ATIVIDADE P2
TRABALHANDO COM ENIGMAS MATEMÁTICOS

1) Em um ônibus cabem 35 pessoas sentadas e 20 pessoas em pé. Quantas pessoas cabem dentro deste ônibus?
4) Gabriel comprou um saco com 20 balas. Ele deu 14 balas pra sua prima. Com quantas balas Gabriel ficou?
3) Um prédio tem 5 andares, cada andar tem 4 apartamentos. Quantos apartamentos têm neste prédio?
2) Maria
tem 15 balas e quer dividir igualmente essas balas em 3 pessoas. Quantas balas
cada pessoa irá ficar?
GRUPO:
GRUPO:
JOSIENE ROCHA LIMA RA: 5811147081 5NA
IZABEL CRISTINA RA: 5814976271 5NA
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ATIVIDADE INDIVIDUAL
ATIVIDADE DE SERIAÇÃO
ATIVIDADE DE CLASSIFICAÇÃO
http://tersolbsm65.pbworks.com/w/page/20593392/Classifica%C3%A7%C3%A3o%20e%20Seria%C3%A7%C3%A3o
JOSIENE C. ROCHA LIMA RA: 5811147081 5NA
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ATIVIDADE INDIVIDUAL
ATIVIDADE DE SERIAÇÃO
ATIVIDADE DE CLASSIFICAÇÃO
IZABEL CRISTINA RA: 5814976271 5NA
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Quais são as ideias de Maria Montessori em relação ao material dourado.
Como você aprendeu Dezena, Centena e Milhar.
Aprendi que:
10 unidades= 1 dezena=10
10 dezenas =1 centena=100
10 centenas =1 unidade de milhar=1000
Descreva sua aula para ensinar dezena para as crianças de 6 anos no 1º Ano do ensino fundamental.
Jogo de contagem onde pode usar os números de um a dez. Dê aos alunos até 20 palitos de dentes e peça que todos eles adicionem um de cada vez à mesa enquanto dizem o número de palitos. Lembre-se de que eles só podem usar os números de um a dez. Por exemplo, quando chegarem a 11, eles devem dizer "dez mais um", a 12, "dez mais dois", e assim sucessivamente. Amarre cada grupo de dez palitos com elásticos de borracha.
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ATIVIDADE EM GRUPO:
O sistema de Numeração Decimal
O que é sistema de numeração
decimal.
É um conjunto de numeração de posição que utiliza a base dez (10) É uma linguagem matemática que usamos no dia-dia, é uma linguagem
estruturada, organizada e formalizada para expressar quantidades, posições, medidas,
espaços formas, relações etc.
O que é o material dourado e pra que serve.
O que é o material dourado e pra que serve.
Destina-se atividade que auxiliam o
ensino e a aprendizagem do sistema, de números, unidade, dezena, centena,
unidade de milhar.
Quais são as ideias de Maria Montessori em relação ao material dourado.
A ideia Maria Montessori foi
representar os números adquirir conhecimentos de contato manual, desenvolver o
intelecto através da exploração do material e ela pode decodificar o mundo.
Como você aprendeu Dezena, Centena e Milhar.
Aprendi que:
10 unidades= 1 dezena=10
10 dezenas =1 centena=100
10 centenas =1 unidade de milhar=1000
Descreva sua aula para ensinar dezena para as crianças de 6 anos no 1º Ano do ensino fundamental.
Jogo de contagem onde pode usar os números de um a dez. Dê aos alunos até 20 palitos de dentes e peça que todos eles adicionem um de cada vez à mesa enquanto dizem o número de palitos. Lembre-se de que eles só podem usar os números de um a dez. Por exemplo, quando chegarem a 11, eles devem dizer "dez mais um", a 12, "dez mais dois", e assim sucessivamente. Amarre cada grupo de dez palitos com elásticos de borracha.
Referência Bibliográfica
Ramos, Luzia Faraco.Conversas sobre números, ações e operações: Uma proposta criativa para o ensino da matemática nos primeiros anos. São Paulo: Ática, 2009.
