sábado, 30 de agosto de 2014

Jogos, Brincadeiras ,Música ....123

            Melô da Criação

Um, dois, três, quatro, cinco, seis
foi nesses dias que o Senhor o mundo fez

No primeiro dia ele criou a luz
O dia e a noite para a gente descansar

No segundo dia ele criou o mar
As praias e as águas pra gente se banhar

Um, dois, três, quatro, cinco, seis
Em apenas seis dias Deus tudo fez!

No terceiro dia ele criou os vegetais
Criou também a terra pra gente trabalhar

E no quarto dia ele criou os céus
A lua e as estrelas para nos iluminar

Um, dois, três, quatro, cinco, seis
Em apenas seis dis Deus tudo fez!

E no quinto dia criou os animais
As aves e os peixinhos para nos alimentar

E no sexto dia seu trabalho terminou
Criou as criancinhas para a glória do senhor
E finalmente descansou

Um, dois, três, quatro, cinco, seis
Em apenas seis dias Deus tudo fez!

Link: http://www.vagalume.com.br/aline-barros/melo-da-criacao.html#ixzz3CALGBr8o


Os Números 
Os números
Eu não aguento não
A matemática virou perseguição
Já é demais
Tudo o que a gente faz
Fica por conta dos números
A gente fala por número
A gente é um número
Quanto se ganha?
Quanto se perde?
Quanto que custou?
Quanto foi que rolou?
E quanto eu levo nisso?
E quanto a gente tinha?
E quanto eu levo nisso?
É mais ou menos isso
Um milhão e quatrocentos mil pessoas
Se parecem com você
Tem um que que não sei o que
Tem um CIC, um RG
Sou um só
Você é você
25, 35, 33, 105, 106
Não somos números, mas somos livres
3x5 = 35
3x3 = 33
2x8 = 28
10x9 = 19
2x2 = 22
3x7 = 37
2x4 = 24
3x3 = 33
Os números
Eu não aguento não
A matemática virou perseguição
Quanto me dão?
Diga quanto me darão
Que horas chega o avião?
Por favor que horas são?
Quantos quilômetros nós temos que rodar Até a gente se
libertar?
E daí como será?
Como será?
Quem é que pode calcular?
25, 35, 33, 105, 106
Não somos números, mas somos livres

Dez degraus  Xuxa
São dez degraus para subir até a minha casa
E todo dia é assim
Eu conto e não erro nada
Eu conto
1,2,3,4,5,6,7,8,9,10
Contamos
1,2,3,4,5,6,7,8,9,10
E quando eu chego no final, desço e conto de novo
Eu conto
10,9,8,7,6,5,4,3,2,1
Contamos
10,9,8,7,6,5,4,3,2,1
Contar degraus não é difícil, É muito bom...

Tópico Música

Hi5    http://letras.kboing.com.br/#!/hi5/musica-tema/

Cinco no ar 
Estamos chegando 
É o Hi5 está começando
Estenda suas mãos
Volte brincando
5 Hi5 são cinco amigos
HI, HI, HI, HI, HI
HI Comigo !!!
1,2,3,4
Hi5
1,2,3,4
Hi5
1,2,3,4
Hi5

HHHHHHHiiiiiiiii ....
Cinco é Hi5
Isso é tão divertido

Hi5

Contando com Rimas
Eu quero ver você aprender
Eu quero ver você aprender
Rimando rimando contando com você
Rimando rimando contando com você
Contando para cá
Contando para lá
Contando para lá você vai gostar
Contando para cá você vai rimar
Contando para cá você vai rimar
Um, dois, pirão com arroz
três, quatro, pirão no prato
Cinco Seis, pirão com pedrez
Sete, oito, com muito biscoito
Nove e dez, batendo os pés
Nove e dez, batendo os pés
Contando para cá
Contando para lá
Contando contando
Você vai gostar
Um, dois, pirão com arroz
três, quatro, pirão no prato
Cinco Seis, pirão com pedrez
Sete, oito, com muito biscoito
Nove e dez, batendo os pés
Nove e dez, batendo os pés
Você já sabe contar até dez
você já sabe contar até dez
Com essa música é nota dez
Com essa música é nota dez

Bibliografia:

Grupo: Camila Alves Arruda da silva 6NA RA:4430900976/ 
  Diony mariano 6NA RA:4416869435 /Gisele Ap.Marta 5NA RA: 5209949197/Marcia Elen 6NA RA: 179120/ Pamela Trevisan 6NA RA 4655719564.













