quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Técnicas de divisão

Técnicas operatórias de divisão
Divisão parte do conceito de repartir (dividir) em partes iguais e medir ou quanto cabe em.
Termos da Divisão

Dividendo 79 2   Divisor
     19 39 Quociente
Resto 01 
·         Dividendo é o todo o qual se quer distribuir em partes iguais.
·         Divisor é a quantidade de partes ao qual será distribuído o todo.
·         Quociente é a quantidade correspondente a cada uma das partes em que distribuiu.
·         Resto é o que sobrou por não ser suficiente para mais uma rodada de distribuição
Dificuldades na Divisão:
A divisão é um processo realizado da esquerda para a direita;
A divisão não envolve só seus fatos básicos, mas também aqueles relativos à multiplicação e à subtração.
Entendendo operação e algoritmo
Promover ações mentais.
Algoritmo – processo de cálculo, técnica de operação descrita, sequência de etapas para resolver determinado problema.
Processos da Divisão
·         A distribuição é feita sem uma ordem. Estabelecida;
·         É uma técnica flexível;
·         Registra as ações realizadas ao dividir;
Permite através de tentativas e erros chegar ao quociente
Processo por estimativa ou americano
52       4
- 40      10
   12           +
-   8        2
    4            +
-   4        1
      0       13

Processo Algorítmico Euclidiano Longo
O algoritmo de Euclides ou algoritmo da divisão, surgiu na obra Elementos por volta de 300 a. C.
No processo longo a subtração é indicada no algoritmo, aparecendo o produto do quociente pelo divisor.
596 /   4
                 -4        149
                   19
                  -16
                     36
                    -36
                      00
Processo Algorítmico Euclidiano Breve ou Curto
No processo breve ou curto só é representado o resultado da subtração entre o dividendo e o produto do quociente pelo divisor.
596     4
            19       149
              36
              00
Processo por decomposição
246:2=
246= 200+40+6

200:2= 100
40:2= 20                      100+20+3= 123
6:2= 3   

246:2= 123
Divisão Exata



Divisão exata é aquela em que o resto é zero, ou seja, não sobra nada.
876    4
                        07      219
                          36
                           00 
 Não há sobra
Divisão Não-Exata
É aquela onde o resto é diferente de zero, ou seja, sempre sobra algo.
O resto será sempre menor que o dividendo.
Divisão é o processo inverso da Multiplicação
   0   1  2  3  4  5  6  7  8  9  10  =

X 2                                            2:

     =   0 2 4 6 8 10 12 14 16 18 20

Quando divido o divisor pelo dividendo, automaticamente multiplico o quociente pelo divisor para ver se corresponde ao dividendo.
                    Divido
           
                    57 3        multiplico
                    27  19
                     0                                                                                                                                                                     
Trabalhando a Divisão com o Material Dourado
Exercícios de divisão resolva a operação

77÷11



48÷3


Componentes do grupo:
Jessica Dantas RA:3766728776
Juliana dangelo Motta RA:4207793870
Mariana Pussinelli RA:4200059325


Referencias:











6 comentários:

  1. Olá meninas, as explicações estão boas, as continhas poderiam ter ficado mais retinhas, outro detalhe, como o assunto é longo, poderia ter algumas ilustrações para chamar a atenção, ok???

    Grupo ¨NA
    Andrea Cícera
    Eliana Soares
    Gilcely Passere
    Gisella da Cruz
    Nivalda Pereira

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  2. O assunto está um pouco complexo. Se for para ensinar crianças uma parte do texto não dá para entender. Será que é por causa da forma de montar as contas? urma: 6NA

    Aparecida Silva Rodrigues Carraro RA 4446612928

    Cristiana Rezende Ruela Rodrigues RA 4435869304
    Fátima Aparecida Miranda RA 4200059319
    Glaucia Cassaguera Brandi RA 4430873925
    Marcia Eliana da Conceição RA 4200059323
    Roberta da Silva RA 3723681805

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  3. Olá meninas, o conteúdo está muito bom, claro e objetivo,
    JOSIENE 5NA
    IZABEL 5NA

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  4. Meninas achamos o assunto muito extenso e cansativo para ser repassado a crianças,deveriam ter utilizado algumas ilustrações para ajudar no visual e talvez até facilitar na compreensão do enunciado e a montagem das contas estão um pouco confusas.Porem esta bem claro o que significa cada etapa para se utilizar esta operação.

    Turma:5ºNA

    Ângela Lopes do Carmo RA:5605185576
    Fernanda Marques de França RA:5645109863
    Talita Maria da Silva RA:5817153954

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  5. Meninas, a divisão é bem complexa e se não for explicado de maneira correta pode prejudicar o rendimento do aluno ao longo do processo.

    As técnicas precisam ser bem elaboradas para não confundir as crianças, pois quando ensinamos divisão é necessário que o aluno tenha "aprendido" todas as operações matemáticas.

    Também achamos que pelo assunto ser muito longo deveria ter alguma imagem para ficar mais divertido, mas o texto esta muito bom.

    JESSICA MARCANDALLI NEVES 3708610676 6° NA
    NILMA MOREIRA SANTANA 4424701736 6º NA
    PAULA ELIAS AQUINO DA SILVA 5212953458 5° NA
    TUANY RODRIGUES PEREIRA 3731833977 6º NA

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  6. O conteúdo está bom. A divisão é uma operação muito complexa mesmo.
    Grupoi Camila L. Comino 6 NA

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