Grupo Cristiana Rezende R. Rodrigues 6 NA






Técnicas operatórias da multiplicação


A matemática, não pode ser mecânica, matéria de cópia e repetição, mas deve ser reinventada e ensinada de forma criativa, vista como uma disciplina de extremo significado, uma vez que está inserida no modo de vida e na realidade da sociedade atual.



Muitos professores indicam que a aprendizagem dessas operações pelas crianças parece ser difícil e complicada. Por que isso acontece? Uma via para compreendermos essa problemática é conhecer um pouco sobre a história do ensino dessa operação.

Nas décadas de 50 e 60 o ensino da multiplicação centrava-se no “decorar” resultados. As tabuadas de multiplicação eram muito importantes e os professores passavam um grande tempo fazendo com que os alunos decorassem esses resultados sem compreensão. Usavam muitas vezes métodos para que os alunos decorassem, alguns deles que ainda hoje estão na lembrança de muitas pessoas, que sofreram castigos pelo fato de não conseguirem memorizar as tabuadas.


Para a multiplicação a autora sugere o seu registro de forma expandida em tabelas, depois apenas é feita a reescrita juntando os resultados de cada coluna.





Multiplicação com material concreto

As quantidades são representadas com unidades de Material Dourado.

Os círculos confeccionados em EVA representam ou quantidades de vezes representadas.Para confeccioná-lo usei a tampa de um pote para fazer o primeiro círculo maior e depois recortei a olho o círculo de dentro (retirando o miolo).

Os sinais de adição também servem para representar a multiplicação. Confeccionar pelo menos 9 unidades.
Pelo menos 3 unidades de numerais de outra cor para representar a multiplicação e assim diferenciar da adição. 
Dois sinais de igual em EVA laranja.
Os moldes dos numerais são fonte arial black tamanho 250 opção contorno (quando você imprimir só aparece a linha de fora),então se imprime, risca e corta o EVA nas quantidades. Pelo menos 9 unidades de cada numeral para trabalhar as tabuadas de 1 a 9. O numeral 6 pode ser usado para 6 ou para 9.


Material Dourado, somente as unidades para representar as quantidades nos conjuntos.  

E assim se representa. 

Veja a representação da multiplicação 9 x 8, depois se inverteu o posicionamento e organização dos numerais para mostrar a multiplicação 8 x 9 para que as crianças entendam que mudando os fatores, não se altera o resultado. 

Tudo é vivo, colorido, as crianças ficam sentadas no chão,observando os movimentos da professora e respondendo as questões formuladas, tornando a aula muito interativa e visual.
 



A colocação de numerais acima das quantidades faz com que a criança perceba que a multiplicação é a soma sucessiva de fatores iguais e faz com que ela veja quantas vezes o numeral foi repetido, na prática.










SUGESTÃO DE LEITURA







Descrição:
Autora: Luzia Faraco Ramos
Ano da Edição: 2013
Coleção: Turma da Matemática
Editora: Ática
Número de Páginas: 24
Multiplicação não é coisa só de escola. Carrinhos, chaves, flores, aranhas, baratas e muito mais são usados pela Turma da Matemática para encontrar quantidades que se repetem várias vezes. Vamos aprender junto com as crianças? Conteúdo matemático: construção do conceito de centena. Turma da Matemática: histórias em quadrinhos e jogos para desenvolver conceitos matemáticos.
Resenha:
Adelaide está muito preocupada, pois tem, como tarefa da escola, descobrir exemplos de aplicações das multiplicações em situações do dia a dia, mas como ela ainda não tem clara a ideia da multiplicação, não consegue enxergar nenhuma situação em que "apareça" uma multiplicação. Conversando com outros colegas, percebe que não é só ela que está com dificuldades... Eles procuram o Leonardo, que os auxilia nesta tarefa, mostrando caixas que possuem o mesmo número de objetos em cada uma delas, chaveiros que possuem o mesmo número de chaves e quando vão tomar sorvete, também aproveita para observar que todos possuem o mesmo número de bolas. Desta forma seus colegas conseguem finalmente entender a ideia da multiplicação. Todos ficam super entusiasmados, por terem conseguido aprender o conteúdo, juntam todo o material que precisam e organizam suas bancas para a exposição, da escola, que fica uma beleza!
Na manhã seguinte, quando chegam à sala, encontram suas bancas todas derrubadas, cartazes e materiais misturados, jogados pelo chão: uma bagunça! Quem será que fez isto? E a exposição, como poderá ser realizada? Dará tempo de organizar tudo de novo antes que cheguem os convidados? 
Este livro é riquíssimo para desenvolver o conceito de multiplicação e construção da tabuada, que muitas vezes é apresentada de forma equivocada, pois muitos por saberem que a ordem dos fatores não altera o produto, pensam que tanto faz escrever, por exemplo 3x5 ou 5x3, no entanto, ter 3 caixas com 5 bombons não é o mesmo que ter 5 caixas com 3 bombons... A quantidade total de bombons é a mesma, mas ter 3 caixas para presentear não é o mesmo que ter 5, assim como dar 5 ou 3 bombons não é a mesma coisa!


