O que são Técnicas operatórias e fundamentos
Mesmo antes da escola já
temos um contato direto com os números, aprendendo a contar a idade, em músicas
que contém números ou contando seus brinquedos. Posteriormente já inseridos na
vida escolar, aprendemos várias formas de utilização e aplicação desses
números, seja no dia-a-dia ou em aplicações específicas. Nas séries iniciais
somos apresentados às 4 operações básicas da matemática, adição, subtração,
multiplicação e divisão.
Para ensinar essas
operações aos alunos cada professor apresenta uma ou mais “técnicas operatórias”,
de modo a facilitar o aprendizado. Nem sempre uma mesma técnica, fará com que
todos os alunos consigam compreender o conteúdo apresentado. A utilização de
materiais de apoio como, ábacos, tangran, material dourado e jogos como xadrez,
por exemplo, além de auxiliar no processo de assimilação das crianças, torna o
aprendizado mais lúdico e prazeroso. Cabe ao professor selecionar a forma ou as
formas de ensinar que atendam as necessidades dos alunos, seja utilizando-se de
uma técnica pré-estabelecida ou criando outras possibilidades com seus alunos,
desenvolvendo novas técnicas.
Constance Kazuko Kamii, mestra em educação e doutora em educação e psicologia, foi aluna e
colaboradora de Jean Piaget, escreveu dentre outros livros a
obra: “A criança e o número”. Defendendo a ideia principal de Piaget sobre a
construção do conhecimento pela criança. Em um trecho de seu livro observamos
essa questão sobre o desenvolvimento de uma técnica que resulta na
aprendizagem:
“Quando ensinamos número e aritmética
como se nós, adultos, fôssemos a única fonte válida de retroalimentação, sem
querer ensinamos também que a verdade só pode sair de nós. Então a criança
aprende a ler no rosto do professor sinais de aprovação ou desaprovação. Tal
instrução reforça a heteronomia da criança e resulta numa aprendizagem que se
conforma com a autoridade do adulto. Não
é dessa forma que as crianças desenvolverão o conhecimento do número, a
autonomia, ou a confiança em sua habilidade matemática. (...) Embora a fonte
definitiva de retroalimentação esteja dentro da criança, o desacordo com outras
crianças pode estimulá-la a reexaminar suas próprias ideias. Quando a criança
discute que 2+4 = 5, por exemplo, ela
tem a oportunidade de pensar sobre a correção de seu próprio pensamento se
quiser convencer a alguém mais. É por isso que a confrontação social entre
colegas é indispensável (...)”
BIBLIOGRAFIA
RAMOS, Luzia
Faraco. Conversas sobre Números, ações e operações: uma
proposta criativa para o ensino da Matemática nos primeiros anos, Luzia Faraco
Ramos.- São Paulo: Ática, 2009.
KAMII, Constance. A criança e o número. Campinas: Editora papirus, 2000.
http://revistaescola.abril.com.br/matematica/fundamentos/pensar-matematico-428559.shtml
- acesso em 14 de novembro de 2014.
ALUNAS
Ana Carolina Muto Fiori – 5813151104 – 5º NA
Denise de Fátima Spulveda - 3756638257 - 6º NA
Gisele Cristina dos Santos Mak - 3730698709 - 6º NA
Gisele Cristina dos Santos Mak - 3730698709 - 6º NA
Marina Godinho - 5812151110 - 5º NA
Rosangela Aparecida Russo - 4423868195 – 6º NA
Roseli Buttini - 5645987687 – 5º NA
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Atividade P2-individual
Marina Godinho-RA 5812151110 5°NA
1-Invente um problema que possa ser resolvido com a operação 20x12=240
Júlia tirou várias fotos nas suas férias .Ela quer colocar 12 fotos em cada página de seu albúm .O albúm contém 20 páginas.Quantas fotos ela tirou ao todo?
20x12=240
R:Tirou ao todo 240 fotos.
2-Invente outro problema com os seguintes dados :20 bolinhas /12 reais.
Ricardo quer comprar 20 bolinhas de gude .Economizou em seu cofre 12 reais.Quanto poderá custar cada bolinha?
