Técnicas operatórias da multiplicação
A matemática, não pode ser mecânica, matéria de cópia e repetição, mas
deve ser reinventada e ensinada de forma criativa, vista como uma disciplina de
extremo significado, uma vez que está inserida no modo de vida e na realidade
da sociedade atual.
Muitos professores indicam que a aprendizagem
dessas operações pelas crianças parece ser difícil e complicada. Por que isso
acontece? Uma via para compreendermos essa problemática é conhecer um pouco
sobre a história do ensino dessa operação.
Nas décadas de 50 e 60 o ensino da multiplicação centrava-se
no “decorar” resultados. As tabuadas de multiplicação eram muito importantes e
os professores passavam um grande tempo fazendo com que os alunos decorassem
esses resultados sem compreensão. Usavam muitas vezes métodos para que os
alunos decorassem, alguns deles que ainda hoje estão na lembrança de muitas
pessoas, que sofreram castigos pelo fato de não conseguirem memorizar as
tabuadas.
Para a multiplicação a autora sugere o seu
registro de forma expandida em tabelas, depois apenas é feita a reescrita
juntando os resultados de cada coluna.
As
quantidades são representadas com unidades de Material Dourado.
Os círculos confeccionados em EVA representam ou quantidades de vezes
representadas.Para confeccioná-lo usei a tampa de um pote para fazer o primeiro
círculo maior e depois recortei a olho o círculo de dentro (retirando o miolo).
Os sinais
de adição também servem para representar a multiplicação. Confeccionar pelo
menos 9 unidades.
Pelo
menos 3 unidades de numerais de outra cor para representar a multiplicação e
assim diferenciar da adição.

Os moldes
dos numerais são fonte arial black tamanho 250 opção contorno (quando você
imprimir só aparece a linha de fora),então se imprime, risca e corta o EVA nas
quantidades. Pelo menos 9 unidades de cada numeral para trabalhar as tabuadas
de 1 a 9. O numeral 6 pode ser usado para 6 ou para 9.
Material Dourado, somente as unidades para representar as quantidades nos conjuntos.
Material Dourado, somente as unidades para representar as quantidades nos conjuntos.
E assim
se representa.

Veja a representação da multiplicação 9 x 8, depois se inverteu o posicionamento e organização dos numerais para mostrar a multiplicação 8 x 9 para que as crianças entendam que mudando os fatores, não se altera o resultado.

Veja a representação da multiplicação 9 x 8, depois se inverteu o posicionamento e organização dos numerais para mostrar a multiplicação 8 x 9 para que as crianças entendam que mudando os fatores, não se altera o resultado.
Tudo é
vivo, colorido, as crianças ficam sentadas no chão,observando os movimentos da
professora e respondendo as questões formuladas, tornando a aula muito
interativa e visual.
A colocação de numerais acima das quantidades faz com que a criança perceba que a multiplicação é a soma sucessiva de fatores iguais e faz com que ela veja quantas vezes o numeral foi repetido, na prática.
SUGESTÃO DE LEITURA
A colocação de numerais acima das quantidades faz com que a criança perceba que a multiplicação é a soma sucessiva de fatores iguais e faz com que ela veja quantas vezes o numeral foi repetido, na prática.
SUGESTÃO DE LEITURA
Descrição:
Autora:
Luzia Faraco Ramos
Ano da
Edição: 2013
Coleção: Turma
da Matemática
Editora:
Ática
Número de
Páginas: 24
Multiplicação não é coisa só de escola.
Carrinhos, chaves, flores, aranhas, baratas e muito mais são usados pela Turma
da Matemática para encontrar quantidades que se repetem várias vezes. Vamos
aprender junto com as crianças? Conteúdo matemático: construção do conceito
de centena. Turma da Matemática: histórias em quadrinhos e jogos para
desenvolver conceitos matemáticos.
Resenha:
Adelaide
está muito preocupada, pois tem, como tarefa da escola, descobrir exemplos de
aplicações das multiplicações em situações do dia a dia, mas como ela ainda não
tem clara a ideia da multiplicação, não consegue enxergar nenhuma situação em
que "apareça" uma multiplicação. Conversando com outros colegas,
percebe que não é só ela que está com dificuldades... Eles procuram o Leonardo,
que os auxilia nesta tarefa, mostrando caixas que possuem o mesmo número de
objetos em cada uma delas, chaveiros que possuem o mesmo número de chaves e
quando vão tomar sorvete, também aproveita para observar que todos possuem o
mesmo número de bolas. Desta forma seus colegas conseguem finalmente entender a
ideia da multiplicação. Todos ficam super entusiasmados, por terem conseguido
aprender o conteúdo, juntam todo o material que precisam e organizam suas
bancas para a exposição, da escola, que fica uma beleza!
