Grupo Camila L. Comino 6NA
PLT – Capítulo 02- O Sistema
de numeração decimal
1-O que é sistema de
numeração decimal?
R: Sistema de numeração
decimal é a linguagem matemática que usamos no dia a dia. É uma linguagem
estruturada, organizada e formalizada para expressar quantidade, posições,
medidas, espaços, formas, relações, etc. Esse sistema de numeração de posição
utiliza a base de dez.
2- O que é material dourado
e para que serve?
R: É
um material estruturado, pois apresenta as relações entre as peças que o
compõem. Criado pela educadora Maria Montessori é usado pedagogicamente e
estruturado em base de dez. Suas trocas são fixas e proporcionais e obedecem à
estrutura do sistema de numeração decimal; ou seja, é um material cujas trocas
ocorrem de 10 em 10. Ele é composto por cubinhos, barras, placas e um cubo
grande; é feito de madeira e EVA. É utilizado nas atividades que auxiliam na
aprendizagem do sistema decimal. Com o material dourado as relações abstratas
passam a ter uma imagem concreta, facilitando a compreensão pelo aluno.
3- Quais são as ideias de
Maria Montessori em relação ao material dourado?
R: Quando criou o
material dourado, Maria Montessori imaginou o como uma forma geométrica de
representar os números. Originalmente a barra era composta de10 contas
amarradas e um arame, enquanto a placa era uma amarração de 10 barras, compondo
100 contas, formando um quadrado. E os 10 quadrados (placa) sobrepostos e
ligados formavam um cubo com 1000 contas. Foi Hélène Lubienska de Lenval
(19895-1972) uma seguidora de Maria Montessori, quem fez uma modificação no
material inicial e o construiu com madeira. Maria Montessori costumava dizer
que é agindo que a criança adquire conhecimentos, porque o intelecto passa pelas
mãos, e é pelo toque que as crianças pequenas exploram e decodificam o mundo;
que cada criança tem seu ritmo próprio; e que, se a escola deixasse, as
crianças pediriam para agir por si mesmas. Ela dizia que era apenas uma
intérprete das crianças.
4- Como você aprendeu
dezena, centena e milhar?
R: Na nossa época,
aprendíamos dezena, centena e milhar contando palitos ou bolinhas que
desenhávamos no caderno.
5- Descreva sua aula para
ensinar dezena para as crianças de 6 anos no 1º ano do ensino fundamental.
R:Trabalharia com a reta
numérica e um projeto de coleções, exemplo, coleção de rolhas, tampinhas de
garrafas, etc. Nesse projeto trabalharia com os alunos quantidade, agrupamento
pelo tamanho, cor, etc. Poderia ser feito, também, agrupamento de 10 em 10, de
20,30 e 100.
Bibliografia: PLT- Conversas sobre números, ações e operações - Luzia Faraco Ramos
Nenhum comentário:
Postar um comentário