12,00:20=0,60
R:Poderá custar 0,60 cada bolinha.
3-Leia o problema e verifique quais poderiam ser as perguntas para estes problemas:
a)Em uma caixa contém 10 bombons.
R:Não há resolução
b)Sandra pagou 24 reais por 4 pacotes de meia.
Quanto custou cada pacote de meia?
24:4=6 reais
Se ela comprasse só dois pacotes ,quanto gastaria?
24:2=12 reais
c)Em um auditório há 10 fileiras com 10 poltronas em cada fileira.
Quantas poltronas há ao todo no auditório?
10x10=100
Ao todo no auditório há 100 poltronas.
Atividade P2 – Individual
Rosangela Aparecida Russo – RA 44238681-95 – 6º NA
1-Invente um problema que possa ser resolvido com a operação 20x12=240.
Pedro guarda todo mês 20 bolinhas de gude. Quantas bolinhas de gude ele terá guardado ao final de 12 meses?
R= 20x12= 240 – Ele terá guardado 240 bolinhas.
2-Invente outro problema com os seguintes dados: 20 bolas/12 reais.
Mônica comprou 20 pulseiras por 12 reais. Quanto ela pagou por cada pulseira?
R=12÷20= 0,60 – Mônica pagou 0,60 cada pulseira.
3-Leia o problema e verifique quais poderiam ser as perguntas para estes problemas:
a-Em uma caixa contém 10 bombons.
Enigma sem solução – não há dados suficientes para a resolução.
b-Sandra pagou 24 reais por 4 pacotes de meias.
Quanto custou cada pacote de meias?
R= 24÷4=6 – Custou 6 reais.
c-Em um auditório há 10 fileiras com 10 poltronas em cada fileira.
Quantas poltronas há no auditório?
R= 10x10=100 – Há no auditório 100 poltronas.
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Atividade P2 Individual
1- Invente um problema que possa ser resolvido com a operação 20x12 = 240.
Ana vai dar uma festa e comprou a quantidade exata de convites para seus convidados. Comprou 12 pacotes de convites, contendo 20 unidades em cada pacote. Quantos convites/convidados, Ana terá?
R= 20x12= 240 – Ela terá 240 convidados em sua festa.
2 - Invente outro problema com os seguintes dados: 20 bolas/12 reais.
Maria quer comprar bolas para distribuir aos seus alunos, achou em uma loja um pacote que contém 20 bolas e custa R$ 12,00. Qual o valor de cada bola?
R=12÷20= 0,60 – Cada bola custa R$ 0,60.
3-Leia o problema e verifique quais poderiam ser as perguntas para estes problemas:
a - Em uma caixa contém 10 bombons.
Enigma sem solução – não há dados suficientes para a resolução.
b - Sandra pagou 24 reais por 4 pacotes de meias.
Quanto custou cada pacote de meias?
R= 24÷4=6 – Custou 6 reais.
c - Em um auditório há 10 fileiras com 10 poltronas em cada fileira.
Quantas poltronas há no auditório?
R= 10x10=100 – Há no auditório 100 poltronas.
Ana Carolina Muto Fiori – 5813151104 – 5º NA
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ATIVIDADE INDIVIDUAL P2 data: 07/10/2014
ROSELI BUTTINI RA 5645987687
1) Invente um problema que possa ser resolvido com a operação 20 x 12 = 240
Comprei 20 caixas de chocolate, em cada caixa contia 12 unidades.Quantos chocolates
havia ao total?
20 x 12 = 240 chocolates
Resposta: tenho 240 chocolates ao todo.
2) Invente outro problema com os seguintes dados 20 bolas / R$ 12,00 reais.
Em uma loja de artigos para festas, comprei 20 bolas coloridas e paguei R$ 12,00 reais no total.
Quanto foi cada unidade de bola?
12,00 : 20 = R$ 0,60 centavos.
Resposta: cada bola colorida custou R$ 0,60 centavos.
3) Leia o problema e verifique quais poderiam ser as perguntas para estes problemas.
a) Em uma caixa contém 10 bombons.
