .Quantas crianças sentada cabe no auditorio?

10x10= 100

R Cabe 100 crianças sentadas no auditório.





ü Enviado por MARIA AP. N. R. SOUZA    RA  5812122966


1 - Invente um problema que possa ser resolvido com a operação
20 x 12 = 240.
R:  Nilza irá  comemorar o dia das crianças na escola em que é Orientadora de Ensino .Ela tem sob seu comando  20 professores. Cada professor tem que levar 12 unidades de pirulito para distribuir para as crianças. Quantos pirulitos ao todo terá na escola da Nilza?


2 - Invente outro problema com os seguintes dados: 20 bolas / 12 reais
R: Pedro ganhou de seu pai 12 reais, e foi a uma loja que vende brinquedos mais baratos e conseguiu comprar 20 bolas de gude. Quanto Pedro pagou por cada bola?


3 - Leia o problema e verifique quais poderiam ser as perguntas para estes problemas

a) Em uma Caixa contém 10 bombons.
Rodrigo ganhou uma caixa de bombom, onde 3 bombons são de chocolate preto, 4 bombons são de morango e 3 bombons são de chocolate branco. Quantos bombons tem ao todo na caixa?

3 + 4+ 3 = 10

b)  Sandra pagou  R$ 24,00 por 4 pacotes de meias.
Em uma loja dois pacotes de meia custam 7,50 cada .Sabendo que o total de compras que Sandra pode alcançar é 24,00 e que terá que comprar 4 pacotes de meias no total , quanto custará os outros dois  pares  de meias ?

7,50+7,50 =  15,00     24-15 = 9,00   9,00 : 2 + 4,50

c) Em um auditório há  10 fileiras com 10 poltronas em cada fileira.
Quantas poltronas tem no auditório do teatro Paulo Machado, sendo que possui 10 fileiras e 10 poltronas em cada fileira?

10 x 10 = 100 poltronas




ü Maria Ap. Q. Souza RA 4345850514

1 - Invente um problema que possa ser resolvido com a operação
20 x 12 = 240.
R: Para uma festa surpresa fui a uma padaria e comprei 20 bandejas de brigadeiro com 12 brigadeiros cada. Quantos brigadeiros comprei ?

2 - Invente outro problema com os seguintes dados: 20 bolas / 12 reais
R: Com 12 reais fui em uma loja de brinquedos e compreis 20 bolas. Quanto custou cada bola?

Cada bola custou R$ 0,60.

3 - Leia o problema e verifique quais poderiam ser as perguntas para estes problemas.

a) Em uma Caixa contém 10 bombons.
*Quantos bombons terei se eu comer 4 e dar 3 ?
10-4= 6  6-3= 3
3 Bombons.

b) Ana Pegou em uma loja 4 pacotes de meias, ao chegar no caixa o total foi de 24,00 reais.
*Quanto custa cada pacote de meias sendo que a soma de 4 pacotes da R$24,00.
Cada pacote custa R$6,00.

c) No auditório contém 10 fileiras com 10 poltronas em cada fileira.
*Quantas poltronas tem em metade do auditório ?
10x5=50
50 Poltronas. 







LIVROS PARADIDÁTICOS

São livros que enriquecem o conhecimento auxiliando no processo de ensino juntamente com os materiais didáticos.
Vejam alguns livros que separamos: 



ü Sugestão enviada por Aline Lourenço
LIVRO: Crianças Fazendo Matemática
Breve comentário: Uma Leitura agradável, nos permitindo dar um passo importante em direção à compreensão a respeito do modo como as crianças trabalham com um problema matemático. É um livro integrador, com clareza e abrangência.
Ano: 5º 


ü Sugestão enviada por Erika Magalhães
LIVRO: Mostromática
Breve comentário: Mostromática é uma leitura que com muito bom humor, aborda a matemática que para muitos é vista como um problemão. O Livro relata a história de uma professora que diz aos alunos tudo pode ser visto como um problema de matemática. É um livro muito legal para trabalharmos a matemática.
Ano: 4º e 5º 





ü Sugestão enviada por Lourdes Aparecida:
LIVRO:Vivendo a Matemática – A numeração indo-arábica
Breve comentário:Conhecer a história da matemática, identificar a contagem, compreender a construção dos números com o intuito de desenvolver suas habilidades cognitivas
Ano:





ü Sugestão enviada por Maria Aparecida De Queiroz:
LIVRO: A Matemática na - Escola Aqui e Agora
Breve comentário: O aluno aprenderá as quatro operações que são:  adição, subtração, multiplicação e divisão, noção de espaço, ler e produzir escrita numérica. Unidades, dezenas, centenas. Compreensão do valor decimal, números inteiros, e situações problemas. Saber organizar os números naturais em ordem crescente e decrescente. Identificar semelhança e diferença entre figuras geométricas, e saber a tabuada.
Ano: 4º e 5º






