quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Matemática Criativa

A matemática é divertida, basta você prestar atenção! Vejamos:

1.    Cantando com a matemática:

Vejam música que podemos trabalhar com as crianças em sala de aula tornando tudo mais gostoso...

A SARDINHA E O PATO
(Música recreativa de autor desconhecido).

Uma Sardinha, e um pato encontraram uma maneira de entrarem,
Em um sapato branco com bolinhas vermelhinhas...
(as crianças repetem)

Duas Sardinhas, e um pato encontraram outra maneira de entrarem,
Em um sapato branco com bolinhas vermelhinhas, bico fino...
(as crianças repetem)

Três Sardinhas, e um pato encontraram outra maneira de entrarem,
Em um sapato branco com bolinhas vermelhinhas, bico fino, salto alto que a Kika...
(as crianças repetem)


Quatro Sardinhas, e um pato encontraram outra maneira de entrarem,
Em um sapato branco com bolinhas vermelhinhas, bico fino, salto alto que a Kika usava e o Neymar chutou...
(as crianças repetem)

Cinco Sardinhas, e um pato encontraram outra maneira de entrarem,
Em um sapato branco com bolinhas vermelhinhas, bico fino, salto alto que a Kika usava, o Neymar chutou e o Pelé não gostou...
(as crianças repetem)

Seis Sardinhas, e um pato encontraram outra maneira de entrarem,
Em um sapato branco com bolinhas vermelhinhas, bico fino, salto alto que a Kika usava, o Neymar chutou, o Pelé não gostou e a “Cida” pegou...
(as crianças repetem)
 A partir de agora, nas “aspas” acrescente o nome de uma criança do grupo ou sala.

Sete Sardinhas, e um pato encontraram outra maneira de entrarem,
Em um sapato branco com bolinhas vermelhinhas, bico fino, salto alto que a Kika usava, o Neymar chutou, o Pelé não gostou, a “Cida” pegou e a “ Aline” rasgou...
(as crianças repetem)

Oito Sardinhas, e um pato encontraram outra maneira de entrarem,
Em um sapato branco com bolinhas vermelhinhas, bico fino, salto alto que a Kika usava, o Neymar chutou, o Pelé não gostou, a “Cida” pegou, a “ Aline” rasgou e a “Lourdes” costurou...
(as crianças repetem)

Nove Sardinhas, e um pato encontraram outra maneira de entrarem,
Em um sapato branco com bolinhas vermelhinhas, bico fino, salto alto que a Kika usava, o Neymar chutou, o Pelé não gostou, a “Cida” pegou, a “ Aline” rasgou, a  “Lourdes” costurou e a “Moisana usou” ...
(as crianças repetem)

Dez Sardinhas, e um pato encontraram outra maneira de entrarem,
Em um sapato branco com bolinhas vermelhinhas, bico fino, salto alto que a Kika usava, o Neymar chutou, o Pelé não gostou, a “Cida” pegou, a “ Aline” rasgou, a  “Lourdes” costurou, a “Moisana usou”  e a Erika Guardou!..
(as crianças repetem)


Objetivos da Música: Essa música além de divertida desenvolve a coordenação motora e pisco- motora, habilidade com os números, o raciocínio rápido e memorização, pois conforme a música acontece as crianças repetem e fazem os gestos.
Essa música é ideal para crianças de 07 a 10 anos.


 ELEFANTE NA TEIA
(música recreativa autor desconhecida)

Um elefante dependurado numa teia de aranha.
Quando viu que a teia resistiu
Foi chamar outro elefante.

Dois elefantes...
Três elefantes...

Segue a música acrescentando mais elefantes na teia. Cantar em roda, cada criança representa um elefante, no fim a teia “estará” e os “elefantes” deitam no chão.

Objetivos da Música: Música divertida, ideal para trabalhar com crianças da educação infantil, pois trabalha a socialização, coordenação motora, raciocínio lógico e identificação dos números assim como as músicas Aprendendo a voar, Por aqui passou um rato e carneirinho 1,2,3.


APRENDENDO A CONTAR
(Eliana)

Eu aprendi um jeitinho de ensinar
A contar todos dedinhos com vocês
Eu vou contando, vocês vão escutando
Depois a gente conta tudo outra vez
Eu conto 1,2,3
Conto 4,5,6
7,8,9 deixo o dez para vocês
Eu conto 1,2,3
Conto 4,5,6
Quero ver qual de vocês vai decorar

POR AQUI PASSOU UM RATO
(Palavra Cantada)

1, 2, 3, 4
1, 2, 3, 4
Por aqui passou um rato
1, 2, 3, 4
Pela porta do buraco
1, 2, 3, 4

CARNEIRINHO 1,2,3

(Palavra Cantada)

