- A técnica do “vai um”
(Adição com reserva)
Esta técnica é
utilizada com o objetivo de facilitar a interpretação e resolução do algoritmo
da adição pelos nossos alunos.

1 1
1 11 = 10 +
1, fica uma unidade vai uma dezena
3 4
5 6 150 = 100 + 50, ficam cinco dezenas e vai um centena
+ 1
7 9 5 .1200
= 1000 + 200, ficam duzentas centenas e vai uma milhar
4 2
5 1
A compreensão desta
técnica usual de fazer adição exige a compreensão do sistema de numeração
decimal. Sem compreender o que significa os símbolos 3456 e 1795 é impossível
entender o processo do "vai um". Ele se apóia na idéia de
agrupamento.
É
comum na adição com reserva (ou transporte) dizermos “vai um”. Na verdade, o
transporte é de uma dezena, uma centena, etc. ... Para compreender melhor a
técnica do “vai um”, vamos efetuar a adição de 1345 + 1487.

1 1 1000
+ 300 + 40 + 5


2 8
3 2
10 + 2
100 + 20

800
30
2 000 +
800 + 30 + 2
2 8
3 2
Grupo: 5NA e 6NA
Andréa Martucheli Teixeira RA:
5812161679
Katia Rodrigues Martins Roseira
RA: 4222833088
Maria Francinete Ferreira Lopes
RA: 4655816200
Patricia Pereira de Sousa RA:
3737692615
Vanessa Henrique da Silva RA:
5645110257
-
Trabalho P2 – Grupo
Enigma de Matemática
Pense em um número:_______________________
Multiplique esse número por dois:_______________
Some dez ao resultado:_______________________
Multiplique por quatro:_________________________
Divida por dois:_______________________________
Divida o resultado por quatro e você voltará no número
pensado anteriormente:
_______________________________________________________________
Grupo: 5 NA e 6 NA
Andréa
Martucheli Teixeira RA: 5812161679
Katia
Rodrigues Martins Roseira RA: 4222833088
Maria
Francinete Ferreira Lopes RA: 4655816200
Patricia
Pereira de Sousa RA: 3737692615
Vanessa
Henrique da Silva RA: 5645110257
_________________________________________________________________________________
Atividade P2 - Individual
1 - Invente um problema que possa ser resolvido com a
operação 20x12=240.
R. Maria foi no mercado comprar 20 Caixa de morango, cada uma tem 12 morangos. Quantos morangos tinham ao todo?
20
x 12
-------
240
2 - Invente outro problema com os seguintes dados: 20 bolas /
12 reais.
R. João vai fazer um campeonato e precisa de 20 bolas de futebol, ele tem 12 reais quanto
custa cada bola? R$ 12,00:
20 = R$ 0,60 - Cada bola poderá custar até R$ 0,60
12,00
x 20
--------
0,60
3 - Leia o problema e verifique quais poderiam ser as
perguntas para estes problemas.
a) Em uma caixa contém 10 bombons.
R. Comprei
100 caixas de bombons, dividirei com 10 crianças, de forma que todos receberão
uma caixa, e não sobrará nenhuma. Quantos bombons contêm em uma caixa?
100
: 10
-------
10
b) Sandra pagou R$ 24,00 reais por 4 pacotes de
meias.
R. Sandra comprou 4 pacotes de meia,
cada uma custou R$ 6,00 reais. Quantos Sandra pagou nos 4 pacotes de meias?
c) Em um auditório há 10 fileiras com 10 poltronas
em cada fileira.
R. No auditório tem 100 poltronas, e 10
fileiras para coloca-las. Quantas poltronas serão colocadas em cada fileira?
100
: 10
------
10
.
Maria Francinete Ferreira Lopes RA: 4655816200 6º
NA
_________________________________________________________________________
ATIVIDADE INDIVIDUAL DE SERIAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO
NOME: Patrícia Pereira de Sousa RA: 3737692615 6º NA
_________________________________________________________________________
atividade em grupo
O sistema de
Numeração Decimal
1 –O que é o sistema de numeração
decimal?
O sistema decimal é um sistema de
numeração de posição que utiliza a base dez. Um sistema de numeração é um
conjunto de princípios constituindo o artificio lógico de classificação em
grupo e subgrupo das unidades que formam os números.
2- O que é material dourado e para que
serve?
O material dourado baseia-se nas regras
do sistema de numeração, inclusive para o trabalho com múltiplos, sendo
confeccionado em madeira, composto por cubos, placa, barras e cubinhos. O cubo
é formado por dez placas, a placa por dez barras e a barra por dez cubinhos.
Esse material é de grande importância na numeração, e facilitar a aprendizagem
da adição, da subtração, da multiplicação e da divisão.
