quinta-feira, 20 de novembro de 2014

O que são técnicas operatórias e fundamentos



Os números estão presente diretamente em nosso cotidiano em diversas situações do dia-dia.Para a criança a noção de um numero é necessário o mais cedo possível,operar ,ordenar,produzir e interpretar devem constituir o eixo ao redor do qual organizam -se situações didáticas que propomos.
As crianças vão compreender os significados das operações com base em situações e vivencias que envolvam quantidades,transformando estados iniciais em função de ações concretas.
Em toda operação matemática fazemos cálculos, e as técnicas operatórias são procedimentos que usamos para resolver as operações fundamentais, uma técnica é um registro escrito das ações realizadas .
È fundamental estimular as crianças a utilizar materiais que lhe permitem visualizar as ações matemáticas por eles realizadas.

Podemos usar alguns materiais como metodologia,é um modo de estimular o raciocínio das crianças:

a)Material não estruturado (palitos de sorvete)

João tem 10 balas e deu 3 para Maria.Quanto ficou?

        10
-         3                  
       ____                                                                       
           7      

b)material dourado

João tinha 72 bolinhas de gude,perdeu 38.Com quanto joão ficou agora?


c d  u
    7 2
-   3 8
_______
   3  4    


c)material simbólico (dinheiro)

Maria tinha R$ 100,00 reais e gastou R$ 72,00 reais ,comprando algumas roupas.Com quanto dinheiro ela ficou?

   100
-    72
______
    2  8

Com a utilização de material concretos  e simbólicos as crianças vão desenvolvendo a habilidade de fazer cálculos mentalmente.




                                      O ENSINO DA MATEMÁTICA

Angela Lopes do Carmo  RA 5605185576
Fernanda Marques de França RA 5645109863           5NA
Talita Maria da Silva RA 5817153954
                             







8 comentários:

  1. A interpretação que vocês fizeram ficou bem clara. A criança para aprender a matemática inicia com a forma concreta, ou seja, tem que ter objetos para representar. Turma: 6NA

    Aparecida Silva Rodrigues Carraro RA 4446612928

    Cristiana Rezende Ruela Rodrigues RA 4435869304
    Fátima Aparecida Miranda RA 4200059319
    Glaucia Cassaguera Brandi RA 4430873925
    Marcia Eliana da Conceição RA 4200059323
    Roberta da Silva RA 3723681805

    ResponderExcluir
  2. Olá meninas, o conteúdo está muito bom, claro e objetivo,
    JOSIENE 5NA
    IZABEL 5NA

    ResponderExcluir
  3. Rosangela Aparecida Russo - RA 4423868195 - 6º NA22 de novembro de 2014 às 13:12

    A explicação ficou muito boa e os exemplos fortaleceram a explicação.

    ResponderExcluir
  4. O nosso grupo achou muito bom o texto de vocês!

    A criança realmente aprende mais com os materiais disponibilizados nas aulas de matemática.

    JESSICA MARCANDALLI NEVES 3708610676 6° NA
    NILMA MOREIRA SANTANA 4424701736 6º NA
    PAULA ELIAS AQUINO DA SILVA 5212953458 5° NA
    TUANY RODRIGUES PEREIRA 3731833977 6º NA

    ResponderExcluir
  5. Parabéns meninas
    As explicações ficaram boas e esclarecedoras
    As postagens ficaram interessantes
    De uma forma divertida e lúdica

    Regiane Reche Villa RA 4250830678

    ResponderExcluir
  6. O texto ficou claro e objetivo.

    Grupo 6 NA
    Andrea Cícera
    Eliana Soares
    Gilcely Passere
    Gisella da Cruz
    Nivalda Pereira

    ResponderExcluir
  7. Muito bom meninas. Claro e objetivo. Não deixou dúvidas
    Grupo Camila L. Comino 6 NA...

    ResponderExcluir