ADIÇÃO é uma
propriedade onde juntamos os elementos de dois ou mais conjuntos formando um
novo conjunto. As propriedades da adição são fechamento comutatividade
associação e elemento neutro.
TÉCNICA OPERATÓRIA DA ADIÇÃO são diferentes estratégias de resoluções como: adição sem agrupamento,
sem reserva ou agrupamento com reserva.
Podemos trabalhar a adição com vários materiais para que a criança
consiga concretizar o abstrato, por exemplo, o material dourado, o ábaco, o
palito de sorvete, dedos e outros.
Vejamos
alguns exemplos de técnicas de adição:
Técnica do “vai um”
Nessa técnica, o primeiro passo é somar as unidades.
265
+ 167
12
12 = 10 + 2
Observe que "vai
um", é, na verdade, "vai uma dezena", pois 5 + 7 = 12, ou seja,
10 + 2.
Vamos agora somar as dezenas:
1 1
265
+ 167
32
Observe que este
"vai um" é, na verdade, "vai uma centena", pois 60 + 60 +
10 = 130, ou seja, 100 + 30.
Agora somamos as centenas:
1 1
265
+ 167
432
200 + 100 + 100 = 400
Portanto, 265 + 167 =
432.
A compreensão desta técnica usual de fazer adição exige a compreensão do
sistema de numeração decimal. Sem compreender o que significa os símbolos 265 e
167 é impossível entender o processo do "vai um". Ele se apoia na ideia
de agrupamento:
10 unidades valem 1 dezena,
10 dezenas valem 1 centena,
10 centenas velem 1 milhar, assim por diante...
Vamos colocar em pratica o que aprendemos?
Resolvam as questões:
1 – Arme e efetue as seguintes adições
a) 112 + 105 =
b) 252 + 298 =
c) 154 + 629 =
d) 898 + 129 =
2- Resolva as situações
problemas:
a) Chapeuzinho Vermelho tinha 123 brigadeiros, a vovó fez mais 237, quantos brigadeiros Chapeuzinho tem par sua festa de aniversário?
b) Bob Esponja
tem 347 figurinhas e Lula Molusco tem 159. Quantas figurinhas Bob Esponja e
Lula Molusco tem juntos?
ATIVIDADE APLICADA AO ALUNO
Nosso grupo, escolheu três crianças de nove anos para realizarem uma atividade preparada por nós contendo os seguintes problemas:1. Erika comprou 3 presentes, que custavam R$70,00 cada, para presentear seus 3 sobrinhos. Quanto Erika gastou com suas compras?
2. Cida tem R$100,00; Aline tem R$70,00; Moisana tem R$80,00 e Lourdes tem R$25,00. Quantos Reais Cida, Aline,Moisana e Lourdes tem juntas? E quanto falta para comprarem um sapato para Erika que custa R$310,00 Reais?
Acompanhamos de perto essa tarefa, veja:
A) Ana:
Realizou rapidamente a tarefa, preocupando-se com com a ortografia também. Não tendo dificuldades em realizar.
B) Júlia:
Realizou rápido o primeiro problema, o segundo leu duas vezes e efetuou as contas contando nos dedos terminado no mesmo tento da Ana. Porém não atentou-se para a ortografia. B) Flávia:
Realizou rapidamente o primeiro problemas, porém o segundo problema, ela teve dificuldades na hora de subtrair. Apagou por varias vezes a conta...
ATIVIDADE INDIVIDUAL (P2)
Preparamos individualmente problemas para serem trabalhados com aos alunos, confiram:
ü Enviado por Aline
Lourenço RA: 3704597531
R: Em um almoço de família, minha avó
estava falando o quanto o avô dela era engraçado, e o quanto ela sentia falta
dele. Perguntei quantos anos ele teria se fosse vivo. Todos deram risada e
minha mãe respondeu: Filha faça 20x12 assim irá descobrir a idade certa. Todos
continuaram sorrindo muito. Qual a idade do avô da minha avó ?
