terça-feira, 18 de novembro de 2014

Técnicas Operatórias da Adição


Técnicas Operatórias de Adição
Antes de registrar ou realizar qualquer cálculo numérico é necessário que a criança tenha em mente a estrutura do sistema de numeração decimal e o que significa na operação que à ela será apresentada.
Podemos estimular a criança a aprender através de jogos, utilizando as mãos, palitos entre outras coisas.  Até que a criança chegue a um outro estágio onde já consiga fazer cálculos mentais abandonando o concreto e atingindo o abstrato.
Contudo para que a criança perceba que o que está fazendo tem sentido é necessário que os cálculos sejam efetuados para solucionar alguma situação solicitada onde cada número terá seu sentido dentro do que lhe foi solicitado.
Vamos falar agora sobre técnicas operatórias de adição.
Utilizando a operação de adição podemos realizar duas ações: a de acrescentar e a de agrupar. Sendo que, a segunda, deve ser utilizada mais profundamente a partir do 3º ano quando as crianças já compreenderam   a estrutura do sistema de numeração decimal.    
 Existem 3 tipos de técnicas operatórias de adição:
·         A abreviada;
·         A intermediária;
·         A expandida.

A expandida é a mais fácil de ser entendida pela criança, aqui ela consegue visualizar claramente onde está a unidade, a dezena e a centena vejamos um exemplo:
  31 + 22 =
 
C
D
U
C
D
U
C
D
U

3
0


1



+
2
0
+

2




5
0


3
=
5
3

A abreviada:

C
D
U

3
1
+
2
2

5
3

A intermediária:
C
D
U

3
1
+
2
2


3

5
0

5
3


A princípio, para um melhor entendimento do aluno, é melhor registrar acima dos números o seu valor relativo. Com o tempo de forma espiral, a criança começa a expandir seus conhecimentos e conseguirá identifica-los sem a ajuda deste artifício.

Assim já compreendendo as estruturas de unidade, dezena e centena, a partir do 3º ano é possível introduzir os cálculos por agrupamento. Para isso podemos lançar mão de vários recursos como: jogos, palitos, placas, objetos variados, desenhos, entre outros.

Exemplo de agrupamento:

Maria comprou 25 pirulitos e Marcos comprou 10 maças. Quantos produtos eles compraram?





Expandida ou decomposta

         20
    5
Maria
  +     10
    0
Marcos
         30
    5


Aqui o grupo foi formado por 5 mas pode ser representado por 10.

Reescrevendo os subtotais:

30 + 5 = 35 

Total de produtos que eles compraram 35.







Componentes do grupo:

                ELIANE FELIX DE OLIVEIRA                           RA: 4424690307 -  6NA
                LUZIA DOS REIS DE ALMEIDA AVANCINI     RA: 3774741901  - 6NA



8 comentários:

  1. O trabalho ficou claro, objetivo e de fácil de entender.
    Adriana das G. de Souza Chiarelli RA 3778839483
    Camila Santos RA 5670142607
    Adailde Melo Favaretto RA 5645110309
    Marineide Ferreira RA 5815156133
    Nadja Oliveira RA 5670142534
    Terezinha Duarte dos Santos RA 5662150161

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  2. Olá meninas, ficou muito bom, claro objetivo e muito bem feito.

    Grupo 6NA
    Andrea Cícera
    Eliana Soares
    Gilcely Passere
    Gisella da Cruz
    Nivalda Pereira

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  3. Meninas o texto ficou bem objetivo. Para ensinar uma criança está ótimo. urma: 6NA

    Aparecida Silva Rodrigues Carraro RA 4446612928
    Cristiana Rezende Ruela Rodrigues RA 4435869304
    Fátima Aparecida Miranda RA 4200059319
    Glaucia Cassaguera Brandi RA 4430873925
    Marcia Eliana da Conceição RA 4200059323
    Roberta da Silva RA 3723681805

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  4. Olá meninas, o conteúdo está muito bom, claro e objetivo,
    JOSIENE 5NA
    IZABEL 5NA

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  5. Meninas muito objetivo e claro,fácil de se compreender e repassar para as crianças.As imagens facilitam na compreensão e a colocação das grades de explicação das M.C.D.U ajudam na visualização e ajudam a entender a proposta.Bom trabalho!!!

    Turma:5ºNA
    Ângela Lopes do Carmo RA:5605185576
    Fernanda Marques de França RA:5645109863
    Talita Maria da Silva RA:5817153954

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  6. O texto de vocês ficou bem explicativo.

    JESSICA MARCANDALLI NEVES 3708610676 6° NA
    NILMA MOREIRA SANTANA 4424701736 6º NA
    PAULA ELIAS AQUINO DA SILVA 5212953458 5° NA
    TUANY RODRIGUES PEREIRA 3731833977 6º NA

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  7. Bem explicado, claro e com ilustrações. Valeu meninas!
    Grupo Camila L. Comino 6 NA

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