ATIVIDADE DE SERIAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO
ANDREA DE PAULA BATISTA 6ºNA RA 4422875205
FERNANDA DA SILVA 5ºNA RA 5645929559
O SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL
O que é o sistema de numeração decimal?
É a linguagem matemática estruturada que usamos no dia-a-dia,estruturada, organizada e formalizada
para formar posições, medidas,espaço, formas e relações.
O que é material dourado e para que serve?
É pedagogicamente um material estruturado em base 10 e composto por cubinhos,placas e cubos grandes e é feito de madeira e eva .E serve para trabalhar centena,dezena e unidade e o lado sensorial.
Quais são as idéias de Maria Montessori em relação ao material Dourado?
Quando ela criou o material dourado imaginou como uma forma geométrica os números e era voltado para crianças com deficiência mental.
Como você aprendeu dezena,centena e unidade?
Minha professora passava na lousa três colunas com dezena , centena e unidade e ia falando se eu colocar um número na primeira casinha é a gente respondia dezena e assim por diante.
Descreva sua aula para ensinar dezena para crianças de 6 anos no 1º ano do ensino fundamental.
Entraria na classe e falaria sobre o assunto (dezena).Perguntaria quem já ouviu falar sobre aquele assunto.Formaria uma roda de conversa, para saber o que cada um conhece sobre o que é dezena.
Depois sugeria alguns jogos matemáticos para que os alunos tivessem maior contato com as dezenas e mais informação devido a curiosidade que iria despertar através do jogo.
LIVRO INFANTIL PARA TRABALHAR MATEMÁTICA
Livro - De Olho no Futuro: Matemática - Educação Infantil 2
Estimula o desenvolvimento do raciocínio lógico e a capacidade de resolver problemas. Os alunos aprenderão a diferenciar e nomear cores e a estabelecer relações de tempo, dimensão, capacidade e massa. As noções geométricas serão apreendidas durante atividades lúdicas.
O conteúdo deste volume, destinado a crianças de cinco anos, abrange os números de 1 a 10, as idéias de juntar e acrescentar e de tirar e completar.
O conteúdo deste volume, destinado a crianças de cinco anos, abrange os números de 1 a 10, as idéias de juntar e acrescentar e de tirar e completar.
FERNANDA DA SILVA 5ºNA RA 5645929559
Livro - Coleção Folha Verde: Matemática - 5 Anos - Educação Infantil
Cada vez mais, a Educação Infantil vem adaptando-se às mudanças que cercam o novo tempo. Cada volume da coleção Folha Verde envolve adjetivos que aproximam o aluno do mundo da sala de aula de forma lúdica, funcional e significativa.
Através de temas e ilustrações agradáveis a coleção incentiva as crianças a construir seus saberes gradativamente. A utilização desta coleção desde o início da Educação Infantil enfatiza a participação ativa e crescente do conhecimento das crianças, além, de estimular à preservação da natureza viva que nos da vida.
ANDREA DE PAULA BATISTA 6ºNA RA 4422875205
Através de temas e ilustrações agradáveis a coleção incentiva as crianças a construir seus saberes gradativamente. A utilização desta coleção desde o início da Educação Infantil enfatiza a participação ativa e crescente do conhecimento das crianças, além, de estimular à preservação da natureza viva que nos da vida.
ANDREA DE PAULA BATISTA 6ºNA RA 4422875205
Atividade P2 - Individual
1 - Invente um problema que possa ser resolvido com a operação 20x12=240.
Em uma festa foram convidadas 20 crianças cada criança comeu 12 brigadeiro.Quantos brigadeiros tinha na festa.
20 x 12= 240
2 - Invente outro problema com os seguintes dados: 20 bolas / 12 reais.
Fui em uma loja comprar 20 bolas e eu tinha 12 reais. Quanto custou cada bola?
12 : 20= 0.60
3 - Leia o problema e verifique quais poderiam ser as perguntas para estes problemas.
a) Em uma caixa contém 10 bombons.
Problema sem solução.
b) Sandra pagou R$ 24,00 reais por 4 pacotes de meias.
24 : 4 = 6
c) Em um auditório há 10 fileiras com 10 poltronas em cada fileira.
10 x 10 = 100b) Sandra pagou R$ 24,00 reais por 4 pacotes de meias.