2 - Invente
outro problema com os seguintes dados: 20 bolas / 12 reais
R: Em
meu aniversário mamãe deu de lembrancinha para os meninos bolas. Lembro-me que
no total havia 20 meninos e minha mãe disse que saiu barato, pois saíram 12
reais as 20 bolas. Quanto custou cada bola ?
a) Em uma Caixa contém 10 bombons.
*Em uma caixa de bombom contém 10 bombons. Quantos bombons temos em 5
caixas de bombons, sendo que uma esta vazia ?
R: 10x5= 50
50-10=40
40 Bombons.
b) Ana
Pegou em uma loja 4 pacotes de meias, ao chegar no caixa o total foi de 24,00
reais.
*Ana entra em uma loja onde varias mulheres saiam
falando que as meias estavam em promoção. Ao chegar aonde estavam as meias, Ana
não encontra quanto custa cada meia, porém pegou os 4 pacotes que mais gostou.
No caixa o total foi de 24,00 reais. Quanto custou cada pacote de meias ?
R: 24 : 4= 6
Ana pagou em cada pacote de meias 6,00 reais.
c) No
auditório contém 10 fileiras com 10 poltronas em cada fileira.
*Quantas pessoas podem se acomodar no auditório,
sendo que cada uma estará sentada em uma poltrona ?
10 x 10=100
100 pessoas.
ü Enviado por Erika Magalhães RA 4260841949
1 - Invente um problema que
possa ser resolvido com a operação
20 x 12 = 240.
R: O arquiteto Junior tinha um
grande projeto para concluir, pediu para que seus pedreiros levantassem 12
muros baixos contendo cada 20 tijolos para separar a área de lazer das demais.
Quantos tijolos foram utilizados ao todo?
2 - Invente outro problema
com os seguintes dados: 20 bolas / 12 reais
R: Erika gastou R$12,00 reais ao
comprar 20 bolas para distribuir às crianças de um orfanato de São Paulo.
Quanto custou cada bola para Erika?
3 - Leia o problema e
verifique quais poderiam ser as perguntas para estes problemas.
a a) Em uma Caixa contém 10
bombons.
*Sabendo que em uma caixa contém 10 bombons, Bia comprou 10 caixas para
dividir com 10 crianças. Quantos bombons cada criança ganharam? E quantos bombons
Bia tinha antes de dividir com as crianças?
10 x 10 = 100
100 ÷ 10 =10
R: Bia tinha 100 bombons antes de dividir e cada criança ganhou 10
bombons.
b) Ana Pegou em uma loja
4 pacotes de meias, ao chegar no caixa o total foi de 24,00 reais.
*Ana pegou em uma loja 4 pacotes de
meias, ao chegar no caixa o total foi de R$24,00. Porém dois pacotes, Ana
comprou para sua amiga Erika que ficou de lhe dar o dinheiro. Qual o valor de
cada meia e qual o valor que Erika tem que pagar para Ana?
24 ÷ 4=6
6 x 2= 12
R: Ana pagou em cada pacote de meias R$6,00 reais e Erika tem que pagar
R$12,00 para Ana.
c) No auditório contém 10
fileiras com 10 poltronas em cada fileira.
* No auditório contém 10 fileiras com
10 poltronas em cada fileira. Quantas poltronas tem no auditório?
10 x 10=100
R: O auditório tem 100 poltronas.
ü Enviado por Lourdes
Vieira RA 4424844899
1 -
Invente um problema que possa ser resolvido com a operação 20x12=240.
Em um pomar ,há 20 fileiras de 12 laranjeiras cada uma. Quantas laranjeira há nesse pomar?
Em um pomar ,há 20 fileiras de 12 laranjeiras cada uma. Quantas laranjeira há nesse pomar?
20x12=
240
R No
pomar há 240 ´pés de laranjeira.
2 -
Invente outro problema com os seguintes dados: 20 bolas / 12 reais.
Leonardo
tem 12 reais ,e comprou 20 bolas.Quanto custou cada bola?
R$ 12 : 20 = R$ 0,60
R Cada
bola custou 0,60 centavos.