BRINCADEIRA



Disciplina: Matemática Faixa etária 2° ao  5°  Ano do  Ensino Fundamental

LABIRINTO DOS NUMERAIS Atividade n° (2)
Traça-se no chão com pneus um labirinto com os numerais de um a nove. Para iniciar a brincadeira, a criança deve jogar o dado para o alto e verificar qual o número que cairá para cima. A criança vai avançar o número de pneus que o dado indicar. Será vencedor quem chegar ao último pneu.
OBJETIVO: O “labirinto dos numerais”, brincadeira ótima para prolongar as noções matemáticas, obteve o seu lugar de destaque dentre todas as brincadeiras praticadas. Todos vibraram e ficaram entusiasmados. Um aluno, ao participar disse: “tia, esta brincadeira é muito legal ! Quero brincar mais “. Além de trabalhar a Matemática de maneira descontraída, executa várias capacidades como: lateralidade, coordenação motora, atenção, concentração, distância, auto-estima, espírito de competição (saber perder e ganhar) etc.

ARREMESSO DE BOLA AO CESTO Atividade n° (3)
Organizados em fila, as crianças receberão seis bolas para arremessarem no cesto, uma por vez, e a uma distância determinada. Durante todo o desenvolvimento, a professora, junto com as crianças, deverá contar quantas bolas cada uma acertou e quantas restaram fora da cesta. Quando todas as crianças já tiverem jogado, analisa-se quem acertou mais bolas ao cesto.
 Em Matemática, as brincadeiras com bola auxiliam no desenvolvimento de habilidades como noção de espaço, tempo, direção, identificação e comparação de formas geométricas (bola e círculo), contagem, comparação de quantidades, noção de adição.
Geralmente as brincadeiras com bola podem ser feitas por crianças a partir dos três ou quatro anos e os recursos são simples.
OVO CHOCO Atividade n° (4)
As crianças serão dispostas em círculo e deverão sentar-se no chão. Enquanto canta-se “Ovo choco está chocando” e conta-se os números de um a dez, uma criança sai correndo em volta do círculo com uma bola de papel na mão (que representa o ovo). Ao término da música, a criança irá colocar a bola atrás de um colega. Esta, sem olhar para trás, deverá com as mãos descobrir o “ovo”, pegá-lo e correr para tentar alcançar o colega. Se pegar, o mesmo deverá sentar-se no centro da roda. Se o colega for rápido, deverá sentar-se no lugar da criança que receber o ovo. Esta dará continuidade à brincadeira, sendo o próximo a colocar o “ovo”
Brincar de “ovo choco”, uma brincadeira antiga, mas nova para todas as crianças, também foi surpreendente. A maioria da turma participou com ênfase. Seguiram com moderação as regras respeitando e aceitando a “derrota” com bom humor, o que nos levou a obter sucesso durante a concretização da mesma, que, certamente, contribui para a progressão do espírito de competição, perdas e ganhos, afeto, lateralidade, agilidade, cooperação, desinibição, compreensão de distância, desenvolvimento das potencialidades de tempo e velocidade, oralidade, etc.
.http://pedagogiaaopedaletra.com/brincadeiras-na-educacao-infantil/


Bata palmas para contar

Revezem-se jogando um dado grande e macio e depois contem o número de pontos (ou reconheça o numeral) e, em seguida, bata esse número de vezes com palmas. Torne o jogo mais enérgico, fazendo passos, saltos ou saltos em vez de aplausos. Ou torne-o mais desafiador, contando os números para frente e, em seguida, de trás para frente: "Um, dois, três, quatro, cinco ... cinco, quatro, três, dois, um" Muitas variações podem ser feitas neste jogo. Por exemplo, joguem os dados, contem os pontos e depois recolham a mesma quantidade de moedas ou centavos. Depois de se revezarem algumas vezes, contem quantas moedas cada pessoa tem. Quem é mais rico?
http://www.ehow.com.br/atividades-preescola-sobre-numeros-lista_105618/

Modele o número

Coloque alguns cartões com números ou números magnéticos onde podem ser vistos. Faça rolinhos em forma de salsichas com massinha de modelar e depois faça os números. Massa de modelar pode ser usada para ensinar números de várias maneiras divertidas e outras atividades como modelar um ouriço. Para tanto, primeiro faça a forma do corpo, em seguida, faça os espinhos. Faça os ouriços com diferentes números de espinhos, variando de 0 a 10, e, em seguida, coloque-os em ordem para fazer uma linha numérica de ouriços.    
http://www.ehow.com.br/atividades-preescola-sobre-numeros-lista_105618/





