Jogos
Jogo da Pizza
Objetivo: desenvolvimento do cálculo mental a das operações fundamentais.
Material: 1 caixa de pizza pintada, dividida e numerada, e tampinhas.
Organização: Equipes de 3 a 6 alunos.
Como jogar :
1 – Pinte a caixa de pizza, divida-a em 11 partes iguais e coloque em cada espaço os números de 0 a 10;
2 – Coloque a caixa no chão a certa distância dos alunos;
3 – O objetivo do jogo é formar 10 pontos (ou outro número que for determinado);
4 - Cada criança terá a oportunidade de jogar duas tampinhas na tentativa de acertar dois números no círculo;
5 – Os pontos de cada tampinha deverão ser somados;
6 – Ganha ponto na rodada aquele aluno que acertar na soma o número inicialmente determinado;
7 – O professor deverá estimular os alunos a calcular qual o número que necessitam acertar ao jogar a segunda tampinha.
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Jogo do Nariz do Palhaço
Objetivo: Desenvolvimento da lateralidade e da localização de objetos obedecendo a orientações de direcionamento e soma do tempo.
Material: Cartolina com desenho do rosto de um palhaço sem nariz, bolinha de isopor vermelha para ser o nariz e venda para os olhos.
Organização: Equipes de meninos e meninas.
Como jogar:
1 – Uma vez colocado o desenho do palhaço em uma parede, numa altura acessível a todos os alunos participantes, é determinado qual será a linha do ponto de partida, sorteia-se o grupo que irá iniciar;
2 – O grupo escolhe qual dos componentes irá vendar os olhos e tentar colocar o nariz no palhaço, os outros darão as instruções necessárias para que o aluno vendado cole o nariz no palhaço;
3 – O professor encaminha o aluno vendado até a linha de partida, não necessariamente de frente para a figura do palhaço, gira-o lentamente algumas vezes e dá o sinal para o início;
4 – os alunos do outro grupo devem marcar o tempo que os jogadores irão levar para completar a tarefa e observar a precisão do encaixe;
5 – Será vencedor o grupo que obtiver o menor tempo e melhor encaixe.
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Jogo Aprendendo com as Medidas
Objetivo: A compreensão do conceito de medida na prática e a utilização dos instrumentos de medida, o exercício do cálculo e as transformações de medidas.
Material: Cartolina, Fita métrica, balança doméstica, termômetro.
Organização: Atividade individual.
Desenvolvimento:
1 – Construir com os alunos, na cartolina, uma tabela como a do exemplo abaixo:
NOME:___________________________________________ ANO:_______________
DATA ALTURA / PESO Nº DO SAPATO Nº DA CALÇA TEMPERATURA DO
CORPO
2 – Pedir aos alunos que preencham essa tabela uma vez por mês durante um ano;
3 – Levar os instrumentos de medida para a sala de aula e deixar que eles mesmos os manuseiem;
4 – Caso algum aluno tenha dificuldade no manuseio, pedir aos colegas que o ajudem;
5 – De um mês para o outro, pedir-lhes que observem as diferenças de medidas e as comparem com as dos colegas;
6 – No final do ano, aproveitar a tabela de cada um e propor-lhes que façam cálculos do tipo:
a- Quanto em centímetros você cresceu?
b- Quanto, em cada mês você cresceu?
c- Observe sua última altura e calcule a diferença dela com a primeira.
d- Quais foram as medidas que mais mudaram na sua tabela?
e- Faça comparações com o peso que você tinha no começo do ano e que você tem agora.
f- O número do sapato mudou?
g- O número da calça mudou?
h- Qual aluno cresceu mais?
i- Qual a diferença do aluno que cresceu mais com o que cresceu menos?
7- Pedir para trocarem as tabelas com os alunos para compararem com os outros.
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Jogo Torre de Hanói
Objetivo: Planejamento de ações e raciocínio lógico.
Material utilizado: Tabuleiro com três furos( a distância entre os furos deve ser próxima da medida do diâmetro do disco maior); pinos de madeira( encaixáveis nos furos do tabuleiro) e um conjunto de seis discos de diâmetros diferentes, feitos em madeira ou outro material (com um furo central, no diâmetro dos pinos).
Organização: Atividade individual.
Como Jogar:
1 - Este é um jogo de raciocínio que deve ser praticado de modo individual;
2 - O objetivo do jogo consiste em transferir os discos (que devem estar inicialmente empilhados em um dos pinos, em ordem decrescente de tamanho, com o maior deles na base e o menos no topo), para qualquer um dos outros pinos livres, no menor número de movimentos possível, movendo apenas um disco de cada vez sem colocar um disco maior sobre outro menor;
3 - O jogador deve tentar atingir o objetivo do jogo com a menor quantidade de movimentos.
