A matemática é divertida, basta você prestar atenção! Vejamos :
1.
Cantando com a matemática:
Vejam música que podemos trabalhar com
as crianças em sala de aula tornando tudo mais gostoso...
A SARDINHA E O
PATO
(Música recreativa de autor
desconhecido).
Uma
Sardinha, e um pato encontraram uma maneira de entrarem,
Em
um sapato branco com bolinhas vermelhinhas...
(as
crianças repetem)
Duas
Sardinhas, e um pato encontraram outra maneira de entrarem,
Em
um sapato branco com bolinhas vermelhinhas, bico fino...
(as
crianças repetem)
Três
Sardinhas, e um pato encontraram outra maneira de entrarem,
Em
um sapato branco com bolinhas vermelhinhas, bico fino, salto alto que a Kika...
(as
crianças repetem)
Quatro
Sardinhas, e um pato encontraram outra maneira de entrarem,
Em
um sapato branco com bolinhas vermelhinhas, bico fino, salto alto que a Kika
usava e o Neymar chutou...
(as
crianças repetem)
Cinco
Sardinhas, e um pato encontraram outra maneira de entrarem,
Em
um sapato branco com bolinhas vermelhinhas, bico fino, salto alto que a Kika
usava, o Neymar chutou e o Pelé não gostou...
(as
crianças repetem)
Seis
Sardinhas, e um pato encontraram outra maneira de entrarem,
Em
um sapato branco com bolinhas vermelhinhas, bico fino, salto alto que a Kika
usava, o Neymar chutou, o Pelé não gostou e a “Cida” pegou...
(as
crianças repetem)
A partir de agora, nas “aspas” acrescente o
nome de uma criança do grupo ou sala.
Sete
Sardinhas, e um pato encontraram outra maneira de entrarem,
Em
um sapato branco com bolinhas vermelhinhas, bico fino, salto alto que a Kika
usava, o Neymar chutou, o Pelé não gostou, a “Cida” pegou e a “
Aline” rasgou...
(as
crianças repetem)
Oito
Sardinhas, e um pato encontraram outra maneira de entrarem,
Em
um sapato branco com bolinhas vermelhinhas, bico fino, salto alto que a Kika
usava, o Neymar chutou, o Pelé não gostou, a “Cida” pegou, a “ Aline”
rasgou e a “Lourdes” costurou...
(as
crianças repetem)
Nove
Sardinhas, e um pato encontraram outra maneira de entrarem,
Em
um sapato branco com bolinhas vermelhinhas, bico fino, salto alto que a Kika
usava, o Neymar chutou, o Pelé não gostou, a “Cida” pegou, a “ Aline”
rasgou, a “Lourdes” costurou e a “Moisana
usou” ...
(as
crianças repetem)
Dez
Sardinhas, e um pato encontraram outra maneira de entrarem,
Em
um sapato branco com bolinhas vermelhinhas, bico fino, salto alto que a Kika
usava, o Neymar chutou, o Pelé não gostou, a “Cida” pegou, a “ Aline”
rasgou, a “Lourdes” costurou, a “Moisana
usou” e a Erika Guardou!..
(as
crianças repetem)
Objetivos da Música: Essa
música além de divertida desenvolve a coordenação motora e pisco- motora,
habilidade com os números, o raciocínio rápido e memorização, pois conforme a
música acontece as crianças repetem e fazem os gestos.
Essa
música é ideal para crianças de 07 a 10 anos.
ELEFANTE NA TEIA
(música
recreativa autor desconhecida)
Um
elefante dependurado numa teia de aranha.
Quando
viu que a teia resistiu
Foi
chamar outro elefante.
Dois
elefantes...
Três
elefantes...
Segue a
música acrescentando mais elefantes na teia. Cantar em roda, cada criança
representa um elefante, no fim a teia “estará” e os “elefantes” deitam no chão.
Objetivos da Música: Música divertida,
ideal para trabalhar com crianças da educação infantil, pois trabalha a
socialização, coordenação motora, raciocínio lógico e identificação dos números
assim como as músicas Aprendendo a voar, Por aqui passou um rato e carneirinho
1,2,3.