Camila Alves Arruda da silva 6NA RA:4430900976  
 Diony mariano 6NA RA4416869435
 Gisele Ap.Marta 5NA RA 5209949197
  Marcia Elen 6NA Ra 179120
 Pamela Trevisan 6NA RA 4655719564








JOGOS:

Jogo da tabuada:      

Objetivo: Fazer com que as crianças memorizem a tabuada do n.º3 (ou do n.º7) através de um jogo simples, divertido no qual é necessário muita atenção.
Grau de Dificuldade: conhecimentos simples de matemática            
N.º de crianças: mínimo 2 (ideal: até 7 crianças)
N.º de adultos: neste jogo não há necessidade de adultos. Mas é necessário pelo menos uma criança que conheça bem matemática para esclarecer erros e acertos.
Regras/Funcionamento:
  • As crianças que vão jogar devem sentar-se formando uma “roda” de modo que fique claro a ordem de participação de cada uma delas. Desta forma, se houver 5 crianças, todas devem saber a sua “posição”: criança 1, criança 2, criança 3, criança 4, criança 5.
  • As crianças falarão em voz alta numa seqüência e após a criança 5, recomeçasse com a criança 1.
  • Cada criança falará em voz alta um número ou a palavra mágica ZAP.
  • Escolhe-se um número que será o ZAP daquela rodada. Exemplo n.º3
  • Desta forma, se 3 é o ZAP, todos os números que são múltiplos de 3 ou cujo último algarismo é 3, não devem ser falados em voz alta e sim a palavra ZAP em seu lugar. Assim os n.º 3, 6, 9, 12, 13, 15, 18, 21, 23, 24, 27, 30,33, etc devem ser substituídos pela palavra ZAP.
  • Todas as crianças devem saber bem esta regra e terem conhecimento da tabuada do n.º3.
  • A criança n.º 1 deve iniciar a contagem falando “UM” em voz alta.
  • A criança seguinte (n.º2) deve falar “DOIS” em voz alta.
  • A próxima criança não deve falar “TRÊS” e sim a palavra ZAP. Se ela falar “TRÊS”, estará eliminada e a contagem recomeça a partir do “UM”
  • Depois da palavra ZAP (que substitui o “TRÊS”), a próxima criança deve dizer “QUATRO”, a criança seguinte “CINCO”; a seguinte deve falar ZAP pois 6 é múltiplo de 3, depois “SETE”; “OITO”; depois ZAP (ao invés de “NOVE”), depois “DEZ”; depois “ONZE”; depois “ZAP” (ao invés de “DOZE”);depois “ZAP” de novo (ao invés de “TREZE” pois 13 termina com 3 que é o “ZAP”) e assim sucessivamente.
  • Ora é muito fácil que uma criança cometa um erro pois pode falar em voz alta um n.º múltiplo de 3 (ou terminado em 3) indevidamente. Pode também falar ZAP para um n.º que não seja múltiplo de 3 (ou terminado em 3) ou ainda errar a seqüência (falar “ONZE” ao invés de “DEZ”), etc.
  • Qualquer erro, gera a eliminação da criança e o reinicio da contagem começando pelo “UM” a partir da criança 1.
  • Cada criança eliminada deve deixar a “roda” e sentar em outro lugar para não atrapalhar a nova seqüência.
  • Quando sobrar apenas uma criança ela é considerada vencedora da rodada e ganha 1 ponto.
  • Sucedem-se de 5 a 10 rodadas e declara-se vencedora a criança que tiver mais pontos.
Variantes: A contagem pode reiniciar-se não com a criança nº1 e sim com aquela imediatamente a seguir àquela que foi eliminada. Pode-se também usar outro nas para ZAP (os melhores depois do 3 são o 7 ou o 9).



Jogo de pés:

Faixa etária indicada: Crianças de 3 aos 5 anos
Materiais: Saco com cartões de numerais ou pintas que podem ir do 1 ao 40
Jogo de PesSugestões para a apresentação e exploração da tarefa:
  1. Crianças sentadas em círculo com as pernas esticadas e afastadas.
  2. Uma criança retira de dentro de um saco um cartão e lhe é pedido que identifique o número que lá está. Deve então, contar o número de pés correspondentes ao número sorteado, enquanto percorre o círculo formado pelos seus colegas. A criança na qual a contagem parou troca de lugar com o parceiro que estava contando.
  3. O jogo continua retirando‐se outro número.
Nota – Com as crianças mais novas devem ser utilizados cartões com pintas ou desenhos e progressivamente inserir os cartões com numerais. Com as crianças mais velhas deverão ser incluídos números mais elevados ou operações matemáticas.
FONTE: Apostila "Sentido de número e visualização no pré - escolar e primeiros anos" elaborada por Henriqueta Gonçalves. Açores, 2009.