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Jogo do Boneco Atencioso
Objetivo: Desenvolvimento da lateralidade e da movimentação obedecendo a orientações de direcionamento, cálculo mental (soma dos passos).
Material: Giz e lenço para vendar os olhos.
Organização: Duplas
Como jogar:
1- Sorteia-se a criança que irá fazer o papel do “boneco atencioso”. Venda-se os olhos da criança com o lenço. Marca-se no chão, com giz, um ponto de partida e um de chegada. O “boneco” ficará sobre ele e o professor, inicialmente, dará algumas ordens. Por exemplo:
Dê dois passos para a frente, Dê um passo para trás, Vire para sua direita e dê três passos;
2 – A classe participa, verificando se o “boneco” é realmente atencioso, e contando os passos para chegar ao ponto de chegada;
3- Em seguida sorteia-se um aluno que dará as ordens;
4- Vence quem guiar o “boneco” com menor número de passos.
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Brincadeiras
Esconde, esconde
Ao utilizar a brincadeira tradicional, a criança vai “guardando” os amigos que encontra em lados diferentes (lado das meninas, lado dos meninos). Depois, com o auxílio da professora, a criança faz a contagem do total de colegas que conseguiu encontrar e anota na lousa para socializar os dados coletados.
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Agrupou, rodou
Todos os alunos se espalham pela sala e circulam por ela, ao som de uma música. O professor diz o número de crianças que devem se agrupar e formar uma roda de mãos dadas. À medida que o professor vai dizendo o número, elas vão se agrupando. Haverá alunos que não conseguirão participar das rodas, mas todos continuam dançando e rodando pela sala. A brincadeira acaba quando não for mais possível formar grupos.
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Bunco
Material: mesas pequenas para quatro pessoas, três dados para cada mesa, um cartão para marcar os pontos, lápis ou caneta.
Desenvolvimento: As mesas são dispostas em filas, quatro pessoas em cada mesa. Em primeiro lugar, escolhe-se uma pessoa para jogar o dado e obter o número trunfo da partida. Após sorteado o número trunfo, o jogo pode ser iniciado. Cada jogador joga os três dados, podendo obter: 1 ponto (se sair o primeiro trunfo em um dos dados, ganhando o direito de jogar novamente); 5 pontos (se sair os três números iguais; 23 pontos (se sair os três números trunfo). Só se grita “bunco”, nas mesas, quando se faz 23 pontos. Vence a partida quem fizer o maior número de pontos.
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Bunco
Material: mesas pequenas para quatro pessoas, três dados para cada mesa, um cartão para marcar os pontos, lápis ou caneta.
Desenvolvimento: As mesas são dispostas em filas, quatro pessoas em cada mesa. Em primeiro lugar, escolhe-se uma pessoa para jogar o dado e obter o número trunfo da partida. Após sorteado o número trunfo, o jogo pode ser iniciado. Cada jogador joga os três dados, podendo obter: 1 ponto (se sair o primeiro trunfo em um dos dados, ganhando o direito de jogar novamente); 5 pontos (se sair os três números iguais; 23 pontos (se sair os três números trunfo). Só se grita “bunco”, nas mesas, quando se faz 23 pontos. Vence a partida quem fizer o maior número de pontos.
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Sacola mágica
Material:
- uma sacola;
- um dado;
- materiais variados (em quantidade). Podem ser utilizadas sucatas.
Desenvolvimento:
Uma criança joga o dado e verifica o número que é compartilhado com a turma. Depois retira da sacola a quantidade de objetos correspondentes à indicação do dado.
Passa a vez a outro jogador, até que todos os objetos sejam retirados da sacola.
Podemos comparar as quantidades no final (mais/menos, muitos/poucos).
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Brincadeira das fichas coloridas
Organização da classe: Formar grupos de 3 a 5 participantes;
Material: 10 fichas coloridas (vermelhas, azuis, verdes e brancas) numeradas de 0 a 9, Cartaz básico (tamanho A4) com cores variadas
Desenvolvimento: Cada jogador pega uma ficha de cada cor e registra o número formado no quadro somando os valores. Em seguida, passa a vez ao colega. Depois da última jogada ganha aquele que conseguir formar o maior numeral. Os participantes podem ajudar um ao outro, mutuamente, sem interferir no desempenho do vencedor.