Nana
Nana neném
Nana menino
Nana carneirinho
1, 2, 3
Nana
Nana neném
Nana menina
Nana carneirinho
1, 2, 3, 4

Nana
Nana neném
Nana menino
Nana carneirinho
1, 2, 3, 4, 5

Nana
Nana neném
Nana menina
Nana carneirinho
1, 2, 3, 4, 5, 6

Nana
Nana neném
Nana menino
Nana carneirinho
1, 2, 3, 4, 5, 6, 7

Nana
Nana neném
Nana menina
Nana carneirinho
1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8

Nana
Nana neném
Nana menino
Nana carneirinho
1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9

Nana
Nana neném
Nana menina
Nana carneirinho
1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10

Link: 
http://www.vagalume.com.br/palavra-cantada/carneirinho-1-2-3.html#ixzz3BtsRab99




2.    Brincando com a Matematica:

Outra forma divertida de ensinar e aprender matemática são através de brincadeiras. Vejamos algumas:


DOMINÓ HUMANO

Material: Fichas Domino Humano (pode ser feita com cartolina)

Desenvolvimento:
Distribuir as fichas do dominó humano de forma aleatória.
Um aluno inicia o jogo lendo sua ficha que terminará com a palavra quem tem?
Assim o próximo que tiver com a ficha da resposta fica ao lado, formando assim o dominó até a ultima ficha.

Faixa etária: crianças de 7 a 10 anos


CORRIDA NUMÉTICA

Material: Apito.

Desenvolvimento:
Deixar os alunos correr livremente pelo pátio, ao som do apito, os alunos deverão ficar estátua e ouvir o comando de voz da professora que dirá: - G2, os alunos deverão formar duplas.
Tornarão a ficar livres e ao som do apito e o comando de voz, as crianças deverão formar  quartetos, trios e assim por diante.

Faixa etária: crianças de 7 a 10 anos


CAÇA AO TESOURO SALADA DE FRUTA

(Atividade recreativa feita por um grupo de recreadores e adaptada à matemática)

 

Material: Cartolina para pistas (dividir grupo por cor) e Eva para fazer as frutas

 

Desenvolvimento:

Com as “frutas” feitas de ‘EVA já prontas e com as pistas atrás de cada fruta para dar sequência no jogo, esconde-as em locais estratégicos na sala de aula, pátio ou quadra.

Utilize números ordinais como parte das pistas do caça ao tesouro, ajudando as crianças a praticarem o que aprenderam em sala. Lembrando que o caça se inicia com uma pista em mãos.
Exemplo de pista: A banana pode ser encontrada perto da quarta cadeira ou da oitava mesa, a partir da porta. As crianças terão que seguir a pista atrás da banana para chegar na uva e assim por diante.
Com os grupos já formados, apresente as regras para que se inicie o jogo.
Aos vencedores, atribua um pequeno prêmio exemplo: uma folha de adesivos ou um lápis diferente a equipe que encontrar a maior quantidade de itens formando a salada de frutas.

Faixa etária:
Alunos de 8 a 10 anos

CAOS
(Atividade recreativa)

Material: Um tabuleiro gigante feito de faixa com uma trilha de sequência numérica estampada; um dado gigante, dois peões gigantes e figuras numeradas.
Desenvolvimento:
Espalhar as figuras numeradas pelo pátio, dividir os alunos em dois grupos. Cada grupo representará um peão que andará pelo tabuleiro conforme vão jogando o dado.  Número que o peão cair, as crianças deverão procurar a figura que tem o mesmo número que o peão caiu sem tira-la do lugar. A professora ou recreadora, terá uma lista em mãos para conferir a afirmação dos grupos. Conforme os grupos vão acertando, avançarão no tabuleiro. Ganhará o grupo que concluir primeiro a trilha.
Faixa etária:
Alunos de 07 a 10 anos


BOLICHE MATEMÁTICO
Material:
10 garrafas Pets, uma bola para cada grupo de 4 a 8 alunos.  As bolas podem ser de borrachas ou feitas com meias

Desenvolvimento:
Confeccionar o jogo do boliche e etiquetar cada peça com os numerais que estão sendo trabalhados. Definir a operação a ser trabalhada.
Conforme os números das peças derrubadas, os alunos da equipe deverão somar e falar o resultado. Pode-se usar papel, calculadora ou cálculo mental, conforme a idade ou os números selecionados para o jogo.
Faixa etária:
A partir dos 6  anos

Grupo:
Aline Lourenço de Souza Santos                RA: 3704597531    
Erika Dias Martins de Magalhães                RA: 4260841949
Lourdes Aparecida dos Reis Vieira             RA: 4424844899
Maria Aparecida N. Rodrigues de Souza    RA: 5812122966
Maria Aparecida De Queiroz Santos           RA: 4345850514
Moizana Ribeiro dos Santos                        RA: 3729704711


Um comentário: