Técnicas da divisão
O que é divisão?
Divisão
parte do conceito de repartir (dividir) em partes iguais e medir ou quanto
cabe em.
Termos da Divisão
Dividendo 79
2 Divisor
19 39 Quociente
Resto 01
·
Dividendo é
o todo o qual se quer distribuir em partes iguais.
·
Divisor é
a quantidade de partes ao qual será distribuído o todo.
·
Quociente é
a quantidade correspondente a cada uma das partes em que distribuiu.
·
Resto é
o que sobrou por não ser suficiente para mais uma rodada de distribuição.
Dificuldades na Divisão
o
A divisão é um processo realizado da esquerda para
a direita;
o
A divisão não envolve só seus fatos básicos, mas
também aqueles relativos à multiplicação e à subtração.
Entendendo operação e algoritmo
§
Promover ações mentais.
§
Algoritmo – processo
de cálculo, técnica de operação descrita, sequência de etapas para resolver
determinado problema.
Processos da Divisão
§
A distribuição é feita sem uma ordem.estabelecida;
§
É uma técnica flexível;
§
Registra as ações realizadas ao dividir;
§
Permite através de tentativas e erros chegar ao
quociente
Processo por estimativa ou americano
52 4
- 40 10
12 +
- 8 2
4 +
- 4 1
0 13
Processo Algorítmico Euclidiano
Longo
§
O algoritmo de Euclides
ou algoritmo da divisão, surgiu na obra Elementos por volta de
300 a. C..
§
No processo longo a
subtração é indicada no algoritmo, aparecendo o produto do quociente pelo
divisor.
596 / 4
-4 149
19
-16
36
-36
00
Processo Algorítmico Euclidiano Breve ou Curto
§
No processo breve ou
curto só é representado o resultado da subtração entre o dividendo e o produto
do quociente pelo divisor.
596 4
19 149
36
00
Processo por decomposição
246:2=
246= 200+40+6
200:2= 100
40:2=
20 100+20+3=
123
6:2= 3
246:2= 123
Divisão Exata
§
Divisão exata é aquela em que o resto é zero, ou
seja, não sobra nada.
876 4
07 219
36
0
não há sobra
Divisão
Não-Exata
É aquela onde o resto é diferente
de zero, ou seja, sempre sobra algo.
O
resto será sempre menor que o dividendo.
Divisão é o processo inverso da Multiplicação
0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 =
X
2 2
:
= 0
2 4 6 8 10 12 14 16 18 20
o
Quando divido o divisor
pelo dividendo, automaticamente multiplico o quociente pelo divisor para ver se
corresponde ao dividendo.
divido
57 3 multiplico
27 19
0
A) 72/3
72 3
- 6 24
12
-12
0
B)342/2
342 2
- 2 171
14
- 14
02
- 02
0
Maiara Rocha de Macedo RA: 240000882
Edilene Caldeira Ribeiro RA: 1299310545
O Sistema de Numeração Decimal
PLT- Capitulo 2
- O que é o sistema de numeração decimal?
- O que é material dourado e para que serve?
- Quais são as ideias de Maria Montessori em relação ao Material Durado?
- Como você Aprendeu dezena ,centena e milhar?
- Descreva sua aula para ensinar para as crianças de 6 anos no 1º ano do ensino fundamental.
Respostas:
- É a linguagem matemática que usamos no dia a dia ,é uma linguagem estruturada ,organizada e formalizada para expressar quantidades,posições, medidas, espaços, formas, relações e etc.
- O material dourado faz parte de um conjunto de materiais pedagógicos ,é constituído por cubinhos, barras, placas e cubão ,que representam respectivamente ,unidade , dezena,centena e milhar.Destina-se a atividades que auxiliam o ensino e a aprendizagem do sistema de numeração decimal posicional e dos métodos para efetuar as operações fundamentais ou seja os algoritmos.
- Maria Montessori pensava que com materiais concretos as crianças assimilariam melhor do que no ensino tradicional que era através de treinos cansativos.
- Eu aprendi através de uma tabela que começa com unidade ,depois dezena,depois centena etc.
Trabalhando
com o Material Dourado.
Objetivos:
Que o aluno seja capaz de:
•
Construir o conhecimento de unidade, dezena, através do Material Dourado;
•
Desenvolver o princípio do agrupamento e reagrupamento do sistema de numeração
decimal;;
Conteúdo:
Sistema de numeração decimal, valor posicional: unidade e dezena; Adição e
subtração com material dourado.