3 - Leia o problema e verifique quais poderiam ser as perguntas para estes problemas.
a) Em uma caixa contém 10 bombons.
Comprei 6 caixa de bombons,cada caixa tem 10 bombons.Quantos bombons vou ter ao total?
3 - Leia o problema e verifique quais poderiam ser as perguntas para estes problemas.
a) Em uma caixa contém 10 bombons.
Comprei 6 caixa de bombons,cada caixa tem 10 bombons.Quantos bombons vou ter ao total?
10x6=60
R No
total vou ter 60 bombons.
b) Sandra pagou R$ 24,00 reais por 4 pacotes de meias.
b) Sandra pagou R$ 24,00 reais por 4 pacotes de meias.
Stefani
comprou 4 pacotes de meias por 24 reais.Quanto
Stefani pagou por cada pacote ?
24 :4= R$ 6,00
R
Stefani pagou R$ 6,oo reais por cada pacote de meia.
c) Em um auditório há 10 fileiras com 10 poltronas em cada file
Em
um auditório tem 10 fileira com 10 poltronas. .Quantas crianças sentada cabe no
auditorio?
10x10=
100
R Cabe
100 crianças sentadas no auditório.
ü Enviado por MARIA AP. N. R. SOUZA RA
5812122966
1 - Invente
um problema que possa ser resolvido com a operação
20 x 12 =
240.
R:
Nilza irá comemorar o dia das
crianças na escola em que é Orientadora de Ensino .Ela tem sob seu comando 20 professores. Cada professor tem que levar
12 unidades de pirulito para distribuir para as crianças. Quantos pirulitos ao
todo terá na escola da Nilza?
2 - Invente
outro problema com os seguintes dados: 20 bolas / 12 reais
R:
Pedro ganhou de seu pai 12 reais, e foi a uma loja que vende brinquedos mais
baratos e conseguiu comprar 20 bolas de gude. Quanto Pedro pagou por cada bola?
3 - Leia o
problema e verifique quais poderiam ser as perguntas para estes problemas
a) Em uma Caixa contém 10 bombons.
Rodrigo ganhou uma caixa de bombom, onde 3
bombons são de chocolate preto, 4 bombons são de morango e 3 bombons são de
chocolate branco. Quantos bombons tem ao todo na caixa?
3 + 4+
3 = 10
b) Sandra
pagou R$ 24,00 por 4 pacotes de meias.
Em
uma loja dois pacotes de meia custam 7,50 cada .Sabendo que o total de compras
que Sandra pode alcançar é 24,00 e que terá que comprar 4 pacotes de meias no
total , quanto custará os outros dois
pares de meias ?
7,50+7,50
= 15,00
24-15 = 9,00
9,00 : 2 + 4,50
c) Em um auditório há 10 fileiras com 10 poltronas em cada fileira.
Quantas poltronas tem no auditório do teatro Paulo Machado, sendo que possui 10
fileiras e 10 poltronas em cada fileira?
10 x 10
= 100 poltronas
ü Maria Ap. Q. Souza RA 4345850514
1 - Invente
um problema que possa ser resolvido com a operação
20 x 12 = 240.
R: Para uma festa surpresa fui a uma
padaria e comprei 20 bandejas de brigadeiro com 12 brigadeiros cada. Quantos
brigadeiros comprei ?
2 - Invente
outro problema com os seguintes dados: 20 bolas / 12 reais
R: Com
12 reais fui em uma loja de brinquedos e compreis 20 bolas. Quanto custou cada
bola?
Cada bola custou
R$ 0,60.
3 - Leia o
problema e verifique quais poderiam ser as perguntas para estes problemas.
a) Em uma Caixa contém 10 bombons.
a) Em uma Caixa contém 10 bombons.
*Quantos bombons terei se eu comer 4 e dar 3 ?
10-4= 6
6-3= 3
3 Bombons.
b) Ana
Pegou em uma loja 4 pacotes de meias, ao chegar no caixa o total foi de 24,00
reais.
