Adailde Melo Favaretto 5645110309
PLT- Cap. 2: O sistema de numeração decimal
1- O que é o sistema de numeração decimal?
O sistema de numeração decimal é a linguagem matemática que usamos no dia a dia. É uma linguagem estruturada, organizada e formalizada para expressar quantidades, posições, medidas, espaços, formas e relações.
2- O que é material dourado e para que serve?
O material dourado é usado pedagogicamente e estruturado em base 10. Suas trocas fixas e proporcionais, e obedecem à estrutura do sistema de numeração decimal, isto é, é um material cujas trocas ocorrem de 10 em 10. Ele é composto por cubinhos, que representa a unidade, barras, representa dezena, placas, a centena e um cubo grande que demonstra a milhar . É feito de madeira ou EVA.
3- Quais são as ideias de Maria Montessori em relação ao material dourado?
Quando criou o material dourado, imaginou-o como uma forma geométrica de representar os números. Originalmente, a barra era composta de 10 contas amarradas em um arame, enquanto a placa era uma arrumação de 10 barras, compondo 100 contas, formando um quadrado. E os 10 quadrados (placas) sobrepostas e ligadas formavam um cubo com 1.000 contas.
4- Como você aprendeu DEZENA, CENTENA, MILHAR?
Aprendemos adicionando 10. Por exemplo, 10= dezena, 10+10+10+10...=100 Centena.
5- Descreva sua aula para ensinar dezena para crianças de 6 anos no 1° ano do Ensino Fundamental.
Através palitos de sorvete, somando de 10 em 10.
http://psicopedagogialudica.blogspot.com.br/p/construcao-de-quantidades-e-numeros.html
Adriana das G. de Souza Chiarelli RA 3778839483
Camila Santos RA 5670142607
Adailde Melo Favaretto RA 5645110309
Marineide Ferreira RA 5815156133
Nadja Oliveira RA 5670142534
A COLEÇÃO BRINCANDO COM A MATEMÁTICA reúne seis livros que abordam noções de matemática.
Os dois primeiros livros apresentam os números de 1 a 10 e ensinam a contar. A proposta é oferecer a integração entre pais, educadores e crianças menores, na pré-alfabetização. Elas aprendem a reconhecer os números, a contar e a quantificar, ouvindo frases curtas, lidas pelos adultos enquanto observam as ilustrações.
Os demais são dedicados às crianças em fase de alfabetização. Eles ensinam as operações de somar, subtrair, multiplicar e dividir, com exercícios e brincadeiras de associação.
Os dois primeiros livros apresentam os números de 1 a 10 e ensinam a contar. A proposta é oferecer a integração entre pais, educadores e crianças menores, na pré-alfabetização. Elas aprendem a reconhecer os números, a contar e a quantificar, ouvindo frases curtas, lidas pelos adultos enquanto observam as ilustrações.
Os demais são dedicados às crianças em fase de alfabetização. Eles ensinam as operações de somar, subtrair, multiplicar e dividir, com exercícios e brincadeiras de associação.
Nadja Oliveira RA 5670142534
Sugestão de livro
A obra está organizada em unidades de trabalho, respeitando o nível de desenvolvimento dos alunos.
Material complementar: Caderno de surpresas – tangram, bingo, fichas numeradas para diferentes propostas, barrinhas em cores, cédulas e moedas, além de muita brincadeira!
Assessoria Pedagógica: traz o desenvolvimento das unidades, sugestões de atividades e jogos.
Faixa etária: 5 a 6 anos
Camila Santos RA 5670142607
Sugestão de livro
Reformulada e atualizada, a Coleção Eu Gosto M@is mantém tanto sua estrutura quanto a metodologia que a transformou na coleção mais adotada do Brasil. Atividades variadas, ricamente ilustradas e preparadas com rigoroso cuidado pedagógico facilitam a aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento de habilidades fundamentais aos alunos.
Faixa etária: Pré-Escola
Marineide Ferreira RA 5815156133
Sugestão de livro
Pensando num meio de facilitar o professor no planejamento das aulas, a autora Maria Eduarda Noronha preparou uma coleção com conceitos claros e objetivos, e ainda atividades variadas que exigem a participação ativa do aluno, elevando assim suas contribuições para a aprendizagem de qualidade.
Faixa etária: 3 anos
Adailde Melo Favaretto RA 5645110309
GOSTEI DAS IMAGENS !!!! ANDREA E FERNANDA 5 E 6 NA
ResponderExcluirA página de vocês está bem bonita, colorida.
ResponderExcluirEstão de parabéns!!! a página está bem ilustrado.
ResponderExcluirGrupo:
Camila alves RA:4430900976 6Na
Diony RA:4416869435 6Na
Gisele Ap RA: 5209949197 5NA
Marcia Elen RA:179120 6NA
Pmela Trevisa RA:4655719564 6Na
O grupo está de parabéns, está bem colorido e divertido.
ResponderExcluirGrupo 6NA
Andrea Cicera dos Santos
Eliana Soares H. Davi
Gilcely G. Chaia Passere
Gisella da Cruz Freitas
Nivalda P. do Nascimento
Parabéns Meninas
ResponderExcluirO blog esta bem objetivo e interessante.
Kelly Nascimento Setta RA 4429877307 6na
Regiane Reche Villa RA 4250830678 6na
Parabéns Meninas, postagens bem elaboradas, tudo bem feito!
ResponderExcluirGrupo 5°NA e 6°NA
Andrea Martucheli
Katia Rodrigues Martins
Patricia Pereira de Sousa
Vanessa Henrique da Silva
Maria Francinete Ferreira Lopes
ResponderExcluirParabéns ! bem elaboradas as atividades.
Nome: Maria de Fátima Lima Almeida RA: 3880696328 6º NA
Maria de Fátima Oliveira de Sousa RA: 4426853431 6º NA
Parabéns meninas, com a presença de desenhos, informações de ensino e bons exercícios.
ResponderExcluirNome: Maria Alcione Lopes Silva RA 3733687305 6º NA
Núzia Maria Ferreira de Souza RA 5262960397 5º NA
Vânia Maria Magalhães Ribeiro RA 5262960390 5º NA
Meninas vocês estão de parabéns! Carmen. RA; 2400008067.
ResponderExcluirMeninas vocês poderiam ter caprichado mais pois esse conteúdo já foi bem explorado em sala de aula e temos muita bagagem e outros exemplos bem legais já foram expostos.
ResponderExcluirAngela Lopes do Carmo RA:5605185576
Fernanda Marques de França RA:5645109863
Talita Maria da Silva RA:5817153954