Referências Bibliográficas

RAMOS, Luzia F. Conversas sobre números, ações e operações: uma proposta criativa para o ensino da matemática nos primeiros anos. 1ª ed. São Paulo: Ática, 2009.
Site: http://bancodeatividades.blogspot.com.br/2009/08/multiplicacao-com-material-concreto.html




Turma: 6NA

Aparecida Silva Rodrigues Carraro                    RA 4446612928

Cristiana Rezende Ruela Rodrigues                   RA 4435869304

Fátima Aparecida Miranda                                  RA 4200059319

Glaucia Cassaguera Brandi                                RA 4430873925

Marcia Eliana da Conceição                               RA 4200059323

Roberta da Silva                                                 RA  3723681805




Atividade Individual

Marcia Eliana da Conceição RA: 4200059323

1- Invente um problema que possa ser resolvido com a operação 20 x 12= 240.

Paula ganha por semana R$ 20,00 de mesada, em 12 semanas ela conseguirá juntar dinheiro mais comprar o tênis que tanto quer, qual o preço do tênis?


20 x 12= 240. o tênis custa R$ 240,00 reais. 


2- Invente outro problema com os seguintes dados: 20 bolas  / 12 reais

Henrique  comprou 20 bolinhas de gude, cada bolinha custou 0,60, quanto Henrique gastou?

20 x 0,60 = R$ 12,00


3- Leia o problema e verifique quais poderiam ser as perguntas para estes problemas.

A) Em uma caixa contém 10 bombons



   Em uma caixa contém 10 bombons, Fernanda irá comprar 40 caixas,  quantos bombons Fernanda terá?

    40 x 10 = 400 bombons

B) Sandra pagou 24 reais por 4 pacotes de meia


      Sandra pagou 24 reais por 4 pares de meia, quanto ela irá gastar se comprar o dobro de meias
   
    2 x 24 = R$ 48,00 


C) Em um auditório há 10 fileiras com 10 poltronas em cada fileira.

1.       
1.   Em um auditório há 10 filas com 10 poltronas em cada fileira. Quantas pessoas cabem sentadas  no auditório? 

10 x 10 = 100.  Cabem 100 pessoas sentadas no auditório. 





Atividade Individual- P2

Roberta da Silva  RA 3723681805.

1- Invente um problema que possa ser resolvido com a operação 20x12= 240.

Paulo comprou 20 pacotes de figurinhas, e cada pacote contém 12 figurinhas. Quantas figurinhas Paulo tem no total?
20x12=240

Paulo tem 240 figurinhas no total.


2-Paulo tem 12 reais e precisa comprar 20 bolas. Quanto deverá custar cada bola, para que Paulo possa comprar?
12:20= 0,60

 Cada bola custará 0,60 centavos.