O professor deve acompanhar o registro do jogo e fazer as explorações possíveis.
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Música
A Bailarina
Toquinho
Um, dois, três e quatroDobro a perna e dou um salto
Viro e me viro ao revés
e se eu caio conto até dez.
Depois, essa lenga-lenga
Toda recomeça
Puxa vida, ora essa
Vivo na ponta dos pés.
Quando sou criança
Viro orgulho da família
Giro em meia ponta
Sobre minha sapatilha.
Quando sou brinquedo
Me dão corda sem parar
Se a corda não acaba
Eu não paro de dançar.
Sem querer esnobar
Sei bem fazer um grand écart
E pra um bom salto acontecer
Me abaixo num demi plié.
Sinto de repente
Uma sensação de orgulho
Se ao contrário de um mergulho
Pulo no ar num gran jeté.
Quando estou num palco
Entre luzes a brilhar
Eu me sinto um pássaro
A voar, voar, voar.
Toda bailarina pela vida vai levar
Sua doce sina de dançar, dançar, dançar.
Fonte: http://letras.mus.br/temas-infantis/a-bailarina/ acesso em 29 de agosto 2014.
Objetivo: Essa música trabalha concentração, equilíbrio e motricidade.
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Avó a bordar
Cocoricó
Veio a mosca lhe cutucar
A mosca na avó
A avó a bordar
Tic Tic Tic
Estava a mosca no seu lugar
Veio a aranha lhe cutucar
A aranha na mosca
A mosca na avó
A avó a bordar
Tic Tic Tic
Veio o rato lhe cutucar
O rato na aranha
A aranha na mosca
A mosca na avó
A avó a bordar
Tic Tic Tic
Estava o rato no seu lugar
Veio o gato lhe cutucar
O gato no rato
O rato na aranha
A aranha na mosca
A mosca na avó
A avó a bordar
Tic Tic Tic
Estava o gato no seu lugar
Veio o galho lhe cutucar
O galho no gato
O gato no rato
O rato na aranha
A aranha na mosca
A mosca na avó
A avó a bordar
Tic Tic Tic
Estava o galho no seu lugar
Veio a galinha lhe cutucar
A galinha no galho
O galho no gato
O gato no rato
O rato na aranha
A aranha na mosca
A mosca na avó
A avó a bordar
Tic Tic Tic
Estava a galinha no seu lugar
Veio o avô lhe cutucar
O avô na galinha
A galinha no galho
O galho no gato
O gato no rato
O rato na aranha
A aranha na mosca
A mosca na avó
A avó a bordar
Tic Tic Tic
Estava o avô no seu lugar
Veio a vaca lhe cutucar
A vaca no avô
O avô na galinha
A galinha no galho
O galho no gato
O gato no rato
O rato na aranha
A aranha na mosca
A mosca na avó
A avó a bordar
Tic Tic Tic
Estava a vaca no seu lugar
Veio o Alípio lhe cutucar
O Alípio na vaca
A vaca no avô
O avô na galinha
A galinha no galho
O galho no gato
O gato no rato
O rato na aranha
A aranha na mosca
A mosca na avó
A avó a bordar
Tic Tic Tic
Veio o Alípio lhe cutucar
O Alípio na vaca
A vaca no avô
O avô na galinha
A galinha no galho
O galho no gato
O gato no rato
O rato na aranha
A aranha na mosca
A mosca na avó
A avó a bordar
Tic Tic Tic
Estava o Julio em seu lugar
Veio o cachorro lhe cutucar
O cachorro no Julio
O Julio no Alípio
O Alípio na vaca
A vaca no avô
O avô na galinha
A galinha no galho
O galho no gato
O gato no rato
O rato na aranha
A aranha na mosca
A mosca na avóVeio o cachorro lhe cutucar
O cachorro no Julio
O Julio no Alípio
O Alípio na vaca
A vaca no avô
O avô na galinha
A galinha no galho
O galho no gato
O gato no rato
O rato na aranha
A aranha na mosca
A avó a bordar
Tic Tic Tic
[fim]
Cocoricóóó
Fonte: http://letras.mus.br/cocorico/969893/ acesso em 29 de agosto 2014.
Objetivo: Essa música pode trabalhar concentração e memorização, com ela é possível fazer competições para ver quais crianças ou grupos de crianças conseguem cantá-la sem errar a letra.
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A Semana
A Semana
Sete dias a semana tem.
Quando um acaba outro logo vem.
Sete dias a semana tem.
Quando um acaba outro logo vem.
Domingo,
Segunda-feira,
Terça-feira,
Quarta-feira,
Quinta-feira,
Sexta-feira,
Sábado,
Que bom!