Na manhã seguinte, quando chegam à sala, encontram suas bancas todas derrubadas, cartazes e materiais misturados, jogados pelo chão: uma bagunça! Quem será que fez isto? E a exposição, como poderá ser realizada? Dará tempo de organizar tudo de novo antes que cheguem os convidados?
Na manhã seguinte, quando chegam à sala, encontram suas bancas todas derrubadas, cartazes e materiais misturados, jogados pelo chão: uma bagunça! Quem será que fez isto? E a exposição, como poderá ser realizada? Dará tempo de organizar tudo de novo antes que cheguem os convidados?
Este
livro é riquíssimo para desenvolver o conceito de multiplicação e construção da
tabuada, que muitas vezes é apresentada de forma equivocada, pois muitos por
saberem que a ordem dos fatores não altera o produto, pensam que tanto faz
escrever, por exemplo 3x5 ou 5x3, no entanto, ter 3 caixas com 5 bombons não é
o mesmo que ter 5 caixas com 3 bombons... A quantidade total de bombons é a
mesma, mas ter 3 caixas para presentear não é o mesmo que ter 5, assim como dar
5 ou 3 bombons não é a mesma coisa!
Referências
Bibliográficas
RAMOS, Luzia F. Conversas sobre números, ações e
operações: uma proposta criativa para o ensino da matemática nos primeiros
anos. 1ª ed. São Paulo: Ática, 2009.
Site: http://bancodeatividades.blogspot.com.br/2009/08/multiplicacao-com-material-concreto.html
Turma: 6NA
Aparecida Silva Rodrigues Carraro RA
4446612928
Cristiana Rezende
Ruela Rodrigues RA
4435869304
Fátima Aparecida Miranda RA 4200059319
Glaucia Cassaguera Brandi RA 4430873925
Marcia Eliana da Conceição RA 4200059323
Roberta da Silva RA 3723681805
Atividade Individual
Marcia Eliana da Conceição RA: 4200059323
1- Invente um problema que possa ser resolvido com a operação 20 x 12= 240.
Paula ganha por semana R$ 20,00 de mesada, em 12 semanas ela conseguirá juntar dinheiro mais comprar o tênis que tanto quer, qual o preço do tênis?
20 x 12= 240. o tênis custa R$ 240,00 reais.
2- Invente outro problema com os seguintes dados: 20 bolas / 12 reais
Henrique comprou 20 bolinhas de gude, cada bolinha custou 0,60, quanto Henrique gastou?
20 x 0,60 = R$ 12,00
3- Leia o problema e verifique quais poderiam ser as perguntas para estes problemas.
A) Em uma caixa contém 10 bombons
Em uma caixa contém 10 bombons, Fernanda irá comprar 40 caixas, quantos bombons Fernanda terá?
40 x 10 = 400 bombons
Sandra pagou 24 reais por 4 pares de meia, quanto ela irá gastar se comprar o dobro de meias
2 x 24 = R$ 48,00
C) Em um auditório há 10 fileiras com 10 poltronas em cada fileira.
1.
1. Em um auditório há 10 filas com 10 poltronas em cada fileira. Quantas pessoas cabem sentadas no auditório?
Atividade Individual- P2
Roberta da Silva RA 3723681805.
1- Invente um problema que possa ser resolvido com a operação 20x12= 240.
Paulo comprou 20 pacotes de figurinhas, e cada pacote contém 12 figurinhas. Quantas figurinhas Paulo tem no total?
20x12=240
Paulo tem 240 figurinhas no total.
2-Paulo tem 12 reais e precisa comprar 20 bolas. Quanto deverá custar cada bola, para que Paulo possa comprar?
12:20= 0,60
Cada bola custará 0,60 centavos.
3- Leia o problema e verifique quais poderiam ser as perguntas para estes problemas.
a-) Ana e Paula ganharam 10 caixas de bombom, totalizando 100 bombons. Quantos bombons contém em uma caixa de bombom?