Resposta : enigma sem solução - não há dados suficientes para a resolução.
b) Sandra comprou em uma loja 4 pacotes de meias, ao chegar no caixa, o total foi de
R$ 24,00 reais.
Quanto custou cada pacote de meia?
24 : 4 = R$ 6,00
Resposta : cada pacote de meia custou R$ 6,00.
c) No auditório contém 10 fileiras com 10 poltronas em cada fileira.
Quantas poltronas há no auditório?
10 x 10 = 100 poltronas.
Resposta: há 100 poltronas no auditório.
Professora Serjane - Fundamentos e metodologia da Matemática
Roseli Buttini
RA 5645987687
5º NA
_________________________________________________________________________ATIVIDADE INDIVIDUAL P2 data: 07/10/2014
ROSELI BUTTINI RA 5645987687
1) Invente um problema que possa ser resolvido com a operação 20 x 12 = 240
Comprei 20 caixas de chocolate, em cada caixa contia 12 unidades.Quantos chocolates
havia ao total?
20 x 12 = 240 chocolates
Resposta: tenho 240 chocolates ao todo.
2) Invente outro problema com os seguintes dados 20 bolas / R$ 12,00 reais.
Em uma loja de artigos para festas, comprei 20 bolas coloridas e paguei R$ 12,00 reais no total.
Quanto foi cada unidade de bola?
12,00 : 20 = R$ 0,60 centavos.
Resposta: cada bola colorida custou R$ 0,60 centavos.
3) Leia o problema e verifique quais poderiam ser as perguntas para estes problemas.
a) Em uma caixa contém 10 bombons.
Resposta : enigma sem solução - não há dados suficientes para a resolução.
b) Sandra comprou em uma loja 4 pacotes de meias, ao chegar no caixa, o total foi de
R$ 24,00 reais.
Quanto custou cada pacote de meia?
24 : 4 = R$ 6,00
Resposta : cada pacote de meia custou R$ 6,00.
c) No auditório contém 10 fileiras com 10 poltronas em cada fileira.
Quantas poltronas há no auditório?
10 x 10 = 100 poltronas.
Resposta: há 100 poltronas no auditório.
Professora Serjane - Fundamentos e metodologia da Matemática
Roseli Buttini
RA 5645987687
5º NA
Atividade Cap. 2 PLT - O sistema de numeração decimal
1) O que é o sistema de numeração decimal?
R) O sistema de numeração decimal é uma linguagem matemática que utilizamos no dia-a-dia. É uma linguagem estruturada, organizada e formalizada, para expressar quantidades, posições, medidas, espaços, formas, relações e etc.
2) O que é material dourado e para que serve?
R) O material dourado, é um material composto por sequência de 0 espaços, pode ser feito de cubos, barras e placas. Suas trocas são feitas proporcionalmente de 10 em 10. É utilizado para que as crianças trabalhem agrupamento e reconheçam as dezenas.
3) Quais são as ideias de Maria Montessori em relação ao material dourado?
R) A ideia de Maria Montessori é que as crianças aprendem através do toque, tendo contato com algum objeto (através do tato). A princípio ela desenvolveu o material dourado para trabalhar com crianças que apresentavam algum tipo de dificuldade de aprendizagem. Posteriormente esse material foi se aperfeiçoando para ser utilizado como recurso de aprendizagem por todas as crianças.
4) Como você aprendeu dezena, centena e milhar?
R) Aprendemos através de representação em material concreto, como pro exemplo: palitos de sorvete, botões e tampinhas. Logo após vimos como se trabalha com a representação escrita: M | C | D | U
5) Descreva sua aula para ensinar as crianças de 6 anos no 1º ano do ensino fundamental.
R) Trabalharemos de forma lúdica, utilizando jogos como por exemplo o bingo de números, dominó, jogo de trilha, calendário... fazendo com que os alunos percebam que as dezenas estão presentes em seu cotidiano, e mostrando à eles as relações das dezenas com os materiais que estamos utilizando.
