Técnicas
Operatórias de Adição
Antes
de registrar ou realizar qualquer cálculo numérico é necessário que a criança
tenha em mente a estrutura do sistema de numeração decimal e o que significa na
operação que à ela será apresentada.
Podemos
estimular a criança a aprender através de jogos, utilizando as mãos, palitos
entre outras coisas. Até que a criança
chegue a um outro estágio onde já consiga fazer cálculos mentais abandonando o
concreto e atingindo o abstrato.
Contudo
para que a criança perceba que o que está fazendo tem sentido é necessário que
os cálculos sejam efetuados para solucionar alguma situação solicitada onde
cada número terá seu sentido dentro do que lhe foi solicitado.
Vamos
falar agora sobre técnicas operatórias de adição.
Utilizando
a operação de adição podemos realizar duas ações: a de acrescentar e a de
agrupar. Sendo que, a segunda, deve ser utilizada mais profundamente a partir
do 3º ano quando as crianças já compreenderam
a estrutura do sistema de numeração decimal.
Existem 3 tipos de técnicas operatórias de
adição:
·
A abreviada;
·
A intermediária;
·
A expandida.
A expandida é a mais fácil de ser entendida
pela criança, aqui ela consegue visualizar claramente onde está a unidade, a
dezena e a centena vejamos um exemplo:
31 +
22 =
C
|
D
|
U
|
C
|
D
|
U
|
C
|
D
|
U
|
3
|
0
|
1
|
||||||
+
|
2
|
0
|
+
|
2
|
||||
5
|
0
|
3
|
=
|
5
|
3
|
A
abreviada:
C
|
D
|
U
|
3
|
1
|
|
+
|
2
|
2
|
5
|
3
|
A
intermediária:
C
|
D
|
U
|
3
|
1
|
|
+
|
2
|
2
|
3
|
||
5
|
0
|
|
5
|
3
|
A princípio,
para um melhor entendimento do aluno, é melhor registrar acima dos números o
seu valor relativo. Com o tempo de forma espiral, a criança começa a expandir
seus conhecimentos e conseguirá identifica-los sem a ajuda deste artifício.
Assim
já compreendendo as estruturas de unidade, dezena e centena, a partir do 3º ano
é possível introduzir os cálculos por agrupamento. Para isso podemos lançar mão
de vários recursos como: jogos, palitos, placas, objetos variados, desenhos,
entre outros.
Exemplo
de agrupamento:
Maria comprou 25 pirulitos e
Marcos comprou 10 maças. Quantos produtos eles compraram?
Expandida
ou decomposta
20
|
5
|
Maria
|
+
10
|
0
|
Marcos
|
30
|
5
|
Aqui
o grupo foi formado por 5 mas pode ser representado por 10.
Reescrevendo
os subtotais:
30 +
5 = 35
Total
de produtos que eles compraram 35.
Componentes
do grupo:
ELIANE FELIX DE OLIVEIRA RA: 4424690307 - 6NA
LUZIA
DOS REIS DE ALMEIDA AVANCINI RA:
3774741901 - 6NA
O trabalho ficou claro, objetivo e de fácil de entender.
ResponderExcluirAdriana das G. de Souza Chiarelli RA 3778839483
Camila Santos RA 5670142607
Adailde Melo Favaretto RA 5645110309
Marineide Ferreira RA 5815156133
Nadja Oliveira RA 5670142534
Terezinha Duarte dos Santos RA 5662150161
Olá meninas, ficou muito bom, claro objetivo e muito bem feito.
ResponderExcluirGrupo 6NA
Andrea Cícera
Eliana Soares
Gilcely Passere
Gisella da Cruz
Nivalda Pereira
Meninas o texto ficou bem objetivo. Para ensinar uma criança está ótimo. urma: 6NA
ResponderExcluirAparecida Silva Rodrigues Carraro RA 4446612928
Cristiana Rezende Ruela Rodrigues RA 4435869304
Fátima Aparecida Miranda RA 4200059319
Glaucia Cassaguera Brandi RA 4430873925
Marcia Eliana da Conceição RA 4200059323
Roberta da Silva RA 3723681805
Olá meninas, o conteúdo está muito bom, claro e objetivo,
ResponderExcluirJOSIENE 5NA
IZABEL 5NA
Meninas muito objetivo e claro,fácil de se compreender e repassar para as crianças.As imagens facilitam na compreensão e a colocação das grades de explicação das M.C.D.U ajudam na visualização e ajudam a entender a proposta.Bom trabalho!!!
ResponderExcluirTurma:5ºNA
Ângela Lopes do Carmo RA:5605185576
Fernanda Marques de França RA:5645109863
Talita Maria da Silva RA:5817153954
O texto de vocês ficou bem explicativo.
ResponderExcluirJESSICA MARCANDALLI NEVES 3708610676 6° NA
NILMA MOREIRA SANTANA 4424701736 6º NA
PAULA ELIAS AQUINO DA SILVA 5212953458 5° NA
TUANY RODRIGUES PEREIRA 3731833977 6º NA
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirBem explicado, claro e com ilustrações. Valeu meninas!
ResponderExcluirGrupo Camila L. Comino 6 NA