*Quanto custa cada pacote de meias sendo que a soma
de 4 pacotes da R$24,00.
Cada pacote custa R$6,00.
c) No
auditório contém 10 fileiras com 10 poltronas em cada fileira.
*Quantas poltronas tem em metade do auditório ?
10x5=50
50 Poltronas.
LIVROS PARADIDÁTICOS
São livros que enriquecem o conhecimento
auxiliando no processo de ensino juntamente com os materiais didáticos.
Vejam alguns livros que separamos:
ü Sugestão enviada por Aline Lourenço
LIVRO:
Crianças Fazendo Matemática
Breve
comentário: Uma
Leitura agradável, nos permitindo dar um passo importante em direção à
compreensão a respeito do modo como as crianças trabalham com um problema
matemático. É um livro integrador, com clareza e abrangência.
Ano: 5º
ü Sugestão enviada por Erika Magalhães
LIVRO:
Mostromática
Breve
comentário: Mostromática
é uma leitura que com muito bom humor, aborda a matemática
que para muitos é vista como um problemão. O Livro relata a história de uma
professora que diz aos alunos tudo pode ser visto como um problema de
matemática. É um livro muito legal para trabalharmos a matemática.
Ano: 4º e 5º
ü Sugestão enviada por Lourdes Aparecida:
LIVRO:Vivendo a Matemática – A numeração indo-arábica
Breve
comentário:Conhecer a história da matemática, identificar a contagem,
compreender a construção dos números com o intuito de desenvolver suas
habilidades cognitivas
Ano: 5º
ü Sugestão enviada por Maria Aparecida De Queiroz:
LIVRO: A Matemática na - Escola Aqui e Agora
Breve
comentário: O aluno
aprenderá as quatro operações que são: adição, subtração, multiplicação e
divisão, noção de espaço, ler e produzir escrita numérica. Unidades, dezenas,
centenas. Compreensão do valor decimal, números inteiros, e situações
problemas. Saber organizar os números naturais
em ordem crescente e decrescente. Identificar semelhança e diferença entre
figuras geométricas, e saber a tabuada.
Ano: 4º e 5º
ü Sugestão enviada por Maria Aparecida N. de Souza:
LIVRO: Alice no País dos Números
Breve
Comentário: O livro conta a história da menina Alice que não gostava de matemática.
Um dia sentada num parque perto de sua casa, com um livro, caderno e uma caneta
no colo, estava de mau humor, pois tinha que fazer lição de casa de matemática.
Só que além de não entender, ela odiava matemática, dizia que não servia para
nada, quando de repente, sai um homem detrás de alguns arbustos e se inicia uma
história cheia de aventuras. Vale a pena ler.
ANO: 4º e 5º
ü
Sugestão enviada por Moisana
Ribeiro dos Santos:
LIVRO:Brincando com Tabuada
Breve Comentário:
Brincar com Tabuada tem objetivo educar e entretero público
infantil, abordando temas de fascinam as crianças e fazendo com que elas
desenvolvam a destreza, a coordenação visomotora e a discriminação visual,
sabendo o um jeito de brincar e aprender Matemática
ANO: 3º e 4º
Essas foram nossas dicas de hoje! Se você gostou, deixe um recadinho...
O Sistema de Numeração Decimal
Atividade em grupo
O que é sistema de numeração decimal?
Sistema de
numeração decimal é um conjunto de números ordenados que utilizam como base o
numero dez, formando assim grupos de dez em dez.
O que é o material
dourado e pra que serve?
O material dourado
destina-se a auxiliar o ensino e a aprendizagem do sistema de numeração
decimal-posicional e dos métodos para efetuar as operações fundamentais, ele
ajuda a criança a concretizar a unidade, a dezena e a centena. Este
material é de grande importância na numeração, e facilita a aprendizagem dos algarismos, da adição, da subtração, da multiplicação e da divisão.
Podemos encontrá-lo em
EVA ou em madeira.
Quais são as idéias
de Maria Montessori em relação ao material dourado?