Material necessário: material dourado, folha,
lápis, quadro, fita adesiva.
Desenvolvimento:
1º
Momento: Dividir os alunos em grupos de 4 integrantes cada. Distribuir a cada
grupo uma caixa contendo o material dourado. Deixar que os alunos explorem o
material livremente. Após a exploração, apresentar as peças que formam o
material dourado e o nome de cada uma delas:mostrar o cubinho e dizer: este é o
cubinho, a barra: esta é barra. Pedir aos alunos que cubram totalmente uma
barra usando somente cubinhos. Em seguida questionar: Quantos cubinhos são
necessários para cobrir uma barra? Explicar:
CUBINHO=
1 UNIDADE
Juntando
10 cubinhos, podemos trocar por uma barrinha.
2º Momento: Pedir aos alunos que representem os
números através do material, conforme apresentado no quadro branco, as peças
correspondentes a ele, utilizando a menor quantidade delas. Por exemplo:
escrever no quadro o número 30, eles deverão apresentar três barras.
Pegar fichas contendo números
exemplo: 10, 22, 40, 35, 20
representados por cubinhos
Dar para os grupos pedir
que eles representem em barras e depois coloquem em números.
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Atividade individual:Livro
Atividade de Seriação
Nome: Edilene Caldeira Ribeiro RA: 1299310545
Desembaralhe os números abaixo e coloque-os na ordem
crescente.
Atividade de Classificação
Nome: Edilene Caldeira Ribeiro RA: 1299310545
Atividade Individual:Livro
Alice no País dos Números
Maiara Rocha de Macedo RA: 2400008823
|
QUARTA-FEIRA, 3 DE SETEMBRO DE 2014
Musicas
Boneca de lata
Músicas Infantis
Minha boneca de lata bateu a cabeça no chão
Levou mais de uma hora pra fazer a arrumação
Desamassa aqui pra ficar boa
Minha boneca de lata bateu o nariz no chão
Levou umas duas horas pra fazer a arrumação
Desamassa aqui
Desamassa ali pra ficar boa
Minha boneca de lata bateu a barriga no chão
Levou umas três horas pra fazer a arrumação
Desamassa aqui
Desamassa ali
Desamassa aqui pra ficar boa
Minha boneca de lata bateu o bumbum no chão
Levou umas quatro horas pra fazer a arrumação
Desamassa aqui
Desamassa ali
Desamassa aqui
Desamassa ali pra ficar boa
Minha boneca de lata bateu o joelho no chão
Levou umas cinco horas pra fazer a arrumação
Desamassa aqui
Desamassa ali
Desamassa aqui
Desamassa ali
Desamassa aqui pra ficar boa
Minha boneca de lata bateu o pé no chão
Levou umas seis horas pra fazer a arrumação
Desamassa aqui
Desamassa ali
Desamassa aqui
Desamassa ali
Desamassa aqui
Desamassa ali pra ficar boa.
Músicas Infantis
Minha boneca de lata bateu a cabeça no chão
Levou mais de uma hora pra fazer a arrumação
Desamassa aqui pra ficar boa
Minha boneca de lata bateu o nariz no chão
Levou umas duas horas pra fazer a arrumação
Desamassa aqui
Desamassa ali pra ficar boa
Minha boneca de lata bateu a barriga no chão
Levou umas três horas pra fazer a arrumação
Desamassa aqui
Desamassa ali
Desamassa aqui pra ficar boa
Minha boneca de lata bateu o bumbum no chão
Levou umas quatro horas pra fazer a arrumação
Desamassa aqui
Desamassa ali
Desamassa aqui
Desamassa ali pra ficar boa
Minha boneca de lata bateu o joelho no chão
Levou umas cinco horas pra fazer a arrumação
Desamassa aqui
Desamassa ali
Desamassa aqui
Desamassa ali
Desamassa aqui pra ficar boa
Minha boneca de lata bateu o pé no chão
Levou umas seis horas pra fazer a arrumação
Desamassa aqui
Desamassa ali
Desamassa aqui
Desamassa ali
Desamassa aqui
Desamassa ali pra ficar boa.