ü Sugestão enviada por Maria Aparecida N. de Souza:
LIVRO: Alice no País dos Números
Breve Comentário: O livro conta a história da menina Alice que não gostava de matemática. Um dia sentada num parque perto de sua casa, com um livro, caderno e uma caneta no colo, estava de mau humor, pois tinha que fazer lição de casa de matemática. Só que além de não entender, ela odiava matemática, dizia que não servia para nada, quando de repente, sai um homem detrás de alguns arbustos e se inicia uma história cheia de aventuras. Vale a pena ler.
ANO: 4º e 5º






ü  Sugestão enviada por Moisana Ribeiro dos Santos:
LIVRO:Brincando com Tabuada
Breve Comentário: Brincar com Tabuada tem objetivo educar e entretero público infantil, abordando temas de fascinam as crianças  e fazendo com que elas desenvolvam a destreza, a coordenação visomotora e a discriminação visual, sabendo o um jeito de brincar e  aprender Matemática

ANO: 3º e 4º






Essas foram nossas dicas de hoje! Se você gostou, deixe um recadinho...










O Sistema de Numeração Decimal

Atividade em grupo



O que é sistema de numeração decimal?
Sistema de numeração decimal é um conjunto de números ordenados que utilizam como base o numero dez, formando assim grupos de dez em dez.

O que é o material dourado e pra que serve?
O material dourado destina-se a auxiliar o ensino e a aprendizagem do sistema de numeração decimal-posicional e dos métodos para efetuar as operações fundamentais, ele ajuda a criança a concretizar a unidade, a dezena e a centena. Este material é de grande importância na numeração, e facilita a aprendizagem dos algarismos,  da adição, da subtração, da multiplicação e da divisão.
Podemos encontrá-lo em EVA ou em madeira.


Quais são as idéias de Maria Montessori em relação ao material dourado?

Maria Montessori inclinou a carreira para a psiquiatria, interessando-se por crianças com problemas mentais. Sua contribuição à pedagogia partiu da percepção que a criança precisava muito mais de um método pedagógico do que da medicina propriamente dita, pois as crianças precisavam de estímulos para desenvolverem.
O método Montessoriano parte do concreto rumo ao abstrato, se baseado na observação de que as crianças aprendem melhor pela experiência direta de procura e descoberta. E o MATERIAL DAS CONTAS, hoje conhecido como MATERIAL DOURADO, desenvolvido por Maria Montessori tem exatamente esse objetivo de ajudar a criança concretizar o abstrato.



Como você aprendeu Dezena, Centena e Milhar?
Minha professora desenhava uma “casinha” na lousa e dividia a por parte cada parte tinha uma letra que eu deveria preencher os números de forma correta ex:Coloque o numero 234 na casinha ao lado. 

  

Descreva sua aula para ensinar dezena para as crianças de 6 anos no 1ºano do ensino fundamental.

Recurso:
Dominó gigante feito cartolina com a numeração de 1 a 10 (uma cartolina para quatro cartelas)

Desenvolvimento:
Dividir a sala em três ou dois grupos com dez alunos, distribuir os dominós de maneira aleatória. Sortear o primeiro nome que virá a frente com seu dominó, e como uma brincadeira de dominó de mesa os alunos vão preenchendo o dominó humano que se formará na sala de aula. Ganhará o grupo que tiver todos os seus componentes inseridos ao dominó humano.
O grupo vencedor ganhará três balas para cada participante, e o grupo que não perdedor ganharão duas balas para cada participante.
Antes que todos se deliciem com as balas, os participantes de cada grupo terão que observar quantas balas cada grupo têm no total, quantas dezenas cada grupo tem e quantas balas têm para cada participante.
Depois da brincadeira, iremos fazer o registro no caderno.





CLASSIFICAÇÃO & SERIAÇÃO


É muito importante trabalharmos a CLASSIFICAÇÃO e a SERIAÇÃO com os alunos, pois classificando, a criança agrupa objetos observando as semelhanças, utilizado critérios como: tamanhos, cores, formas, espessuras entre outros. E na Seriação, a criança separa os objetos do mesmo modelo por suas diferenças como do maior para o menor, do crescente para o decrescente.
A criança precisa estar em contato com o objeto, tocar, experimentar, manusear, criar relação com o novo para formar o seu conhecimento, e trabalhar de forma lúdica é essencial para o desenvolvimento da criança, sendo assim, as atividades deverão ser trabalhadas de forma significativa, concreta e divertida.
Vejam algumas atividades que cada uma do nosso grupo separou como exemplo:




  • Enviado por Aline Lourenço de Souza Santos -RA: 3704597531:




  • Enviado por Erika Dias Martins de Magalhães - RA: 4260841949:





  • Enviado por Lourdes Aparecida dos Reis Vieira - RA: 4424844899:





  • Enviado por Maria Aparecida N. Rodrigues de Souza- RA: 5812122966:




  • Enviado por Maria Aparecida De Queiroz Santos - RA: 4345850514:





  • Enviado por Moizana Ribeiro dos Santos - RA: 3729704711:







Separamos também dois jogos que podemos trabalhar a Seriação e a classificação em sala de aula, vejam:




Ábaco:





Kit Seriação e Classificação com 5 Jogos em M.D.F. :





Esses são jogos que compramos prontos, mas também podemos confeccionar jogos divertidíssimos com os alunos...



