Técnicas
operatórias de divisão
Divisão parte do conceito de repartir (dividir) em partes
iguais e medir ou quanto cabe em.
Termos da Divisão
Dividendo 79 2
Divisor
19 39 Quociente
Resto 01
·
Dividendo
é o todo o qual se quer distribuir em partes iguais.
·
Divisor é
a quantidade de partes ao qual será distribuído o todo.
·
Quociente
é a quantidade correspondente a cada uma das partes em que distribuiu.
·
Resto
é o que sobrou por não ser suficiente para mais uma rodada de distribuição
Dificuldades na Divisão:
A divisão é um processo realizado da esquerda para a
direita;
A divisão não envolve só seus fatos básicos, mas também
aqueles relativos à multiplicação e à subtração.
Entendendo operação e
algoritmo
Promover ações mentais.
Algoritmo –
processo de cálculo, técnica de operação descrita, sequência de etapas para
resolver determinado problema.
Processos da Divisão
·
A distribuição é feita sem uma ordem.
Estabelecida;
·
É uma técnica flexível;
·
Registra as ações realizadas ao dividir;
Permite através de tentativas e erros chegar ao quociente
Processo por estimativa ou americano
52 4
- 40 10
12 +
- 8 2
4 +
- 4 1
0 13
Processo Algorítmico Euclidiano Longo
O algoritmo de Euclides ou algoritmo da divisão, surgiu na
obra Elementos por volta de 300 a. C.
No processo longo a subtração é indicada no algoritmo,
aparecendo o produto do quociente pelo divisor.
596 / 4
-4 149
19
-16
36
-36
00
Processo Algorítmico Euclidiano Breve ou Curto
No processo breve ou curto só é representado o resultado da
subtração entre o dividendo e o produto do quociente pelo divisor.
596 4
19
149
36
00
Processo por decomposição
246:2=
246= 200+40+6
200:2= 100
40:2= 20
100+20+3= 123
6:2= 3
246:2= 123
Divisão Exata
Divisão exata é aquela em que o resto é zero, ou seja, não
sobra nada.
876 4
07 219
36
00
Não há sobra
Divisão Não-Exata
É aquela onde o resto é diferente de zero, ou seja, sempre
sobra algo.
O resto será sempre menor que o dividendo.
Divisão é o processo inverso da Multiplicação
0 1
2 3 4 5 6
7 8 9
10 =
X 2 2:
= 0 2 4 6 8 10 12 14 16 18 20
Quando divido o divisor pelo dividendo, automaticamente
multiplico o quociente pelo divisor para ver se corresponde ao dividendo.
Divido
57
3 multiplico
27 19
0
Trabalhando a Divisão com o Material Dourado
Exercícios
de divisão resolva a operação
77÷11
48÷3
Componentes
do grupo:
Jessica
Dantas RA:3766728776
Juliana
dangelo Motta RA:4207793870
Mariana
Pussinelli RA:4200059325
Referencias:
Olá meninas, as explicações estão boas, as continhas poderiam ter ficado mais retinhas, outro detalhe, como o assunto é longo, poderia ter algumas ilustrações para chamar a atenção, ok???
ResponderExcluirGrupo ¨NA
Andrea Cícera
Eliana Soares
Gilcely Passere
Gisella da Cruz
Nivalda Pereira
O assunto está um pouco complexo. Se for para ensinar crianças uma parte do texto não dá para entender. Será que é por causa da forma de montar as contas? urma: 6NA
ResponderExcluirAparecida Silva Rodrigues Carraro RA 4446612928
Cristiana Rezende Ruela Rodrigues RA 4435869304
Fátima Aparecida Miranda RA 4200059319
Glaucia Cassaguera Brandi RA 4430873925
Marcia Eliana da Conceição RA 4200059323
Roberta da Silva RA 3723681805
Olá meninas, o conteúdo está muito bom, claro e objetivo,
ResponderExcluirJOSIENE 5NA
IZABEL 5NA
Meninas achamos o assunto muito extenso e cansativo para ser repassado a crianças,deveriam ter utilizado algumas ilustrações para ajudar no visual e talvez até facilitar na compreensão do enunciado e a montagem das contas estão um pouco confusas.Porem esta bem claro o que significa cada etapa para se utilizar esta operação.
ResponderExcluirTurma:5ºNA
Ângela Lopes do Carmo RA:5605185576
Fernanda Marques de França RA:5645109863
Talita Maria da Silva RA:5817153954
Meninas, a divisão é bem complexa e se não for explicado de maneira correta pode prejudicar o rendimento do aluno ao longo do processo.
ResponderExcluirAs técnicas precisam ser bem elaboradas para não confundir as crianças, pois quando ensinamos divisão é necessário que o aluno tenha "aprendido" todas as operações matemáticas.
Também achamos que pelo assunto ser muito longo deveria ter alguma imagem para ficar mais divertido, mas o texto esta muito bom.
JESSICA MARCANDALLI NEVES 3708610676 6° NA
NILMA MOREIRA SANTANA 4424701736 6º NA
PAULA ELIAS AQUINO DA SILVA 5212953458 5° NA
TUANY RODRIGUES PEREIRA 3731833977 6º NA
O conteúdo está bom. A divisão é uma operação muito complexa mesmo.
ResponderExcluirGrupoi Camila L. Comino 6 NA