Maria Montessori inclinou
a carreira para a psiquiatria, interessando-se por crianças com problemas
mentais. Sua contribuição à pedagogia partiu da percepção que a criança
precisava muito mais de um método pedagógico do que da medicina propriamente
dita, pois as crianças precisavam de estímulos para desenvolverem.
O
método Montessoriano parte do concreto rumo ao abstrato, se baseado na observação
de que as crianças aprendem melhor pela experiência direta de procura e descoberta.
E o MATERIAL DAS CONTAS, hoje
conhecido como MATERIAL DOURADO, desenvolvido
por Maria Montessori tem exatamente esse objetivo de ajudar a criança concretizar o abstrato.
Como você aprendeu
Dezena, Centena e Milhar?
Minha professora desenhava uma “casinha” na lousa e
dividia a por parte cada parte tinha uma letra que eu deveria preencher os números
de forma correta ex:Coloque o
numero 234 na casinha ao lado.
O Sistema de Numeração Decimal
Atividade em grupo
Descreva sua aula
para ensinar dezena para as crianças de 6 anos no 1ºano do ensino fundamental.
Recurso:
Dominó gigante feito cartolina com a numeração de 1
a 10 (uma cartolina para quatro cartelas)
Desenvolvimento:
Dividir a sala em três ou dois grupos com dez
alunos, distribuir os dominós de maneira aleatória. Sortear o primeiro nome que
virá a frente com seu dominó, e como uma brincadeira de dominó de mesa os
alunos vão preenchendo o dominó humano que se formará na sala de aula. Ganhará
o grupo que tiver todos os seus componentes inseridos ao dominó humano.
O grupo vencedor ganhará três balas para cada participante,
e o grupo que não perdedor ganharão duas balas para cada participante.
Antes que todos se deliciem com as balas, os participantes
de cada grupo terão que observar quantas balas cada grupo têm no total, quantas
dezenas cada grupo tem e quantas balas têm para cada participante.
Depois da brincadeira, iremos fazer o registro no
caderno.
CLASSIFICAÇÃO & SERIAÇÃO
É muito importante trabalharmos a CLASSIFICAÇÃO
e a SERIAÇÃO
com os alunos, pois classificando, a criança agrupa objetos observando as
semelhanças, utilizado critérios como: tamanhos, cores, formas, espessuras
entre outros. E na Seriação, a criança separa os objetos do mesmo modelo por
suas diferenças como do maior para o menor, do crescente para o decrescente.
A criança precisa estar em contato com o objeto,
tocar, experimentar, manusear, criar relação com o novo para formar o seu
conhecimento, e trabalhar de forma lúdica é essencial para o desenvolvimento da
criança, sendo assim, as atividades deverão ser trabalhadas de forma
significativa, concreta e divertida.
Vejam
algumas atividades que cada uma do nosso grupo separou como exemplo:
- Enviado por Aline Lourenço de Souza Santos -RA: 3704597531:
- Enviado por Erika Dias Martins de Magalhães - RA: 4260841949:
- Enviado por Lourdes Aparecida dos Reis Vieira - RA: 4424844899:
- Enviado por Maria Aparecida N. Rodrigues de Souza- RA: 5812122966:
- Enviado por Maria Aparecida De Queiroz Santos - RA: 4345850514:
Separamos também dois jogos que podemos trabalhar a Seriação e a classificação em sala de aula, vejam:
Ábaco:
Kit Seriação e Classificação com 5 Jogos em M.D.F. :
Esses são jogos que compramos prontos, mas também podemos confeccionar jogos divertidíssimos com os alunos...

Participantes da Pagina Grupo da Érika:
Aline
Lourenço de Souza Santos RA:
3704597531
Erika
Dias Martins de Magalhães RA:
4260841949
Lourdes
Aparecida dos Reis Vieira RA:
4424844899
Maria
Aparecida N. Rodrigues de Souza RA: 5812122966
Maria
Aparecida De Queiroz Santos RA:
4345850514
Moizana
Ribeiro dos Santos RA: 3729704711
Olá pessoal. Achei muito legal o blog e curti bastante a página do grupo da Érika.
