Pauzinho
Criança sentadas; três palitos de fósforos para cada jogador. Cada jogador esconde na
mão fechada à frente, com um determinado número de palitos ou não; cada um dos
jogadores grita um número diferente, que não ultrapassa a soma de todos os
palitos. Todos abrem as mãos: o jogador que mencionou o número correspondente à
soma dos palitos apresentados ganha um palitos, isto é, põe fora de jogo um dos
seus fósforos e fica jogando com dois. Na próxima jogada, todos já devem fazer
o cálculo da soma dos palitos menos um. Pelo número de palitos que for colocar,
cada jogador fará sua previsão, antes de anunciar um número. Ganhará quem se
livrar primeiro dos tres palitos.
Lenga la
lenga
A dupla fica
de mãos dadas, balançando os braços da esquerda para a direita enquanto canta a
cantiga abaixo. Cada parte da letra exige uma ação coordenada:
Lenga la
lenga – Balançam as mãos dadas
Latuxa –
Batem palmas
La duê –
Jogam dedos de 0 a 5
Latuxa –
Batem palmas
La em papa –
quem colocou número maior, palmas para cima
La em mama –
quem colocou número menor, palmas para baixo
La em gogo –
em caso de empate, batendo a mão na boca
Latuxa –
Batem palmas
La duê –
Jogam dedos novamente
Quanto mais
rápido a cantiga for entoada, mais agilidade exigirá dos participantes
Lenga la
Lenga
Martelo
Sentados em
cadeiras com mãos e pés livres, os alunos deverão repetir os movimentos que o
professor fizer. No decorrer da atividade os movimentos vão sendo somados.
Guto
trabalha com 1 martelo (bate com a mão direita na mesa),
Guto
trabalha com 2 martelos (bate com a mão esquerda na mesa), Joãozinho trabalha com
3 martelos (bate com o pé direito no chão),
Guto
trabalha com 4 martelos (bate com o pé esquerdo no chão),
Guto bate
com 5 martelos (bate com o bumbum na cadeira).
Guto bate
com 6 martelos (bate com a cabeça na mesa),
Agora, Guto
vai descansar!!!! (dorme)
Máquina de
lavar
Grupos
divididos em cinco componentes para formar um círculo entre si. Denomina-se um
número de 1 a 5 para cada um. O participante número 1 sai para fora do círculo.
Este deve pegar o número 2. Em contra-partida o número dois fica no círculo de
mãos dadas com os demais componentes sem soltá-los. A ação deve durar no máximo
30 segundos. Após, o número 2 sai para fora do círculo e o 1 volta para o
mesmo. Só que agora, o número 2 deve tentar pegar o número 3. Após, o 3 pega o
4. E, o 4 pega o 5. O 5 pega o 1.
Duelo de
Titãs.
Os alunos
ficam dispostos dentro dos arcos (que podem também serem riscos no chão), cada
aluno tem um número antecipadamente atribuído a ele. Quando o Professor (a)
dizer um número os alunos cujo numerário corresponde deverão correr em direção
as bolas de borracha e deverão proferir arremessos na bola de basquete vazia
com o intuito de deslocá-la para fora do quadrado e na direção do seu
adversário. Feito isso será computado um ponto para a equipe que conseguiu
movimentar a bola para o lado do seu desafiante.
VARIAÇÃO: no
momento que for dito uma quantia, os alunos correspondentes podem pedir auxílio
para outro colega da mesma equipe, onde este deverá ficar atrás do executante
dos arremessos com o intuito de pegar as bolas que por ventura passarem não
puderam ter sido agarradas pelo desafiado.
Camila
Comino RA 4431744021
Carla F
Antoniassi RA
4430876080
Jéssica RA 4211762423
Itamara RA 4200055299
Marinalva RA 3736628915
Maria
Alexsandra RA 177820
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