Salute:


Jogo adequado para crianças de 6 a 8 anosSalute
Número de jogadores: Divida a turma em trios.
Material Necessário: 40 cartas (quatro de cada) de ás à dez.
Objetivos: auxiliar os alunos a perceberem a relação entre adição e subtração; realizarem cálculo mental e resolver problemas de adição e subtração.
Desenvolvimento:
As cartas são distribuídas entre dois dos três jogadores, que devem sentar-se frente a frente, com seus montes de cartas viradas para baixo. Ao mesmo tempo os dois retiram a carta de cima de seus montes dizendo: - Salute! e segurando-as perto de seus rostos, de modo que possam ver apenas a carta do adversário, mas não a própria. O terceiro jogador, nesse momento, anuncia a soma das cartas, e aqueles, entre os dois, que primeiro descobrir o correto valor de sua própria carta (subtraindo o total da carta de seu companheiro) leva o par para si. Ganha aquele que conseguir o maior número de cartas.
Como variação, o "Salute!" pode ser jogado com multiplicação a partir do 3o ano.




Contagem:

ContagemMaterial Necessário:
  • Conjunto de cartas com os números de 1 a 7,
  • um dado,
  • um copo/taça de papel,
  • fichas para contagem.
Desenvolvimento:
  • As crianças devem estar organizadas em pares.
  • A 1ª criança a jogar tira uma carta do monte e coloca no copo o número de fichas indicado no cartão.
  • O cartão com nº é colocada ao lado do copo para relembrar “quantos” lá estão.
  • O 2º jogador lança o dado e coloca ao lado do copo, o nº de fichas correspondente ao nº de pintas do dado.
  • Juntos têm que decidir quantas fichas há ao todo. Podem fazer os registros numa tabela como a que se segue.
Nota: Quem ainda tem dificuldade em contar a partir de, pode tirar as fichas do copo e contar todas.
Esta atividade deve ser feita durante algum tempo, até que a criança seja capaz de usar a estratégia de uma forma útil e significativa. Podem sempre ser usados números maiores.
Dentro do copo
Fora do copo
Ao todo

FONTE: Apostila "Sentido de número e visualização no pré - escolar e primeiros anos" elaborada por Henriqueta Gonçalves. Açores, 2009.

 



Dez Colorido:


Jogo adequado a crianças em fase de Educação Infantil e 1o ano
CanudosObjetivo: Trabalhar a contagem, a comparação de quantidades e correspondência, além da fixação de cores e da socialização.
Material Necessário: canudinhos de plástico de diversas cores e giz de cera das mesmas cores dos canudos.
Número de jogadores: Grupos de 5 crianças.
Desenvolvimento:
Os integrantes de cada grupo somarão esforços para vencer o jogo. Cada aluno deverá receber 10 canudinhos com cores misturadas aleatoriamente. Primeiro, o professor deve incentivar a contagem verbal, pedindo que cada um se certifique de que possui realmente 10 canudos. Feito isso o professor sorteia um giz de cera. Cada aluno vai então contar quantos canudinhos possui daquela mesma cor, devendo o grupo em seguida somar o total de seus canudos com cor idêntica ao do giz sorteado. Ganha o grupo que tiver a maior quantidade de canudinhos daquela cor.
Para ajudar na fixação das cores, pode-se usar no jogo canudinhos e giz com cores próximas, como por exemplo amarelo e alaranjado. As crianças devem fazer a classificação correta e, se houver dúvida, o professor pode levantar a discussão, nos grupos.
Para trabalhar a sociabilização, o professor pode pedir às crianças que coloquem os canudinhos da cor selecionada no meio da roda, junto com os dos colegas do grupo, trabalhando assim o sentimento de posse que as crianças demonstram fortemente nesta fase.
A etapa seguinte do jogo consiste na retomada, pelas crianças, dos canudinhos que haviam colocado no centro do círculo. Mais uma vez se manifesta o individualismo e o sentimento de posse. As crianças brigam para pegar o maior número possível de canudos e muitas vezes solicitam a intervenção do professor. Deve-se usar a Matemática como mediadora, estimulando-se a contagem até que todos constatem que têm cada um 10 canudinhos. Se um aluno juntar mais de 10, deve-se questioná-lo sobre o que fazer.
O jogo termina dando vez ao grupo que ainda não venceu.


http://www.projetospedagogicosdinamicos.com/dez_colorido.html

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