Atividade individual
Luzia dos Reis de Almeida Avancini – 6NA
Livro - Ensinar Matemática na Educação Infantil
Este livro aborda a finalidade do ensino e os problemas de aquisição de conhecimentos espaciais e geométricos na área de matemática, sintetizando os questionamentos principais às perspectivas clássicas na educação infantil e nas séries iniciais.
Postagem 2 do Blog
Fundamentos e Metodologia de
Matemática
Professora Serjane
Cristina Paolillo
PLT – Capítulo 2 – O
sistema de numeração decimal
1)
O que é Sistema
de numeração decimal?
É
uma linguagem matemática estruturada, organizada e formalizada para expressar
quantidades, posições, espaços, medidas, formas, relações, etc.
2)
O que é material
dourado e para que serve?
O
material dourado é composto por cubos, barras, placas e um cubo grande. É feito
em EVA ou madeira e distribuídos e composto da seguinte forma, as unidades são
representadas por pequenas contas amarelas; a dezena é formada por uma barra,
esta barra é repetida 10 vezes, formando um quadrado e finalmente, dez
quadrados sobrepostos e ligados formam um cubo. Este material é utilizado
pedagogicamente no Matemática e sendo estruturado em base 10, auxilia e
facilita o aprendizado no ensino e a aprendizagem do sistema de numeração
decimal por tratar-se de algo concreto aos alunos.
3)
Quais as ideias
de Maria Montessori em relação ao material dourado?
Maria
Montessori imaginou este material como uma forma geométrica de representar os
números. Com esse material ela acreditava que estimularia as potencialidades
naturais das crianças e sairia da padronização das atividades realizadas em
escolas normais. Acreditando que é através da manipulação que as crianças
exploram e decodificam o mundo, ou seja, Maria Montessori defendia que a parte
intelectual da criança era estimulada pelo toque das crianças com o material
concreto para atingirem o abstrato.
4)
Como você
aprendeu: Dezena, Centena e Milhar?
Nós aprendemos contando com os palitos;
exemplo: quantos palitinhos cabem dentro do primeiro quadrado, quantos no
segundo, no terceiro e etc; com os dedos e armando e efetuando as contas que a
professora pedia para que resolvêssemos no caderno ou na lousa. Decorávamos a
tabuada e algumas vezes a professora pedia para algum aluno, que era sorteado,
falar o resultado que ela pedia em sala de aula. A professora trabalhava
dezena, centena e milhar, com atividades e jogos.
Primeira casinha unidade, segunda
dezena, terceira centena e milhar e assim explicava que cada casinha
representava com os palitinhos a quantidade da unidade, dezena, centena e
milhar. E havia atividades de somar em folhas individuais.
5)
Descreva sua aula
para ensinar dezena para as crianças fundamental?
Material
utilizado: Material dourado
1ª
atividade: Colocar em sala de aula vários cartazes com números: números de 1 a
10; o calendário, as datas de aniversário dos alunos. Para que assim os alunos
se familiarizem com a leitura dos números cotidianamente. Após a leitura e escrita de alguns números.
Proporei atividades com o material dourado, através da relação entre o número e
a representação deste em quantidades, ou seja, o número 8 como representa-lo
através do material dourado. Ele deverá separar as contas que representam a
unidade e dispô-las até atingir o valor do número 8, peço o número 10 o aluno
então poderá utilizar-se das contas ou das barras com a dezena e assim por
diante. Manuseando ele assimilará melhor pois poderá fazer relação entre o
concreto e o abstrato. Depois o aluno poderá escrever ao lado o número que
representou para se familiarizar com a escrita.
2ª
Atividade: Começaria com uma atividade em folha com flores, animais ou objetos
e pediria para que os alunos pintassem uma dezena de figuras e depois pediria
para os alunos que contassem quantos objetos ou figuras sobraram e pediria para
eles me falarem quantas dezenas sobraram.
Confeccionaria
um jogo com eles, com palitos e uma tabela.
Uma
tabela dividida em unidade e dezena e alguns dados e diria para que os alunos
jogassem os dados e no número que cair colocar na tabela as quantidades de
palitos em seu determinado lugar, até formar as dezenas.
Assim
trabalhando valor posicional.
Referências bibliográficas:
Autora: Ramos, Luzia Faraco. Conversas sobre
números, ações e operações. Ed. Ática, 2012.
Componentes: Eliane Felix de Oliveira e Luzia dos R.
de Almeida Avancini = 6NA
Nenhum comentário:
Postar um comentário