Fonte: : http://www.pequenosgrandespensantes.com.br/2014/01/musicas-para-rotina-na-educacao-infantil.html acesso em 29 de agosto 2014.
Objetivo: Essa música trabalha a rotina e ensina os dias da semana.
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Orquestra dos bichos - Trem da Alegria
Chico Roque e Carlos Cola
O jumento descobriu que era um gênio musical
Decidiu então fazer uma orquestra
E os bichos reuniu lá no fundo do quintal
Veio bicho da fazenda e da floresta
Começou a ensaiar todo mundo quis tocar
Nunca teve confusão igual a esta
Uma vaca no trombone galo no saxofone
E a galinha foi cantar no microfone
Uma vaca no trombone galo no saxofone
E a galinha foi cantar no microfone
Có có có có có có có có có
Có có có có có có có có có
A galera explodiu foi assim que surgiu
A galinha cantora mais famosa do Brasil
A galera explodiu foi assim que surgiu
A galinha cantora mais famosa do Brasil
O tambor para o pavão porco toca o vilão
O cachorro atacou de bombardino
Pro pintinho o flautim e o peru no tamborim
E o burro veio com seu violino
O cabrito no piston gato no acordeon
Na guitarra o cavalo campolino
Uma vaca no trombone galo no saxofone
E a galinha foi cantar no microfone
Uma vaca no trombone galo no saxofone
E a galinha foi cantar no microfone
Có có có có có có có có có
Có có có có có có có có có
A galera explodiu foi assim que surgiu
A galinha cantora mais famosa do Brasil
A galera explodiu foi assim que surgiu
A galinha cantora mais famosa do Brasil
Có có có có có có có có có
Có có có có có có có có có
A galera explodiu foi assim que surgiu
A galinha cantora mais famosa do Brasil
A galera explodiu foi assim que surgiu
A galinha cantora mais famosa do Brasil
Fonte: : http://letras.mus.br/tremdaalegria/400310/ acesso em 29 de agosto de 2014.
Objetivo: Essa música trabalha a imaginação e a diversão.
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Matemática
Jacky
A matemática tem que se aprender
Ele tá em todo canto, mesmo quando não se vê (2x)
Lá no galho da mangueira tinham 4 passarinhos
Todos 4 descansando, todo soltos e agarradinhos
De repente, 2 voaram... Quantos ficaram no ninho?
A matemática tem que se aprender
Ele tá em todo canto, mesmo quando não se vê (2x)
Lá na festa do macaco, tava um rato e um leão
Chega o gato, foge o rato, foi aquela confusão
Quantos bichos têm agora, dançando lá no salão?
A matemática tem que se aprender
Ele tá em todo canto, mesmo quando não se vê (2x)
Eram 7 chocolates lá em cima do balcão
Quando olhei, só tinham 4, ninguém sabe onde é que estão
Quantos chocolates foram na barriga do ladrão?
A matemática tem que se aprender
Ele tá em todo canto, mesmo quando não se vê (2x)
Meia dúzia de bananas, 2 maçãs e 1 mamão
Uma dúzia de laranjas, 2 pêras e 1 melão
Junte todas essas frutas e me diga: quantas são?
A matemática tem que se aprender
Ele tá em todo canto, mesmo quando não se vê (2x)
Uma dúzia e não são 10
Meia dúzia igual a 6
Uma dúzia e uma dezena
Diga aí! Vamos! 22 ou 16?
A matemática tem que se aprender
Ele tá em todo canto, mesmo quando não se vê (8x)
Fonte: http://letras.mus.br/jacky/1676312/ acesso em 30 de agosto de 2014.
Objetivo: Essa música ajuda a desenvolver raciocínio lógico e rápido, a concentração e paciência.
Grupo:
Andrea Cicera dos Santos RA: 3708602149
Eliana Soares H. Davi RA: 3775765074
Genilza Silva de Arruda RA: 3729715467
Gilcely G. Chaia Passere RA: 4200059336
Gisella da Cruz Freitas RA: 3712804258
Nivalda P. do Nascimento RA: 4211794944
Referência Bibliográfica
Fonte: http://jucienebertoldo.files.wordpress.com/2013/02/jogos-matemc3a1ticos-3c2ba-a-5c2ba-ano-vol-2.pdf acesso em 28 de agosto de 2014
Fonte: : http://www.pequenosgrandespensantes.com.br/2014/01/musicas-para-rotina-na-educacao-infantil.html acesso em 29 de agosto 2014.
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