3- Leia o problema e verifique quais poderiam ser as perguntas para estes problemas.

a-) Ana e Paula ganharam 10 caixas de bombom, totalizando 100 bombons. Quantos bombons contém em uma caixa de bombom?
100:10=10

Em uma caixa de contém 10 bombons.

b-) Sandra comprou 4 pacotes de meias para sua irmã Ana, e pagou em cada pacote 6 reais. Quanto Sandra gastou em 4 pacotes de meias?
4x6,00= 24

Sandra pagou 24 reais por 4 pacotes de meias.

 c-) Tenho que colocar em um auditório,100 poltronas em 10 fileiras. Quantas fileiras há no auditório?
100:10=10


Em um auditório há 100 fileiras com 10 poltronas em cada fileira.



ATIVIDADE INDIVIDUAL  - P2  

 Fatima Aparecida Miranda  RA 4200059319     6nª

  1-  Invente um problema que possa ser resolvido com a operação 20x12=240.

 Comprei t 20 caixas com 12 brinquedos em cada uma .Quantos brinquedos tenho?
20x12= 240

                                  12
                               X  20
                                 240
                             
Resposta: Tenho 240 brinquedos.

2 - Invente outro problema com os seguintes dados: 20 bolas / 12 reais.

Comprei 20 bolas paguei 12,00 reais em todas. Quanto paguei em cada bola?

12,00 : 20 = R$ 0,60                    

Resposta: Cada bola custou 0,60 centavos.


3 - Leia o problema e verifique quais poderiam ser as perguntas para estes problemas.

 a) Em uma caixa contém 10 bombons.

Estou comprando caixas de bombons, tem 100 bombons e 10 caixas. Quantos bombons tem em uma caixa?

100: 10 = 10 bombons

Resposta: Em uma caixa contém 10 bombons.

b) Giovanna pagou R$ 24,00 reais por 4 pacotes de meias.

Giovanna comprou 4 pacotes de meias. Quantos reais ela pagou no total, sabendo que o valor de cada um é R$ 6,00 ?

6,00 x 4 = 24,00 reais

c) Em um auditório há 10 fileiras com 10 poltronas em cada fileira.

No auditório tenho que colocar 100 poltronas, sendo que para cada fileira tenho que colocar 10 poltronas. Quantas fileiras há no auditório?

100 : 10 = 10 fileiras

Resposta: Em um auditório há 10 fileiras com 10 poltronas em cada fileira

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ATIVIDADE INDIVIDUAL  - P2

1 - Invente um problema que possa ser resolvido com a operação 20x12=240.

Na minha barraca de frutas tenho 20 caixas com 12 maçãs em cada. Quantas maçãs tenho na barraca?
20x12= 240
                                  12
                                x  20
                                2 4 0

 Resposta: Tenho 240 maçãs na barraca.


2 - Invente outro problema com os seguintes dados: 20 bolas / 12 reais.

.Comprei 20 bolas e paguei 12,00 reais em todas. Quanto paguei em cada bola?

 12,00 : 20 = R$ 0,60                    
                                                   
  Resposta: Cada bola custou 0,60 centavos.


3 - Leia o problema e verifique quais poderiam ser as perguntas para estes problemas.

a) Em uma caixa contém 10 bombons.

 
Estou montando caixas de bombons, tem 100 bombons e 10 caixas. Quantos bombons tem em uma caixa?

 100: 10 = 10 bombons

Resposta: Em uma caixa contém 10 bombons.
 
b) Sandra pagou R$ 24,00 reais por 4 pacotes de meias.
 
Sandra comprou 4 pacotes de meias. Quantos reais ela pagou no total, sabendo que o valor de cada um é R$ 6,00 ?

6,00 x 4 = 24,00 reais
Resposta: Sandra pagou R$ 24,00 reais por 4 pacotes de meias.  

c) Em um auditório há 10 fileiras com 10 poltronas em cada fileira.
 
 No auditório tenho que colocar 100 poltronas, sendo que para cada fileira tenho que colocar 10 poltronas. Quantas fileiras há no auditório?
100 : 10 = 10 fileiras
 Resposta: Em um auditório há 10 fileiras com 10 poltronas em cada fileira.


ALUNA:

Aparecida Silva Rodrigues Carraro                    RA 4446612928


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Atividade P2   -   Individual


1 - Invente um problema que possa ser resolvido com a operação 20x12=240.

