Método de Multiplicação
1- A tabuada dos nove e os dedos das mãos
Há um modo
interessante para se obter a tabuada do nove usando os dedos das mãos. Coloque
as mãos abertas sobre a mesa.
Vamos obter, por
exemplo, 3 x 9. Dobre o 3° dedo, a contar da esquerda para a direita.
Veja que, á esquerda
do dedo dobrado, ficaram dois dedos e, á sua direita, 7 dedos.
Eis o resultado: 3 x
9 = 27!
Veja como se obtém 6
x 9:
Não é curioso?
Experimente obter as outras multiplicações da tabuada do nove.
2- É assim que costumamos multiplicar:
235
x 17
__________
1645
235
__________
3995
Mas nem sempre as
multiplicações foram realizadas dessa maneira. Ao longo dos tempos, diferentes
povos, em diferentes lugares, desenvolveram variadas técnicas para multiplicar.
Os egípcios da Antiguidade, por exemplo, criaram um interessante processo
usando duplicações sucessivas. Duplicar é dobrar, isto é, multiplicar por dois.
Para expor o processo começaremos com alguns exemplos simples. Antes, porém,
uma observação: você já sabe como é que os egípcios escreviam os números
(módulo 1), mas, nos exemplos a seguir, vamos escrevê-los usando o nosso
sistema de numeração. Isto facilitará a compreensão. Vamos aos exemplos.
·
Multiplicar um número por quatro é dobrar o seu dobro, pois 4 = 2 x 2.
Por exemplo, para obter 4 x 17 fazemos assim:
dobro de 17 = 34
dobro de 34 = 68
dobro de 34 = 68
Deste modo: 4 x 17 = 68
·
Multiplicar um número por 8 é dobrar o dobro de seu dobro, uma vez que 8
= 2 x 2 x 2. Assim, para obter 8 x 21 fazemos:
dobro de 21 = 42
dobro de 42 = 84
dobro de 84 = 168
dobro de 42 = 84
dobro de 84 = 168
Portanto: 8 x 21 = 168
·
Veja mais este exemplo: 32 x 13 = ?
dobro de 13 = 2 x13 = 26
dobro de 26 = 2 x 26 = 4 x 13 = 52
dobro de 52 = 2 x 52 = 8 x 13 = 104
dobro de 104 = 2 x 104 = 16 x 13 = 208
dobro de 208 = 2 x 208 = 32 x 13 = 416
dobro de 26 = 2 x 26 = 4 x 13 = 52
dobro de 52 = 2 x 52 = 8 x 13 = 104
dobro de 104 = 2 x 104 = 16 x 13 = 208
dobro de 208 = 2 x 208 = 32 x 13 = 416
Portanto: 32 x 13 = 416
Maria de Fátima L. Almeida - RA
3880696328 - 6 º NA
Maria de Fátima O. de Sousa - RA
4426853431 - 6 º NA
Maria Alcione Lopes Silva - RA
3733687305 - 6º NA
Vânia Maria M. Ribeiro -
RA:5262960390 - 5º NA
Núzia Maria F. de Souza -
RA:5262960397 - 5 º NA
Carmen Lucia V.B. Batista -
RA:2400008067 - 5º NA
Rosany
Benvindo Martins - RA:8618259606 - 5º NA
http://educar.sc.usp.br/matematica/m3l1.htm
É muito bom saber que hoje em dia podemos contar com vários jogos e desafios matemáticos mais significativos para o aprendizado de multiplicação para tornar mais fácil sua assimilação. Obrigada pela contribuição de todos neste trabalho.
ResponderExcluirLuzia e Eliane
É sempre bom aprender novas formas de ensinar.
ResponderExcluirO texto ficou bom, mas poderia ter sido mais elaborado. Ele possui erros de concordância e o exemplo das mãos ficou confuso.
Grupo 6NA
Andrea Cicera dos Santos
Eliana Soares H. Davi
Gilcely G. Chaia Passere
Gisella da Cruz Freitas
Nivalda P. do Nascimento
Sua contribuição foi ótima, deixou claro as maneiras que podemos aplicar o ensino da matemática, e expandir os caminhos para levarmos o aprendizado até a sala de aula.
ResponderExcluirAdriana das G. de Souza Chiarelli RA 3778839483
Terezinha Duarte dos Santos RA 5662150161
A forma que colocaram o texto está boa, mas poderiam ilustrar as formas de aprender a multiplicação. urma: 6NA
ResponderExcluirAparecida Silva Rodrigues Carraro RA 4446612928
Cristiana Rezende Ruela Rodrigues RA 4435869304
Fátima Aparecida Miranda RA 4200059319
Glaucia Cassaguera Brandi RA 4430873925
Marcia Eliana da Conceição RA 4200059323
Roberta da Silva RA 3723681805
Olá meninas, o conteúdo está muito bom, claro e objetivo,
ResponderExcluirJOSIENE 5NA
IZABEL 5NA
Oi meninas, esse método da tabuada nos dedos é muito interessante e fácil, achamos muito legal.
ResponderExcluirEliane Felix 6 NA
Luzia dos Reis 6 NA
Muito legal essa forma de chegar aos resultados das tabuadas,a proposta é bem interessante e de fácil compreensão,parabéns bem elaborado.
ResponderExcluirTurma:5ºNA
Ângela Lopes do Carmo RA:5605185576
Fernanda Marques de França RA:5645109863
Talita Maria da Silva RA:5817153954
Muito interessante esse jeito de aprender a tabuada. Muito bem elaborado meninas. Parabéns!
ResponderExcluirGrupo Camila Comino 6NA