GRUPO:
JOSIENE C. ROCHA LIMA RA: 5811147081 5NA
IZABEL CRISTINA RA: 5814976271 5NA
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ATIVIDADE INDIVIDUAL:
INDICAÇÃO DE UM LIVRO INFANTIL QUE TRABALHE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS
http://www.bebetoys.com.br/produto-1364/tudo-para-bebe/livro-infantil-brincando-com-a-matematica:-aprendendo-a-contar-todolivro
JOSIENE C.ROCHA LIMA RA: 5811147081 5NA
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ATIVIDADE INDIVIDUAL:
INDICAÇÃO DE UM LIVRO INFANTIL QUE TRABALHE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS
IZABEL CRISTINA RA: 5814976271 5NA
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1 - Invente um problema que possa ser resolvido com a operação 20x12=240.
2 - Invente outro problema com os seguintes dados: 20 bolas / 12 reais.
Fui na loja comprei 20 bolas, a minha conta deu 12 reais,quanto custou cada bola?
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SOLUÇÃO PROBLEMA
Enigma para criança de 9 anos (em grupo)
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INDICAÇÃO DE UM LIVRO INFANTIL QUE TRABALHE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS
A proposta é oferecer a integração entre pais, educadores e crianças menores, na pré-alfabetização. Elas aprendem a reconhecer os números, a contar e a quantificar, ouvindo frases curtas, lidas pelos adultos enquanto observam as ilustrações.
Autor: FINZETTO, MARIA ANGELA
Assunto: LITERATURA INFANTO JUVENIL
Coleção: BRINCANDO COM A MATEMATICA
Faixa etária: 3 a 5 anos
Páginas: 16
Formato: 20x27 cm
Acabamento: BROCHURA (LOMBADA CANOA)
ISBN: 8573898119
EAN: 9788573898118
http://www.bebetoys.com.br/produto-1364/tudo-para-bebe/livro-infantil-brincando-com-a-matematica:-aprendendo-a-contar-todolivro
JOSIENE C.ROCHA LIMA RA: 5811147081 5NA
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ATIVIDADE INDIVIDUAL:
INDICAÇÃO DE UM LIVRO INFANTIL QUE TRABALHE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS
Este livro enfoca a subtração, usando números de 1 a 20 e construindo os conhecimentos numéricos gradualmente
ANO: Acima de 5 anos de idade.
Gênero
INFANTIL
Editora
CIRANDA CULTURAL
Número de Páginas
27
Formato de Foto
CIRANDA CULTURAL
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Atividade P2 - Individual
1 - Invente um problema que possa ser resolvido
com a operação 20 x 12=240.
Caio comprou 20 pacotes de bolachas, com 12 bolachas em cada pacote.
Caio comprou 20 pacotes de bolachas, com 12 bolachas em cada pacote.
Quantas Bolachas ha nos 20 pacotes?
20 X 12 = 240
Ha nos 20 pacotes 240 bolachas.
2 - Invente outro problema com os seguintes dados:
20 bolas / 12 reais.
Pedro gostaria de comprar 20 bolas, mas ele só tem 12 reais, quanto deve
custar cada bola para ele conseguir comprar com o dinheiro que ele tem.
Pedro gostaria de comprar 20 bolas, mas ele só tem 12 reais, quanto deve
custar cada bola para ele conseguir comprar com o dinheiro que ele tem.
12 : 20 = 0.60
Cada bola deve custar 0.60 centavos
3 - Leia o problema e verifique quais poderiam ser
as perguntas para estes problemas.
a) Em uma caixa contém 10 bombons.
Problema sem solução.
b) Sandra pagou R$ 24,00 reais por 04 pacotes de meias.
b) Sandra pagou R$ 24,00 reais por 04 pacotes de meias.
Se em 04 pacotes de meias Sandra pagou 24,00 reais.
Sandra pagou Quanto em cada pacote de meia.
24 : 4=6
Sandra pagou 6 reais.
c) Em um auditório há 10
fileiras com 10 poltronas em cada fileira
Se existe 10
fileiras no auditório com 10 poltronas.
Quantas poltronas cabe No
auditório.
10 x 10= 100
cabe
no auditório 100 poltronas.
Josiene C. da Rocha Lima RA: 5811147081 5NA
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Atividade P2 - Individual
1 - Invente um problema que possa ser resolvido com a operação 20x12=240.