No dia das crianças vou montar 20 saquinhos de doces com 12 doces em cada um. Quantos doces terei de comprar?
20x12= 240
                                  12
                                x  20
                                2 4 0

 Resposta: Terei de comprar 240 doces.


2 - Invente outro problema com os seguintes dados: 20 bolas / 12 reais.

Tenho que comprar 20 bolas para a escola. Ela me deu apenas 12,00 reais. Quanto deverá custar cada bola para o dinheiro dar?

 12,00 : 20 = R$ 0,60                    
                                                   
  Resposta: Cada bola custará 0,60 centavos.


3 - Leia o problema e verifique quais poderiam ser as perguntas para estes problemas.

a) Em uma caixa contém 10 bombons.
 
Comprei uma caixa de bombom por 20,00 reais, sabendo que cada um custa 2,00 reais. Quantos bombons tem em uma caixa?

20,00 : 2,00 = 10 bombons

Resposta: Em uma caixa contém 10 bombons.
 
b) Sandra pagou R$ 24,00 reais por 4 pacotes de meias.
 
Sandra foi em uma loja que vende meias no pacote e comprou 4 pacotes de meias. Quantos reais ela pagou no total, sabendo que o valor de cada um é R$ 6,00 ?

6,00 x 4 = 24,00 reais
Resposta: Sandra pagou R$ 24,00 reais por 4 pacotes de meias.  

c) Em um auditório há 10 fileiras com 10 poltronas em cada fileira.
 
 Na escola temos 2 auditórios tenho que colocar 100 poltronas em um auditório, sendo que para cada fileira tenho que colocar 10 poltronas. Quantas fileiras há em um auditório?
100 : 10 = 10 fileiras
 Resposta: Em um auditório há 10 fileiras com 10 poltronas em cada fileira.


Aluna:

Cristiana Rezende Ruela Rodrigues                   RA 4435869304


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Glaucia Cassaguera Brandi
RA  4430873925    -  6 NA


Situação Problema - Atividade Individual   


             

1) Jorge tinha 20 bolas de gude e ganhou mais 12. Com quantas bolas Jorge ficou ao total?


    20
x  12
  240

Resposta: Jorge ficou com o total de 240 bolas de gude.
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2) Fernando comprou 20 bolas e pagou R$ 0,55 em cada uma. Deu R$ 12,00 para pagar sua compra. Quanto sobrou de troco?




      0,55                                     12,00
    x   20                                    -11,00
    11,00                                       1,00

Resposta:  Sobrou de troco para Fernando 1 real.
===============================================================================
  

a) Manoela ganhou uma caixa de bombom com 5 bombons. Mais tarde, Manoela ganhou outra caixa com mais 5 bombons. Juntou todos os bombons em uma única caixa. Quantos bombons contém nessa única caixa que ela montou?



   5
 + 5
  10

Resposta:  Há nessa caixa 10 bombons.
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b) Sandra comprou 4 pacotes de meias por R$ 6,00 cada um. Quanto ela gastou no total?


6
x   4_
24

Resposta:  Sandra gastou 24 reais
=====================================================================


c) Em um auditório, há 10 fileiras onde cada fileira comporta 10 poltronas. Quantas poltronas tem no total nesse auditório?



10
x 10
100

Resposta: Nesse auditório há 100 poltronas no total



Glaucia Cassaguera Brandi
RA  4430873925    -  6 NA


Situação Problema - Atividade Individual



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SOLUÇÃO PROBLEMA


1 - Pedro ganhou no seu aniversário $150,00 reais e no dia das crianças sua mãe lhe deu $58,00 reais. Com sua economia Pedro quer comprar no Natal um carro de controle remoto que custa $250,00 reais.Quanto Pedro já tem guardado? E quanto falta para completar o valor do carro de controle remoto? 

Pedro ganhou: 150,00 + 58,00 =  208,00
O carro custa:  250,00
Falta: 250,00 - 208,00 = 42,00

   150,00                      250,00
+   58,00                  ¬ 208,00
   208,00                      042,00

Resposta: Pedro tem guardado $208,00 reais. E falta para ele completar o valor $42,00 reais.



