Atividade Capítulo 2 PLT - O Sistema de Numeração Decimal
1- O que é os sistema de numeração decimal?
R: É a linguagem matemática que usamos no dia a dia, uma linguagem estruturada para expressar quantidades, posições, medidas, espaços, formas e relações.
2- O que é material dourado e para que serve?
R: É um material pedagógico formado em base de 10. Durante esse jogo acontecem trocas fixas e proporcionais, que obedecem a estrutura do sistema de numeração decimal.
Com esse jogo as crianças aprendem a trocar de 10 em 10, diferença do maior para o menor, quantidade, adição e subtração.
3- Quais são as ideias de Maria Montessori em relação ao material dourado?
R: Uma das suas principais ideias foi criar um método pedagógico, que é o material dourado. Ele foi criado especialmente para crianças especiais, com a finalidade de apresentar e ensinar números, dezena, centena e milhar.
4- Como você aprendeu dezena, centena e milhar?
R: Nós aprendemos com o material dourado, pois ele nos ensinou que dezena é composto por uma barra do dourado, centena é composto por dez barras e milhar é composto por 100 barras.
5- Descreva sua aula para ensinar as crianças de 6 anos no 1º ano do ensino fundamental?
R: Primeiramente faríamos uma roda de conversa com os alunos, para saber qual é o seu nível de conhecimento com a matemática, se já tem algum contato com os números. Em seguida entregaríamos para cada aluno um livro de leitura sobre matemática, para que os pais lessem para as crianças, e trabalharíamos de forma lúdica, com vários jogos, brincadeiras, competições e até premiações, para estimular o aprendizado.
GRUPO 5NA
Ângela Lopes do Carmo RA: 5605185576
Fernanda Marques de França RA: 5645109863
Talita Maria da Silva RA: 5817153954
atividade individual
Indicação de um livro infantil
.jpg)
Conteúdos a ser trabalhados,números e sistemas de numeração(contagem,notação,escrita numéricas e operações).
Indicado para crianças de 5 e 6 anos/1ºano.
Angela lopes do carmo RA5605185576
Atividade Individual - Indicação de um livro
Livro: Marcha Criança Matemática - 5º ano - Ensino Fundamental 1
Descrição do produto e ficha técnica
Organizada em quatro unidades, a coleção sistematiza e amplia conteúdos matemáticos conhecidos em diferentes graus pelos alunos.
Conteúdos que abrangem números e operações, grandezas e medidas, espaço e forma e tratamento da informação.
O selo Atividade sustentável e a Seção Reciclando ideias são duas novidades que mostram como a Matemática pode estar aliada à sustentabilidade e à cidadania.
As unidades abrem com uma imagem em página dupla, que propicia ao professor oportunidade de verificar o conhecimento prévio dos alunos e introduzir os temas de maneira lúdica.
Conteúdos que abrangem números e operações, grandezas e medidas, espaço e forma e tratamento da informação.
O selo Atividade sustentável e a Seção Reciclando ideias são duas novidades que mostram como a Matemática pode estar aliada à sustentabilidade e à cidadania.
As unidades abrem com uma imagem em página dupla, que propicia ao professor oportunidade de verificar o conhecimento prévio dos alunos e introduzir os temas de maneira lúdica.
Título: Marcha Criança Matemática - 5º Ano - Ensino Fundamental I
Autor: Armando Coelho, Maria Elisabete, Maria Teresa
Editora: Scipione - Didáticos
Ano: 2012
Idioma: Português
Especificações: Brochura
ISBN: 978-85-2628-476-0
Peso: 870g
BIBLIOGRAFIA
CASAS Bahia.
FERNANDA MARQUES DE FRANÇA
RA: 5645109863 5NA
Indicação do Livro de Matemática
Livro:Quadrados
Autora: Anita Loughey
Editora: Girassol
De forma divertida, os pequenos passam a se familiarizar as figuras geométricas. O título faz parte de uma série - Triângulos, Retângulos e Círculos - e propõe que as crianças encontrem essas formas em ilustrações que retratam cenas em ambientes cotidianos - como a cozinha.
Talita Maria da Silva
RA:5817153954 5ºNA
P2 ATIVIDADE INDIVIDUAL
1- Invente um problema que possa ser resolvido com a operação 20*12= 240.
A professora levou para a feira 20 crianças da sua sala, cada uma gastou doze reais, comprando frutas. Quantos reais foram gastos na feira?
20 *12= 240
2- Invente outro problema com os seguintes dados: 20 bolas / 12 reais
Meu amigo me vendeu 20 bolas de gude, para comprar essas 20 bolas, eu gastei R$ 12,00. Preciso saber quanto custou cada bolinha?
R$ 12,00: 20= 0,60 Cada bola de gude custou R$ 0,60
3- Leia o problema e verifique quais poderiam ser as perguntas para estes problemas.
A) Em uma caixa contém 10 bombons
Qual é a metade de dez?
A metade é 5 (5*2=10 ou 5+5=10)
B) Sandra pagou 24 reais por 4 pacotes de meia
Qual era o valor de cada pacote de meia?
R$ 24,00:4= 6 Cada pacote custou R$ 6,00
C) Em um auditório há 10 fileiras com 10 poltronas em cada fileira.
No total, temos quantas poltronas?
(10*10= 100) No total existe 100 cadeiras.
Fernanda Marques de França/ 5NA/ RA: 5645109863
ACHO QUE ESTA FALTANDO ALGUMAS COISINHAS!!!!! ANDREA E FERNANDA 5 E 6 NA
ResponderExcluirOs livros são ótimos.
ResponderExcluirOs livros são realmente muito interessantes, e está claro e de fácil entendimento.
ResponderExcluirGrupo 6NA
Andrea Cicera dos Santos
Eliana Soares H. Davi
Gilcely G. Chaia Passere
Gisella da Cruz Freitas
Nivalda P. do Nascimento
ResponderExcluirBoa noite meninas, a pagina de vocês esta bem divertida, porem objetiva ,gostamos muito!!!
Grupo 5NA e ¨6NA
Andrea Martucheli
Katia Rodrigues
Maria Francinete
Patricia Pereira
Vanessa Henrique
Parabéns Meninas
ResponderExcluirO blog esta bem objetivo e interessante.
Kelly Nascimento Setta RA 4429877307 6na
Regiane Reche Villa RA 4250830678 6na
ResponderExcluirficaram boas as postagens ,mas esta faltando mais postagens .
Nome: Maria de Fátima Lima Almeida RA: 3880696328 6º NA
Maria de Fátima Oliveira de Sousa RA: 4426853431 6º NA
Boa presença de conteúdos, indicação de livros e exercícios de boa didática, muito bom!
ResponderExcluirNome: Maria Alcione Lopes Silva RA 3733687305 6º NA
Núzia Maria Ferreira de Souza RA 5262960397 5º NA
Vânia Maria Magalhães Ribeiro RA 5262960390 5º NA
Continuem assim, parabéns! Carmen. Ra; 2400008067.
ResponderExcluir