1- JOGO DAS FICHAS COLORIDAS
Organização
da classe
- Formar
grupos de 3 a 5 participantes
Capacidades
a serem trabalhadas
-
Perceber que o número é formado de algarismos ordenados
-
Relacionar as cores das fichas às ordens numéricas
Material
- 10
fichas coloridas (vermelhas, azuis, verdes e brancas) numeradas de 0 a 9
- Cartaz
básico (tamanho A4) com cores variadas
Desenvolvimento
Cada
jogador pega uma ficha de cada cor e registra o número formado no quadro
somando os valores. Em seguida passa a vez ao colega. Depois da última jogada
ganha aquele que conseguir formar o maior numeral.
Este jogo é utilizado para trabalhar o
conceito de ordens e classes, podendo ser adaptado para o primeiro e segundo
ciclo. O mais importante é a interação. Os participantes podem ajudar um ao
outro, mutuamente, sem interferir no desempenho do vencedor. O professor deve
acompanhar o registro do jogo e fazer as explorações possíveis, graduando as
intervenções a cada dia do jogo.
Registro – jogo das fichas coloridas
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Aluno(a)
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Cartas/Jogadas
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Vermelha
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azul
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Verde
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branca
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Número
formado
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1ª
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2ª
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3ª
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4ª
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5ª
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2- MICO
Jogadores:
4 crianças.
Baralho:
baralho de numeração.
Objetivo:
terminar as cartas da mão sem ficar com o mico.
Jogo:
embaralham-se todas as cartas e tira-se uma escondida, que será o mico. Então distribuem-se
as cartas igualmente entre os 4 jogadores. Cada jogador forma pares de cartas
com o mesmo valor numérico e descarta os pares formados. Ficarão na mão só as
cartas desparelhadas. Cada jogador tira do jogador ao seu lado uma carta e
tenta formar par com uma de suas próprias cartas. Se conseguir, descarta o par
formado. Se não conseguir, conserva a carta comprada na mão junto com as suas
cartas desparelhadas para que outro jogador compre uma carta. Assim prossegue o
jogo até que o último jogador fique com uma única carta desparelhada, que é o
mico. Então confere para ver se forma par com a carta escondida. Quem fica com
o mico perde o jogo.
3- BOTAS DE MUITAS LÉGUAS
Organização
da classe
- Poderá
ser realizado com toda a turma, duas equipes ou duplas
Capacidades
a serem trabalhadas
- Compreender o processo da multiplicação, da
divisão e construir fatos básicos
Material
- 2 dados
- Folhas
com várias retas numéricas
Desenvolvimento
Primeira proposta: Desenhar uma reta numérica no
chão. Um aluno inicia, jogando dois dados diferentes, para representar na reta
com passos. O lado do dado maior indicará a quantidade de passos e o lado
menor, indicará o tamanho de cada passo. Outro aluno verifica onde o colega
parou para marcar os pontos daquela equipe. E assim todos farão o mesmo
procedimento, disputando quem chegou mais longe.
Segunda proposta: O professor
entrega a folha das retas numéricas para as duplas, que jogarão os dados para
efetuar as jogadas traçando com o lápis, os passos, seguindo as mesmas regras
da primeira proposta. Ganhará o jogo quem conseguir avançar mais longe na reta
numérica.
O professor deverá fazer intervenções para levar o
aluno a relacionar as jogadas com a multiplicação e a divisão. Ex.: 4 passos de
3 distâncias chegará no número 12.
4- DIAGRAMA DOS HEXÁGONOS
Organização
da classe
- Formar
duplas, trio ou individual
Capacidades
a serem trabalhadas
-Desenvolver
coordenação motora fina
-
Construir conceitos de fração, área e perímetro
-
Identificar figuras geométricas
Material
- Folha sulfite com 4 hexágonos divididos de forma diferente
- Lápis
de cor, tesoura
Desenvolvimento
Colorir os hexágonos nas respectivas cores:
amarelo, azul, vermelho e verde. Recortar todas as linhas internas e externas
dos mesmos. A seguir montar um hexágono maior com todas as peças, a partir do
amarelo que fica no centro da nova montagem.
É importante que durante a atividade o
professor faça as intervenções, levando o aluno a compreender novos conceitos:
área, perímetro e fração equivalente. Exemplos:
1-
Quantos triângulos pequenos cabem dentro do novo hexágono?
2- Que
fração do novo hexágono, são as peças de cores: amarela____ azul ___ verde____
vermelho____
3- Quais
polígonos você formou quando recortou os hexágonos pequenos?
4- O que
você observou no hexágono maior em relação à área de cada cor?
5- o que aconteceu com o perímetro do novo hexágono?
5- o que aconteceu com o perímetro do novo hexágono?
5- SERPENTES E ESCADAS
Organização
da classe
- Formar
grupos de 2 a 4 participantes
Capacidades
a serem trabalhadas
-
Explorar contagem e sequência
-
Reconhecer ordem crescente e decrescente
- Chegar
primeiro à casa 100
Material
- 2 dados
-
Tabuleiro
- Peões
Modo de jogar:1) Decidir quem começa (o grupo estabelece a regra);
2) Na sua vez, cada jogador lança o dado e anda a quantidade de casas que sair no dado;
3) Se cair na casa onde tem uma escada, o jogador avança até a casa onde a escada chega; se cair na casa onde tem uma serpente, o jogador regressa até a casa onde está a cabeça da serpente; a regra do jogo é "subir" pela escada e "descer" pela serpente;
4) Ganha o jogo quem terminar o percurso primeiro.
Opções para criar o jogo
1) Imprimir o jogo completo e começar a jogar;
2) Imprimir o jogo faltando os números das casas;
3) Imprimir o jogo só com o percurso;
4) Imprimir o jogo só com as casas.
http://ensfundamental1.wordpress.com/407-2/415-2/
http://www.webeducador.com/jogos-e-brincadeiras/escadas-e-cobras/
http://www.veronicaweb.com.br/download/manual1.pdf
http://www.veronicaweb.com.br/download/manual1.pdf
Turma: 6NA
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