Turma: 6NA

Aparecida Silva Rodrigues Carraro                    RA 4446612928

Cristiana Rezende Ruela Rodrigues                   RA 4435869304

Fátima Aparecida Miranda                                  RA 4200059319

Glaucia Cassaguera Brandi                                RA 4430873925

Marcia Eliana da Conceição                               RA 4200059323

Roberta da Silva                                                 RA  3723681805










 ATIVIDADE INDIVIDUAL

 

Fátima Aparecida Miranda                                  RA 4200059319


LIVRO RECOMENDADO

 “O Macaco que Calculava”, de Anna Flora, é um livro muito legal porque aborda problemas comuns para ajudar no contato da criança com a matemática, estimulando-a a fazer cálculos à medida que a narrativa é contada.

Esse volume da coleção “Macaco Disse” conta a história dos macacos que se reúnem na “roda dos problemas” para resolver cálculos. Um dia, eles se deparam com um problema muito complicado que nem com toda a macacada reunida eles conseguem resolver. Então eles vão buscar a ajuda do professor Pitágoras, que, mesmo aposentado, aceita o desafio e acaba reabrindo a Academia de Matemática Aplicada (AMA) dos macacos.
No final do livro, as crianças encontram 16 páginas de brincadeiras para recortarem, montarem e colarem.
A coleção “Macaco Disse” propõe um trabalho lúdico que envolve a escola e a família no aprendizado da criança. Ela é composta de quatro títulos, cujas histórias têm como personagens principais os macacos e brinca com a linguagem científica e com a linguagem literária, estabelecendo uma ponte entre a criatividade do escritor e a do cientista, de forma simples e de fácil entendimento para crianças.
“O Macaco que Calculava”, de Anna Flora, com ilustrações de Cláudio Martins. Coleção “Macaco Disse”, Editora Formato.

http://wp.clicrbs.com.br/aldobrasil/2012/12/20/a-macacada-que-ensina-matematica/?topo=84,2,18,,,84

 

ATIVIDADE DE CLASSIFICAÇÃO


 
 http://profanandaschultz.blogspot.com.br/2010/08/matematica-atividades-variadas.html

ATIVIDADE DE SERIAÇÃO
           
 


 http://elianeportopead.pbworks.com/w/page/10137487/MATEMATIZANDO



 Atividades Individual:

 Marcia Eliana da Conceição RA: 4200059323   6NA
        
 Indicação de um livro infantil com conteúdos matemáticos

        




Na Aritmética da Emília, ao invés de todos arrumarem suas coisas e partirem rumo à aventura, é o País da Aritmética que desembarca no Sítio e se apresenta num circo organizado pelo sábio sabugo. Entre uma reinação e outra, os artistas da matemática mostram para Emília, Narizinho e toda a turma como essa matéria pode ser bem divertida. O livro foi publicado pela primeira vez em 1935 e foi reeditado em 1947.

Atividade individual sobre Classificação e Seriação


Marcia Eliana da Conceição RA: 4200059323   6NA



Atividade  de Classificação
Classificar é o ato de separar em categorias ou de acordo com as  semelhanças ou diferenças.

Atividade de Seriação 




http://psicopedagogialudica.blogspot.com.br/p/construcao-de-quantidades-e-numeros.html




Atividade Individual

Glaucia Cassaguera Brandi  - RA 4430873925  - 6 NA 


Atividades de Classificação


Blocos Lógicos – as peças são colocadas em uma caixa e cada aluno pega uma peça, sem retirá-la da caixa. Através do tato, tenta descrevê-la pelo tato. Após um determinado tempo, o aluno retira a peça para que seus amigos confirmem se a descrição foi correta.




Atividades de Seriação



Peças Circulares –    Organização de peças circulares. Diâmetros  que podem ser de 2 a 9 cm  (Obs:   peça 1  - menor peça 2 cm de diâmetro / seguinte 3 cm de diâmetro / seguinte 4 cm de diâmetro) e assim até chegar na maior peça que é de 9 cm de diâmetro. As peças deverão seguir de menor para maior diâmetro.