100:10=10
Em uma caixa de contém 10 bombons.
b-) Sandra comprou 4 pacotes de meias para sua irmã Ana, e pagou em cada pacote 6 reais. Quanto Sandra gastou em 4 pacotes de meias?
4x6,00= 24
Sandra pagou 24 reais por 4 pacotes de meias.
c-) Tenho que colocar em um auditório,100 poltronas em 10 fileiras. Quantas fileiras há no auditório?
100:10=10
Em um auditório há 100 fileiras com 10 poltronas em cada fileira.
ATIVIDADE INDIVIDUAL
- P2
Fatima Aparecida Miranda
RA 4200059319 6nª
1- Invente um problema que possa ser resolvido com a
operação 20x12=240.
Comprei t 20 caixas
com 12 brinquedos em cada uma .Quantos brinquedos tenho?
20x12= 240
12
X 20
240
Resposta: Tenho 240
brinquedos.
2 - Invente outro
problema com os seguintes dados: 20 bolas / 12 reais.
Comprei 20 bolas paguei 12,00 reais em todas. Quanto
paguei em cada bola?
12,00 : 20 = R$ 0,60
Resposta: Cada
bola custou 0,60 centavos.
3 - Leia o problema e verifique quais poderiam ser as perguntas para estes problemas.
a) Em uma caixa
contém 10 bombons.
Estou comprando caixas de bombons, tem 100 bombons e 10
caixas. Quantos bombons tem em uma caixa?
100: 10 = 10 bombons
Resposta: Em uma caixa contém 10 bombons.
b) Giovanna pagou R$
24,00 reais por 4 pacotes de meias.
Giovanna comprou 4 pacotes de meias. Quantos reais ela pagou
no total, sabendo que o valor de cada um é R$ 6,00 ?
6,00 x 4 = 24,00 reais
c) Em um auditório há 10 fileiras com 10 poltronas em cada
fileira.
No auditório tenho que colocar 100 poltronas, sendo que para
cada fileira tenho que colocar 10 poltronas. Quantas fileiras há no auditório?
100 : 10 = 10 fileiras
Resposta: Em um
auditório há 10 fileiras com 10 poltronas em cada fileira
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
ATIVIDADE INDIVIDUAL - P2
1 - Invente um problema que possa ser resolvido com a operação 20x12=240.
Na minha barraca de frutas tenho 20 caixas com 12 maçãs em cada. Quantas maçãs tenho na barraca?
20x12= 240
12
x 20
2 4 0
Resposta: Tenho 240 maçãs na barraca.
2 - Invente outro problema com os seguintes dados: 20 bolas / 12 reais.
.Comprei 20 bolas e paguei 12,00 reais em todas. Quanto paguei em cada bola?
12,00 : 20 = R$ 0,60
Resposta: Cada bola custou 0,60
centavos.
3 - Leia o problema e verifique quais poderiam ser as perguntas para estes problemas.
a) Em uma caixa contém 10 bombons.
Estou montando caixas de bombons, tem 100 bombons e 10 caixas. Quantos bombons tem em uma caixa?
100: 10 = 10 bombons
Resposta: Em uma caixa contém 10 bombons.
b) Sandra pagou R$ 24,00 reais por 4 pacotes de
meias.
Sandra comprou 4 pacotes de meias.
Quantos reais ela pagou no total, sabendo que o valor de cada um é R$
6,00 ?
6,00 x 4 = 24,00 reais
Resposta: Sandra pagou R$ 24,00 reais por 4 pacotes de meias.
c) Em um auditório há 10 fileiras com 10 poltronas
em cada fileira.
No auditório tenho que colocar 100 poltronas, sendo que para cada fileira tenho que colocar 10 poltronas. Quantas fileiras há no auditório?
100 : 10 = 10 fileiras
Resposta: Em um auditório há 10 fileiras com 10 poltronas em cada fileira.
ALUNA:
Aparecida Silva Rodrigues Carraro RA 4446612928
____________________________________________________________________________________
Atividade P2 - Individual
1 - Invente um problema que possa ser resolvido com a operação 20x12=240.
No dia das crianças vou montar 20 saquinhos de doces com 12 doces em cada um. Quantos doces terei de comprar?
