- Brincadeira do Pi – As crianças fazem um grande circulo, cada uma tem que
contar um número, a cada quatro números o quinto fala “PI” no lugar do número e
a próxima criança tem que continuar a contagem sem falar o número que foi
substituído pelo “PI”. Ex. um, dois, três, quatro, “PI”, seis, sete...
- Brincadeira dos gestos – Crianças em dupla,
uma de frente para a outra, uma delas começa a contagem: um, dois, e assim vai
alternando sucessivamente contando somente até três. Para dificultar, cada
número corresponde a um gesto que terá de ser realizado ao mesmo tempo em que
fala o número. Ex. Número um bater palmas, número dois, dar uma piscadela e
etc. Quem esquecer ou errar perde um ponto e começa novamente. Vence quem tiver
mais pontuação.
- Amarelinha
diferente
– Em cada quadradinho da amarelinha, vamos substituir os números de um a dez
por contas matemáticas, dificultando para cada grau de escolaridade. No local
que a pedra cair o aluno deverá responder o resultado da conta para assim
acumular pontos. Caso ele erre, permanece com a mesma pontuação. Ganha quem
tiver mais pontuação.
- Laranja da
matemática
– As crianças serão divididas em dois grupos. Se um desses grupos encontrar,
por exemplo, três laranjas, eles deverão saber quantas laranjas ainda
precisarão encontrar de acordo com o número de laranjas que a professora
escondeu.
- Amarelinha Matemática – A sala deverá se dividir em dois grupos. A
professor deverá colocar dezesseis bambolês, oito em cada lado. Cada bambolê
terá uma unidade numérica e símbolo matemático (adição e subtração). No ultimo
bambolê o aluno terá que dizer o resultado final. O grupo que fizer em menos
tempo e acertar mais, ganhará a competição.
Bibliografia:
http://www.iesp-rn.com.br/ftpiesp/Disciplinas%20PROISEP/M%F3dulo%204/FUNDAMENTOS%20E%20METODOLOGIA%20DA%20MATEM%C1TICA%20DA%20EDUCA%C7%C3O/Texto%205.pdf
Camila Motta - 4211780546; Juliana Cassetta - 5212959875; Kelly Neris - 3708623740; Márcio Motta - 5645114717; Talyta Palmeira - 4200059331
Nenhum comentário:
Postar um comentário