                  Seriação                                              Classificação

Disponível em:  http://milmaneiraspedagogiccas.blogspot.com. Acesso em 13/09/14
Disponível em: http://elianeportopead.pbworks.com. Acesso em 13/09/14
Disponível em: http;//www.ensinar-aprender.com.br. Acesso em 13/09/14
Disponível em http://valoreseatitudes.blogspot.com.Acesso em 13/09/14





Livro infantil envolvendo a matemática

Livro - Pirulito Matemática: Classes de Alfabetização



Título:              Pirulito Matemática
Subtitulo:        Classes de Alfabetização
Autora:            Andrea Martins 
Ano:                 2004
Nível Escolar:  Educação Infantil


Matemática nas histórias, nas cantigas, nas parlendas, nos quadrinhos, nas receitas, nas embalagens... Sempre há um número em nossa vida. 


A obra está organizada em unidades de trabalho, respeitando o nível de desenvolvimento dos alunos. 
Material complementar: Caderno de surpresas – tangram, bingo, fichas numeradas para diferentes propostas, barrinhas em cores, cédulas e moedas, além de muita brincadeira! 
Assessoria Pedagógica: traz o desenvolvimento das unidades, sugestões de atividades e jogos.



Disponível em: http://www.extra.com.br/livros/Didaticos/EducacaoInfantilPre-Escola/Pirulito-Matematica-Classes-de-Alfabetizacao-292512.html. Acesso em 13/09/14


Glaucia Cassaguera Brandi  - RA  4430873925  -  6NA




Livro recomendado


Livro Calculadora- Um jeito diferente de aprender Matemática.
Editora: Girasol

É divertido aprender matemática com este incrível livro-calculadora. Em cada página, as crianças vão ter muita atividade e diversão. É muito simples! Basta dobrar a calculadora sobre a página à direita, ler o problema na página à esquerda e deslizar as réguas até encontrar as cores e números correspondentes. A resposta vai aparecer no quadrinho vermelho como um passe de mágica!

http://www.martinsfontespaulista.com.br/livro-calculadora-um-jeito-diferente-de-aprender-matematica-201845.aspx/p
ATIVIDADE DE SERIAÇÃO.




ATIVIDADE DE CLASSIFICAÇÃO.


https://www.colorindodesenhos.wordpress.com


ROBERTA DA SILVA-  RA 3723681805 -6NA


LIVROS INFANTIS RECOMENDADOS  






Numeramento - Aquisição das competências matemáticas
editora: PARÁBOLA


Esta é uma obra oportuna, dedicada a um assunto delicado: a aquisição do número. Nela, Fayol expõe as dificuldades encontradas pelas crianças na aquisição do número, dificuldades inerentes a todo o aprendizado e que, quando persistem, podem se transformar em verdadeiros entraves à aprendizagem. Cerca de uma entre cinco crianças manifesta pela matemática um sentimento que vai de uma leve ansiedade à fobia. Eliminar esses temores passa por uma melhor compreensão do modo como cada um aprende a manejar os números e adquire os raciocínios matemáticos. Os saberes e as habilidades em matemática, tanto na criança quanto no adulto, vêm sendo objeto de atenção especial por parte da psicologia cognitiva e da neuropsicologia. Pesquisas nos levam a descobrir os mecanismos que pomos em operação quando encaramos situações matemáticas. Apoiando-se nos resultados mais recentes e no relato de experiências conduzidas com crianças, esta obra nos convida a repensar a pedagogia do numeramento no ensino fundamental.

http://www.conhecendoosnumeros.blogspot.com.br/2013/09/livros.html

Cristiana Rezende Ruela Rodrigues                   RA 4435869304






Resenha do livro da Constance Kamii “A criança e o número”
                  