20x12= 240
12
x 20
2 4 0
Resposta: Terei de comprar 240 doces.
2 - Invente outro problema com os seguintes dados: 20 bolas / 12 reais.
Tenho que comprar 20 bolas para a escola. Ela me deu apenas 12,00 reais. Quanto deverá custar cada bola para o dinheiro dar?
12,00 : 20 = R$ 0,60
3 - Leia o problema e verifique quais poderiam ser as perguntas para estes problemas.
a) Em uma caixa contém 10 bombons.
Comprei uma caixa de bombom por 20,00 reais, sabendo que cada um custa 2,00 reais. Quantos bombons tem em uma caixa?
20,00 : 2,00 = 10 bombons
Resposta: Em uma caixa contém 10 bombons.
b) Sandra pagou R$ 24,00 reais por 4 pacotes de
meias.
Sandra foi em uma loja que vende meias no pacote e comprou 4 pacotes de meias. Quantos reais ela pagou no total, sabendo que o valor de cada um é R$ 6,00 ?
6,00 x 4 = 24,00 reais
Resposta: Sandra pagou R$ 24,00 reais por 4 pacotes de meias.
c) Em um auditório há 10 fileiras com 10 poltronas
em cada fileira.
Na escola temos 2 auditórios tenho que colocar 100 poltronas em um auditório, sendo que para cada fileira tenho que colocar 10 poltronas. Quantas fileiras há em um auditório?
100 : 10 = 10 fileiras
Resposta: Em um auditório há 10 fileiras com 10 poltronas em cada fileira.
Aluna:
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Glaucia Cassaguera Brandi
RA 4430873925 - 6 NA
Situação Problema - Atividade Individual
Glaucia Cassaguera Brandi
RA 4430873925 - 6 NA
Situação Problema - Atividade Individual
========================================================================
No final do livro, as crianças encontram 16 páginas de brincadeiras para recortarem, montarem e colarem.
A coleção “Macaco Disse” propõe um trabalho lúdico que envolve a escola e a família no aprendizado da criança. Ela é composta de quatro títulos, cujas histórias têm como personagens principais os macacos e brinca com a linguagem científica e com a linguagem literária, estabelecendo uma ponte entre a criatividade do escritor e a do cientista, de forma simples e de fácil entendimento para crianças.
“O Macaco que Calculava”, de Anna Flora, com ilustrações de Cláudio Martins. Coleção “Macaco Disse”, Editora Formato.
http://wp.clicrbs.com.br/aldobrasil/2012/12/20/a-macacada-que-ensina-matematica/?topo=84,2,18,,,84
http://profanandaschultz.blogspot.com.br/2010/08/matematica-atividades-variadas.html
http://elianeportopead.pbworks.com/w/page/10137487/MATEMATIZANDO

Na Aritmética da Emília, ao invés de todos arrumarem suas coisas e partirem rumo à aventura, é o País da Aritmética que desembarca no Sítio e se apresenta num circo organizado pelo sábio sabugo. Entre uma reinação e outra, os artistas da matemática mostram para Emília, Narizinho e toda a turma como essa matéria pode ser bem divertida. O livro foi publicado pela primeira vez em 1935 e foi reeditado em 1947.
http://psicopedagogialudica.blogspot.com.br/p/construcao-de-quantidades-e-numeros.html
Atividade Individual
Glaucia Cassaguera Brandi - RA 4430873925 - 6 NA
Atividades de Classificação

Seriação Classificação


Disponível em: http://ney-educacao123.blogspot.com.br/2012/02/sugestoes-de-atividades-envolvendo.html. Acesso em 13/09/14
Disponível em http://valoreseatitudes.blogspot.com.Acesso em 13/09/14
Aluna:
Cristiana Rezende Ruela Rodrigues RA 4435869304
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Glaucia Cassaguera Brandi
RA 4430873925 - 6 NA
Situação Problema - Atividade Individual
1) Jorge tinha 20
bolas de gude e ganhou mais 12. Com quantas bolas Jorge ficou ao total?
20
x 12
240
Resposta: Jorge ficou com o
total de 240 bolas de gude.
===============================================================================
2) Fernando comprou
20 bolas e pagou R$ 0,55 em cada uma. Deu R$ 12,00 para pagar sua compra.
Quanto sobrou de troco?