ResponderExcluirÓtimas ideias. Adorei!!!
Sucesso para todos!!!!
Beijos.
Blog GENIAL, parabéns meninas!!!!!!!
ResponderExcluirObrigada meninas... bjs
ResponderExcluirAdorei esta página. Parabéns meninas
ResponderExcluirObrigada pelos elogios!
ResponderExcluirParticipamos desse blog com muito carinho!!
Parabéns Meninas
ExcluirO blog esta bem objetivo e interessante.
Kelly Nascimento Setta RA 4429877307 6na
Regiane Reche Villa RA 4250830678 6na
Gercina -RA5812113912
ResponderExcluirE importante essas atividades,os alunos reconhece os objetos e pode forma grupos.
Vocês montaram a página onde ficou bem claro como as crianças aprendem matemática. A metodologia é eficiente. Parabéns!!! Turma: 6NA
ResponderExcluirAparecida Silva Rodrigues Carraro RA 4446612928
Cristiana Rezende Ruela Rodrigues RA 4435869304
Fátima Aparecida Miranda RA 4200059319
Glaucia Cassaguera Brandi RA 4430873925
Marcia Eliana da Conceição RA 4200059323
Roberta da Silva RA 3723681805
Boa noite pessoal, a página de vocês está bem divertida, porém objetiva, gostamos muito.
ResponderExcluirGrupo 6NA
Andrea Cicera dos Santos
Eliana Soares H. Davi
Gilcely G. Chaia Passere
Gisella da Cruz Freitas
Nivalda P. do Nascimento
Oi meninas, adoramos o blog de vocês, esta bem divertido e com atividades que podem auxiliar os professores.
ResponderExcluirJESSICA MARCANDALLI NEVES 3708610676 6° NA
NILMA MOREIRA SANTANA 4424701736 6º NA
PAULA ELIAS AQUINO DA SILVA 5212953458 5° NA
TUANY RODRIGUES PEREIRA 3731833977 6º NA
Ola meninas ,adoramos o blog de vocês, esta bem divertido e com criatividade que podem auxiliar os professor
ResponderExcluirGrupo 5NA e ¨6NA
Andrea Martucheli
Katia Rodrigues
Maria Francinete
Patricia Pereira
Vanessa Henrique
Parabéns Meninas A pagina está super convidativa e com atividades bem elaboradas.
ResponderExcluirMaiara Rocha 2400008823
Edilene Caldeira 1299310545
Parabéns Meninas
ResponderExcluirO blog esta bem objetivo e interessante.
Kelly Nascimento Setta RA 4429877307 6na
Regiane Reche Villa RA 4250830678 6na
Olá meninas, está ótimo as postagens de vocês, muito divertida as atividades!
ResponderExcluirGrupo 5°NA e 6°NA
Andréa Martucheli
Katia Rodrigues Martins
Patricia Pereira de Sousa
Vanessa Henrique da Silva
Maria Francinete Ferreira Lopes
ANDREA E FERNANDA PARABENS FICOU MUITO BOM !!!!
ResponderExcluirAs atividades está objetiva trazendo consigo clareza e raciocínio lógico através das ilustrações.
ResponderExcluirNome: Maria de Fátima Lima Almeida RA: 3880696328 6º NA
Maria de Fátima Oliveira de Sousa RA: 4426853431 6º NA
Adorei meninas a atividade de vocês, estar bem lùdica ,dessa forma facilitará a aprendizagem da criança. Grupo: Maria Alcione RA 3733687305
ResponderExcluirVania Maria RA 5262960390
Núzia Maria RA 5262960397
Parabéns, ótima atividade. Carmen. RA2400008067.
ResponderExcluirAdoramos a criatividade,atividade bem clara e significante,muito dinâmica e versátil.Parabéns!!!
ResponderExcluirAngela Lopes do Carmo RA:5605185576
Fernanda Marques de França RA:5645109863
Talita Maria da Silva RA:5817153954