Em uma caixa há 20 garrafas de refrigerantes, cada uma contém 12 garrafas, quantas garrafas há na caixa?
20x12= 240 garrafas.
20x12= 240 garrafas.
2 - Invente outro problema com os seguintes dados: 20 bolas / 12 reais.
Fui na loja comprei 20 bolas, a minha conta deu 12 reais,quanto custou cada bola?
12:20=0,60. cada bola custou 0.60 centavos.
3 - Leia o problema e verifique quais poderiam ser as perguntas para estes problemas.
a) Em uma caixa contém 10 bombons.
3 - Leia o problema e verifique quais poderiam ser as perguntas para estes problemas.
a) Em uma caixa contém 10 bombons.
sem solução de problema
b) Sandra pagou R$ 24,00 reais por 4 pacotes de meias.
Quanto custou cada pacote de meia que Sandra pagou.
b) Sandra pagou R$ 24,00 reais por 4 pacotes de meias.
Quanto custou cada pacote de meia que Sandra pagou.
24:4=6 reais. cada pacote de meia custou 6 reais.
c) Em um auditório há 10 fileiras com 10 poltronas em cada fileira.
Em um auditório.
c) Em um auditório há 10 fileiras com 10 poltronas em cada fileira.
Em um auditório.
Em uma auditório há 10 fileiras com 10 poltronas em cada fileira.
R. Quantas poltronas cabem no auditório?
10x10=100
100 poltronas
IZABEL CRISTINA RA: 5814976271 5NA
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SOLUÇÃO PROBLEMA
Enigma para criança de 9 anos (em grupo)
caio ganhou da sua madrinha 92 reais, e da sua mãe 46 Reais, ele comprou um jogo por 27 reais. Quanto restou do dinheiro do caio?
92 138
+ 46 - 27
_________ ________
138 111
R= Restou 111 reais.
Grupo:
Josiene C. da Rocha Lima RA: 5811147081 5NA
Izabel cristina RA: 5814976271 5NA
parabéns vocês atenderam as expectativas(Andréa e Fernanda da Silva 5 e 6 NA)
ResponderExcluirComo explicado nas aulas, vocês utilizaram uma forma concreta de trabalhar as operações matemáticas, fugindo do arme e efetue e da "decoreba" tabuada.
ResponderExcluirEliana Soares Davi - RA 3775765074
A atividade quando bem elaborada ajuda e facilita o aprendizado da criança.
ResponderExcluirGostamos dos enigmas, mas faltou ilustração para ficar mais chamativo e atrativo.
Grupo 6NA
Andrea Cicera dos Santos
Gilcely G. Chaia Passere
Gisella da Cruz Freitas
Nivalda P. do Nascimento
Meninas, a pagina de vocês esta bem elaborada, contendo atividades que podem ser utilizadas pelos professores.
ResponderExcluirJESSICA MARCANDALLI NEVES 3708610676 6° NA
NILMA MOREIRA SANTANA 4424701736 6º NA
PAULA ELIAS AQUINO DA SILVA 5212953458 5° NA
TUANY RODRIGUES PEREIRA 3731833977 6º NA
Parabéns Meninas
ResponderExcluirO blog esta bem objetivo e interessante.
Kelly Nascimento Setta RA 4429877307 6na
Regiane Reche Villa RA 4250830678 6na
FICOU BEM OBJETIVO LEGAL!!!! ANDREA E FERNANDA.
ResponderExcluirParabéns meninas pela boa elaboração das atividades,ótima ideia para trabalhar dentro da sala de aula.
ResponderExcluirNome: Maria de Fátima Lima Almeida RA: 3880696328 6º NA
Maria de Fátima Oliveira de Sousa RA: 4426853431 6º NA
Bem interessante as atividades de vocês ,.parabéns. Grupo: Maria Alcione RA 3733687305
ResponderExcluirVania Maria RA 5262960390
Núzia Maria RA 5262960397
Meninas poderia ter sido melhor elaborado,faltou um pouco de criatividade,vocês poderiam ter ousado um pouco mais. Angela Lopes do Carmo RA:5605185576
ResponderExcluirFernanda Marques de França RA:5645109863
Talita Maria da Silva RA:5817153954.