Tendo como importância de despertar no
aluno a concentração, o interesse, além de desenvolver sua inteligência e
imaginação criadora o aluno, esta sempre disposta ao jogo permitindo o
estabelecimento de graduação e proporções, comparações estimulando a contar e
calcular.
3- Quais são as ideias de Maria Montessori em relação ao material dourado?
As ideias de Maria Montessori foi criar o material dourado foi para
contribuir nas atividades que auxiliassem o ensino e a aprendizagem do sistema
de numeração decimal posicional e dos métodos par a efetuar as operações
fundamentais ou seja os algoritmos.
4 - Como você aprendeu Dezena, Centena e Milhar?
Primeiro Momento: Dividiria os alunos em pequenos grupos de 4
integrantes em cada grupo em seguida entregaria para cada grupo uma caixa com o
material dourado e deixa –se que os alunos explorassem o material livremente
após a exploração, apresentava as peças que formam o material dourado e o nome
de cada uma delas.
Segundo Momento: Entregaria a cada um do grupo uma folha xerocada com a
atividade relacionada à seguinte questão desenhar a peça do material dourado de
acordo com o número indicado.
5- Descreva sua aula para ensinar dezena para as crianças de 6 anos no 1º
ano do ensino fundamental.
Vamos apresentar o
calendário
Quantos domingos
têm no mês?
Em que dia da
semana é o primeiro dia do mês
Em qual dia da
semana é o ultimo dia do mês
Há alguém na sala
que faz aniversario neste mês
Quantas letras tem
seu nome
Quantos anos você
tem
Qual e o dia do seu
aniversario
O telefone da sua
casa
O numero da sua
casa.
Nomes:
Andréa Martucheli
Teixeira RA:5812161679
Maria Francinete
Ferreira Lopes RA:4655816200
Katia Rodrigues
Martins Roseira RA:4222833088
Patricia Pereira de
Sousa RA:3737692615
Vanessa Henrique da
Silva RA:5645110257
5 e 6 NA
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Indicação de livro infantil para trabalhar com matemática.
Nome do livro: O livro de números do Marcelo
Autora: Ruth Rocha
Conteúdo: Matemática
Ano: 1º serie
O livro de
números de Marcelo ensina a criança a reconhecer e contar os números de 1 a 10,
de uma forma alegre e divertida um importante recursos que possibilita a
criança a aprender sozinha. Os números são apresentados à criança de uma forma
lúdica e prazerosa com clareza.
Referência
Bibliografica:
Katia Rodrigues Martins
Roseira
RA: 4222833088 6NA
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
Atividade
Individual
Indicação de livro infantil para trabalhar com matemática.
Nome do livro: Rapunzel
Autores: Irmãos Grimm
Conteúdo: Observação e
Calculo
ANO: 2º ano
Contexto: Dentro da história
é possível elaborar as atividades que podem ser trabalhada observação e
calculo.
Ao usar elementos da cenas é
bem viável no momento de elaborar as atividades por exemplo, a bruxa tem um
pomar de maçã e o professor pode explorar o pomar ao máximo.
Cada fileira de macieiras tem cinco arvores.
A bruxa tem três fileiras,
então quantas macieiras ela tem em seu pomar?
Nome: Andrea Martucheli
Teixeira
RA: 5812161679 5NA
Referencia Bibliografica: http://revistaguiainfantil.uol.com.br/professores-atividades/108/imprime255323.asp
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
Trabalho
individual
Indicação
de livro infantil para trabalhar com Matemática
Conteúdo: Páginas cheias de observações e orientações para
os professores, conceitos contextualizados, aproximando-os da vivência dos alunos e estimulando o aprendizado,
ajuda a desenvolver o raciocínio lógico-matemático por meio de problemas não
convencionais e incorporar os avanços da Educação Matemática e
equilibradamente.328 paginas
Titulo: aventura do saber (matemática)
Ano: 4º série
Maria Francinete Ferreira Lopes RA:4655816200
6ºNA
_________________________________________________________________________
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
ATIVIDADE INDIVIDUAL
propostas didáticas e sugestões de livros. - Aprendizagem prazerosa de Matemática: histórias, músicas, adivinhas, atividades de pintura, recorte e colagem. Os adotantes do Marcha Criança poderão acessar o site Uma Cidade Interativa e divertir-se com os jogos educativos existentes no ambiente. Conforme o Acordo Ortografia.
titulo: marcha criança- Matemática - Educação Infantil - Volume 2
Autor: Armando Coelho de Carvalho Neto; Maria Teresa Marsico
ano escolar: de 4 a 5 anos.
http://www.extra.com.br/livros/Didaticos/EducacaoInfantilPre-Escola/Marcha-Crianca-Matematica-Educacao-Infantil-Volume-2-292499.html
NOME: Patrícia Pereira de Sousa RA: 3737692615
_________________________________________________________________________
Trabalho Individual
1-Invente um
problema que possa ser resolvido com a operação 20x12 = 240.
R- Vinicius tem 20 caixas de
bombons com 12 bombons em cada caixa. Quantos bombons Vinicius têm ao todo?
20 x 12 = 240
Vinicius tem 240 bombons ao
todo.
2 – Invente outro
problema com os seguintes dados 20/12 reis.
R – Em uma loja cada bola de
futebol custa 12 reais, quanto custariam 20 bolas.
12 x 20 = 240
Custariam 240 reais 20
bolas.
3 – Leia o
problema e verifique quais poderiam ser as perguntas para estes problemas.
a-
Em uma caixa
contém 10 bombons.
R - Maria tem 2 caixas de
bombons com 20 bombons ao todo. Quantos bombons têm em cada caixa?
20 : 2 = 10
Em cada caixa tem 10
bombons.
b-
Sandra pagou
24 reais por 4 pacotes de meias.
R - Sandra pagou 24 reais em
4 pacotes de meias. Quanto Sandra pagou em cada pacote de meia?
R$24,00: 4 = R$6,00
Sandra pagou R$6,00 em cada pacote.
c-
Em um
auditório há 10 fileiras com 10 poltronas em cada fileira.
R
– Em um auditório tem 100 pessoas quantas fileiras e poltronas tem neste auditório?
10 x 10 = 100
Nome:
Katia Rodrigues Martins Roseira RA = 4222833088
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Atividade P2 Individual
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Atividade P2 Individual
1-Invente um problema que possa ser resolvido com a operação 20X12= 240
R: Gyovanna comprou 20 saco de pirulito em cada saco havia 12 pirulitos. Quantos pirulitos havia no total?
20 x 12 = 240
No total haviam 240 pirulitos
2-Invente outro problema com os seguintes dados.20 bolas/12
R:Manuela precisava compra 20 bolas porem só tinha 12 reais. Quanto custou cada bola?
12 : 20 = 0,60
Cada bola custou 0,60 centavos
3-Leia o problema e verifique quais poderiam ser as perguntas para estes problemas:
a)Em uma caixa contem 10 bombons.
R:Problema sem solução
b)Sandra pagou 24 reais por 4 pacotes de meias.
R:Sandra pagou em 4 pacotes de meia 24,00 reais. Quanto custou cada pacote de meia?
24,00 : 4 = 6,00
Ela pagou 6,00 reais em cada pacote de meia
c)Em um auditório há 10 fileiras com 10 poltronas em cada fileira.
R:Quantas poltronas haviam em cada fileira no auditório?
10 x 10 = 100
Haviam 100 poltronas no auditório.
Patrícia Pereira de Sousa RA:3737692615 6NA
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Atividade P2 Individual
1- Invente um problema que
possa ser resolvido com a operação 20x12=240.
20x12=
240
No total haviam 240 balas.
12 : 20= 0,60
Problema sem solução.
Sandra
pagou em 4 pacotes de meias 24,00 reais. Quanto custou cada pacote de
meia?
24,00:4= 6,00
Ela pagou 6,00 em cada pacote de meia.
c) Em um auditório há 10
fileiras com 10 poltronas em cada fileira.
Quantas poltronas haviam
em cada fileira no auditório?
10x10=100
Haviam 100
poltronas no auditório.
Andréa Martucheli Teixeira.
RA: 5812161679 6NA
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
1. Invente um problema que possa ser resolvido com a operação 20x12=240
Joaõ tem 20
caixas de balas com 12 balas em cada caixa. quantas balas joão tem ao todo
R: 20X12=240
joaõ tem ao todo
240 balas ao todo.
2. Invente outro problema com os seguintes dados 20 bolas. 12 reais.
2. Invente outro problema com os seguintes dados 20 bolas. 12 reais.
R: Em uma loja a bola custa 12 reais. quanto custa cada bola.
12x20=240
custaria 240 reais
20 bolas.
3. Leia o problema
e verifique quais poderiam ser as perguntas para estes problemas.
A) Em uma caixa
contém 10 bombons.
R: Felipe tem 2
caixa de bombons com 20 bombons ao todo. Quantos bombons Felipe tem em cada
caixa.
20:2=10
Felipe tem em cada
caixa 10 bombons.
B) Sandra pagou
24,00 reais por 4 pacotes de meia.
R: Sandra comprou 4
pacotes de meia, cada uma custou 6 reais. Quanto Sandra pagou nos 4 pacotes de
meia.
6,00x4=24
Sandra pagou 6
reais em cada pacote.
