domingo, 7 de setembro de 2014

Brincando de aprender

Pauzinho

Criança sentadas; três palitos de fósforos para cada jogador. Cada jogador esconde na mão fechada à frente, com um determinado número de palitos ou não; cada um dos jogadores grita um número diferente, que não ultrapassa a soma de todos os palitos. Todos abrem as mãos: o jogador que mencionou o número correspondente à soma dos palitos apresentados ganha um palitos, isto é, põe fora de jogo um dos seus fósforos e fica jogando com dois. Na próxima jogada, todos já devem fazer o cálculo da soma dos palitos menos um. Pelo número de palitos que for colocar, cada jogador fará sua previsão, antes de anunciar um número. Ganhará quem se livrar primeiro dos tres palitos.
Lenga la lenga


A dupla fica de mãos dadas, balançando os braços da esquerda para a direita enquanto canta a cantiga abaixo. Cada parte da letra exige uma ação coordenada:
Lenga la lenga – Balançam as mãos dadas
Latuxa – Batem palmas
La duê – Jogam dedos de 0 a 5
Latuxa – Batem palmas
La em papa – quem colocou número maior, palmas para cima
La em mama – quem colocou número menor, palmas para baixo
La em gogo – em caso de empate, batendo a mão na boca
Latuxa – Batem palmas
La duê – Jogam dedos novamente

Quanto mais rápido a cantiga for entoada, mais agilidade exigirá dos participantes
Lenga la Lenga

Martelo


Sentados em cadeiras com mãos e pés livres, os alunos deverão repetir os movimentos que o professor fizer. No decorrer da atividade os movimentos vão sendo somados.
Guto trabalha com 1 martelo (bate com a mão direita na mesa),
Guto trabalha com 2 martelos (bate com a mão esquerda na mesa), Joãozinho trabalha com 3 martelos (bate com o pé direito no chão),
Guto trabalha com 4 martelos (bate com o pé esquerdo no chão),
Guto bate com 5 martelos (bate com o bumbum na cadeira).
Guto bate com 6 martelos (bate com a cabeça na mesa),
Agora, Guto vai descansar!!!! (dorme)

Máquina de lavar


Grupos divididos em cinco componentes para formar um círculo entre si. Denomina-se um número de 1 a 5 para cada um. O participante número 1 sai para fora do círculo. Este deve pegar o número 2. Em contra-partida o número dois fica no círculo de mãos dadas com os demais componentes sem soltá-los. A ação deve durar no máximo 30 segundos. Após, o número 2 sai para fora do círculo e o 1 volta para o mesmo. Só que agora, o número 2 deve tentar pegar o número 3. Após, o 3 pega o 4. E, o 4 pega o 5. O 5 pega o 1.
Duelo de Titãs.


Os alunos ficam dispostos dentro dos arcos (que podem também serem riscos no chão), cada aluno tem um número antecipadamente atribuído a ele. Quando o Professor (a) dizer um número os alunos cujo numerário corresponde deverão correr em direção as bolas de borracha e deverão proferir arremessos na bola de basquete vazia com o intuito de deslocá-la para fora do quadrado e na direção do seu adversário. Feito isso será computado um ponto para a equipe que conseguiu movimentar a bola para o lado do seu desafiante.
VARIAÇÃO: no momento que for dito uma quantia, os alunos correspondentes podem pedir auxílio para outro colega da mesma equipe, onde este deverá ficar atrás do executante dos arremessos com o intuito de pegar as bolas que por ventura passarem não puderam ter sido agarradas pelo desafiado.


Camila Comino            RA     4431744021
Carla F Antoniassi          RA    4430876080
Jéssica                     RA      4211762423
Itamara                     RA   4200055299
Marinalva                   RA  3736628915
Maria Alexsandra            RA    177820





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