Atividades Individuais
Nome: Andrea Cicera dos Santos RA: 3708602149 Turma : 6NA
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Indicação de Livro Infantil para trabalhar matemática em sala de aula
Faixa etária: 6 anos
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Indicação de Livro Infantil para trabalhar matemática em sala de aula
Com este livro o professor(a) pode trabalhar números decimais, as quatro
operações, tabuada, fração dentre outras coisas. Além de estimular a
leitura e a imaginação.
Lobato Monteiro. Aritmetica da Emilia. 1º Ed. São Paulo.Globo:2009.
Lobato Monteiro. Aritmetica da Emilia. 1º Ed. São Paulo.Globo:2009.
Faixa etária: 6 anos
Nome: Andrea Cicera dos Santos RA: 3708602149 Turma : 6NA
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O que é sistema de numeração decimal?
Atividade em Grupo
O sistema de Numeração Decimal
O que é sistema de numeração decimal?
É
uma linguagem estruturada, organizada e formalizada para expressar quantidades,
posições, medidas, espaços, formas, relações etc.
O
que é o material dourado e pra que serve?
É
um material estruturado composto por cubinhos, barras, placas e um cubo grande
feito de madeira ou EVA, cujas trocas ocorrem de 10 em 10.
O
material dourado serve para representar os números.
Quais
são as ideias de Maria Montessori em relação ao material dourado?
Montessori acreditava que as crianças com deficiência mentais, precisavam muito mais de um
método pedagógico, que da medicina. Pois, as crianças precisavam de estímulos para
desenvolver suas potencialidades.
A
autora costumava dizer ainda que é agindo que a criança adquire conhecimentos,
porque o intelecto passa pelas mãos, e é pelo toque que as crianças pequenas
exploram e decodificam o mundo; que cada criança tem seu ritmo próprio; e que,
se a escola deixasse, as crianças pediriam para agir por si mesmas.
Como
você aprendeu Dezena, Centena e Milhar?
A
professora desenhava o jogo da velha na lousa e classificava cada coluna, começando da direita para esquerda com dezena, no meio centena e na última milhar.
Descreva
sua aula para ensinar dezena para as crianças de 6 anos no 1ºano do ensino
fundamental.
Material
Bexigas
coloridas
Desenvolvimento
Colocar
as bexigas no meio da sala e pedir que cada aluno escolha uma bexiga e formem
grupos os que estão com a mesma cor, depois fazer a contagem para saber
quantidade de cada bexiga por grupo.
Perguntar qual a
quantidade de balões para formar a dezena e se a quantidade de cada grupo forma
uma dezena. Após essa dinâmica passar uma atividade pedindo para pintar os
balões( com os números dentro) que correspondem a dezena.
Referência Bibliográfica
Ramos, Luzia Faraco.Conversas sobre números, ações e operações: Uma proposta criativa para o ensino da matemática nos primeiros anos. São Paulo: Ática, 2009.
Grupo:
Andrea Cicera dos Santos RA: 3708602149
Eliana Soares H. Davi RA: 3775765074
Gilcely G. Chaia Passere RA: 4200059336
Gisella da Cruz Freitas RA: 3712804258
Nivalda P. do Nascimento RA: 4211794944
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Atividade individual

Fonte: http://pt.slideshare.net/SilvileneOliveira/matemtica-25823930 Acesso em: 13/09/2014 às 19:03
Livro: "O Menino, o Dinheiro e os três Cofrinhos"

Introduz a criança no universo das relações com o dinheiro por um caminho lúdico e poético, semeando desde cedo a importância do hábito de poupar, tendo como metas principais:
★ Desenvolver hábitos de consumo consciente.
★ Planejar sonhos de curto, médio e longo prazo.
★ Desenvolver o hábito de poupar.
★ Refletir sobre o que o dinheiro pode comprar ou não.
Faixa etária: a partir de 4 anos.
DOMINGOS, Reinaldo. O Menino, o Dinheiro e os Três Cofrinhos. Editora DSOP. São Paulo - 2011.
Nome: Eliana Soares H. Davi RA 3775765074 6NA
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Atividade de Classificação

Atividade de Seriação

Fonte www.ensinareaprender.com.br Acesso 14-09-14 as 18:00
Livro Chá das dez


SISTO, Celso. Chá das dez, Ilustrações de Duke. Belo Horizonte. Ed. Aletria, 2009
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Atividade de Classificação
Fonte www.ensinar-aprender.com.br acesso em 15/09/2014 às 23:37
Atividade de Seriação
Numere a ordem correta

Fonte http://especialpedagogia.blogspot.com.br/2011/02/seriacao.html acesso em14/09/2014
O macaco que calculava
Atividade individual
Atividade de Classificação
Atividade de Seriação
Fonte: http://pt.slideshare.net/SilvileneOliveira/matemtica-25823930 Acesso em: 13/09/2014 às 19:03
Livro: "O Menino, o Dinheiro e os três Cofrinhos"
Introduz a criança no universo das relações com o dinheiro por um caminho lúdico e poético, semeando desde cedo a importância do hábito de poupar, tendo como metas principais:
★ Desenvolver hábitos de consumo consciente.
★ Planejar sonhos de curto, médio e longo prazo.
★ Desenvolver o hábito de poupar.
★ Refletir sobre o que o dinheiro pode comprar ou não.
Faixa etária: a partir de 4 anos.
DOMINGOS, Reinaldo. O Menino, o Dinheiro e os Três Cofrinhos. Editora DSOP. São Paulo - 2011.
Nome: Eliana Soares H. Davi RA 3775765074 6NA
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Atividade de Classificação
Atividade de Seriação
Fonte www.ensinareaprender.com.br Acesso 14-09-14 as 18:00
Livro Chá das dez

Indicado para educação infantil pois ensina as crianças a contarem de 1 a 10.
Nivalda Pereira do Nascimento RA 4211794944 6NA
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Atividade de Classificação
Fonte www.ensinar-aprender.com.br acesso em 15/09/2014 às 23:37
Atividade de Seriação
Numere a ordem correta
Fonte http://especialpedagogia.blogspot.com.br/2011/02/seriacao.html acesso em14/09/2014
O macaco que calculava
FLORA, Anna, O macaco que
calculava, Ilustrações de Cláudio Martins, Coleção “Macaco
Disse”, Editora Formato.
Indicado para a educação
infantil.
É um livro simples, lúdico
que ajuda a criança a se envolverem com a matemática.
Gisella da Cruz Freitas -
RA: 3712804258 - 6º NA
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Livro infantil que trabalhe conteúdos matemáticos
O livro leva a criança ao mundo encantado do tempo, mostrando a importância dos
minutos, dos segundos,das horas, dos anos, dos séculos...aborda conteúdos como
medidas do tempo, como calcular o tempo , conceito de grandezas e medidas.
Autora : Ana Vicente
Ilustrações : Madalena Matoso
Coleção : Mundo de Histórias
Indicação : À partir de 7 anos
Nome: Gilcely Graciano Chaia Passere RA: 4200059336 - 6NA
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Atividade Individual - P2
1.) Invente um problema que possa ser resolvido com a operação: 20 x 12 = 240
Princesa Ariel comprou 12 mamadeiras por R$ 20,00 cada uma. Quanto ela gastou?
R. 12 x R$ 20,00 = R$ 240,00
Ela gastou R$ 240,00 reais.
2.) Príncipe Eric tem R$ 12,00 e quer comprar 20 bolas para seus sobrinhos, se cada bola custa R$ 2,00, o dinheiro que ele possui é suficiente?
R. 20 x 2 = 40
40 - 12 = 28
O dinheiro que possui não é suficiente, faltam R$ 28,00 para ele conseguir fazer sua compra.
3.) Leia o problema e verifique quais poderiam ser as perguntas para esses problemas:
a.) Em uma caixa contém 10 bombos.
R. Problema sem solução, não há dados suficientes para resolvê-los, apenas uma informação.
As crianças dirão: - Professora não dá pra fazer essa conta, não.
b.) Sandra pagou 24 reais por 4 pacotes de meia.