A Bruxinha
Músicas Infantis
Músicas Infantis
De manha as seis, a bruxinha vem
de manha as sete o seu vestido veste
De manha as oito vai ralar biscoito
De manha as nove vai ver se não chove
de manha as dez, vai lavar os pés
De manha as onze põe tudo no forno
Olho de cobra, e mexe, e mexe
perninhas de aranha e mexe e mexe
um sapo gordo e mexe e mexe
duas lagartixas e mexe e mexe
um rabo de macaco e mexe e mexe
um morcego e mexe e mexe
um vidro de veneno e mexe e mexe e mexe e bum.
Amarelinha
Músicas Infantis
Preste atenção que agora vou ensinar
A pular amarelinha e você vai gostar
Já começa a brincadeira desenhando no chão
Oito casas bem maneiras siga a numeração
1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8
Chame a prima, chame o irmão, bate na porta da vizinha
Chame todo mundo pra brincar de amarelinha
E agora uma pedrinha você tem que arranjar
Pra jogar em cada casa, boa sorte vamos lá
Vai e volta até o começo, siga tudo que eu disser
Não pode pisar na casa que a pedrinha estiver
Até chegar ao céu
Vai pulando num pé só
Nesse jogo de equilíbrio
Quero ver quem é melhor
Amarelinha
É uma brincadeira fácil pra dedéu
Amarelinha
Pulando ,pulando até chegar ao céu
1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8.
Músicas Infantis
Preste atenção que agora vou ensinar
A pular amarelinha e você vai gostar
Já começa a brincadeira desenhando no chão
Oito casas bem maneiras siga a numeração
1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8
Chame a prima, chame o irmão, bate na porta da vizinha
Chame todo mundo pra brincar de amarelinha
E agora uma pedrinha você tem que arranjar
Pra jogar em cada casa, boa sorte vamos lá
Vai e volta até o começo, siga tudo que eu disser
Não pode pisar na casa que a pedrinha estiver
Até chegar ao céu
Vai pulando num pé só
Nesse jogo de equilíbrio
Quero ver quem é melhor
Amarelinha
É uma brincadeira fácil pra dedéu
Amarelinha
Pulando ,pulando até chegar ao céu
1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8.
A História da Serpente
Esta é a história da serpente
Que desceu do morro
Para procurar um pedaço do seu rabo
Você também, você também,
Faz parte do seu rabão.
Que desceu do morro
Para procurar um pedaço do seu rabo
Você também, você também,
Faz parte do seu rabão.
Esta é a história da serpente
Que desceu do morro
Para procurar um pedaço do seu rabo
Você também, você também,
Faz parte do seu rabão.
Que desceu do morro
Para procurar um pedaço do seu rabo
Você também, você também,
Faz parte do seu rabão.
Trigêmeas
1,2,3 somos trigêmeas sim
3,2,1 gostamos de brincar
Nos estamos sempre atrás de diversão
E o nosso lema é curtição
Nós vivemos bem com as fadas
E não ficamos chateadas
E é por isso que alegria
Nos contagia sem cessar
1,2,3 nos rimos sem parar
Com a bruxa a sempre imaginar
Lobos e duendes e fadas também
Aqui nós nos damos muito bem
1,2,3 a bruxa vai chegar
E assim vamos poder brincar
1,2,3 a mágica no ar
Vamos lá o show vai começar.
Nomes
Maiara Rocha de Macedo RA: 2400008823
Edilene Caldeira Ribeiro RA: 1299310545
Brincadeiras
AMARELINHA
A criançada além de se exercitar e treinar o equilíbrio, conhece os números e e interage com eles na brincadeira!
Aqui temos vários formatos de amarelinha...
Jogo da velha
Pode ser feita no chão com giz e apagada com um pano.
Faz-se o quadrado, divide-se e dois jogadores vão colocando o símbolo do X e do zero. Quem fechar primeiro a coluna, ganha o jogo. Conteúdos Matemáticos: Raciocínio lógico, retas paralelas, ângulos e sequencias.
Barra Manteiga
Separe a turma em dois times, que devem ficar separados a uns 8 metros de distância, os jogadores ficam um ao lado dos outros, formando uma linha, com as palmas das mãos viradas pra cima. Um jogador vai até o time adversário e bate coma palma da mão direita nas mãos dos jogadores do outro time. Ele vai batendo de leve nas mãos de todo mundo e, de repente, dá um ³tapão´ na mão de alguém e corre de volta para o seu lado do campo. O ³tapão´ é a senha. Quem levá-lo tem que correr atrás do adversário e tentar pegá-lo. Se conseguir, leva o jogador para sua equipe e vai bater nas mãos do outro time. Ganha quem conseguir trazer mais adversários para a sua equipe. Conteúdos Matemáticos: Conjuntos e distância.
