segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Técnicas da Subtração
Compensação
A técnica usada para subtrair baseia-se numa propriedade da subtração que é denominada compensação.
Vamos aplicar a propriedade da compensação para subtrair 431 de 725:
 das 5 unidades subtraímos 1 unidade
 na casa das dezenas não podemos subtrair 3 dezenas de 2 dezenas.
Aplicamos então a propriedade da compensação, aumentando os dois números em uma centena. Entretanto faremos isto de um modo um pouco diferente. Ao segundo número aumentaremos de fato em uma centena, mas o primeiro número, aumentaremos em dez dezenas. Podemos proceder assim, pois uma centena é igual a dez dezenas.
 agora subtraímos 3 dezenas de 12 dezenas           
 finalmente subtraímos 5 centenas de 7 centenas

Adição reversa
A adição reversa é muitas vezes uma das primeiras maneiras que os alunos aprendem de subtrair. Isso refere-se ao fato de que uma equação de adição pode ser convertida em uma equação de subtração escrevendo-a de trás para frente, e vice-versa. Por exemplo, a equação 5 + 2 = 7 pode também ser escrita como 7 - 2 = 5. Conhecer a adição reversa pode ser uma poderosa técnica para resolver equações de subtração. Por exemplo, se um aluno é convidado a resolver a equação 9 - 4 = ?, ele pode perguntar a si mesmo qual o número que pode ser adicionado a 4 para se ter 9. Nesse caso, a resposta é 5.

Nome do grupo         RAs
Carla                         4430876080
Camila                      4431744021
Jessica                     4211762423
Itamara                     4200055299
Marinalva                 3736628915
Maria Alexandra              177820



7 comentários:

  1. Interessante o assunto, porém, ficou confuso! A quantidade de dezenas é de 3 e 12 dezenas, certo? Se as 2 dezenas dos 725 se torna 12 dezenas, então, não deveriam ter 6 centenas? E da onde surgiu as 5 centenas?

    A equação reversa ficou bem clara e compreensível. Acredito que poucas crianças raciocine assim, porém temos que conhecer todas as possibilidades, para obtermos um melhor resultado!

    Grupo Marcio Messias Motta
    Camila Motta
    Juliana Cassetta
    Kelly Neris
    Talyta Palmeira

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  2. CAMILA: Falar sobre a atividade, debater os números e as palavras usadas é bem diferente de dar pistas sobre o cálculo a ser usado. Se o seu objetivo é que a turma utilize procedimentos próprios, não informar ou dar dicas são condições didáticas necessárias. Portanto o grupo conseguiu o objetivo.

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    1. MARCIO: A técnica não foge a regra. Quando esse trabalho com os enunciados não é bem-feito às crianças pode não conseguir relacionar o que está escrito em palavras com as operações matemáticas envolvidas na resolução. Portanto o grupo conseguiu atingir o objetivo

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  3. Luzia- Penso que algo muito significativo para trabalhar a subtração seria o dinheiro pois, faz parte do dia a dia do aluno.

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  4. A técnica de compensação ficou confusa, acho que se tivessem colocado alguma ilustração no exemplo facilitaria a compreensão da técnica.
    Acredito que o intuito do trabalho não é só passar a técnica em si, mas mostrar de uma forma que todos entendam o que está sendo apresentado.

    Grupo 6NA
    Andrea Cicera dos Santos
    Eliana Soares H. Davi
    Gilcely G. Chaia Passere
    Gisella da Cruz Freitas
    Nivalda P. do Nascimento

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  5. A teoria ficou confusa, para ensinar a criança o texto tem que ser claro e objetivo. Colocar imagens como exemplo irá despertar maior interesse nas crianças. Turma: 6NA

    Aparecida Silva Rodrigues Carraro RA 4446612928
    Cristiana Rezende Ruela Rodrigues RA 4435869304
    Fátima Aparecida Miranda RA 4200059319
    Glaucia Cassaguera Brandi RA 4430873925
    Marcia Eliana da Conceição RA 4200059323
    Roberta da Silva RA 3723681805

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  6. O enunciado ficou muito confuso pois colocou muitas informações,poderiam ter usado alguns exemplos mais fáceis para melhor entendimento das crianças.Poderiam também ter utilizado figuras de demonstração para facilitar até um determinado ponto a resolução das questões propostas.

    Turma:5ºNA
    Ângela Lopes do Carmo RA:5605185576
    Fernanda Marques de França RA:5645109863
    Talita Maria da Silva RA:5817153954

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