0,55
12,00
x 20 -11,00
11,00
1,00
Resposta: Sobrou de
troco para Fernando 1 real.
===============================================================================
a) Manoela ganhou uma
caixa de bombom com 5 bombons. Mais tarde, Manoela ganhou outra caixa com mais
5 bombons. Juntou todos os bombons em uma única caixa. Quantos bombons contém
nessa única caixa que ela montou?
5
+
5
10
Resposta: Há nessa
caixa 10 bombons.
=====================================================================
b) Sandra comprou 4
pacotes de meias por R$ 6,00 cada um. Quanto ela gastou no total?
6
x 4_
24
Resposta: Sandra gastou 24 reais
=====================================================================
c) Em um auditório,
há 10 fileiras onde cada fileira comporta 10 poltronas. Quantas poltronas tem
no total nesse auditório?
10
x 10
100
Resposta: Nesse auditório há
100 poltronas no total
RA 4430873925 - 6 NA
Situação Problema - Atividade Individual
========================================================================
SOLUÇÃO PROBLEMA
ATIVIDADE INDIVIDUAL
1 - Pedro ganhou no seu aniversário $150,00 reais e no dia das crianças sua mãe lhe deu $58,00 reais. Com sua economia Pedro quer comprar no Natal um carro de controle remoto que custa $250,00 reais.Quanto Pedro já tem guardado? E quanto falta para completar o valor do carro de controle remoto?
Pedro ganhou: 150,00 + 58,00 = 208,00
O carro custa: 250,00
Falta: 250,00 - 208,00 = 42,00
150,00 250,00
+ 58,00 ¬ 208,00
208,00 042,00
Resposta: Pedro tem guardado $208,00 reais. E falta para ele completar o valor $42,00 reais.
Turma: 6NA
Aparecida Silva Rodrigues Carraro RA
4446612928
Cristiana Rezende
Ruela Rodrigues RA
4435869304
Fátima Aparecida Miranda RA 4200059319
Glaucia Cassaguera Brandi RA 4430873925
Marcia Eliana da Conceição RA 4200059323
Roberta da Silva RA 3723681805
ATIVIDADE INDIVIDUAL
Fátima Aparecida Miranda RA 4200059319
LIVRO RECOMENDADO
“O Macaco que Calculava”, de Anna Flora, é um livro muito legal porque aborda problemas comuns para ajudar no contato da criança com a matemática, estimulando-a a fazer cálculos à medida que a narrativa é contada.
Esse volume da coleção “Macaco Disse” conta a história dos macacos que se reúnem na “roda dos problemas” para resolver cálculos. Um dia, eles se deparam com um problema muito complicado que nem com toda a macacada reunida eles conseguem resolver. Então eles vão buscar a ajuda do professor Pitágoras, que, mesmo aposentado, aceita o desafio e acaba reabrindo a Academia de Matemática Aplicada (AMA) dos macacos.No final do livro, as crianças encontram 16 páginas de brincadeiras para recortarem, montarem e colarem.
A coleção “Macaco Disse” propõe um trabalho lúdico que envolve a escola e a família no aprendizado da criança. Ela é composta de quatro títulos, cujas histórias têm como personagens principais os macacos e brinca com a linguagem científica e com a linguagem literária, estabelecendo uma ponte entre a criatividade do escritor e a do cientista, de forma simples e de fácil entendimento para crianças.
“O Macaco que Calculava”, de Anna Flora, com ilustrações de Cláudio Martins. Coleção “Macaco Disse”, Editora Formato.
http://wp.clicrbs.com.br/aldobrasil/2012/12/20/a-macacada-que-ensina-matematica/?topo=84,2,18,,,84
ATIVIDADE DE CLASSIFICAÇÃO
ATIVIDADE DE SERIAÇÃO
http://elianeportopead.pbworks.com/w/page/10137487/MATEMATIZANDO
Atividades Individual:
Marcia Eliana da Conceição RA: 4200059323 6NA
Indicação de um livro infantil com conteúdos matemáticos

Na Aritmética da Emília, ao invés de todos arrumarem suas coisas e partirem rumo à aventura, é o País da Aritmética que desembarca no Sítio e se apresenta num circo organizado pelo sábio sabugo. Entre uma reinação e outra, os artistas da matemática mostram para Emília, Narizinho e toda a turma como essa matéria pode ser bem divertida. O livro foi publicado pela primeira vez em 1935 e foi reeditado em 1947.