B) Em um auditório
há 10 fileiras com 10 poltronas em cada fileira.
R: Em cada
auditório tem 100 pessoas . Quantas fileiras tem neste auditório.
10x10=100.
SIMPLES E OBJETIVO GOSTEI!!!!!!!!!!!!! ANDREA E FERNANDA DA SILVA 5 E 6 NA)
ResponderExcluirOlá meninas, o conteúdo está muito bom, claro e objetivo, mas, parece que foi postado às pressas, sem muito capricho, olhei as outras atividades da página de vocês e está impecável, muito bonito mesmo, acho que poderia ter algumas ilustrações para ficar mais atrativo, contas de outra cor, para ficar mais chamativo, ok????
ResponderExcluirO comentário acima é do 6NA
ResponderExcluirAndrea Cícera
Eliana Soares
Gilcely Passere
Gisella da Cruz
Nivalda Pereira
Meninas vocês poderiam ter colocado cor no texto. Para nós dependendo da criança o conteúdo está cansativo. Entendemos o método de aprendizagem de vocês e para nós está bom. Achamos confuso se for para crianças. Turma: 6NA
ResponderExcluirAparecida Silva Rodrigues Carraro RA 4446612928
Cristiana Rezende Ruela Rodrigues RA 4435869304
Fátima Aparecida Miranda RA 4200059319
Glaucia Cassaguera Brandi RA 4430873925
Marcia Eliana da Conceição RA 4200059323
Roberta da Silva RA 3723681805
Olá meninas, o conteúdo está muito bom, claro e objetivo.
ResponderExcluirjosiene 5na
izabel 5na
A explicação está boa, faltou cor.
ResponderExcluirA explicação está boa, faltou cor
ResponderExcluirGrupo:
Ana Carolina Muto Fiori – 5813151104 – 5º NA
Denise de Fátima Spulveda - 3756638257 - 6º NA
Gisele Cristina dos Santos Mak - 3730698709 - 6º NA
Marina Godinho - 5812151110 - 5º NA
Rosangela Aparecida Russo - 4423868195 – 6º NA
Roseli Buttini - 5645987687 – 5º NA
Ola meninas, o conteúdo está muito bom, bem explicativo ..mas acho que poderia ter algumas Ilustrações e um pouco de cor para destacar e ficar mais Atrativo.....
ResponderExcluirGrupo:
Camila Alves:RA 4430900976 -6NA
Diony:RA:4416869435- 6NA-
Gisele :Ap RA:5209949197- 5NA
Marcia Elen RA:179120 -6NA
Pamela Trevisan: RA:465557195664- 6NA
Meninas,
ResponderExcluirAdoramos a página de vocês.
Sobre a técnica de adição, fica mais fácil aprender assim.
Texto claro e objetivo.
JESSICA MARCANDALLI NEVES 3708610676 6° NA
NILMA MOREIRA SANTANA 4424701736 6º NA
PAULA ELIAS AQUINO DA SILVA 5212953458 5° NA
TUANY RODRIGUES PEREIRA 3731833977 6º NA
Parabéns Meninas
ResponderExcluirO blog esta bem objetivo e interessante.
Kelly Nascimento Setta RA 4429877307 6na
Regiane Reche Villa RA 4250830678 6na
PARECE SER MAIS FÁCIL ASSIM... ANDREA E FERNANDA
ResponderExcluirLegal a pagina de vocês, mas acho que ficamos com o mesmo tema: Técnicas Operatórias da Adição e nós também abordamos a técnica do vai um.
ResponderExcluirParticipantes da Pagina Grupo da Érika:
Aline Lourenço de Souza Santos RA: 3704597531
Erika Dias Martins de Magalhães RA: 4260841949
Lourdes Aparecida dos Reis Vieira RA: 4424844899
Maria Aparecida N. Rodrigues de Souza RA: 5812122966
Maria Aparecida De Queiroz Santos RA: 4345850514
Moizana Ribeiro dos Santos RA: 3729704711
Meninas,as atividades estão boas,porém, seria interessante usar ilustrações e cores pra ficar atrativo.
ResponderExcluirNome: Maria de Fátima Lima Almeida RA: 3880696328 6º NA
Maria de Fátima Oliveira de Sousa RA: 4426853431 6º NA
Parabéns! Ficou ótimo. Carmen. Ra; 2400008067.
ResponderExcluirSimples e objetivo,gostamos pois ficou bem clara a proposta,apenas faltou um pouco mais de ilustração pois se tratando de crianças o visual conta muito.
ResponderExcluirAngela Lopes do Carmo RA:5605185576
Fernanda Marques de França RA:5645109863
Talita Maria da Silva RA:5817153954