Em sua 29º edição, o livro de Constance Kamii, publicado há mais de 25 anos, apresenta questões atuais e pertinentes que devem ser estudadas por educadores que tem seu trabalho voltado ou direcionado a Educação Infantil.
                   O livro aborda processos, pesquisas e experiências envolvendo a construção do conceito de número pelas crianças, ajudando assim o professor a observar como as crianças pensam e a partir daí entender a lógica existente nos erros cometidos por elas.
                   O texto enfatiza que matemática não se aprende memorizando ou por repetição, mas sim por situações que as crianças enfrentam no cotidiano, ou seja, a criança vivencia momentos em que sentirá a necessidade de utilizar a matemática como recurso para resolver seus problemas, fazendo uma reflexão sobre o sistema de numeração, construindo assim o conhecimento a esse respeito.
                   A autora também comenta sobre a postura do professor em relação à criança. O educador deve encorajar seus alunos a colocar objetos em relação, pensar sobre os números e interagir com seus colegas. A autora mostra ainda, a aplicação de jogos no auxílio à aprendizagem e fixação dos conceitos matemáticos tem por objetivo fazer com que o educando aprenda e construa os conceitos matemáticos através dos jogos.
                   Kamii declara em seu livro que o ambiente em que a criança convive e seu nível socioeconômico influencia muito no desenvolvimento do raciocínio lógico.

http://www.conhecendoosnumeros.blogspot.com.br/2013/09/livros.html


ALUNA: Aparecida Silva Rodrigues Carraro                    RA 4446612928




ATIVIDADES INDIVIDUAIS  


ATIVIDADE DE SERIAÇÃO




ATIVIDADE DE CLASSIFICAÇÃO


atividades de matematica - Frases e Imagens


http://www.frasesparafacebook.info/tags/atividades+de+matematica/


Cristiana Rezende Ruela Rodrigues                   RA 4435869304


 

ATIVIDADE DE SERIAÇÃO 







ATIVIDADE DE CLASSIFICAÇÃO

 

http://tiapaulaeducando.blogspot.com.br/2011/03/seriacao.html
http://professoravivianferreira.blogspot.com.br/search


ALUNA: Aparecida Silva Rodrigues Carraro                    RA 4446612928



Atividade Cap. 2 PLT - O sistema de numeração decimal  

1) O que é o sistema de numeração decimal?

R) O sistema de numeração decimal é uma linguagem matemática que utilizamos no dia-a-dia. É uma linguagem estruturada, organizada e formalizada, para expressar quantidades, posições, medidas, espaços, formas, relações e etc.


2) O que é material dourado e para que serve?

R) O material dourado, é um material composto por sequência de 0 espaços, pode ser feito de cubos, barras e placas. Suas trocas são feitas proporcionalmente de 10 em 10. É utilizado para que as crianças trabalhem agrupamento e reconheçam as dezenas.

3) Quais são as ideias de Maria Montessori em relação ao material dourado?

R) A ideia de Maria Montessori é que as crianças aprendem através do toque, tendo contato com algum objeto (através do tato). A princípio ela desenvolveu o material dourado para trabalhar com crianças que apresentavam algum tipo de dificuldade de aprendizagem. Posteriormente esse material foi se aperfeiçoando para ser utilizado como recurso de aprendizagem por todas as crianças.

4) Como você aprendeu dezena, centena e milhar?

R) Aprendemos através de representação em material concreto, como pro exemplo: palitos de sorvete, botões e tampinhas. Logo após vimos como se trabalha com a representação escrita:     M   |   C   |   D   |   U   

5) Descreva sua aula para ensinar as crianças de 6 anos no 1º ano do ensino fundamental.

R) Trabalharemos de forma lúdica, utilizando jogos como por exemplo o bingo de números, dominó, jogo de trilha, calendário... fazendo com que os alunos percebam que as dezenas estão presentes em seu cotidiano, e mostrando à eles as relações das dezenas com os materiais que estamos utilizando.


Referência Bibliográfica 
Ramos, Luzia Faraco.Conversas sobre números, ações e operações: Uma proposta criativa para o ensino da matemática nos primeiros anos. São Paulo: Ática, 2009.


