Camila Alves -RA:4430900976 - Diony -RA: 4416869435 - Gisele Ap- RA:5209949197 -Márcia
Elen - RA:17912 - Pamela Trevisan -RA:4655719564
Atividade 08/10 Pamela Gabriela trevisan 4655719564 6 NA
1) Tenho 20 maçãs em 12 caixas diferentes. Quantas maçãs tenho no total?
20 x 12= 240 R: No total tenho 240 maçãs
2) Eu tenho 12 bolas e Paulo tem 8 bolas.Cada bola custou 1 real. Quantas bolas temos juntos e quanto custou somente as minhas bolas?
12 + 8 = 20
12 x 1 = 12
R: Ao todo temos 20 bolas juntos e as minhas bolas custaram 12 reais.
3) A- Eu tinha 30 bombons em uma caixa. Gisele comeu 7, Camila comeu 5, Diony também comeu 5 bombons. Chegou Márcia e pegou mais 3 bombons. Quantos bombons ainda contem nesta caixa?
30 - 7 - 5 - 5 - 3 = 10
R: Nessa caixa contem 10 bombons.
B)Sandra foi ao mercado e comprou 4 pacotes de meias. Cada pacote custou 6 reais. Quantos reais Sandra pagou na compra das meias?
4 x 6 = 24
R: Sandra pagou 24 reais por 4 pacotes de meias.
C) Estou sentada em uma poltrona no auditório. Sem contar a minha poltrona, na mesma fileira que eu ainda restam 9 poltronas. Nesse auditório o numero de poltronas e de fileiras são iguais. Qual é o número de fileiras e de poltronas desse auditorio?
9 + 1 = 10
R: Nesse auditório há 10 fileiras com 10 poltronas cada fileira.
Atividade de seriação Pamela Gabriela Trevisan 4655719564 6 NA
Atividade de cassificação Pamela Gabriela Trevisan 4655719564 6 NA

Pamela Gabriela Trevisan 4655719564 6 NA
LIVRO: 1 2 3 do Mundinho
Livro para ser usado na 1° série, com os alunos de 6 anos de idade, incentiva a aprendizagem e o descobrimento dos números e de várias brincadeiras. As cores e as colagens que compõe o livro da coleção " O Mundinho", da autora Ingrid Biesemeyer, ajudam na imaginação e no desenvolvimento das crianças.
O livro também pode ser usado para ensinar a soma e a subtração, por conter partes numéricas para serem recortadas.
DCL: Difusão Cultural do Livro
Atividade de seriação Gisele Ap. Marta 5209949197 5 NA
Atividade de classificação Gisele Ap. Marta 5209949197 5 NA

Atividade de classificação Diony Mariano 4416869435
Titulo: "Marcha Criança"
Autor:Armando Coelho de Carvalho Neto
Matemática na Educação Infantil- Crianças de 4 e 5 anos nas series iniciais
A rica coleção de atividades incentiva a troca de ideias entre os alunos, levando-os ao respeito às diferentes opiniões. - Material complementar: figuras para reconhecimento de formas e cores; figuras diversas — tudo para colagem em atividades do livro-texto. Novidades para alunos e professores! - Em formato maior, o volume 1 está mais atraente, atendendo às necessidades dos alunos de 3 a 4 anos. - A Assessoria Pedagógica, colorida, vem impressa em papel de qualidade especial e tem novo formato, muito mais prático. Traz a reprodução completa do livro do aluno, página a página, propostas didáticas e sugestões de livros. - Aprendizagem prazerosa de Matemática: histórias, músicas, adivinhas, atividades de pintura, recorte e colagem. Os adotantes do Marcha Criança poderão acessar o site Uma Cidade Interativa e divertir-se com os jogos educativos existentes no ambiente. Conforme o Acordo Ortográfico.
Atividade de seriação Márcia Elen 179120 6 NA
Livro de Matemática Márcia Elen 179120 6 NA
Nome do livro: Akpalô
Conteúdo: Numerais
Possibilita que a construção do conhecimento matemático, as quatro operações,resolução de problemas e buscam desenvolver estratégias;
Com o estudo progressivo dos números, das medidas e da geometria, o aluno alia a teoria à prática, vivenciando a Matemática em diversas situações do dia a dia.
Segmento: Ensino Fundamental I
Ano/Volume: 4º ANO
Autor: LINOS GALDONNE
editora do brasil
¨Indicação de livro para trabalhar Matemática¨
Usando rimas e brincadeiras conhecidas e inventadas,
O livro infantil da autora Rute Rocha,O Livro de Números do Marcelo
Ilustrado por Alberto Linhares, O Livro de Números do Marcelo, ensina a criança a reconhecer e contar os números de 1 a 10, de uma forma alegre e divertida, um importante recurso que possibilita à criança aprender sozinha. As ilustrações acompanham o texto e mostram cada número com humor e clareza.
Educação Infantil
Faixa Etária 4 a 6 anos
Camila Alves Arruda da Silva RA:4430900976 -¨6NA
Classificação:Aproximar elementos semelhantes, agrupar ou organizar elementos com algum atributo comum a todos eles. A estrutura lógica de classificação se desenvolve de forma gradual e em etapas.
Seriação: A seriação pertence ás relações chamadas assimétricas, ou seja, são aquelas utilizadas ao serias objetos considerando a ordem linear de grandeza desses elementos. sendo assim, pode-se seriar objetos numa ordem do maior para o menor, do menor para o maior, do grosso para o mais fino, do mais fino para o grosso do mais pesado para o mais leve e vice-versa, etc. Desenvolve a habilidade de seriar é importante, pois é também deste modo que a criança aprende a sucessão natural dos números, segundo Piaget.Ou seja, a criança só constrói o quatro depois do número um, do dois e do três, e depois do quatro constrói o cinco e o seis, colocando os elementos em ordem.
http://geanechagasblogspot.blogspot.com.br/search?q=atividade+de+classifica%C3%A7%C3%A3o+e+seria%C3%A7%C3%A3o
Atividade Cap. 2 PLT - O sistema de numeração decimal
1) O que é o sistema de numeração decimal?
O sistema de numeração decimal é a linguagem matemática que usamos no dia a dia. É uma linguagem, ,estruturada,organizada e formalizada para expressar quantidade, posições, medidas,espaços, forma, relações etc...
2) O que é material dourado e para que serve?
O material é chamado de estruturado quando apresenta as relações entre as peças que compõem. Serve para ajudar as crianças e aprender números de 10, ou seja a estrutura do sistema de numeração decimal. É composto por cubinhos, barras,placas e em cubos grandes, e feito de madeira ou eva.
3)Quais são as ideias de Maria Montessori em relação ao material dourado?
A sua teoria nasceu da prática intensa, dia a dia, com cada criança. Para ela, escolas normais não sabiam estimular as potencialidades naturais das crianças. Ela imaginou-o material dourado como uma forma geométrica de representar os números.Como psiquiatra ela especializou-se em crianças com deficiência mentais, acreditando que elas precisassem muito mais de um método pedagógico que da medicina.
4) Como você aprendeu dezena,centena e milhar?
Aprendemos com o ábaco, onde cada cor representa os números decimais
5) Descreva sua aula para ensinar dezenas para as crianças de 6 anos no 1° ano do ensino Fundamental?
Vamos utilizar o ábaco como material para ensinar as crianças do primeiro anos do ensino fundamental, onde cada cor representam as casas decimais.Iremos colocar um número na lousa e pediremos para as crianças representarem no ábaco.
Camila Alves Arruda -RA:4430900976 -6NA
Diony -RA: 4416869435 - 6NA
Gisele Ap Marta- RA:5209949197 -5NA
Márcia Elem- RA:179120 -6NA
Pamela Trevisan -RA:4655719564
Gisele Aparecida Carvalho da Silva Marta 5209949197 5NA
Este livro poderá ser usado com as crianças do ensino infantil para o reconhecimento dos números e na primeiro ano do ensino fundamental no ensino das operações.
Enigmas Matemáticos
P2 individual
P2 individual
Diony Mariano Ferreira R: 4416869435
1-Em um supermercado foram
empilhadas 20 caixas de leite com 12 litros de leite em cada uma. Quantos
litros de leite havia no total?
20x10 = 240
R: Havia 240 litros de leite
2- Rodrigo comprou 20 bolas a R$12,00
cada. Quanto pagou?
12,00 x 20= 240,00
R: Pagou R$ 240,00 nas bolas.
3- Ryan ganhou duas caixas de
bombom e juntas formaram 20 unidades. Quantos bombons contêm em uma caixa?
20: 2 = 10
R: Em uma caixa contém 10 bombons.
4-Sandra estava passeando quando
se deparou com uma promoção de meias, cada pacote custava R$6,00. Quanto pagou por
4 pacotes de meias?
