ATIVIDADES
DE CLASSIFICAÇÃO E SERIAÇÃO
Referência Bibliográfica
Individual:
STÉFANI RIBAS GARRIDO, RA: 1299139290 - 6º NA.
2º CAPITULO DO PLT
O SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL.
O que é
sistema de numeração decimal?
É um sistema de numeração de posição que utiliza como a sua base o dez
(10). O sistema
de numeração é um
conjunto de princípios constituído de classificação em grupos e subgrupos das
unidades que formam os números. A
primeira ordem corresponde aos números de um a nove (1-9). A segunda ordem é das dezenas, corresponde aos
números de dez a noventa
(10-90). A terceira ordem corresponde aos
números de cem a novecentos (100-900).
O que é o
material dourado e pra que serve?
Faz parte de um conjunto
de materiais idealizados pela médica e educadora italiana Maria Montessori. Auxilia nas atividades que o ensino e a
aprendizagem do sistema de numeração decimal-posicional e dos métodos para
efetuar as operações fundamentais, os algoritmos.
Quais são
as ideias de Maria Montessori em relação ao material dourado?
De
acordo com sua criadora, o ponto mais importante do método é não tanto seu
material ou sua prática, mas a possibilidade criada pela utilização dele de se
libertar a verdadeira natureza do indivíduo,
para que esta possa ser observada, compreendida, e para que a educação se
desenvolva com base na evolução da criança, e não o contrário. O método
Montessori opõe-se aos métodos tradicionais que não respeitem as necessidades e
os mecanismos evolutivos do desenvolvimento da criança. Ocupa um papel de
destaque neste movimento pelas novas técnicas que apresentou para os jardins
de infância e
para as primeiras séries do ensino formal.
Como você
aprendeu Dezena, Centena e Milhar?
Aprendemos com base na cartilha, exercícios de arme
e efetue, decorando números de 1 a 100, transcrevendo a sequencia numérica
crescente e decrescente.
Descreva
sua aula para ensinar dezena para as crianças de seis anos no 1º ano do ensino
fundamental.
Tema: Adições Simples de
Unidades e Dezena.
Objetivos: Resolver adições simples envolvendo unidades e dezenas, ampliar noções de
contagem, Escrever os números corretamente em sequencia de 0 a 99, ampliar a
imaginação e criatividade, promover a socialização e interação, fazer uma
sondagem com os alunos sobre a resolução de operações simples de adição,
exemplificar como calcular as adições simples com unidades e dezenas
demonstrando no quadro, correção participativa, com exposição dos resultados no
quadro e também a correção individual.
Conteúdo: Introduzir adições
envolvendo unidades e dezenas, Escrever de 0 a 99, ler e copiar palavras com
sílabas complexas I, atividades pedagógicas, fixar e avaliar.
Formas de
Avaliação: A avaliação será feita a partir da observação das atividades realizadas
pelos alunos.
INTEGRANTES
DO GRUPO- 5º E 6º NA.
Caroline
Cesca, 8521932929.
Jessica
Andrade da Silveira, 2504054840.
Stéfani
Ribas Garrido, 1299139290.
LIVRO
A Aventura do Saber - Matemática - Ensino
Fundamental - 1º Ano.
Informações
Ano
de ensino: 1º Ano
Faixa etária: 5-6 Anos
Temática: Matemática - Alfabetização
Disciplina: Matemática
Autor: Márcia Marinho Aidar
ISBN: 9788580442281
A partir do: Ensino Fundamental I
Nível: Leitor em processo
Formato: 20,3 x 2,5 cm
Número de páginas: 248
Faixa etária: 5-6 Anos
Temática: Matemática - Alfabetização
Disciplina: Matemática
Autor: Márcia Marinho Aidar
ISBN: 9788580442281
A partir do: Ensino Fundamental I
Nível: Leitor em processo
Formato: 20,3 x 2,5 cm
Número de páginas: 248
Sinopse
O
livro é ricamente ilustrado e com grande número de fotos, paginas
cheia de observações e orientações para os professores. Apresenta os conceitos de forma clara e objetiva, contextualizados,
aproximando os alunos da vivência e estimulando para o aprendizado, ajuda a
desenvolver o raciocínio lógico-matemático por meio de problemas não
convencionais e incorpora os avanços da Educação Matemática. Equilibradamente busca ligações com o cotidiano do aluno e
com seus próprios conhecimentos, tem uma linguagem clara e acessível sem perda
do necessário rigor científico, incluindo propostas para serem realizadas em
duplas e/ou em grupos, pesquisas em livros e na internet, além de experimentos
adequados e seguros. É perfeito para os professores que preferem um material
prático e com os avanços que o mundo moderno exige.
Referência
Bibliográfica
http://www.leyaeducacao.com.br/livros-didaticos/a-aventura-do-saber-matematica-1o.-ano/ensino-fundamental-i/78/#tab1
Individual:
STÉFANI RIBAS GARRIDO, RA: 1299139290 - 6º NA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário