Técnicas
da Subtração
Compensação
A técnica usada para subtrair
baseia-se numa propriedade da subtração que é denominada compensação.
Vamos aplicar a propriedade da compensação para subtrair
431 de 725:
das 5 unidades subtraímos 1 unidade
na casa das dezenas não podemos subtrair 3 dezenas de 2
dezenas.
Aplicamos então a propriedade da
compensação, aumentando os dois números em uma centena. Entretanto faremos isto
de um modo um pouco diferente. Ao segundo número aumentaremos de fato em uma
centena, mas o primeiro número, aumentaremos em dez dezenas. Podemos proceder
assim, pois uma centena é igual a dez dezenas.
agora subtraímos 3 dezenas de 12
dezenas
finalmente subtraímos 5 centenas de 7 centenas
Adição
reversa
A adição reversa é muitas vezes uma
das primeiras maneiras que os alunos aprendem de subtrair. Isso refere-se ao
fato de que uma equação de adição pode ser convertida em uma equação de
subtração escrevendo-a de trás para frente, e vice-versa. Por exemplo, a
equação 5 + 2 = 7 pode também ser escrita como 7 - 2 = 5. Conhecer a adição
reversa pode ser uma poderosa técnica para resolver equações de subtração. Por
exemplo, se um aluno é convidado a resolver a equação 9 - 4 = ?, ele pode
perguntar a si mesmo qual o número que pode ser adicionado a 4 para se ter 9.
Nesse caso, a resposta é 5.
Nome do grupo RAs
Carla 4430876080
Camila 4431744021
Jessica 4211762423
Itamara 4200055299
Marinalva 3736628915
Maria Alexandra 177820
Interessante o assunto, porém, ficou confuso! A quantidade de dezenas é de 3 e 12 dezenas, certo? Se as 2 dezenas dos 725 se torna 12 dezenas, então, não deveriam ter 6 centenas? E da onde surgiu as 5 centenas?
ResponderExcluirA equação reversa ficou bem clara e compreensível. Acredito que poucas crianças raciocine assim, porém temos que conhecer todas as possibilidades, para obtermos um melhor resultado!
Grupo Marcio Messias Motta
Camila Motta
Juliana Cassetta
Kelly Neris
Talyta Palmeira
CAMILA: Falar sobre a atividade, debater os números e as palavras usadas é bem diferente de dar pistas sobre o cálculo a ser usado. Se o seu objetivo é que a turma utilize procedimentos próprios, não informar ou dar dicas são condições didáticas necessárias. Portanto o grupo conseguiu o objetivo.
ResponderExcluirMARCIO: A técnica não foge a regra. Quando esse trabalho com os enunciados não é bem-feito às crianças pode não conseguir relacionar o que está escrito em palavras com as operações matemáticas envolvidas na resolução. Portanto o grupo conseguiu atingir o objetivo
ExcluirLuzia- Penso que algo muito significativo para trabalhar a subtração seria o dinheiro pois, faz parte do dia a dia do aluno.
ResponderExcluirA técnica de compensação ficou confusa, acho que se tivessem colocado alguma ilustração no exemplo facilitaria a compreensão da técnica.
ResponderExcluirAcredito que o intuito do trabalho não é só passar a técnica em si, mas mostrar de uma forma que todos entendam o que está sendo apresentado.
Grupo 6NA
Andrea Cicera dos Santos
Eliana Soares H. Davi
Gilcely G. Chaia Passere
Gisella da Cruz Freitas
Nivalda P. do Nascimento
A teoria ficou confusa, para ensinar a criança o texto tem que ser claro e objetivo. Colocar imagens como exemplo irá despertar maior interesse nas crianças. Turma: 6NA
ResponderExcluirAparecida Silva Rodrigues Carraro RA 4446612928
Cristiana Rezende Ruela Rodrigues RA 4435869304
Fátima Aparecida Miranda RA 4200059319
Glaucia Cassaguera Brandi RA 4430873925
Marcia Eliana da Conceição RA 4200059323
Roberta da Silva RA 3723681805
O enunciado ficou muito confuso pois colocou muitas informações,poderiam ter usado alguns exemplos mais fáceis para melhor entendimento das crianças.Poderiam também ter utilizado figuras de demonstração para facilitar até um determinado ponto a resolução das questões propostas.
ResponderExcluirTurma:5ºNA
Ângela Lopes do Carmo RA:5605185576
Fernanda Marques de França RA:5645109863
Talita Maria da Silva RA:5817153954