6,00 x 4= 24,00
R: Sandra pagou R$ 24,00 por 4 pacotes de meias.
5-Em dois auditórios há 20
fileiras com 20 poltronas em cada fileira. Quantas fileiras e poltronas há um
auditório?
20: 2=10 Fileiras 20: 2=10 poltronas
R: Em um auditório há 10 fileiras com 10 poltronas em cada
fileira.
Atividade P2- Individual
Camila Alves Arruda da Siva RA: 4430900976
1-Invente um problema que possa ser resolvido com a operação 20x12=240?
Juliana ganha R$ 20,00 por dia e quer compra uma calça de R$ 240,00
quantos dias juliana terá que juntar para comprar a calça tão desejada?
R: Em 12 dias juliana terá o dinheiro (20x12=240)
2-Invente outro problema com os seguintes dados 20 bolas / R$12 reais.
a) Julia tem R$ 12,00 e precisa comprar 20 bolas,quanto Julia irá pagar por cada bola?
( R$12:20 = R$: 0,60)
R:Cada bola custou R$:0,60
3-Leia o problema e verifique quais poderiam ser as perguntas para este problema?
a)Em uma caixa contém 10 bombons.
Paulo tinha 30 bombons e dividiu em três partes iguais
quantos bombons há em cada caixa?
R:Contém 10 bombons.
b)Sandra pagou 24 reais por 4 pacotes de meias?
(6:4 = R$24,00
R:Sandra pagou R$6,00 por cada pacotes de meias
c)Em um auditório há 10 fileiras com 10 poltronas em cada fileira?
R: Quantas poltronas tem no auditório 10x10=100
R: Capacidade do auditório são 100 lugares
******************************************************************************
Atividade individual – P2
Marcia Elen Picolo - RA
179120
1 - Invente um problema que possa ser resolvido
com a operação 20x12=240.
R: Beatriz ganha 20 canetas por mês de sua mãe.
Quantas canetas ela terá em 12 meses?
20 X 12= 240 -
Beatriz terá 240 canetas.
2 - Invente outro problema com os seguintes
dados: 20 bolas / 12 reais.
R: Ana tem R$12,00 e comprou 20 bolas, cada bola
custou R$ 0,50. Quanto sobrou para Ana?
R$ 0,50 x 20 = R$ 10,00
R$ 12,00 - R$ 10,00 = R$ 2,00 -- Sobrou para Ana R$ 2,00.
3 – a)Leia o problema e verifique quais
poderiam ser as perguntas para estes problemas.
a) Em uma caixa contém 10 bombons.
a) Em uma caixa contém 10 bombons.
R: Andrews ganhou 4
caixas de bombons, juntas tinham 40 bombons. Quantos bombons têm em uma caixa?
40:4 = 10 - Em uma caixa contém 10 bombons.
b) Sandra pagou R$ 24,00 reais por 4 pacotes de
meias.
R: Sandra comprou
para seu pai 4 pacotes de meias, cada pacote custou R$ 6,00. Quanto Sandra
pagou nos 4 pacotes de meias?
4 X R$ 6,00 = R$ 24,00 -
Sandra pagou R$ 24,00 por 4 pacotes de meias.
c) Em um auditório há 10 fileiras com 10
poltronas em cada fileira.
R: Em 2 auditórios
possui 200 poltronas, alinhadas em 10 fileiras. Então em um auditório possui 10
fileiras, com quantas poltronas?
200:10 = 20(poltronas)
20: 2 = 10 - Em um auditório há
10 fileiras com 10 poltronas em cada fileira.
Gisele Aparecida Carvalho da Silva Marta RA: 5209949197 5NA
1) Maria compra todo mês
20 balas. Em 12 meses quantas balas Maria terá comprado?
20 X 12 =
240
Resposta: Maria terá
240 balas.
2) João comprou 20 bolas
por R$ 12,00. Quanto João no total?
20 X 12,00= 24,00
Resposta: João pagou no total R$ 24,00.
Resposta: João pagou no total R$ 24,00.
3)
a) Maria e Carlos ganharam uma caixa de bombom, dentro da caixa havia 20 bombons. Maria comeu 5 bombons e Carlos comeu 5 bombons. Quantos bombons ainda contém na caixa?
a) Maria e Carlos ganharam uma caixa de bombom, dentro da caixa havia 20 bombons. Maria comeu 5 bombons e Carlos comeu 5 bombons. Quantos bombons ainda contém na caixa?