ALUNAS
Ana Carolina Muto Fiori – 5813151104 – 5º
NA
Denise de Fátima Spulveda - 3756638257 - 6º
NA
Marina Godinho - 5812151110 - 5º NA
Rosangela Aparecida Russo - 4423868195 – 6º
NA
Roseli Buttini - 5645987687 – 5º NA
Atividade de Seriação
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Atividade individual
Atividade de Classificação

Ana Carolina Muto Fiori - 5º NA - RA 5813151104
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Atividade
individual
Rosangela Aparecida Russo 6º NA RA: 4423868195
Atividade de Classificação
Atividade de Classificação
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Autor: Santos,
Suelen Katerine A.
Coleção: Hora
de Aprender!
Faixa Etária: De
3 a 5 anos
Resenha do
Livro
Aprender
brincando é o objetivo da coleção Hora de Aprender! Durante a realização das
atividades, a criança conhecerá as letras e as palavras. No livro, a criança
encontrará oito páginas de atividades e uma caneta para escrever e apagar
quantas vezes for necessário. Além das atividades, o kit traz um quebra-cabeça
com figuras e palavras para montar e se divertir. Faça as atividades, brinque
com o quebra-cabeça e conheça tudo sobre as letras e as palavras.
Rosangela Aparecida Russo 6º NA RA: 4423868195
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Indicação de livro infantil com conteúdo matemático
Rosangela Aparecida Russo 6º NA RA: 4423868195
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Indicação de livro infantil com conteúdo matemático
Neste livro é possível trabalhar os números de 1 a 10 e a sequencia numérica.
- Autora: Monique Félix
- Editora: Melhoramentos
- Faixa etária: de 4 a 6 anos
Resenha do livro:
Ao recortar o número 1, surgiu um novo companheiro para o ratinho. Ao recortar o número 2, mais um ratinho veio fazer-lhe companhia. E assim o livro foi sendo povoado.
Ana Carolina Muto Fiori - 5º NA - RA 5813151104
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Atividade Individual
Roseli Buttini - 5º NA - RA 5645987687
Atividade de Seriação
Referência Bibliográfica
http://www.ensinar-aprender.com.br/
Atividade de Classificação
http://www.ensinar-aprender.com.br/
Indicação de livro infantil com conteúdo matemático:
Autora: Gislene Latessa
Editora: Ática
Nível escolar: 1º Estágio - Pré-Escola
Sinopse:
A coleção é composta de três volumes, com as seguintes características:
As noções de cores, posição, grandeza, massa, quantidade, agrupamento, correspondência e geometria são exploradas nos volumes.
O presente volume promove a compreensão, a construção e a assimilação de
conceitos
por meio de atividades que permitem vivenciá-los na prática.
Acompanha: Cartazes das formas geométricas e dos números de 0 a 5 (para o
professor); Quebra-cabeças das formas geométricas e Jogo da memória
Brincando com números (para o professor e para o aluno).
Conforme novo acordo ortográfico.
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Atividade em grupo
Criar uma situação problema, utilizando o dinheiro, envolvendo unidade dezena e centena para uma criança de nove anos.
1) Ricardo ganha R$ 20,00 de mesada e quer comprar um brinquedo que custa R$ 197,00. Quantos meses terá que juntar sua mesada para comprar o brinquedo que deseja?
R: 20,00+20,00 = 40,00
20,00+20,00 = 80,00
20,00+20,00 = 120,00
20,00+20,00 = 160,00
20,00+20,00 = 200,00
Ricardo, terá que juntar por 10 meses sua mesada para comprar seu brinquedo.
2) Ricardo foi ao Shopping comprar presente para seus 3 amigos. Levou R$ 500,00. Para João comprou um presente de R$ 150,00, para Pedro comprou um brinquedo de R$ 60,00 e para Gustavo comprou um presente de R$ 30,00. Quanto restou para Ricardo após comprar os presentes?
