domingo, 14 de setembro de 2014

SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL


ALUNOS:

Gercina Batista    RA: 5812113912

Pedro Reis           RA: 4654786189

Sebastião Gomes RA: 3736717523
 

1)O que é sistema de numeração decimal?

É o conjunto de algarismos, organizado, estruturado e formal que, juntos, expressam a linguagem matemática, que é utilizada no dia a dia para expressar quantidades, posições, medidas, espaços, formas e dentre outros que envolvem a relação humana.

2)O que é material dourado e para que serve?

Material dourado são jogos lúdicos utilizados pelo profissional da educação para fazer com que o aluno de 1º a 4º anos, por meio de brincadeiras, desenvolva relação com as diferentes combinações numéricas e entenda a formalização do quantitativo. Basicamente, formam-se conjuntos de dezenas, centenas e milhares com objetos ou desenhos aleatórios para que o aluno compreenda a posição formal que cada algarismo deve ocupar de acordo com a quantidade representada.

3)Quais são as ideias de Maria Montessori em relação ao material dourado?

Maria Montessori foi a criadora do material dourado. Com objetivo de fugir da penosa forma tradicional de aprendizado dos algoritmos e torná-lo mais agradável ao aluno. Sua ideia a respeito deste material é que os alunos possam agrupar, reagrupar e desagrupar e, dessa maneira, aprendendo e criando novas perspectivas através de materiais básicos, tais como tampinhas, palitos, canudinho, etc.

4)Como você aprendeu DEZENA, CENTENA e MILHAR?

As ideias de Maria Montessori já são disseminadas no meio pedagógico há certo tempo: quando aprendi as relações de dezena, centena e milhar, foi com um sistema muito semelhante ao que é proposto pelo sistema do material dourado. Porém, devido ao material disponível, o professor nos fazia agrupar, reagrupar e desagrupar objetos como frutas, canetas e pedrinhas. Com o passar do tempo e com a prática deliberada, ficávamos aptos a entender a formação dos grupos e passamos a desenhá-los e, posteriormente, representá-los por meio de algoritmos.

5)Descreva sua aula para ensinar dezena para crianças de seis no 1ºano do ensino fundamental.

A ideia é cativar os alunos, por meio de uma história, utilizando desenhos e objetos para que eles formem diversos conjuntos de dezenas. Então:

  1. Preparo do material: Recortes em forma de peixinhos (papel cartão de cores diversas) e três carolinas azuis que representem três aquários diferentes;
  2. Espalho todos os peixinhos em um aquário (cartolina) e lanço a seguinte história: O Rei dos mares, um dia, decidiu contar quantos peixes ele tinha em seu reino. Já contou 35 peixinhos. Para continuar a contar, ele precisa organizar seu reino. Como podemos ajudá-lo a fazer isso?
  3. Ouço o que a cada criança fala e os deixo livres para manipular os peixinhos e dividir como desejarem;
  4. Monto um conjunto de peixinhos e sugiro que contá-los e dividir em grupos iguais é a melhor forma de ajudá-lo a organizar o reino.
  5. Deixo que as crianças decidam pela quantidade de peixinhos que cada grupo deve ter até que elas mesmas percebam que podem dividir os peixinhos em grupos de dez e, assim, entendam que para realizar contagem de grandes quantidades, é melhor dividir de dez em dez. Dessa maneira é mais fácil, porque é a mesma quantidade de dedos que temos na mãos.




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