O Sistema de Numeração Decimal
PLT- Capitulo 2
- O que é o sistema de numeração decimal?
- O que é material dourado e para que serve?
- Quais são as ideias de Maria Montessori em relação ao Material Durado?
- Como você Aprendeu dezena ,centena e milhar?
- Descreva sua aula para ensinar para as crianças de 6 anos no 1º ano do ensino fundamental.
Respostas:
- É a linguagem matemática que usamos no dia a dia ,é uma linguagem estruturada ,organizada e formalizada para expressar quantidades,posições, medidas, espaços, formas, relações e etc.
- O material dourado faz parte de um conjunto de materiais pedagógicos ,é constituído por cubinhos, barras, placas e cubão ,que representam respectivamente ,unidade , dezena,centena e milhar.Destina-se a atividades que auxiliam o ensino e a aprendizagem do sistema de numeração decimal posicional e dos métodos para efetuar as operações fundamentais ou seja os algoritmos.
- Maria Montessori pensava que com materiais concretos as crianças assimilariam melhor do que no ensino tradicional que era através de treinos cansativos.
- Eu aprendi através de uma tabela que começa com unidade ,depois dezena,depois centena etc.
-
Trabalhando com o Material Dourado.Objetivos: Que o aluno seja capaz de:• Construir o conhecimento de unidade, dezena, através do Material Dourado;• Desenvolver o princípio do agrupamento e reagrupamento do sistema de numeração decimal;;Conteúdo: Sistema de numeração decimal, valor posicional: unidade e dezena; Adição e subtração com material dourado.Material necessário: material dourado, folha, lápis, quadro, fita adesiva.Desenvolvimento:1º Momento: Dividir os alunos em grupos de 4 integrantes cada. Distribuir a cada grupo uma caixa contendo o material dourado. Deixar que os alunos explorem o material livremente. Após a exploração, apresentar as peças que formam o material dourado e o nome de cada uma delas:mostrar o cubinho e dizer: este é o cubinho, a barra: esta é barra. Pedir aos alunos que cubram totalmente uma barra usando somente cubinhos. Em seguida questionar: Quantos cubinhos são necessários para cobrir uma barra? Explicar:CUBINHO= 1 UNIDADEJuntando 10 cubinhos, podemos trocar por uma barrinha.2º Momento: Pedir aos alunos que representem os números através do material, conforme apresentado no quadro branco, as peças correspondentes a ele, utilizando a menor quantidade delas. Por exemplo: escrever no quadro o número 30, eles deverão apresentar três barras.Pegar fichas contendo números exemplo: 10, 22, 40, 35, 20 representados por cubinhosDar para os grupos pedir que eles representem em barras e depois coloquem em números.
Maiara Rocha de Macedo RA: 2400008823
Edilene Caldeira Ribeiro RA: 1299310545
Nenhum comentário:
Postar um comentário