sábado, 13 de setembro de 2014

Grupo Camila L. Comino 6NA

PLT – Capítulo 02- O Sistema de numeração decimal

1-O que é sistema de numeração decimal?
R: Sistema de numeração decimal é a linguagem matemática que usamos no dia a dia. É uma linguagem estruturada, organizada e formalizada para expressar quantidade, posições, medidas, espaços, formas, relações, etc. Esse sistema de numeração de posição utiliza a base de dez.

2- O que é material dourado e para que serve?
R: É um material estruturado, pois apresenta as relações entre as peças que o compõem. Criado pela educadora Maria Montessori é usado pedagogicamente e estruturado em base de dez. Suas trocas são fixas e proporcionais e obedecem à estrutura do sistema de numeração decimal; ou seja, é um material cujas trocas ocorrem de 10 em 10. Ele é composto por cubinhos, barras, placas e um cubo grande; é feito de madeira e EVA. É utilizado nas atividades que auxiliam na aprendizagem do sistema decimal. Com o material dourado as relações abstratas passam a ter uma imagem concreta, facilitando a compreensão pelo aluno.

3- Quais são as ideias de Maria Montessori em relação ao material dourado?
R: Quando criou o material dourado, Maria Montessori imaginou o como uma forma geométrica de representar os números. Originalmente a barra era composta de10 contas amarradas e um arame, enquanto a placa era uma amarração de 10 barras, compondo 100 contas, formando um quadrado. E os 10 quadrados (placa) sobrepostos e ligados formavam um cubo com 1000 contas. Foi Hélène Lubienska de Lenval (19895-1972) uma seguidora de Maria Montessori, quem fez uma modificação no material inicial e o construiu com madeira. Maria Montessori costumava dizer que é agindo que a criança adquire conhecimentos, porque o intelecto passa pelas mãos, e é pelo toque que as crianças pequenas exploram e decodificam o mundo; que cada criança tem seu ritmo próprio; e que, se a escola deixasse, as crianças pediriam para agir por si mesmas. Ela dizia que era apenas uma intérprete das crianças.

4- Como você aprendeu dezena, centena e milhar?
R: Na nossa época, aprendíamos dezena, centena e milhar contando palitos ou bolinhas que desenhávamos no caderno.

5- Descreva sua aula para ensinar dezena para as crianças de 6 anos no 1º ano do ensino fundamental.

R:Trabalharia com a reta numérica e um projeto de coleções, exemplo, coleção de rolhas, tampinhas de garrafas, etc. Nesse projeto trabalharia com os alunos quantidade, agrupamento pelo tamanho, cor, etc. Poderia ser feito, também, agrupamento de 10 em 10, de 20,30 e 100.

Bibliografia: PLT- Conversas sobre números, ações e operações - Luzia Faraco Ramos

Nenhum comentário:

Postar um comentário