quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Questionário e livro

Atividade individual




Luzia dos Reis de Almeida Avancini – 6NA

Livro - Ensinar Matemática na Educação Infantil

                          Este livro aborda a finalidade do ensino e os problemas de aquisição de conhecimentos espaciais e geométricos na área de matemática, sintetizando os questionamentos principais às perspectivas clássicas na educação infantil e nas séries iniciais.



Postagem 2  do Blog
Fundamentos e Metodologia de Matemática
Professora Serjane Cristina Paolillo
PLT – Capítulo 2 – O sistema de numeração decimal

1)       O que é Sistema de numeração decimal?
É uma linguagem matemática estruturada, organizada e formalizada para expressar quantidades, posições, espaços, medidas, formas, relações, etc.


2)       O que é material dourado e para que serve?
O material dourado é composto por cubos, barras, placas e um cubo grande. É feito em EVA ou madeira e distribuídos e composto da seguinte forma, as unidades são representadas por pequenas contas amarelas; a dezena é formada por uma barra, esta barra é repetida 10 vezes, formando um quadrado e finalmente, dez quadrados sobrepostos e ligados formam um cubo. Este material é utilizado pedagogicamente no Matemática e sendo estruturado em base 10, auxilia e facilita o aprendizado no ensino e a aprendizagem do sistema de numeração decimal por tratar-se de algo concreto aos alunos.

3)       Quais as ideias de Maria Montessori em relação ao material dourado?
Maria Montessori imaginou este material como uma forma geométrica de representar os números. Com esse material ela acreditava que estimularia as potencialidades naturais das crianças e sairia da padronização das atividades realizadas em escolas normais. Acreditando que é através da manipulação que as crianças exploram e decodificam o mundo, ou seja, Maria Montessori defendia que a parte intelectual da criança era estimulada pelo toque das crianças com o material concreto para atingirem o abstrato.


4)       Como você aprendeu: Dezena, Centena e Milhar?
Nós aprendemos contando com os palitos; exemplo: quantos palitinhos cabem dentro do primeiro quadrado, quantos no segundo, no terceiro e etc; com os dedos e armando e efetuando as contas que a professora pedia para que resolvêssemos no caderno ou na lousa. Decorávamos a tabuada e algumas vezes a professora pedia para algum aluno, que era sorteado, falar o resultado que ela pedia em sala de aula. A professora trabalhava dezena, centena e milhar, com atividades e jogos.
Primeira casinha unidade, segunda dezena, terceira centena e milhar e assim explicava que cada casinha representava com os palitinhos a quantidade da unidade, dezena, centena e milhar. E havia atividades de somar em folhas individuais.

5)       Descreva sua aula para ensinar dezena para as crianças fundamental?
Material utilizado: Material dourado

1ª atividade: Colocar em sala de aula vários cartazes com números: números de 1 a 10; o calendário, as datas de aniversário dos alunos. Para que assim os alunos se familiarizem com a leitura dos números cotidianamente.  Após a leitura e escrita de alguns números. Proporei atividades com o material dourado, através da relação entre o número e a representação deste em quantidades, ou seja, o número 8 como representa-lo através do material dourado. Ele deverá separar as contas que representam a unidade e dispô-las até atingir o valor do número 8, peço o número 10 o aluno então poderá utilizar-se das contas ou das barras com a dezena e assim por diante. Manuseando ele assimilará melhor pois poderá fazer relação entre o concreto e o abstrato. Depois o aluno poderá escrever ao lado o número que representou para se familiarizar com a escrita.

2ª Atividade: Começaria com uma atividade em folha com flores, animais ou objetos e pediria para que os alunos pintassem uma dezena de figuras e depois pediria para os alunos que contassem quantos objetos ou figuras sobraram e pediria para eles me falarem quantas dezenas sobraram.
Confeccionaria um jogo com eles, com palitos e uma tabela.
Uma tabela dividida em unidade e dezena e alguns dados e diria para que os alunos jogassem os dados e no número que cair colocar na tabela as quantidades de palitos em seu determinado lugar, até formar as dezenas.
Assim trabalhando valor posicional.


Referências bibliográficas:
Autora: Ramos, Luzia Faraco. Conversas sobre números, ações e operações. Ed. Ática, 2012.

Componentes: Eliane Felix de Oliveira e Luzia dos R. de Almeida Avancini = 6NA

Nenhum comentário:

Postar um comentário