R. Quanto custou cada pacote de meia?
Quantas meias havia em cada pacote?
24 dividido por 4 = 6
R. As crianças dirão: - Tem que dividir né professora? outras dirão: - Dividir não, tem que multiplicar.
c.) Em uma auditório há 100 fileiras com 10 poltronas em cada fileira.
R. 10 x 10 = 100
R. Quantas pessoas cabem no auditório?
As crianças calcularão mentalmente.
Eliana Soares H. Davi RA. 3775765074 6NA
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Atividade P2 - Individual
1 - Invente um problema que possa ser resolvido com a operação 20x12=240.
R. Na escola de Renata foi realizado um baile de primavera.Das 20 salas de aula,compareceram apenas 12 alunos de cada sala.Quantos alunos foram ao baile?
(20x12=240 - Foram ao baile de primavera da escola de Renata 240 alunos)
2 - Invente outro problema com os seguintes dados: 20 bolas / 12 reais.
R. Jorge pratica tênis.Com o campeonato se aproximando Jorge precisa de 20 bolinhas para treinar,porem só possui R$12,00.Quanto deve custar cada bolinha para que Jorge consiga comprar a quantidade necessária?
(R$12,00 : 20= R$0,60 - Cada bolinha de tênis que Jorge ira usar custara R$0,60)
3 - Leia o problema e verifique quais poderiam ser as perguntas para estes problemas.
a) Em uma caixa contém 10 bombons.
R. Não existe uma solução possível, já que não há dados suficientes para resolvê-los, apenas uma informação.
b) Sandra pagou R$ 24,00 reais por 4 pacotes de meias.
R. Quanto custou cada pacote de meia?
(R$24,00 : 4=R$6,00 - Cada pacote de meia custou R$6,00).
c) Em um auditório há 10 fileiras com 10 poltronas em cada fileira.
R. Quantas cadeiras há no auditório?
(10x10=100 - No auditório ha 100 cadeiras)
NOME: Nivalda Pereira do Nascimento - RA: 4211794944 - 6NA
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Atividade Individual
1 - Invente um problema que possa ser resolvido com a operação 20x12=240.
Fui ao mercado e comprei 20 pacotes de bala.Cada pacote tem 12 unidades. Quantas balas têm ao todo?
R. 20
x12
40
20+
240
Têm 240 balas ao todo.
x12
40
20+
240
Têm 240 balas ao todo.
2 - Invente outro problema com os seguintes dados: 20 bolas / 12 reais.
Papai foi na loja de brinquedos e comprou 20 bolas para presentear seus filhos e sobrinhos. Ele pagou 12 reais ao todo. Quanto papai pagou em cada bola?
R. 12 I20
- 120 0,6
000
Pagou 0,60 centavos em cada bola.
R. 12 I20
- 120 0,6
000
Pagou 0,60 centavos em cada bola.
3 - Leia o problema e verifique quais poderiam ser as perguntas para estes problemas.
a) Em uma caixa contém 10 bombons.
Não tem solução, devido não ter informações suficientes.
b) Sandra pagou R$ 24,00 reais por 4 pacotes de meias.
Quanto custou cada pacote de meias?
R. 24 I4
-24 6
00
Cada pacote custou 6,00 reais.
c) Em um auditório há 10 fileiras com 10 poltronas em cada fileira.
Qual é a capacidade do teatro?
R. 10
x10
00
10+
100
O teatro têm a capacidade de 100 pessoas.
Nome: Andrea Cicera dos Santos RA: 3708602149 6NA
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Enigma Matemático
A atividade a seguir foi respondida por uma criança de 9 anos. Seu
nome é Bruna e estuda na escola EMEF Desembargador Francisco
Meireles.
Fonte: Arquivo pessoal
Fonte: Arquivo pessoal
Leonardo, Maurício e Marcello são
amigos e acabaram de ganhar suas mesadas.
Leonardo tem R$ 9,00, Maurício tem o
dobro de Leonardo, e Marcello é o que tem mais. Ele tem R$ 103,00.