Bola na Parede
Esse jogo é fácil. A criança tem que lançar uma bola contra a parede sem deixá-la cair no chão. A dificuldade esta em cada lançamento, já que o jogador tem de jogar a bola de um determinado jeito, dizendo uma palavra, assim:- Primeiro! (joga a bola e a segura de volta); - Seu lugar! (joga a bola e a segura sem sair do lugar); - Sem rir! (joga a bola e a segura sem rir); - Sem falar! (joga a bola e a segura sem falar); - Uma mão! (joga a bola e a segura com apenas uma mão). Conteúdos Matemáticos: Ângulos, noção de espaço, tempo, direção sentido, identificação e comparação de formas geométricas.
Cinco Marias
Primeiro é preciso encontrar cinco pedras de tamanhos semelhantes ou cinco saquinhos. Para fazer os saquinhos, corte dez pedaços de tecido medindo aproximadamente 4 x 3 centímetros. Costure os três lados, deixando uma abertura para colocar o recheio. Encha cada saquinho com grãos de arroz, feijão ou outro grão pequeno, e costure o ultimo lado. Os saquinhos não devem ficar muito cheios. 1º - jogam-se todas as peças para cima e tenta-se aparar o Maximo delas com as costas da mão. Cada peça que fica nas costas da mão vale dez pontos. 2º - joga-se uma das peças (à escolha de um dos adversários) para cima, e antes que esta caia se pega outra do chão (neste momento fica-se com as duas na mão) e em seguida separa esta uma que foi pega ao lado. Este movimento (jogar, pegar, separar) é chamado de jogada e repete-se até que acabem as peças. 3º - igual a fase dois, mas nas jogadas pega-se duas peças por vez .4º - igual a fase dois, com uma jogada pegando uma, e outra pegando três.
Nomes
Maiara Rocha de Macedo RA: 2400008823
Edilene Caldeira Ribeiro RA: 1299310545
Jogos
Jogo da memória de Matemática
Subtração com base no 10.
Você sabe quanto é 10-2? E quanto é 10-8? No baralho, encontre os pares de cartas com as contas e seus respectivos resultados.
Ganha quem fizer o maior numero de pares.
Fecha a caixa
Jogo normando secular, que tem por objetivo fechar o maior número de caixas, perdendo o mínimo de pontos. É uma excelente atividade para estimular o cálculo mental.
Dos seus pontos o valor que faltou, ganha quem fizer mais O aluno deverá jogar os dados e abaixar o numero equivalente a soma dos dois dados até não sobrar nenhum ,se sobrar devera subtrair pontos.
Caça tabuada
Material (para 04 crianças):
. 04 cartelas com 20 números cada;
. 80 fichas contendo multiplicação.
Objetivo:
.Fixação da tabuada.
Desenvolvimento:
Cada jogador, de posse de uma cartela, na sua vez, pegará uma ficha que estará em uma pilha virada para baixo. Se o resultado da multiplicação estiver em sua cartela, a ficha deverá ser colocada no lugar correspondente. Caso contrário, a ficha deverá ser descartada e o próximo jogador poderá comprá-la se a mesma lhe servir. Caso não lhe sirva, deverá comprar uma ficha da pilha.
Os jogadores seguintes poderão comprar uma ou mais fichas que estão sobre a mesa ou apenas uma das que estão empilhadas. Vencerá o jogo aquele que conseguir cobrir todos os resultados da sua cartela.
Variação:
. O jogo poderá ser modificado utilizando:
. 04 cartelas contendo as multiplicações;
. 80 fichas com os resultados obedecendo as mesmas regras.
Jogo dos dezessete
Material (para grupo de 04 alunos):
· 01 dado comum;
· Palitos de fósforo;
· Material para registro.
Objetivos:
· Desenvolver o raciocínio lógico;
· Estimular a contagem;
· Reconhecimento de quantidade;
· Adição mental.
Desenvolvimento:
Cada jogador, na sua vez, joga o dado e registra (no papel ou com material de contagem) os pontos obtidos em cada rodada.
Quem chegar mais próximo de 17 pontos ganha a partida. Quem estiver chegando perto de 17, pode parar de jogar, se quiser. Haverá empate quando os jogadores fizerem pontos cuja diferença para 17 for a mesma.