Participantes da Pagina Grupo da Érika:
Aline Lourenço de Souza Santos             RA: 3704597531    
Erika Dias Martins de Magalhães             RA: 4260841949
Lourdes Aparecida dos Reis Vieira         RA: 4424844899
Maria Aparecida N. Rodrigues de Souza RA: 5812122966
Maria Aparecida De Queiroz Santos        RA: 4345850514
Moizana Ribeiro dos Santos                     RA: 3729704711

19 comentários:

  1. Olá pessoal. Achei muito legal o blog e curti bastante a página do grupo da Érika.
    Ótimas ideias. Adorei!!!
    Sucesso para todos!!!!

    Beijos.

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  2. Blog GENIAL, parabéns meninas!!!!!!!

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  3. Obrigada meninas... bjs

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  4. Adorei esta página. Parabéns meninas

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  5. Obrigada pelos elogios!
    Participamos desse blog com muito carinho!!













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    Respostas
    1. Parabéns Meninas
      O blog esta bem objetivo e interessante.
      Kelly Nascimento Setta RA 4429877307 6na
      Regiane Reche Villa RA 4250830678 6na

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  6. Gercina -RA5812113912
    E importante essas atividades,os alunos reconhece os objetos e pode forma grupos.

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  7. Vocês montaram a página onde ficou bem claro como as crianças aprendem matemática. A metodologia é eficiente. Parabéns!!! Turma: 6NA

    Aparecida Silva Rodrigues Carraro RA 4446612928

    Cristiana Rezende Ruela Rodrigues RA 4435869304
    Fátima Aparecida Miranda RA 4200059319
    Glaucia Cassaguera Brandi RA 4430873925
    Marcia Eliana da Conceição RA 4200059323
    Roberta da Silva RA 3723681805

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  8. Boa noite pessoal, a página de vocês está bem divertida, porém objetiva, gostamos muito.


    Grupo 6NA
    Andrea Cicera dos Santos
    Eliana Soares H. Davi
    Gilcely G. Chaia Passere
    Gisella da Cruz Freitas
    Nivalda P. do Nascimento

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  9. Oi meninas, adoramos o blog de vocês, esta bem divertido e com atividades que podem auxiliar os professores.

    JESSICA MARCANDALLI NEVES 3708610676 6° NA
    NILMA MOREIRA SANTANA 4424701736 6º NA
    PAULA ELIAS AQUINO DA SILVA 5212953458 5° NA
    TUANY RODRIGUES PEREIRA 3731833977 6º NA


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  10. Ola meninas ,adoramos o blog de vocês, esta bem divertido e com criatividade que podem auxiliar os professor
    Grupo 5NA e ¨6NA
    Andrea Martucheli
    Katia Rodrigues
    Maria Francinete
    Patricia Pereira
    Vanessa Henrique

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  11. Parabéns Meninas A pagina está super convidativa e com atividades bem elaboradas.
    Maiara Rocha 2400008823
    Edilene Caldeira 1299310545

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  12. Parabéns Meninas
    O blog esta bem objetivo e interessante.
    Kelly Nascimento Setta RA 4429877307 6na
    Regiane Reche Villa RA 4250830678 6na

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  13. Olá meninas, está ótimo as postagens de vocês, muito divertida as atividades!
    Grupo 5°NA e 6°NA
    Andréa Martucheli
    Katia Rodrigues Martins
    Patricia Pereira de Sousa
    Vanessa Henrique da Silva
    Maria Francinete Ferreira Lopes

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  14. ANDREA E FERNANDA PARABENS FICOU MUITO BOM !!!!

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  15. As atividades está objetiva trazendo consigo clareza e raciocínio lógico através das ilustrações.
    Nome: Maria de Fátima Lima Almeida RA: 3880696328 6º NA
    Maria de Fátima Oliveira de Sousa RA: 4426853431 6º NA

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  16. Adorei meninas a atividade de vocês, estar bem lùdica ,dessa forma facilitará a aprendizagem da criança. Grupo: Maria Alcione RA 3733687305
    Vania Maria RA 5262960390
    Núzia Maria RA 5262960397

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  17. Parabéns, ótima atividade. Carmen. RA2400008067.

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  18. Adoramos a criatividade,atividade bem clara e significante,muito dinâmica e versátil.Parabéns!!!
    Angela Lopes do Carmo RA:5605185576
    Fernanda Marques de França RA:5645109863
    Talita Maria da Silva RA:5817153954

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