APRENDENDO A CONTAR
Eu
aprendi um jeitinho de ensinar
A contar todos dedinhos com vocês
Eu vou contando, vocês vão escutando
Depois a gente conta tudo outra vez
Eu vou contando, vocês vão escutando
Depois a gente conta tudo outra vez
Eu conto
1,2,3
Conto 4,5,6
7,8,9 deixo o dez para vocês
Eu conto 1,2,3
Conto 4,5,6
Quero ver qual de vocês vai decorar
Conto 4,5,6
7,8,9 deixo o dez para vocês
Eu conto 1,2,3
Conto 4,5,6
Quero ver qual de vocês vai decorar
POR AQUI PASSOU UM RATO
(Palavra Cantada)
1, 2, 3, 4
1, 2, 3, 4
Por aqui passou um rato
1, 2, 3, 4
Pela porta do buraco
1, 2, 3, 4
1, 2, 3, 4
Por aqui passou um rato
1, 2, 3, 4
Pela porta do buraco
1, 2, 3, 4
CARNEIRINHO 1,2,3
(Palavra Cantada)
Nana
Nana neném
Nana menino
Nana carneirinho
1, 2, 3
Nana menino
Nana carneirinho
1, 2, 3
Nana
Nana neném
Nana menina
Nana carneirinho
1, 2, 3, 4
Nana
Nana neném
Nana menino
Nana carneirinho
1, 2, 3, 4, 5
Nana
Nana neném
Nana menina
Nana carneirinho
1, 2, 3, 4, 5, 6
Nana
Nana neném
Nana menino
Nana carneirinho
1, 2, 3, 4, 5, 6, 7
Nana
Nana neném
Nana menina
Nana carneirinho
1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8
Nana
Nana neném
Nana menino
Nana carneirinho
1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9
Nana
Nana neném
Nana menina
Nana carneirinho
1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10
Link: http://www.vagalume.com.br/palavra-cantada/carneirinho-1-2-3.html#ixzz3BtsRab99
Nana neném
Nana menina
Nana carneirinho
1, 2, 3, 4
Nana
Nana neném
Nana menino
Nana carneirinho
1, 2, 3, 4, 5
Nana
Nana neném
Nana menina
Nana carneirinho
1, 2, 3, 4, 5, 6
Nana
Nana neném
Nana menino
Nana carneirinho
1, 2, 3, 4, 5, 6, 7
Nana
Nana neném
Nana menina
Nana carneirinho
1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8
Nana
Nana neném
Nana menino
Nana carneirinho
1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9
Nana
Nana neném
Nana menina
Nana carneirinho
1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10
Link: http://www.vagalume.com.br/palavra-cantada/carneirinho-1-2-3.html#ixzz3BtsRab99
2. Brincando com a
Matematica:
Outra forma divertida de ensinar e aprender
matemática são através de brincadeiras. Vejamos algumas:
DOMINÓ HUMANO
Material: Fichas Domino Humano
(pode ser feita com cartolina)
Desenvolvimento:
Distribuir as fichas do dominó humano de forma aleatória.
Um aluno inicia o jogo lendo sua ficha que terminará com a palavra quem
tem?
Assim o próximo que tiver com a ficha da resposta fica ao lado, formando
assim o dominó até a ultima ficha.
Faixa etária: crianças de 7 a 10
anos
CORRIDA NUMÉTICA
Material: Apito.
Desenvolvimento:
Deixar os alunos correr livremente pelo pátio, ao som do apito, os
alunos deverão ficar estátua e ouvir o comando de voz da professora que dirá: -
G2, os alunos deverão formar duplas.
Tornarão a ficar livres e ao som do apito e o comando de voz, as
crianças deverão formar quartetos, trios
e assim por diante.
Faixa etária: crianças de 7 a 10
anos
CAÇA AO TESOURO SALADA DE FRUTA
(Atividade recreativa feita por um grupo de recreadores e adaptada à
matemática)
Material: Cartolina para pistas (dividir
grupo por cor) e Eva para fazer as frutas
Desenvolvimento:
Com as “frutas” feitas de ‘EVA já
prontas e com as pistas atrás de cada fruta para dar sequência no jogo,
esconde-as em locais estratégicos na sala de aula, pátio ou quadra.
Utilize
números ordinais como parte das pistas do caça ao tesouro, ajudando as crianças
a praticarem o que aprenderam em sala. Lembrando que o caça se inicia com uma
pista em mãos.
Exemplo de pista: A banana pode ser encontrada perto da quarta
cadeira ou da oitava mesa, a partir da porta. As crianças terão que seguir a
pista atrás da banana para chegar na uva e assim por diante.
Com os grupos
já formados, apresente as regras para que se inicie o jogo.
Aos vencedores,
atribua um pequeno prêmio exemplo: uma folha de adesivos ou um lápis diferente
a equipe que encontrar a maior quantidade de itens formando a salada de frutas.
Faixa etária:
Alunos de 8 a
10 anos
CAOS
(Atividade
recreativa)
Material: Um
tabuleiro gigante feito de faixa com uma trilha de sequência numérica
estampada; um dado gigante, dois peões gigantes e figuras numeradas.
Desenvolvimento:
Espalhar as figuras numeradas pelo pátio, dividir os alunos em dois
grupos. Cada grupo representará um peão que andará pelo tabuleiro conforme vão
jogando o dado. Número que o peão cair,
as crianças deverão procurar a figura que tem o mesmo número que o peão caiu
sem tira-la do lugar. A professora ou recreadora, terá uma lista em mãos para
conferir a afirmação dos grupos. Conforme os grupos vão acertando, avançarão no
tabuleiro. Ganhará o grupo que concluir primeiro a trilha.
Faixa
etária:
Alunos de 07 a 10 anos
BOLICHE MATEMÁTICO
Material:
10
garrafas Pets, uma bola para cada grupo de 4 a 8 alunos. As bolas podem ser de borrachas ou feitas com meias
Desenvolvimento:
Confeccionar o jogo do boliche e
etiquetar cada peça com os numerais que estão sendo trabalhados. Definir a
operação a ser trabalhada.
Conforme os números das peças derrubadas, os alunos da equipe deverão somar e falar o resultado. Pode-se usar papel, calculadora ou cálculo mental, conforme a idade ou os números selecionados para o jogo.
Conforme os números das peças derrubadas, os alunos da equipe deverão somar e falar o resultado. Pode-se usar papel, calculadora ou cálculo mental, conforme a idade ou os números selecionados para o jogo.
Faixa
etária:
A partir dos 6 anos
Grupo:
Aline Lourenço de Souza
Santos RA: 3704597531
Erika
Dias Martins de Magalhães RA: 4260841949
Lourdes Aparecida dos Reis
Vieira RA: 4424844899
Maria Aparecida N. Rodrigues
de Souza RA: 5812122966
Maria
Aparecida De Queiroz Santos RA:
4345850514
Moizana Ribeiro
dos Santos RA: 3729704711
Show de bola!
ResponderExcluir