Atividade individual sobre Classificação e Seriação
Marcia Eliana da Conceição RA: 4200059323 6NA
Atividade de Classificação

Classificar é o ato de separar em categorias ou de acordo com as semelhanças ou diferenças.
Atividade de Seriação
http://psicopedagogialudica.blogspot.com.br/p/construcao-de-quantidades-e-numeros.html
Atividade Individual
Glaucia Cassaguera Brandi - RA 4430873925 - 6 NA
Atividades de Classificação
Blocos Lógicos – as peças são colocadas em uma caixa e cada aluno pega uma peça, sem retirá-la da caixa. Através do tato, tenta descrevê-la pelo tato. Após um determinado tempo, o aluno retira a peça para que seus amigos confirmem se a descrição foi correta.
Atividades de Seriação
Peças Circulares – Organização de peças circulares. Diâmetros que podem ser de 2 a 9 cm (Obs: peça 1 - menor peça 2 cm de diâmetro / seguinte 3 cm de diâmetro / seguinte 4 cm de diâmetro) e assim até chegar na maior peça que é de 9 cm de diâmetro. As peças deverão seguir de menor para maior diâmetro.
Seriação Classificação

Disponível em: http://ney-educacao123.blogspot.com.br/2012/02/sugestoes-de-atividades-envolvendo.html. Acesso em 13/09/14
Disponível em: http://pedagomaticafav.blogspot.com.br/2012/09/construcao-do-numero-operatorio.html. Acesso em 13/09/14
Disponível em: http://milmaneiraspedagogiccas.blogspot.com. Acesso em 13/09/14
Disponível em: http://Disponível em http://valoreseatitudes.blogspot.com.Acesso em 13/09/14
Livro infantil envolvendo a matemática
Título: Pirulito Matemática
Subtitulo: Classes de Alfabetização
Autora: Andrea Martins
Ano: 2004
Nível Escolar: Educação Infantil
Matemática nas histórias, nas cantigas, nas parlendas, nos quadrinhos, nas receitas, nas embalagens... Sempre há um número em nossa vida.
A obra está organizada em unidades de trabalho, respeitando o nível de desenvolvimento dos alunos.
Material complementar: Caderno de surpresas – tangram, bingo, fichas numeradas para diferentes propostas, barrinhas em cores, cédulas e moedas, além de muita brincadeira!
Assessoria Pedagógica: traz o desenvolvimento das unidades, sugestões de atividades e jogos.
Disponível em: http://www.extra.com.br/livros/Didaticos/EducacaoInfantilPre-Escola/Pirulito-Matematica-Classes-de-Alfabetizacao-292512.html. Acesso em 13/09/14
Glaucia Cassaguera Brandi - RA 4430873925 - 6NA
Livro recomendado
Livro Calculadora- Um jeito diferente de aprender Matemática.
Editora: Girasol
É divertido aprender matemática com este incrível livro-calculadora. Em cada página, as crianças vão ter muita atividade e diversão. É muito simples! Basta dobrar a calculadora sobre a página à direita, ler o problema na página à esquerda e deslizar as réguas até encontrar as cores e números correspondentes. A resposta vai aparecer no quadrinho vermelho como um passe de mágica!
http://www.martinsfontespaulista.com.br/livro-calculadora-um-jeito-diferente-de-aprender-matematica-201845.aspx/p
ATIVIDADE DE SERIAÇÃO.
ATIVIDADE DE CLASSIFICAÇÃO.
https://www.colorindodesenhos.wordpress.com
ROBERTA DA SILVA- RA 3723681805 -6NA
LIVROS INFANTIS RECOMENDADOS

Numeramento - Aquisição das competências matemáticas
editora: PARÁBOLA
Esta é uma obra oportuna, dedicada a um assunto delicado: a aquisição do
número. Nela, Fayol expõe as dificuldades encontradas pelas crianças na
aquisição do número, dificuldades inerentes a todo o aprendizado e que,
quando persistem, podem se transformar em verdadeiros entraves à
aprendizagem. Cerca de uma entre cinco crianças manifesta pela
matemática um sentimento que vai de uma leve ansiedade à fobia. Eliminar
esses temores passa por uma melhor compreensão do modo como cada um
aprende a manejar os números e adquire os raciocínios matemáticos. Os
saberes e as habilidades em matemática, tanto na criança quanto no
adulto, vêm sendo objeto de atenção especial por parte da psicologia
cognitiva e da neuropsicologia. Pesquisas nos levam a descobrir os
mecanismos que pomos em operação quando encaramos situações matemáticas.
Apoiando-se nos resultados mais recentes e no relato de experiências
conduzidas com crianças, esta obra nos convida a repensar a pedagogia do
numeramento no ensino fundamental.
http://www.conhecendoosnumeros.blogspot.com.br/2013/09/livros.html
Cristiana Rezende Ruela Rodrigues RA 4435869304

Resenha do livro da Constance Kamii “A criança e o número”
Em
sua 29º edição, o livro de Constance Kamii, publicado há mais de 25
anos, apresenta questões atuais e pertinentes que devem ser estudadas
por educadores que tem seu trabalho voltado ou direcionado a Educação
Infantil.
O livro aborda processos, pesquisas e experiências envolvendo a
construção do conceito de número pelas crianças, ajudando assim o
professor a observar como as crianças pensam e a partir daí entender a
lógica existente nos erros cometidos por elas.
O texto enfatiza que matemática não se aprende memorizando ou por
repetição, mas sim por situações que as crianças enfrentam no cotidiano,
ou seja, a criança vivencia momentos em que sentirá a necessidade de
utilizar a matemática como recurso para resolver seus problemas, fazendo
uma reflexão sobre o sistema de numeração, construindo assim o
conhecimento a esse respeito.
A autora também comenta sobre a postura do professor em relação à
criança. O educador deve encorajar seus alunos a colocar objetos em
relação, pensar sobre os números e interagir com seus colegas. A
autora mostra ainda, a aplicação de jogos no auxílio à aprendizagem e
fixação dos conceitos matemáticos tem por objetivo fazer com que o
educando aprenda e construa os conceitos matemáticos através dos jogos.
Kamii declara em seu livro que o ambiente em que a criança convive e
seu nível socioeconômico influencia muito no desenvolvimento do
raciocínio lógico.
http://www.conhecendoosnumeros.blogspot.com.br/2013/09/livros.html
ALUNA: Aparecida Silva Rodrigues Carraro RA
4446612928
ATIVIDADES INDIVIDUAIS
ATIVIDADE DE SERIAÇÃO

ATIVIDADE DE CLASSIFICAÇÃO
http://www.frasesparafacebook.info/tags/atividades+de+matematica/
Cristiana Rezende Ruela Rodrigues RA 4435869304
ATIVIDADE DE SERIAÇÃO

ATIVIDADE DE CLASSIFICAÇÃO

http://tiapaulaeducando.blogspot.com.br/2011/03/seriacao.html
http://professoravivianferreira.blogspot.com.br/search
ALUNA: Aparecida Silva Rodrigues Carraro RA 4446612928
Atividade Cap. 2 PLT - O sistema de numeração decimal
1) O que é o sistema de numeração decimal?
R) O sistema de
numeração decimal é uma linguagem matemática que utilizamos no
dia-a-dia. É uma linguagem estruturada, organizada e formalizada, para
expressar quantidades, posições, medidas, espaços, formas, relações e
etc.
2) O que é material dourado e para que serve?
R) O material
dourado, é um material composto por sequência de 0 espaços, pode ser
feito de cubos, barras e placas. Suas trocas são feitas
proporcionalmente de 10 em 10. É utilizado para que as crianças
trabalhem agrupamento e reconheçam as dezenas.
3) Quais são as ideias de Maria Montessori em relação ao material dourado?
R) A ideia de
Maria Montessori é que as crianças aprendem através do toque, tendo
contato com algum objeto (através do tato). A princípio ela desenvolveu o
material dourado para trabalhar com crianças que apresentavam algum
tipo de dificuldade de aprendizagem. Posteriormente esse material foi se
aperfeiçoando para ser utilizado como recurso de aprendizagem por todas
as crianças.
4) Como você aprendeu dezena, centena e milhar?
R) Aprendemos
através de representação em material concreto, como pro exemplo: palitos
de sorvete, botões e tampinhas. Logo após vimos como se trabalha com a
representação escrita: M | C | D | U
5) Descreva sua aula para ensinar as crianças de 6 anos no 1º ano do ensino fundamental.
