sábado, 13 de setembro de 2014

O Sistema de Numeração Decimal Perguntas

O Sistema de Numeração Decimal

PLT- Capitulo 2

  1. O que é o sistema de numeração decimal?
  2. O que é material dourado e para que serve?
  3. Quais são as ideias de Maria Montessori em relação ao Material Durado?
  4. Como você Aprendeu dezena ,centena e milhar?
  5. Descreva sua aula para ensinar para as crianças de 6 anos no 1º ano do ensino fundamental.
Respostas:
  1. É a linguagem matemática que usamos no dia a dia ,é uma linguagem estruturada ,organizada e formalizada para expressar quantidades,posições, medidas, espaços, formas, relações e etc.
  2. O material dourado faz parte de um conjunto de materiais pedagógicos ,é constituído por cubinhos, barras, placas e cubão ,que representam respectivamente ,unidade , dezena,centena e milhar.Destina-se a atividades que auxiliam o ensino e a aprendizagem do sistema de numeração decimal posicional e dos métodos para efetuar as operações fundamentais ou seja os algoritmos.
  3. Maria Montessori pensava que com materiais concretos as crianças assimilariam melhor do que  no ensino tradicional que era através de treinos cansativos.
  4. Eu aprendi através de uma tabela que começa com unidade ,depois dezena,depois centena etc. 
  5.  


    Trabalhando com o Material Dourado.

    Objetivos: Que o aluno seja capaz de:
    • Construir o conhecimento de unidade, dezena, através do Material Dourado;
    • Desenvolver o princípio do agrupamento e reagrupamento do sistema de numeração decimal;;
    Conteúdo: Sistema de numeração decimal, valor posicional: unidade e dezena; Adição e subtração com material dourado.

    Material necessário: material dourado, folha, lápis, quadro, fita adesiva.
    Desenvolvimento:
    1º Momento: Dividir os alunos em grupos de 4 integrantes cada. Distribuir a cada grupo uma caixa contendo o material dourado. Deixar que os alunos explorem o material livremente. Após a exploração, apresentar as peças que formam o material dourado e o nome de cada uma delas:mostrar o cubinho e dizer: este é o cubinho, a barra: esta é barra. Pedir aos alunos que cubram totalmente uma barra usando somente cubinhos. Em seguida questionar: Quantos cubinhos são necessários para cobrir uma barra? Explicar:
    CUBINHO= 1 UNIDADE
    Juntando 10 cubinhos, podemos trocar por uma barrinha.
    2º Momento: Pedir aos alunos que representem os números através do material, conforme apresentado no quadro branco, as peças correspondentes a ele, utilizando a menor quantidade delas. Por exemplo: escrever no quadro o número 30, eles deverão apresentar três barras.

    Pegar fichas contendo números exemplo: 10, 22, 40, 35, 20  representados por cubinhos

    Dar para os grupos pedir que eles representem em barras e depois coloquem em números.
Maiara Rocha de Macedo RA: 2400008823
Edilene Caldeira Ribeiro RA:  1299310545

Nenhum comentário:

Postar um comentário