20 - 5 - 5 = 10
Resposta: ainda contém 10 bombons na caixa.
Resposta: ainda contém 10 bombons na caixa.
b) Sandra comprou 4
pacotes de meia, cada pacote de meia custou R$ 6,00. Quanto Sandra pagou nos 4
pacotes de meia?
4 X 6,00= 24,00
Resposta: Sandra pagou R$ 24,00.
Resposta: Sandra pagou R$ 24,00.
c) Em um auditório há 10 fileiras e
em cada fileira há 10 poltronas. Qual a capacidade de lugares no auditório?
10 X 10 =100
Resposta: De 100 lugares é capacidade do auditório.
Resposta: De 100 lugares é capacidade do auditório.
ACHO QUE JÁ FIZEMOS ESSA ATIVIDADE A UM TEMPO ATRÁS ,MAIS TÁ VALENDO!!!!!!!!!!! KKKK.(ANDREA E FERNANDA 5 E 6 NA)
ResponderExcluirGostamos do texto apenas tinha que ter ilustrado com desenho. O colorido atrai a criança. urma: 6NA
ResponderExcluirAparecida Silva Rodrigues Carraro RA 4446612928
Cristiana Rezende Ruela Rodrigues RA 4435869304
Fátima Aparecida Miranda RA 4200059319
Glaucia Cassaguera Brandi RA 4430873925
Marcia Eliana da Conceição RA 4200059323
Roberta da Silva RA 3723681805
Gostamos do texto.
ResponderExcluirjosiene 5na
izabel 5na
O texto ficou bom, mas a letra ficou muito pequena, ficou difícil de ler.
ResponderExcluirO texto ficou bom, mas a letra ficou muito pequena, ficou difícil de ler.
ResponderExcluirGrupo:
Ana Carolina Muto Fiori – 5813151104 – 5º NA
Denise de Fátima Spulveda - 3756638257 - 6º NA
Gisele Cristina dos Santos Mak - 3730698709 - 6º NA
Marina Godinho - 5812151110 - 5º NA
Rosangela Aparecida Russo - 4423868195 – 6º NA
Roseli Buttini - 5645987687 – 5º NA
O texto contempla o conteúdo abordado, mas como as colegas disseram as letras poderiam ser um pouco maiores.
ResponderExcluirEliana Soares Davi - RA 3775765074
O texto ficou sucinto e objetivo, porém faltou exemplos para facilitar o aprendizado.
ResponderExcluirDica:
Procure padronizar o texto, assim não terá problemas de visualização e manterá a estética da página.
Grupo 6NA
Andrea Cicera dos Santos
Gilcely G. Chaia Passere
Gisella da Cruz Freitas
Nivalda P. do Nascimento
Olá meninas,
ResponderExcluirGostamos do texto, mas acreditamos que também faltou exemplos, pois desta forma o conteúdo ficaria mais claro.
JESSICA MARCANDALLI NEVES 3708610676 6° NA
NILMA MOREIRA SANTANA 4424701736 6º NA
PAULA ELIAS AQUINO DA SILVA 5212953458 5° NA
TUANY RODRIGUES PEREIRA 3731833977 6º NA
Parabéns Meninas
ResponderExcluirO blog esta bem objetivo e interessante.
Kelly Nascimento Setta RA 4429877307 6na
Regiane Reche Villa RA 4250830678 6na
QUEM SABE COM ESSES TRABALHOS ALGUMA COISA PODE SER MUDADA ANDREA E FERNANDA.
ResponderExcluirAs atividades bem elaboradas,com ilustrações que chamam atenção .
ResponderExcluirNome: Maria de Fátima Lima Almeida RA: 3880696328 6º NA
Maria de Fátima Oliveira de Sousa RA: 4426853431 6º NA
Adorei as atividades de vocês, más faltou o lùdico para a criança compreender melhor.
ResponderExcluirMaria Alcione RA 3733687305
Vania Maria RA 5262960390
Nùzia Maria RA 5262960397
Parabéns! ficou bem interessante o blog de vocês. Carmen. RA; 2400008067.
ResponderExcluirGostamos muito das ilustrações pois foram colocadas de acordo com a proposta e facilita na compreenção do enunciado,bem clora a proposta de vocês.Parabens!!!
ResponderExcluirAngela Lopes do Carmo RA:5605185576
Fernanda Marques de França RA:5645109863
Talita Maria da Silva RA:5817153954