Cada vez que um jogador ganha uma partida, pega dois palitos e em caso de empate, cada um pega um palito.
O jogo termina após 05 partidas e ganha quem tiver mais palitos.
Jogo das quatro cores
Material (Para grupo de 4 crianças):
· 1 tabuleiro com 24 quadrados coloridos, sendo que cada seis quadrados são de uma cor. Por exemplo: verde, azul, amarelo e vermelho;
· 4 cartelas contendo seis quadrados numerais e três com quantidades, ambos de 1 a 12, sem repetição;
· 24 fichas contendo numerais e quantidades de 1 a 12;
· 1 cubo com as faces nas seguintes cores: verde, azul, amarelo, vermelho, branco e preto.
Objetivo:
· Reconhecimento de quantidades e numerais.
Desenvolvimento:
Posiciona-se o tabuleiro no centro e distribui sobre ele as 24 fichas, viradas para baixo. Cada criança escolhe uma cartela e na sua vez, joga o dado. Se o dado cair numa das cores: amarelo, vermelho, azul ou verde, escolhe uma das fichas do tabuleiro da mesma cor da face do dado. Se cair na face preta, perde a vez e se cair na face branca escolhe qualquer ficha do tabuleiro;
Ao virar a ficha, a criança terá que fazer a relação quantidade-numeral, isto é, quando a ficha tiver o número 5, deverá corresponder com a quantidade cinco da cartela e vice-versa;
Quando a criança pega uma ficha que tem o correspondente em sua cartela, coloca-a sobre ela, e joga novamente; caso contrário, devolve a ficha no tabuleiro e passa a vez;
Quando o dado cair numa cor e já não houver mais fichas na cartela sobre esta cor, passa a vez;
O vencedor será aquele que encher primeiro a sua cartela.
Nomes
Maiara Rocha de Macedo RA: 2400008823
Edilene Caldeira Ribeiro RA: 1299310545
PARABÉNS MUITO LEGAL ANDREA E FERNANDA 5 E 6 NA
ResponderExcluirOlá meninas, o conteúdo está muito bom.
ResponderExcluirJOSIENE 5NA
IZABEL 5NA
A explicação ficou muito boa.
ResponderExcluirA explicação ficou muito boa.
ResponderExcluirGrupo:
Ana Carolina Muto Fiori – 5813151104 – 5º NA
Denise de Fátima Spulveda - 3756638257 - 6º NA
Gisele Cristina dos Santos Mak - 3730698709 - 6º NA
Marina Godinho - 5812151110 - 5º NA
Rosangela Aparecida Russo - 4423868195 – 6º NA
Roseli Buttini - 5645987687 – 5º NA
Parabéns meninas, o conteúdo está ótimo as indicações de livros também, parabéns novamente!!
ResponderExcluirGrupo 6NA
Andrea Cicera dos Santos
Eliana Soares H. Davi
Gilcely G. Chaia Passere
Gisella da Cruz Freitas
Nivalda P. do Nascimento
Parabéns
ResponderExcluirJESSICA MARCANDALLI NEVES 3708610676 6° NA
NILMA MOREIRA SANTANA 4424701736 6º NA
PAULA ELIAS AQUINO DA SILVA 5212953458 5° NA
TUANY RODRIGUES PEREIRA 3731833977 6º NA
Parabéns Meninas
ResponderExcluirO blog esta bem objetivo e interessante.
Kelly Nascimento Setta RA 4429877307 6na
Regiane Reche Villa RA 4250830678 6na
ResponderExcluirMeninas tudo muito bom parabéns !!!!
Nome: Maria de Fátima Lima Almeida RA: 3880696328 6º NA
Maria de Fátima Oliveira de Sousa RA: 4426853431 6º NA
Bastante conteúdo, boas imagens e bons exercícios, parabéns!
ResponderExcluirNome: Maria Alcione Lopes Silva RA 3733687305 6º NA
Núzia Maria Ferreira de Souza RA 5262960397 5º NA
Vânia Maria Magalhães Ribeiro RA 5262960390 5º NA
Muito bom! Carmen. RA; 2400008067.
ResponderExcluirTrabalhar com divisão não muito fácil e vocês conseguiram passar um boa forma de explica-la parabéns.
ResponderExcluirAngela Lopes do Carmo RA:5605185576
Fernanda Marques de França RA:5645109863
Talita Maria da Silva RA:5817153954