Qual é o valor da mesada do Maurício?
R. 9,00
x 2
18,00
Qual é o valor que eles tem juntos? R$ 9,00 + R$ 18,00 + R$ 103,00 = R$ 130,00.
R. 9,00
+ ²18,00
103,00
130,00
Esse enigma trabalha o dinheiro, a unidade, a dezena e a centena.
Agradecimento
Gostaríamos de agradecer a escola EMEF Desembargador Francisco Meireles, por ter colaborado com o nosso trabalho acadêmico.
Grupo 6 NA
Andrea Cicera dos Santos RA: 3708602149
Eliana Soares H. Davi RA: 3775765074
Gilcely G. Chaia Passere RA: 4200059336
Gisella da Cruz Freitas RA: 3712804258
Nivalda P. do Nascimento RA: 4211794944
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Atividade Individual
1-) Invente um problema que possa ser resolvido com a operação 20 x 12 = 240.
R. Carol pagou R$ 20,00 em 12 bolsas, quanto Carol gastou?
20,00 x 12 = 240
Carol gastou R$ 240,00
2-) Invente outro problema com os seguintes dados: 20 bolas/ 12reais
R. Comprei 20 bolas para dar para as crianças do meu bairro, paguei R$ 12,00 nelas, mas faltaram mais 40 bolas, quanto me custarão essas bolas a mais?
40 / 20 = 2
12 x 2 = 24
Me custarão R$ 24,00
3-) Leia o problema e verifique quais poderiam ser as perguntas para estes problemas.
a) Em 1 caixa contém 10 bombons.
R. Não é possível resolver esse problema, pois faltam informações
b) Sandra pagou 24 reais por 4 pacotes de meias.
R. Quanto ela pagou em cada pacote?
24/4 = 6
Sandra pagou 6 reais em cada pacote.
c) Em 1 auditório há 10 fileiras com 10 poltronas em cada fileira.
R. Quantas pessoas cabem no auditório?
10 x 10 = 100
Cabem 100 pessoas no auditório.
Gisella da Cruz Freitas - RA 3712804258 - 6º NA
Gisella da Cruz Freitas - RA 3712804258 - 6º NA
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Atividade em Grupo
Adição e Subtração Complexas
Marcos
está economizando para comprar uma bicicleta. Ele ganhou R$200,00 de sua tia e
R$225,00 de sua madrinha. Em um anúncio de jornal divulgado por uma loja, ele
encontrou as seguintes ofertas:
Fonte: http://www.colombo.com.br/produto/Esporte-e-Lazer/Bicicleta-Aro-26-Runner-SX-Masculina-21-Marchas-V-Brake-Fischer;jsessionid=33DBBD40AEF9514A416A6E25379CFB8E.site-4 acesso em: 17 nov.2014.
OFERTA 1 OFERTA
2
Bicicleta
Aro 26
Bicicleta Aro 26
Quadro
de Aço
Quadro de Alumínio
R$
519,00 R$ 672,00
De
acordo com as informações resolva os itens a seguir e calcule:
a) Quantos
reais Marcos possui?
b) Quantos
reais faltam para Marcos comprar a bicicleta da oferta 1?
c) Quantos
reais faltam para Marcos comprar a bicicleta da oferta 2?
Grupo 6 NA
Andrea Cicera dos Santos RA: 3708602149
Eliana Soares H. Davi RA: 3775765074
Gilcely G. Chaia Passere RA: 4200059336
Gisella da Cruz Freitas RA: 3712804258
Nivalda P. do Nascimento RA: 4211794944
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Meus alunos amam o livro chá das dez!!!!É das velhinhas é super legal!!!!
ResponderExcluirGercina -RA5812113912
ResponderExcluirEssa atividade vai ajudar o aluno a arma e efetua as continhas, subtração e divisão e exercício de raciocínio.