FERNANDA DA SILVA = RA 5645929559 5ºNA
ENIGMA MATEMÁTICO
Para comprar um certo modelo de carro, Ana visitou
quatro lojas de automóveis e encontrou esses preços:
Loja A
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Loja B
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Loja C
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Loja D
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13 500 reais
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13 330 reais
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13 750 reais
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13 990 reais
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a) Em qual
dessas lojas o preço é menor?
b) Quanto a
Loja D cobra a mais pelo carro que a Loja A?
c) Qual a
diferença de preços entre a Loja C e a Loja B?
d)Você acha
importante que as pessoas façam pesquisa de preços antes de adquirir algum
produto? Por quê?
ATIVIDADE INDIVIDUAL P2 Andrea de Paula Batista RA 4422875205
1 - Invente um problema que possa ser resolvido com a operação 20x12=240.
COMPREI 20 PACOTES DE REFRIGERANTE COM 12 LATAS CADA UM QUANTAS LATAS EU TENHO NO TOTAL?
20X12=240
R-TENHO 240 LATAS DE REFRIGERANTE
2 - Invente outro problema com os seguintes dados: 20 bolas / 12 reais.
TENHO 20 BOLAS VERMELHAS PAGUEI 12,00 REAIS QUANTO CUSTOU CADA UMA?
12:20=0,60
R-CADA UMA CUSTOU 0,60.
3 - Leia o problema e verifique quais poderiam ser as perguntas para estes problemas.
a) Em uma caixa contém 10 bombons.
SEM INFORMAÇÃO PARA PERGUNTA.
b) Sandra pagou R$ 24,00 reais por 4 pacotes de meias.
QUANTO CUSTOU CADA PACOTE?
24:4=6,00
c) Em um auditório há 10 fileiras com 10 poltronas em cada fileira.
QUANTAS POLTRONAS TEM NO AUDITÓRIO?
10X10=100
R-TEM 100 POLTRONAS NO AUDITÓRIO.
PROBLEMA HEURÍSTICO ( P2)
a) Sete pessoas estão em um grupo. Se cada uma delas
trocar um aperto de mão com todos os
demais, quantos apertos de mão teremos ao todo?
(Que estratégias poderíamos desenvolver para
resolver este problema?)
b) De todos os retângulos, cujos lados são expressos
por números inteiros de centímetros, que
possuem perímetro de 20 cm, qual o que possui maior
área.
c) Ana passou uma tarde divertida, em casa da tia
Rita, a jogar dominó. Quando tia Rita estava
com as peças guardadas na caixa, Ana perguntou:
_ Tia,
quantas peças tem o jogo?
Não vai querer que eu desarrume tudo. Tenta
descobrir... Você sabe que cada peça tem
duas partes, numeradas de 0 a 6, podendo existir
quantidades diferentes ou iguais de pontos em
cada uma.
A inteligente Ana armou um esquema prático e
descobriu a quantidade de peças. Quantas peças
tem o jogo de dominó?
Incluiríamos também entre problemas desencadeadores
os problemas do tipo “quebra-cabeças”
pois eles têm a capacidade de envolver e desafiar a
maioria dos alunos.
18/11/2014 P2
ResponderExcluirFaltou cor.
ResponderExcluirOs livros são bem interessantes, está objetivo
ResponderExcluirGrupo 6NA
Andrea Cicera dos Santos
Eliana Soares H. Davi
Gilcely G. Chaia Passere
Gisella da Cruz Freitas
Nivalda P. do Nascimento
ROSELI BUTTINI RA 5645987687
ResponderExcluirPARABÉNS MENINAS, BEM OBJETIVO E ELABORADO.
Roseli buttini 5º semestre
ResponderExcluirParabéns Meninas
ResponderExcluirO blog esta bem objetivo e interessante.
Kelly Nascimento Setta RA 4429877307 6na
Regiane Reche Villa RA 4250830678 6na
ResponderExcluirBem criativo!
Nome: Maria de Fátima Lima Almeida RA: 3880696328 6º NA
Maria de Fátima Oliveira de Sousa RA: 4426853431 6º NA
Parabéns pelos desenhos novos e criativos, tabelas de exercícios e a boa didática.
ResponderExcluirNome: Maria Alcione Lopes Silva RA 3733687305 6º NA
Núzia Maria Ferreira de Souza RA 5262960397 5º NA
Vânia Maria Magalhães Ribeiro RA 5262960390 5º NA
Meninas vocês fizeram a diferença. Carmen. RA; 2400008067.
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