R: 150 500
+ 60 - 240
210 260
+ 30
240
Restou para Ricardo após comprar os presentes R$ 260,00
ALUNAS
Ana Carolina Muto Fiori – 5813151104 – 5º NA
Denise de Fátima Spulveda - 3756638257 - 6º NA
Marina Godinho - 5812151110 - 5º NA
Rosangela Aparecida Russo - 4423868195 – 6º NA
Roseli Buttini - 5645987687 – 5º NA
FICOU CLARO!!!! PARABÉNS (ANDREA E FERNANDA DA SILVA 5 E 6 NA)
ResponderExcluirO texto esta bem sucinto, claro e objetivo.
ResponderExcluirGrupo 6NA
Andrea Cicera dos Santos
Eliana Soares H. Davi
Gilcely G. Chaia Passere
Gisella da Cruz Freitas
Nivalda P. do Nascimento
O conteúdo está bem elaborado, simples porém objetivo. urma: 6NA
ResponderExcluirAparecida Silva Rodrigues Carraro RA 4446612928
Cristiana Rezende Ruela Rodrigues RA 4435869304
Fátima Aparecida Miranda RA 4200059319
Glaucia Cassaguera Brandi RA 4430873925
Marcia Eliana da Conceição RA 4200059323
Roberta da Silva RA 3723681805
Olá meninas, o conteúdo está muito bom, claro e objetivo,
ResponderExcluirJOSIENE 5NA
IZABEL 5NA
Oi meninas... O conteúdo está muito bom, mas acho que falta um pouco de ilustrações,um pouco de cor
ResponderExcluirGrupo:
Camila AlvesRA: 4430900976 6Na
Diony RA:4416869535 6NA
Gisele Ap RA:5209949197 5Na
Marcia Elen RA:179120 6NA
Pamela Trevisan RA:4655719564
Meninas,
ResponderExcluirO texto esta bem elaborado e objetivo.
Acreditamos que o professor precisa conhecer as necessidades de cada aluno para utilizar de técnicas especificas e assim facilitar o aprendizado.
JESSICA MARCANDALLI NEVES 3708610676 6° NA
NILMA MOREIRA SANTANA 4424701736 6º NA
PAULA ELIAS AQUINO DA SILVA 5212953458 5° NA
TUANY RODRIGUES PEREIRA 3731833977 6º NA
Parabéns Meninas
ResponderExcluirO blog esta bem objetivo e interessante.
Kelly Nascimento Setta RA 4429877307 6na
Regiane Reche Villa RA 4250830678 6na
DEU PRA ENTENDER ACHO QUE A COR NÃO FAZ DIFERENÇA....ANDREA E FERNANDA
ResponderExcluirOlá meninas,
ResponderExcluirMuito bem! O texto de vocês sobre técnicas Op. de fundamento está bem claro e objetivo....
Participantes da Pagina Grupo da Érika:
Aline Lourenço de Souza Santos RA: 3704597531
Erika Dias Martins de Magalhães RA: 4260841949
Lourdes Aparecida dos Reis Vieira RA: 4424844899
Maria Aparecida N. Rodrigues de Souza RA: 5812122966
Maria Aparecida De Queiroz Santos RA: 4345850514
Moizana Ribeiro dos Santos RA: 3729704711
Os conteúdos está muito bom,fácil entendimento e clareza as atividades.
ResponderExcluirNome: Maria de Fátima Lima Almeida RA: 3880696328 6º NA
Maria de Fátima Oliveira de Sousa RA: 4426853431 6º NA
Olá meninas! Os exercícios estão claros e bem desenvolvidos, parabéns.
ResponderExcluirNome: Maria Alcione Lopes Silva RA 3733687305 6º NA
Núzia Maria Ferreira de Souza RA 5262960397 5º NA
Vânia Maria Magalhães Ribeiro RA 5262960390 5º NA
Muito bem feito! Parabéns! Carmen. RA; 2400008067.
ResponderExcluirMeninas muito conteúdo e nenhuma ilustração ou exemplo,ficou claro sobre o que se trata porém necessitava de mais criatividade.
ResponderExcluirAngela Lopes do Carmo RA:5605185576
Fernanda Marques de França RA:5645109863
Talita Maria da Silva RA:5817153954