- Jogo desafio dos
numerais
Material: Uma trilha, um dado,
as fichas com desafios.
Modo
de Jogar:
Formar grupos de dois jogadores; O aluno deverá jogar o dado, andar o número de
casas indicados e responder a pergunta que corresponda ao número da casa em que
caiu; Se o aluno responder certo, ele permanecerá no lugar. Se ele errar, volta
para onde estava e passa a vez para o outro jogador; Ganha o aluno que chegar
primeiro.
Exemplo de trilha
- Bingo Númerico
Material: Uma cartela; fichas
com os numerais.
Modo de Jogar: Dividir a turma em
grupos de quatro alunos; entregar a cada grupo uma cartela e as fichas; O
professor fala o um número de 0 a 19 e os participantes do grupo deverão a
ficha que representa o número falado e colocar por cima da cartela.
Exemplos de cartelas e fichas
- Dominó Matemático
Material: Papel grosso;
Canetinha
Modo de Jogar: Formas grupos com
quatro alunos; Misturar as peças virando-as com as faces para baixo; distribuir
as peças; cada jogador pega sete peças do monte, colocando-as de um jeito que
apenas ele possa ver; cada jogador tem direito a jogar uma peça de acordo com o
que está na mesa; o aluno que não tiver compra do monte; vence aquele que não
tiver mais peças.
Exemplo de peças de dominó.
- Só vale 10
Material: Cinquenta e duas
fichas numeradas de 0 a 9.
Modo de jogar: Formas duplas;
embaralhar as fichas e distribuir três para cada aluno; as restantes ficam em
uma pilha sobre a mesa com a face voltada para baixo; Na sua vez cada jogador
compra uma carta da mesa e descarta outra da mão; Quando formar uma dezena
exata, deixa de lado essas três cartas e recomeça comprando apenas 1; Cada
dezena formada vale 1 ponto; Vence o jogo quem obtiver mais pontuação.
Exemplo de fichas
- Desafio da adição
Material: Cartelas; Dado;
Tampinha para marcar
Modo de jogar: Dividir em grupo de
quatro alunos; Jogar o dado; O aluno deverá pular o número de casas que sair no
dado; O aluno deverá responder certo a adição para poder ficar na casa, se
errar volta para o inicio ou para onde estava; No final, o aluno tem que tirar
no dado o número que faltar para a chegada; Vence o aluno que chegar primeiro.
Bibliografia:
http://professoravivianferreira.blogspot.com.br/2009/12/jogos-matematicos.html
http://revistaguiafundamental.uol.com.br/professores-atividades/80/artigo191844-1.asp
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