R)
Trabalharemos de forma lúdica, utilizando jogos como por exemplo o bingo
de números, dominó, jogo de trilha, calendário... fazendo com que os
alunos percebam que as dezenas estão presentes em seu cotidiano, e
mostrando à eles as relações das dezenas com os materiais que estamos
utilizando.
Referência Bibliográfica
Ramos,
Luzia Faraco.Conversas sobre números, ações e operações: Uma proposta
criativa para o ensino da matemática nos primeiros anos. São Paulo:
Ática, 2009.
Turma: 6NA
ATENDERAM AO PEDIDO DA PROFESSORA PARABÉNS (ANDREA E FERNANDA 5 E 6 NA)
ResponderExcluirmeninas vocês fizeram um texto bem objetivo.
ResponderExcluirJOSIENE 5NA
IZABEL 5NA
A explicação está objetiva.
ResponderExcluirÓtima a explicação, muito bem elaborados os exemplos de atividades.
ResponderExcluirAna Carolina Muto Fiori – 5813151104 – 5º NA
Denise de Fátima Spulveda - 3756638257 - 6º NA
Gisele Cristina dos Santos Mak - 3730698709 - 6º NA
Marina Godinho - 5812151110 - 5º NA
Rosangela Aparecida Russo - 4423868195 – 6º NA
Roseli Buttini - 5645987687 – 5º NA
Texto objetivo,exemplos diversificados parabéns pelo trabalho!
ResponderExcluirPoderemos usar destas contribuições.
Grupo Camila Alves
Parabéns meninas!
ResponderExcluirVocês abordaram o tema de forma clara e objetiva.
Eliana Soares Davi - RA 3775765074 - Grupo Andréa Cícera
Meninas,
ResponderExcluirAntigamente os professores faziam com que os alunos decorassem a multiplicação e não entendessem.
Hoje em dia, com os materiais didáticos mais sofisticados, podemos através do lúdico, fazer com que os alunos entendam a matemático e com isso facilitar o seu aprendizado.
Parabéns pelo texto.
JESSICA MARCANDALLI NEVES 3708610676 6° NA
NILMA MOREIRA SANTANA 4424701736 6º NA
PAULA ELIAS AQUINO DA SILVA 5212953458 5° NA
TUANY RODRIGUES PEREIRA 3731833977 6º NA
Parabéns Meninas
ResponderExcluirO blog esta bem objetivo e interessante.
Kelly Nascimento Setta RA 4429877307 6na
Regiane Reche Villa RA 4250830678 6na
O tema foi abordado de forma clara e objetiva, parabéns!
ResponderExcluirAndrea Cicera dos Santos
Gilcely G. Chaia Passere
Gisella da Cruz Freitas
Nivalda P. do Nascimento
GOSTAMOS DA OBJETIVIDADE DO TRABALHO ...ANDREA E FERNANDA
ResponderExcluirParabéns Meninas,
ResponderExcluirAs técnicas de de multiplicação estão bem explicadas e a pagina de vocês bem colorida....
Participantes da Pagina Grupo da Érika:
Aline Lourenço de Souza Santos RA: 3704597531
Erika Dias Martins de Magalhães RA: 4260841949
Lourdes Aparecida dos Reis Vieira RA: 4424844899
Maria Aparecida N. Rodrigues de Souza RA: 5812122966
Maria Aparecida De Queiroz Santos RA: 4345850514
Moizana Ribeiro dos Santos RA: 3729704711
Parabéns meninas,as atividades está clara de objetiva com ilustrações que chamam atenção dos visitantes.
ResponderExcluirNome: Maria de Fátima Lima Almeida RA: 3880696328 6º NA
Maria de Fátima Oliveira de Sousa RA: 4426853431 6º NA
Meninas vocês foram bem criativas na organizaçâo das atividades, adorei. Grupo: Maria ALcione RA 3733687305
ResponderExcluirVania Maria RA 5262960390
Núzia Maria RA 5262960397
Parabéns meninas muito bem criativo,bem caprichado,usaram muitas imagens interessantes e que representam bem a proposta.
ResponderExcluirAngela Lopes do Carmo RA:5605185576
Fernanda Marques de França RA:5645109863
Talita Maria da Silva RA:5817153954