Turma: 6NA

Aparecida Silva Rodrigues Carraro                    RA 4446612928

Cristiana Rezende Ruela Rodrigues                   RA 4435869304

Fátima Aparecida Miranda                                  RA 4200059319

Glaucia Cassaguera Brandi                                RA 4430873925

Marcia Eliana da Conceição                               RA 4200059323

Roberta da Silva                                                 RA  3723681805


14 comentários:

  1. ATENDERAM AO PEDIDO DA PROFESSORA PARABÉNS (ANDREA E FERNANDA 5 E 6 NA)

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  2. meninas vocês fizeram um texto bem objetivo.
    JOSIENE 5NA
    IZABEL 5NA

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  3. Rosangela - RA 4423868195 - 6NA22 de novembro de 2014 às 13:31

    A explicação está objetiva.

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  4. Ótima a explicação, muito bem elaborados os exemplos de atividades.

    Ana Carolina Muto Fiori – 5813151104 – 5º NA
    Denise de Fátima Spulveda - 3756638257 - 6º NA
    Gisele Cristina dos Santos Mak - 3730698709 - 6º NA
    Marina Godinho - 5812151110 - 5º NA
    Rosangela Aparecida Russo - 4423868195 – 6º NA
    Roseli Buttini - 5645987687 – 5º NA

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  5. Texto objetivo,exemplos diversificados parabéns pelo trabalho!
    Poderemos usar destas contribuições.
    Grupo Camila Alves

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  6. Parabéns meninas!
    Vocês abordaram o tema de forma clara e objetiva.
    Eliana Soares Davi - RA 3775765074 - Grupo Andréa Cícera

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  7. Meninas,

    Antigamente os professores faziam com que os alunos decorassem a multiplicação e não entendessem.

    Hoje em dia, com os materiais didáticos mais sofisticados, podemos através do lúdico, fazer com que os alunos entendam a matemático e com isso facilitar o seu aprendizado.

    Parabéns pelo texto.

    JESSICA MARCANDALLI NEVES 3708610676 6° NA
    NILMA MOREIRA SANTANA 4424701736 6º NA
    PAULA ELIAS AQUINO DA SILVA 5212953458 5° NA
    TUANY RODRIGUES PEREIRA 3731833977 6º NA

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  8. Parabéns Meninas
    O blog esta bem objetivo e interessante.
    Kelly Nascimento Setta RA 4429877307 6na
    Regiane Reche Villa RA 4250830678 6na

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  9. O tema foi abordado de forma clara e objetiva, parabéns!
    Andrea Cicera dos Santos
    Gilcely G. Chaia Passere
    Gisella da Cruz Freitas
    Nivalda P. do Nascimento

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  10. GOSTAMOS DA OBJETIVIDADE DO TRABALHO ...ANDREA E FERNANDA

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  11. Parabéns Meninas,
    As técnicas de de multiplicação estão bem explicadas e a pagina de vocês bem colorida....

    Participantes da Pagina Grupo da Érika:
    Aline Lourenço de Souza Santos RA: 3704597531
    Erika Dias Martins de Magalhães RA: 4260841949
    Lourdes Aparecida dos Reis Vieira RA: 4424844899
    Maria Aparecida N. Rodrigues de Souza RA: 5812122966
    Maria Aparecida De Queiroz Santos RA: 4345850514
    Moizana Ribeiro dos Santos RA: 3729704711

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  12. Parabéns meninas,as atividades está clara de objetiva com ilustrações que chamam atenção dos visitantes.

    Nome: Maria de Fátima Lima Almeida RA: 3880696328 6º NA
    Maria de Fátima Oliveira de Sousa RA: 4426853431 6º NA

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  13. Meninas vocês foram bem criativas na organizaçâo das atividades, adorei. Grupo: Maria ALcione RA 3733687305
    Vania Maria RA 5262960390
    Núzia Maria RA 5262960397

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  14. Parabéns meninas muito bem criativo,bem caprichado,usaram muitas imagens interessantes e que representam bem a proposta.
    Angela Lopes do Carmo RA:5605185576
    Fernanda Marques de França RA:5645109863
    Talita Maria da Silva RA:5817153954

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