Eu adorei as atividades e o vídeo do enigma também. Camila Dias 6 NA 3730695424
ResponderExcluirMuito boa a atividade de subtração e adição, modelo diferenciado que ajuda bastante no raciocínio dos alunos! Grupo Camila Alves 4430900976
ResponderExcluirGostei da colocação da atividade bem objetiva. A criança vai conseguir interpretar a atividade. Turma: 6NA
ResponderExcluirAparecida Silva Rodrigues Carraro RA 4446612928
Cristiana Rezende Ruela Rodrigues RA 4435869304
Fátima Aparecida Miranda RA 4200059319
Glaucia Cassaguera Brandi RA 4430873925
Marcia Eliana da Conceição RA 4200059323
Roberta da Silva RA 3723681805
Parabéns vocês fizeram uma atividade bem objetiva.
ResponderExcluirJosiene 5na
Izabel 5na
Atividade objetiva e clara, o desenho ajuda o raciocínio das crianças.
ResponderExcluirAtividade objetiva e clara, o desenho ajuda o raciocínio das crianças.
ResponderExcluirGrupo:
Ana Carolina Muto Fiori – 5813151104 – 5º NA
Denise de Fátima Spulveda - 3756638257 - 6º NA
Gisele Cristina dos Santos Mak - 3730698709 - 6º NA
Marina Godinho - 5812151110 - 5º NA
Rosangela Aparecida Russo - 4423868195 – 6º NA
Roseli Buttini - 5645987687 – 5º NA
Meninas, o blog de vocês esta bem claro e objetivo. Achamos que as atividades vão ajudar os alunos e com as ilustrações também.
ResponderExcluirJESSICA MARCANDALLI NEVES 3708610676 6° NA
NILMA MOREIRA SANTANA 4424701736 6º NA
PAULA ELIAS AQUINO DA SILVA 5212953458 5° NA
TUANY RODRIGUES PEREIRA 3731833977 6º NA
Gostamos principalmente das ótimas indicações de livros,parabéns meninas.
ResponderExcluirMaiara Rocha 2400008823
Edilene Caldeira 1299310545
Parabéns Meninas
ResponderExcluirO blog esta bem objetivo e interessante.
Kelly Nascimento Setta RA 4429877307 6na
Regiane Reche Villa RA 4250830678 6na
Parabéns pela organização do blog, Acreditamos que hoje em dia temos varias formar de ensinar matemática utilizando vários recursos.
ResponderExcluirGrupo: 5NA e 6NA
Andréa Martucheli Teixeira RA: 5812161679
Katia Rodrigues Martins Roseira RA: 4222833088
Maria Francinete Ferreira Lopes RA: 4655816200
Patricia Pereira de Sousa RA: 3737692615
Vanessa Henrique da Silva RA: 5645110257
Parabéns pela organização da pagina... As atividades postadas são bem legais!
ResponderExcluirParticipantes da Pagina Grupo da Érika:
Aline Lourenço de Souza Santos RA: 3704597531
Erika Dias Martins de Magalhães RA: 4260841949
Lourdes Aparecida dos Reis Vieira RA: 4424844899
Maria Aparecida N. Rodrigues de Souza RA: 5812122966
Maria Aparecida De Queiroz Santos RA: 4345850514
Moizana Ribeiro dos Santos RA: 3729704711
As atividades elaboradas pelo grupo está clara e objetiva,facilitando o entendimento de ambas as partes.
ResponderExcluirMaria de Fátima Lima Almeida RA: 3880696328 6 NA
Maria de Fátima Oliveira de Sousa RA: 4426853431 6º NA
Parabéns meninas, essa atividade irá ajudar o aluno a desenvolver o seu raciocínio.Grupo : Maria alcione RA 3733687305
ResponderExcluirVania Maria RA 5262960390
Nùzia Maria RA 5262960397
Parabéns ,essa atividade irá ajudar o aluno a desenvolver o seu raciocínio.
Meninas suas atividades estão ótimas. carmen RA; 2400008067.
ResponderExcluirPoderiam ter ousado um pouco mais,porém conseguimos entender a proposta.Faltou a atividade dos enigmas matemáticos.
ResponderExcluirAngela Lopes do Carmo RA:5605185576
Fernanda Marques de França RA:5645109863
Talita Maria da Silva RA:5817153954